XJ 2010
Segundo o representante CEO David Smith, a Jaguar não pretende competir com a BMW e Mercedes, mas sim entrar no mercado onde habita a Bentley, sendo que irá haver uma mudança radical no produto, como uma nova imagem e um novo status.
Os designers estão a trabalhar para suplantar os pontos negativos apontados ao modelo actual, como as linhas demasiado conservadoras e o leque pouco alargado de motorizações disponíveis.
Um “insider” que já viu os “sketches” do novo XJ afirmou que é muito semelhante ao XF concept, quase decalcando as linhas do Aston Martin Rapide.
Em Setembro A Jaguar registou a patente C-XJ. Assim, o Concept será apresentado na 1ª metade de 2009 enquanto o modelo de produção será apresentado em Setembro no Salão de Frankfurt e estará à venda em Dezembro de 2009.
As suas linhas serão estilo coupé de 4 portas como acontece com o Mercedes CLS ou com o futuro Audi A7.
Sob a orientação de Ian Callum, o XJ terá ópticas semelhantes às apresentadas nas fotos com faróis LEDs duplos (para fazer face às muitas críticas surgidas às alterações efectuadas nas ópticas do XF relativamente ao concept). As ópticas traseiras terão tenologia LED, com formas que se assemelham às do Bentley Continental GT.
Usando a mesma plataforma do modelo anterior, o chassis continuará a ser o mesmo em alumínio (evitando um peso excessivo, bem como contribuindo para uma maior rigidez estrutural), mas com linhas muito mais arrojadas, com a curva do tejadilho baixa estilo coupé, pautando-se o capot por uma saliência central que terminado numa frente imponente converte o modelo num todo musculado, possante e agressivo.
Quanto a motores, será apresentado um novo V6 diesel 3.0 de 250cv (em substituição do 2.7). Irá surgir uma versão R com um motor de 5 litros V8 com 500cv. Pelo meio, teremos a gasolina um V6 e o 4.2 V8.
Haverá uma versão híbrida, que está em produção para ser apresentado em concept.
As caixas serão todas automáticas de 6 velocidades e patilhas no volante, onde estará presente o sistema start-stop para ajudar a reduzir os consumos.
O felino terá um sistema semelhante ao “Audi´s Magnetic Ride” permitindo maior capacidade de lidar com mudanças de piso sem perder em conforto, segurança ou comportamento.
O interior será muito parecido com o do XF, com linhas minimalistas e com o mesmo selector de velocidades que emerge do túnel central quando activado (o JaguarDrive), estando igualmente presentes os sensores de movimento, sendo a zona do rádio, ar condicionado, etc., semelhante ao do XK com um controlador circular central de grandes dimensões.
O Sistema de Navegação que funciona em modo touch-screen permite que apenas existam 24 botões na consola central.
O interior (incluindo o tablier) terá peles de alta qualidade acompanhadas por alumínio e madeiras nobres de estilo contemporâneo.
A iluminação de azul fresco estará presente em inúmeros pontos-chave do interior.
O teto panorâmico estará de entre os muitos opcionais a incluir no equipamento extra.
Ian Callum é um apaixonado pelo clássico Jaguar Mark X da década de 60, de onde foi beber algumas influências.
O Jaguar XJ pretende, assim, voltar ao topo das berlinas de luxo na sua classe.
Fontes: carmagazine, autobild, caranddriver, autoexpress,
http://www.motorauthority.com/rumors-about-jaguars-next-gen-xj.html
XJ Concept:
XJ Hybrid Concept:
Algumas fotos-espia:
Segundo o representante CEO David Smith, a Jaguar não pretende competir com a BMW e Mercedes, mas sim entrar no mercado onde habita a Bentley, sendo que irá haver uma mudança radical no produto, como uma nova imagem e um novo status.
Os designers estão a trabalhar para suplantar os pontos negativos apontados ao modelo actual, como as linhas demasiado conservadoras e o leque pouco alargado de motorizações disponíveis.
Um “insider” que já viu os “sketches” do novo XJ afirmou que é muito semelhante ao XF concept, quase decalcando as linhas do Aston Martin Rapide.
Em Setembro A Jaguar registou a patente C-XJ. Assim, o Concept será apresentado na 1ª metade de 2009 enquanto o modelo de produção será apresentado em Setembro no Salão de Frankfurt e estará à venda em Dezembro de 2009.
As suas linhas serão estilo coupé de 4 portas como acontece com o Mercedes CLS ou com o futuro Audi A7.
Sob a orientação de Ian Callum, o XJ terá ópticas semelhantes às apresentadas nas fotos com faróis LEDs duplos (para fazer face às muitas críticas surgidas às alterações efectuadas nas ópticas do XF relativamente ao concept). As ópticas traseiras terão tenologia LED, com formas que se assemelham às do Bentley Continental GT.
Usando a mesma plataforma do modelo anterior, o chassis continuará a ser o mesmo em alumínio (evitando um peso excessivo, bem como contribuindo para uma maior rigidez estrutural), mas com linhas muito mais arrojadas, com a curva do tejadilho baixa estilo coupé, pautando-se o capot por uma saliência central que terminado numa frente imponente converte o modelo num todo musculado, possante e agressivo.
Quanto a motores, será apresentado um novo V6 diesel 3.0 de 250cv (em substituição do 2.7). Irá surgir uma versão R com um motor de 5 litros V8 com 500cv. Pelo meio, teremos a gasolina um V6 e o 4.2 V8.
Haverá uma versão híbrida, que está em produção para ser apresentado em concept.
As caixas serão todas automáticas de 6 velocidades e patilhas no volante, onde estará presente o sistema start-stop para ajudar a reduzir os consumos.
O felino terá um sistema semelhante ao “Audi´s Magnetic Ride” permitindo maior capacidade de lidar com mudanças de piso sem perder em conforto, segurança ou comportamento.
O interior será muito parecido com o do XF, com linhas minimalistas e com o mesmo selector de velocidades que emerge do túnel central quando activado (o JaguarDrive), estando igualmente presentes os sensores de movimento, sendo a zona do rádio, ar condicionado, etc., semelhante ao do XK com um controlador circular central de grandes dimensões.
O Sistema de Navegação que funciona em modo touch-screen permite que apenas existam 24 botões na consola central.
O interior (incluindo o tablier) terá peles de alta qualidade acompanhadas por alumínio e madeiras nobres de estilo contemporâneo.
A iluminação de azul fresco estará presente em inúmeros pontos-chave do interior.
O teto panorâmico estará de entre os muitos opcionais a incluir no equipamento extra.
Ian Callum é um apaixonado pelo clássico Jaguar Mark X da década de 60, de onde foi beber algumas influências.
O Jaguar XJ pretende, assim, voltar ao topo das berlinas de luxo na sua classe.
Fontes: carmagazine, autobild, caranddriver, autoexpress,
http://www.motorauthority.com/rumors-about-jaguars-next-gen-xj.html
XJ Concept:
XJ Hybrid Concept:
Algumas fotos-espia:
Comentário