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Qual a mais desportiva: BMW ou Alfa-Romeo?

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    #31
    Não tenho conhecimentos suficientes para me pronunciar quanto ao passado, mas actualmente as coisas são claras.

    Os trajectos que ambas efectuaram nos últimos 15 anos são opostos. A BMW registou uma forte expansão, acabando com o lema "Mercedes e os outros.", enquanto a Alfa atravessou um período negro na imagem que passou para o público. Actualmente ambas apresentam bons produtos, mas considero um BMW globalmente melhor.

    Qual a marca mais desportiva ? Talvez a BMW.

    A divisão M onde mete a mão faz magia, o kit M sport torna os carros mais agressivos e baixinhos e a divisão performance permite ao cidadão comum transformar o seu carro num pseudo carro para pista.

    A Alfa tem um estética irrepreensível, mas um carro bonito não é sinónimo de desportivo. O desenho está tão bem conseguido que nem a edição TI consegue diferenciar o modelo.
    Porém o pecado capital está na ausência de referências no que toca a motores líderes na classe. Independentemente do modelo escolhido, a concorrência produz sempre um com mais cavalos e/ou mais rápido e isto meus amigos é o que conta para o público em geral. 99% das pessoas não procura saber qual a velocidade em curva, comparar tempos do slalon ou em pista, nem sequer as distâncias de travagem, apenas se preocupam com cavalos, velocidade máxima, binário e a relação com o preço.

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      #32
      Para mim a Alfa Romeo é a mais desportiva sem duvida. se vamos olhar a história de cada uma não há comparação, com o acrescimo do M1 não ser motivo de orgulho.

      Cuore sportivo!!!

      Atenção, o que estou a dizer não tem a ver com o meu avatar

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
        Acho que podemos analisar em diferentes categorias:

        - Tradição e História.
        O que trouxe milhares de amantes à alfa romeo é precisamente a sua tradição e história. fundada 6 anos antes da bmw, a alfa romeo teve inumeros fans pelo seu historial de competiçao. Acho que é uma questão em que ambas estão proximas, mas mesmo assim...9-7 para a alfa romeo.

        - Produto Automóvel Actual
        Como seguimento da tradiçao, a alfa tem seus amantes devido ao espirito desportivo que sempre trouxe consigo e pelos designs de altissimo nivel.
        Em termos de qualidade geral dos produtos automóvel. 6-9 para a BMW, pondo o preço de parte

        - Produto Automóvel Passado
        Não estive lá para os avaliar, sei que o passado recente é muito, mas muito positivo para a BMW.

        - Competição Automóvel
        A alfa não tem dinheiro. LOL BMW 9-3 Alfa

        E no final podemos questionar-nos: qual é globalmente a mais desportiva?


        E em relação a estas duas caracteristicas:
        -Carisma
        10% dos bmw's são comprados pelo seu carisma e ar desportivo.
        50% dos alfas são comprados pelo seu carisma e ar desportivo.

        5-1 alfa

        -Exclusividade
        a bm vende por ano cerce de 7 vezes mais que a alfa romeo.

        7-1 para a alfa.

        Como é que comparam as duas?

        A bmw é provavelmente a melhor marca generalista do mercado, vende pela boa qualidade. Uma vez que nao tem por alfo a classe média, nunca adoptou o FWD. Hoje em dia o facto de ser RWD dá-lhe os compradores "desportivos".

        A alfa é provavelmente aquela marca que mais se aproxima das premium germanicas, não em termos de qualidade, mas em termos de "desirability" (gostava de ter 1), vende pelo design e pelos apaixonados. Os compradores desportivos compram-nos por amor a marca. O facto de ser parte integrante da fiat e de ter produtos para a classe média tira-lhe a hipotese do RWD, que é uma caracteristica por excelencia dos desportivos.
        Em relação ao que está a negrito, faz-me pensar que antes da alfa ha marcas tais como lexus, saab, volvo e até a própria vw. Em termos de desirability preferiria qualquer uma destas e só depois me viraria para a alfa. Tal como tu disseste, a alfa vende sobretudo pelo design que, de facto, é muito bom.

        Quanto ao tópico, BMW, apesar de a alfa ter também o seu "que" de desportivismo.

        Comentário


          #34
          Se formor pelo passado, a Alfa até têm mais historial que a Ferrari.

          Actualmente a BMW está a frente. Basta ir buscar a divisão M.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
            Não tenho conhecimentos suficientes para me pronunciar quanto ao passado, mas actualmente as coisas são claras.

            Os trajectos que ambas efectuaram nos últimos 15 anos são opostos. A BMW registou uma forte expansão, acabando com o lema "Mercedes e os outros.", enquanto a Alfa atravessou um período negro na imagem que passou para o público. Actualmente ambas apresentam bons produtos, mas considero um BMW globalmente melhor.

            Qual a marca mais desportiva ? Talvez a BMW.

            A divisão M onde mete a mão faz magia, o kit M sport torna os carros mais agressivos e baixinhos e a divisão performance permite ao cidadão comum transformar o seu carro num pseudo carro para pista.

            A Alfa tem um estética irrepreensível, mas um carro bonito não é sinónimo de desportivo. O desenho está tão bem conseguido que nem a edição TI consegue diferenciar o modelo.
            Porém o pecado capital está na ausência de referências no que toca a motores líderes na classe. Independentemente do modelo escolhido, a concorrência produz sempre um com mais cavalos e/ou mais rápido e isto meus amigos é o que conta para o público em geral. 99% das pessoas não procura saber qual a velocidade em curva, comparar tempos do slalon ou em pista, nem sequer as distâncias de travagem, apenas se preocupam com cavalos, velocidade máxima, binário e a relação com o preço.
            E o peso. Os Alfa's estão muito pesados, não sei se pelos materiais empregues serem pouco hi-tech.

            Comentário


              #36
              Realmente estão uns balofos de primeira!


              Acrescento também que gosto do 159 e até fui vê-lo para equacionar a sua compra, mas não gostei muito dos materiais dele, entre outras coisas... enfim diria que não é um produto superior a um Mazda 6 ou Ford Mondeo

              Comentário


                #37
                Eu acho que ficam as duas muito proximas se não iguais... só me vem à cabeça o duelo classico do Giulia GTA vs 2002

                Acho que é optimo sinal um topico destes... pelos vistos o passado repete-se e as duas voltam a ser comparadas, algo que nao acontecia desde 60's.

                A comparação volta a fazer sentido...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                  Sim, está tudo dito!

                  A taça a preto e branco fica para a Alfa e a taça a cores para a BMW
                  brilhante!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Messerschmitt Ver Post
                    Eu acho que ficam as duas muito proximas se não iguais... só me vem à cabeça o duelo classico do Giulia GTA vs 2002

                    Acho que é optimo sinal um topico destes... pelos vistos o passado repete-se e as duas voltam a ser comparadas, algo que nao acontecia desde 60's.

                    A comparação volta a fazer sentido...
                    E mesmo os duelos 156 autodelta vs 320i Schnitzer!!!

                    Comentário


                      #40
                      Eu acho que na actualidade são um pouco incomparáveis, especialmente porque uma delas chega a públicos onde a outra não chega.
                      Por exemplo, a BMW tem apostado muito nos SUVs, tendo já uma gama compostinha constituída pelo X3, X5 e X6 e brevemente pelo X1 que já tem data de lançamento "marcada". Parecendo que não, são viaturas muito importantes nas vendas nos States, Arábias (um amigo meu trabalhou nos Emirados Árabes Unidos e fartou-se de ver X5 e X6 por lá), sendo um segmento importante também na Europa.
                      Ora digam lá que Alfa tem sido alternativa a estes nos últimos anos? Não há.
                      Depois temos outra divisão importante para a imagem da BMW que é a divisão M.
                      O M3 e M5 (e ultimamente apareceu também o M6) tem sido referência obrigatórias nestes anos todos, actualmente contam com motorizações de 5 litros, V10, e 4 litros V8, estando disponíveis em versão berlina, coupé e carrinha, são carros de produção e que se em Portugal são relativamente raros, lá fora até vão vendendo.
                      Ora a Alfa nestes últimos anos, que me recorde, só nos presentou com o 8C que tem de facto um motor nesta cilindrada mas que não se pode dizer que seja um carro de produção massiva, julgo ter sido feito num número limitado de unidades, e não há disponível em berlina, touring, etc. portanto não é bem concorrente, é mais uma extravagância da marca e não compete directamente com as produções da divisão M.
                      Depois temos sempre o segmento de luxo, bandeira tecnológica da BMW, representada pelo Serie 7, disponível em versão normal e longa, com possibilidade de ser blindado, para um presidente da república, por exemplo.
                      E a Alfa para concorrer actualmente tem... humm... nada!
                      Havia o Alfa 166 para concorrer com o Serie 5, mas julgo que actualmente já não faz parte dos catálogos, portanto, também aí, julgo que a Alfa, pelo menos actualmente não concorre com o best seller que é o Serie 5.
                      Depois temos o novíssimo Alfa MiTo que vem inaugurar a presença da Alfa no segmento B para o qual a BMW não tem concorrente, na verdade tem o MINI, mas a diferenciação de produto que a BMW tem feito questão de impôr nos MINIs posiciona-a como uma marca automóvel à parte, não tem motores BMW, não partilha interiores com os outros BMWs, nem chassis, tem algumas peças em comum (autorádio, CB, por exemplo) mas pouco mais, em tudo o resto, incluindo salão de vendas, aparecem fisicamente separados para não haver misturas.
                      Nos restantes modelos (147, 159 e Brera/Spider) a BMW tem concorrentes directos, ainda assim com algumas salvaguardas, pois a Alfa destes tempos já não tem o RWD de antigamente, e a nível de motores, tem apenas o 3.2V6 e o 2.2JTS, o mesmo para os diesel, onde não tem concorrentes directos para o 35d ou até para o 30d (visto que o 2.4jtd tem menos 1 cilindro, menos cilindrada e menos potência).
                      Conclusão: A Alfa de outros tempos, por exemplo, a que fabricou o 75, tinha de facto alguns pontos em comum com a BMW, nos dias de hoje, muito honesta e sinceramente, tomou a posição da Lancia como marca de luxo da Fiat, são uns Fiats mais cuidados e que vivem de um nome e fama construídos outrora (tanto ao nível do historial desportivo, como ao nível da má fama da fiabilidade da década de 80 ou 90).

                      Cumprimentos
                      Editado pela última vez por 0003; 27 December 2008, 19:26.

                      Comentário


                        #41
                        isso depende muito das pessoas,a bmw ate pode ser superior a alfa,mas não vejo em que so se for no nome e no seu passado,mas isto dava outra conversa.
                        eu por ex prefiro os modelos neste momento da alfa do que os modelos da bmw.
                        por isso escolhe o que mais gostares

                        Comentário


                          #42
                          A mim faz-me uma confusão andarem a dizer que este carro não tem RWD por isso não presta, a esta hora no IP4 devem andar muitos a desejar tracção á frente...
                          E mais, para uma condução segura nada melhor que o FWD.

                          Comentário


                            #43
                            quando era miudo adorava a Alfa (mais que a BMW) falamos dos anos 70/80... o meu pai esteve quase a comprar um Sprint Veloce infelizmente optou por um Passat

                            Depois apareceram os anos 90...
                            Desde o início do século até actualidade o fosso entre a BMW e a Alfa é abismal, a Alfa puro e simplesmente não tem modelos concorrentes à BMW. São bons carros, bonitos, até rápidos, mas estão noutro campeonato à parte da BMW.

                            Comentário


                              #44
                              No longo post anterior que escrevi esqueci-me de mencionar que, em parte, julgo que alguma da mística e desportividade em torno do nome BMW advém também do facto desta marca fabricar motas, e ainda, do facto de pelo menos até 2000, estar intimamente ligada à aviação (acho que em 2000 se desfizeram da parceria BMW Rolls Royce que fabrica motores de avião).

                              Cumprimentos

                              Comentário


                                #45
                                Sim, é incontestável que a BMW tem um produto melhor.

                                Aqui a questão é mais qual a marca que associamos a um maior desportivismo, e qual a mais carismática...

                                Por exemplo, o que é que estas imagens vos dizem?

                                1.







                                Comentário


                                  #46
                                  Essa é tão só a carrinha que eu mais adoro...
                                  Pinças em vermelho...
                                  Aquelas jantes...
                                  Em preto...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                    Sim, é incontestável que a BMW tem um produto melhor.

                                    Aqui a questão é mais qual a marca que associamos a um maior desportivismo, e qual a mais carismática...

                                    Por exemplo, o que é que estas imagens vos dizem?

                                    1.







                                    Houve aqui alguem que equacionou comprar um 159 mas não gostou da construção dos interiores
                                    Mais lindo que isto já não queria mais nada este chega

                                    Comentário


                                      #48
                                      2.







                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                        Houve aqui alguem que equacionou comprar um 159 mas não gostou da construção dos interiores
                                        Mais lindo que isto já não queria mais nada este chega
                                        Bem, nao querendo ser entendido como estando a dizer mal de alguma coisa, pq não estou, mas "qualidade de construção" não tem a ver com a beleza dos mesmos. É só um àparte..

                                        Comentário


                                          #50
                                          Gosto do interior do BMW... mas falta-lhe o génio do design italiano no exterior...
                                          Ora compara lá, compara...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                            2.







                                            sem Kit-M certo?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Se repararem no interior do 159, é "driver based". virado para o condutor e com um ar bem mais desportivo que o bmw.
                                              a bmw acenta num estilo tipicamente germanico de requinte e qualidade. nada de desportivo no interior a não ser uns aluminiositos.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                                Se repararem no interior do 159, é "driver based". virado para o condutor e com um ar bem mais desportivo que o bmw.
                                                a bmw acenta num estilo tipicamente germanico de requinte e qualidade. nada de desportivo no interior a não ser uns aluminiositos.




                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                  sem Kit-M certo?
                                                  Pois não deve ser, a ver se encontro umas fotos com kitM.

                                                  Repara que eu não acho liquido que seja uma ou outra, até abri este tópico porque tenho algumas dúvidas

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Pois o Esprit está a meter fotos pornográficas

                                                    Toma lá disto

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Messerschmitt Ver Post
                                                      Bem, nao querendo ser entendido como estando a dizer mal de alguma coisa, pq não estou, mas "qualidade de construção" não tem a ver com a beleza dos mesmos. É só um àparte..
                                                      O material uzado no interior dos 159 é muito aceitavel qualidade acima da media, então se for o TI (o que tá na foto) é invejável...
                                                      Mas se o BMW tem qualidade de interiores, para mim peca um pouco em beleza, coisa que a Alfa conjuga as duas coisas, é claro que uma pessoa não procura um x carro só por causa de um x factor...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post




                                                        Falava de desportividade actual....a bm deixou-se disso.
                                                        Agradar ao senhor com dinheiro é muito mais importante para a Bm do que tentar manter esse espirito desportivo.
                                                        A alfa tambem tende a deixar este tipo de interior...mas aguentou-o mais que a BM. Tem uma personalidade muito mais forte.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                          Pois o Esprit está a meter fotos pornográficas

                                                          Toma lá disto

                                                          Para quem conhece a historia da BMW pornografia é isto.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                            Pois o Esprit está a meter fotos pornográficas

                                                            Toma lá disto

                                                            È talves o interior da BMW mais bonito de sempre, de resto em diante é

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                                                              #60


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