Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Informação: Fiabilidade do turbo do Fiat Punto GT

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Esse carro para mim tem uma certa mística.

    Foi dos poucos pocket-rocket com turbo que efectivamente curvavam como deve ser.

    O grande problema do 5 Gt Turbo é a fiabilidade. É um carro péssimo nesse capítulo.

    Há uns bons anos um amigo meu tinha um e era super cuidadoso com o carro. Manutenções sempre a horas, com os melhores óleos e consumíveis que existissem.

    No entanto era um carro que tinha problemas grandes frequentes, e parecia um poço sem fundo de gastar dinheiro (esse carro até um bloco novo levou).

    De salientar que quando estava a funcionar bem, era um carro viciante.
    O meu motor é exactamente igual a esse e não teve até agora assim tantos problemas Às vezes, como em tudo, também é preciso sorte.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
      Percebes muito de mecânica.
      Aposto que tens pelo menos 3 cursos superiores sobre isso e que os engenheiros de todas as marcas põe esse descanso prolongado em ponto morto parado nos manuais dos carros.

      Caro esprit, dado o teu enormissimo conhecimento, mostra-me onde tenhas lido que deixar o carro ao relanti 5 ou mais minutos antes de desligar é mais aconselhavel do que fazer os ultimos metros/kilometros devagar e esperar apenas um tempo aceitavel para desligar o carro.

      Se me mostrares tal coisa, tamos fixes. Caso contrário, mais uma vez vou assumir que falas de boca cheia sem conhecimento de causa. Idem para outros suprassumos da mecanica que por aqui pensam existir.

      jà agora se encontrarem criem um tópico, pois parece-me a mim que é uma coisa bastante importante para todos.

      Até lá, podes continuar a falar do que pensas saber, ou houves tunning dizer.

      cumps

      Comentário


        #33
        Se for na AE a andar bem e tiver que parar na área de serviço, não desligo logo o carro.

        Agora, se for na AE, sair e andar uns km's até ao destino desligo o carro quando paro. O carro atinge as temperaturas normais no final do percurso. Senão fosse assim, sempre que andava 10km e parava, não podia desligar o carro.

        Comentário


          #34
          Sendo possuidor de um Fiat Punto GT e tendo percorrido sensivelmente 23 000 klms em ano e meio, posso-te dizer que é sempre arriscado comprar um carro deste tipo!!!
          Como já foi dito, quem compra carros deste tipo não gosta de andar devagar e muitas das vezes vão parar a mãos erradas que apenas querem usá-los para fins que não são os de uma utilização correcta. Isto torna-os de certa maneira cada vez mais "descartáveis" e mais problemáticos com o passar dos anos.

          Relativamente ao turbo é muito vago perguntares se é fiável ou não! Devem haver muito poucos Fiat Punto GT´s em que não se mexeu na pressão do turbo uma ou mais vezes... ou que muitas vezes não tiveram uma utilização correcta (acelarar qnd o óleo está na temperatura ideal e deixá-lo acalmar depois de uma utilização mais intensiva)! Isso são coisas que são importantes para determinar a vida util do IHI vl7 que utiliza o Punto GT. Numa utilização correcta é um turbo para te durar sem problemas no minimo 120 000klms o que não é nada mau para um carro deste tipo.

          Dá atenção também a barulhos na suspensão e da transmissão! Um bom teste é com o carro parado, virares o volante para um dos lados, engatares 1ª e veres se ouves um toc toc, em caso afirmativo, as ponteiras de transmissão estão nas lonas! Numa estrada empedrada procuras barulhos metalicos vindos da suspensão, em caso afirmativo atenção aos braços de suspensão! Há "n" coisas a ter em atenção LOL!!! Falou-se aqui em problemas electricos é algo que nunca me deu problemas neste tipo de carro (Luzes frontais, laterais, traseiras, vidros electricos, tecto de abrir, luzes do painel, etc)!!!
          Posso-te dizer-te que conheço um bom universo de gt´s e que habitualmente por volta dos 150 000klms/10 anos de utilização, o motor tem que se abrir... depois é esperar que o rombo não seja muito grande!!!

          Se queres um conselho, se não sabes a "origem" do GT e se não estás disposto a largar uns trocos para reveres coisas essenciais no carro opta por um pocket rocket atmosférico da mesma altura! A manutenção é mais barata e simples e não é tão dispendiosa!

          Na minha opinião o segmento dos pocket rocket, nomeadamente o do inicio e meio dos anos 90, sofre actualmente da crise da meia idade! Estão naquela fase em que se vão separar os bons exemplares dos maus exemplares!
          A maior parte deles têm klms/idade onde são precisas intervenções dispendiosas para os manter no estado "normal" e não são muitos os que estão dispostos a gastar mais dinheiro em reparações num carro velho, que o valor de mercado dele...
          Editado pela última vez por Levezinho; 28 December 2008, 21:42.

          Comentário


            #35
            Como já foi dito um carro destes,só com muita sorte é que apnhas um belo exemplar,mas que é um canhão ,isso é!!!!







            O xunning................




            Um belo exemplar...........

            Comentário


              #36
              Os irmãos mais velhos............................



              UNO TURBO i.e. MK I UNO TURBO i.e. America EditionUNO TURBO i.e. MK II UNO RACING - Comercializado entre 1985 e 1989
              Na Europa, Asia e Africa
              - Escape não catalizado
              - Comercializado entre 1994 a 1996
              Na América do Sul

              - Escape não catalizado - Combustivel Alcool ou Gasolina
              - Comercializado entre 1988 e 1992
              Na Europa, Asia e Africa
              - Escape não catalizado
              - Comercializado entre 1992 e 1994
              Na Europa
              - Escape catalizado com 1 Sonda Lambda

              - Cintos de Segurança Vermelhos

              - AntiSkid (opcional)

              - Rodas 175/60 R13
              - A.B.S. - Rodas 185/60 R14
              - Ar condicionado (opcional)

              - A.B.S. (opcional)
              - Rodas 175/60 R13
              - Vários plásticos pintados à cor
              - Legendas RACING
              - Telecomando de fecho central
              - Regulação de faróis

              - Resguardos nos Guarda-Lamas
              - Lava-Faróis (opcional)
              - Ar condicionado (opcional) - A.B.S. (opcional em portugal) - Rodas 175/60 R13
              - Motor 1301 cc
              - Potencia 105 cv
              - Binario 15.0 mkg / 3200rpm
              - Aceleração 0-100 Kmh 8.9 seg
              - Velocidade Max. 200 Kmh
              - Motor 1372 cc
              - Potencia 118 cv
              - Binario 17.5 mkg / 3500rpm
              - Aceleração 0-100 Kmh 8.4 seg
              - Velocidade Max. 195 Kmh
              - Motor 1372 cc
              - Potencia 118 cv
              - Binario 16.8 mkg / 3500rpm
              - Aceleração 0-100 Kmh 7.7 seg
              - Velocidade Max. 204 Kmh
              - Motor 1372 cc
              - Potencia 112 cv
              - Binario 16.4 mkg / 3500rpm
              - Aceleração 0-100 Kmh 7.9 seg
              - Velocidade Max. 200 Kmh
              - Injecção Bosch LE-2 Jetronic
              - Ignição Microplex Med. 603B
              - Turbo IHI VL2
              - Pressão de Turbo 0.6 Bar
              - Injecção Bosch L-Jetronic 3.1
              - Ignição Microplex Med. 604C
              - Turbo GARRETT T2
              - Pressão de Turbo 0.75 Bar
              - Injecção Bosch L-Jetronic 3.2
              - Ignição Microplex Med. 610A
              - Turbo IHI VL5
              - Pressão de Turbo 0.75 Bar
              - Peso 845 Kg - Peso 975 Kg - Peso 925 Kg - Peso 940 Kg

              Comentário


                #37
                O nosso antigo GT:



                Comentário


                  #38
                  exato a unica coisa que aconselho e depois de andar bem nao desligar logo o carro mais do que isso acho exesso de zelo

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                    Deixa o carro ligado 1 minuto antes de desligar.... LOL para que? lubrificar o turbo enquanto aquecem todos os outros componentes? (1 minuto não é muito, vou só levar isto ao ridiculo para aqueles que deixam estar praí 5 minutos)

                    Deixar o carro ficar uns segundos ao ralenti, é apenas para que as pás deixem de "girar", enquanto há lubrificação do turbo. Serve também para o arrefecer, mas a principal função é fazer com q n se corte de imediato a lubrificação ao veio que une as duas "turbinas", e provocar assim um desgaste do mesmo, q levaria a um desalinhamento e um incorrecto "acamar" nas chumaceiras. Se estudasses em vez de vires cheio de força armado em esperto, verias, e nos turbos recentes que fazem "muitas mais" rotações por minuto isto é muito mais importante, que o veio q une as duas turbinas roda apenas numa finissima película de óleo, ao desligares o motor cortas a bomba de óleo e assim a lubrificação. Se as rotações a q gira o turbo forem ainda muito altas, este vai girar em "seco" provocando desgaste. Ao longo do tempo vai criar desgaste no veio, e consequente turbo par o lixo. No próximo capitulo explico-te o arrefecimento/aquecimento do turbo compressor e sistema de lubrificação que tal?

                    Meus amigos!!!! deixar o carro arefecer é ir para casa devagar nos ultimos kilometros, e se quizirem msm descanso maximo do motor é por ponto morto em andamento.... Não pensem que deixar o carro a trabalhr 5 minutos para arrefecer é boa estrategia como já ouvi dizer.

                    Ir devagar nos ultimos kms é de facto o q se deve fazer, é o q faço no meu carro c indicador de temperatura do lubrificante, e n o paro enquanto a temp n descer. Mas essa de por o carro em ponto morto é de mestre, então metes o carro em ponto-morto e ele descansa? A lubrificação se n sabes, num carro banal, a bomba de óleo trabalha com a rotação do motor, se o carro vier de um esforço acentuado, passas de uma temperatura enorme, n sei se sabes mas uma das funções do óleo além do óbvio é também a de refrigeração, para uma situação em que o óleo viaja com o minimo caudal admissivel, olha que coisa tão correcta de se fazer! Além disso, o sistema de refrigeração, que se n sabes ficas a saber que nos carros banais a bomba do mesmo também funciona c a rotação do motor, passa também a funcionar com um caudal realtivo à rotação. Se deixasses de ser puto, e aprendesses a ouvir os outros, já terias ouvido que há anos quando os sistemas de refrigeração n eram o q são hoje, se acelerava ligeiramente o carro quando este aquecia nas filas, para fazer o liquido de refrigeração circular mais depressa, e respectivamente trocar mais calor. É claro que isto têm limites, porque se não houver deslocação, o permutador de calor, radiador do sistema de refrigeração para ti, não consegue sem ajuda fazer as trocas de calor necessárias. Por isso deve adoptar-se um ritmo calmo por uns poucos kms após uma "esticadela" e não por o carro em ponto morto em andamento que leva a que todos os sistemas fiquem no minimo necessário, além de uma perca de segurança. Já agora, também n é boa ideia deixá-lo deslizar, pq caso tbem n saibas, uma das funções acessórias do combustivel, n se aplica ao GPL, é arrefecer as válvulas, ora se num carro de injecção o deixarmos deslizar, esta função n é efectuada porqure não há injecção de combustivel para a câmara de combustão.

                    Cumps e cuidado com esses motores xD
                    Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                    Aposto que tens pelo menos 3 cursos superiores sobre isso e que os engenheiros de todas as marcas põe esse descanso prolongado em ponto morto parado nos manuais dos carros.

                    Caro esprit, dado o teu enormissimo conhecimento, mostra-me onde tenhas lido que deixar o carro ao relanti 5 ou mais minutos antes de desligar é mais aconselhavel do que fazer os ultimos metros/kilometros devagar e esperar apenas um tempo aceitavel para desligar o carro.

                    O comentário foi dirigido ao deixar o carro em ponto-morto em andamento, que é completamente despropositado.

                    Se me mostrares tal coisa, tamos fixes. Caso contrário, mais uma vez vou assumir que falas de boca cheia sem conhecimento de causa. Idem para outros suprassumos da mecanica que por aqui pensam existir.

                    jà agora se encontrarem criem um tópico, pois parece-me a mim que é uma coisa bastante importante para todos.

                    Até lá, podes continuar a falar do que pensas saber, ou houves tunning dizer.

                    cumps
                    Tirando a tua "falta de chá", vou tentar explicar o q ainda parece n teres percebido, embora já outros tenham explicado.

                    Comentário


                      #40
                      Tive um GT da terceira geração, 130cv com catalisador, jantes e ópticas escuras. Comprei-o novo em 98 e estive com ele 90000Kms e 6 anos.
                      Nunca fiz qualquer alteração ao carro, nem nunca tive qualquer problema com ele, nem eléctricos, nem mecânicos.
                      Ia à revisão anual, mais nada.
                      Gastava pastilhas de travão e pneus dianteiros com um ritmo impressionante.

                      O problema deste motor, não será o turbo directamente, mas talvez mais as folgas de transmissão provocadas pela entrega de binário que nesses tempos era terrivelmente brusca ...e claro, a ter em atenção consumo de óleo, pois não se sabe a esfrega que terá levado durante a sua vida.
                      No meu, ao fim desses 6 anos, notava-se já maior ruído de transmissão.

                      Se tiveres problemas com ele, poderás mantê-lo por 6 meses e usá-lo posteriormente para retoma na marca, para ires buscar um 1.4 Turbo novinho do mesmo fabricante. Os carros com mais de 10 anos estão com retomas muito boas em várias marcas.

                      Michael

                      Comentário


                        #41
                        A fiat mudou o modelo de turbo nesse carro por alguma razão especial?

                        O bloco desse motor é antigo e bem robusto, sem mexidelas no turbo é pouco natura que existam problemas.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                          A fiat mudou o modelo de turbo nesse carro por alguma razão especial?

                          O bloco desse motor é antigo e bem robusto, sem mexidelas no turbo é pouco natura que existam problemas.
                          Penso que, de entre outro motivos, para conseguir maior linearidade, ainda que à custa de uma menor potência máxima.

                          Comentário


                            #43
                            Os GT usaram Garrett e IHI mas estou convencido que eram de especificação semelhante.

                            A perda de potência (-6cv) deveu-se a alterações para redução de emissões de onde se destaca a utilização do catalisador.

                            Michael

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                              Os GT usaram Garrett e IHI mas estou convencido que eram de especificação semelhante.

                              A perda de potência (-6cv) deveu-se a alterações para redução de emissões de onde se destaca a utilização do catalisador.

                              Michael
                              Mas o meu já tinha catalisador, e foi mesmo um dos primeiros, com turbo Garrett e 136cv.

                              Comentário


                                #45
                                Claro que sim, como todos os otto a partir de 93.

                                Comentário


                                  #46
                                  A diferença de potência de 136 para 133 e posteriormente para 130 cv, deveu-se essencialmente a um novo mapeamento da centralina, e da adopção de um turbo IHI vl7. No entanto, o que se perdeu em potência, ganhou-se consideravelmente em binário

                                  Comentário


                                    #47
                                    Oficialmente não há nada por parte da Fiat que comprove que qualquer Fiat Punto GT que saiu da fabrica, tivesse montado um turbo garrett! Talvez houvessem umas "sobras" do Fiat Uno turbo ie e que foram montados nas primeiras unidades, mas na minha opinião nao passa de um mito!


                                    Relativamente ao decrescimo de potencia, deve-se mesmo ao facto das normas de poluição que tinham que ser cumpridas!!! Basicamente não se notam praticamente diferenças se passarmos de geração em geração (GT1 -> GT2 - GT3), no entanto se andarmos/conduzirmos um gt1 e um gt3 nota-se bem a diferença! O 1º entra a "pés juntos" ás 2900rpm, enquanto o GT3 como já foi dito aqui é muito mais linear na entrega da potencia ao longo da faixa de rotações!!!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Qualquer Punto GT de origem tem IHI VL7! O garrett é mito... com 99.9% de certeza...

                                      Foi o meu primeiro carro, aos 18 anos, e ainda hoje, com 24, é o meu carro (e continua a ser o mesmo )... para o trajecto diário que faço serve perfeitamente e consegue garantir a diversão necessária quando assim o pretendo. Sempre sem problemas de maior, já lá vão 60kkm na minha mão, e 130kkm no total.

                                      Em relação a fiabilidade, 115kkm não é de todo muito km, tudo depende de como tenham sido feitos... mas há partida tens carro para outro tanto sem abrir o motor, isto pressupõe que esteja tudo ok, que sejas rigoroso no oleo que colocas (selenia racing, 10w40/10w50 de preferencia sinteticos), que o oleo esteja sempre a nível (sim o GT gasta oleo qualquer que seja o seu estado), que haja alguma atenção a fugas nas tubagens (malditos tubos, pressões elevadas em borrachas com + de 10 anos, é perfeitamente normal que haja um ou outro que não aguente), mudanças de oleo em tempo correcto, gasolina pra cima e siga...

                                      Em termos de electronica, acho relativamente simples, tem 4 ou 5 sensores mais problemáticos mas que ou com bom "olho" ou com a ajuda do diagnóstico da fiat consegues dar com a falha sem grandes problemas.

                                      Em relaçao ao turbo ie, tem argumentos diferentes, é um carro que já ultrapassa a tonelada de peso, tem discos nas 4 rodas, abs, ... Longe de ser uma referencia a curvar (pessoalmente acho demasiado ON/OFF), não deixa de curvar depressa...

                                      Em poucas palavras, é isso... pelo menos para mim... se é bom ou mau carro, fica há consideração de cada um...
                                      Editado pela última vez por GT_racing; 05 January 2009, 19:43.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X