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Petição contra aumento Imposto Sobre Veiculos (ISV)

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    #31
    Originalmente Colocado por Otnup Ver Post
    Caríssimos, vão-me desculpar mas eu não assino algo com o qual não concordo. A petição está escrita claramente por pessoas que beneficiam com a importação de usados, dirigida às pessoas erradas (o governo não tomaria nunca medidas que prejudiquem o sistema financeiro e o mercado de usados não são nem 50% das matriculas anuais nem o sistema financeiro Português) e não me identifico com nada do que lá está.

    Assim sendo, mais uma vez as minhas desculpas mas não assinei e não concordo com aquilo.
    Não sei se reparaste, mas está implícita nesta petição uma situação injusta porque não só penalizaram a compra de importados como penalizaram a compra de NOVOS.

    Aliás, uma coisa (importação) é potenciada pela outra (preços dos NOVOS altíssimos)!

    Concordas?

    Comentário


      #32
      Não assino, o texto está bastante pobre em conteúdo.

      Tem afirmações com as quais não concordo.

      Está orientado para a importação.

      Não que eu seja contra, mas eles próprios dizem que a realidade é estes veículos terem em média 5 anos, ou seja por cada semi-novo com 6 meses a 1 ano significa que entram 2 com 4,5 a 4,7, ou 1 com 9.

      A única vantagem que vejo em recorrer ao mercado estrangeiro é a maior variedade de modelos usados, algo que se reflecte de forma significativa se estivermos a falar de Porsches, Ferraris, BMW M's, AMG's etc. Não vejo o propósito em ir-se buscar um A4 / 320d com 5 anos de exposição ao gelo + sal e 1 centena de milhar km's bem marteladinhos, a circuitos de venda paralelos, pois cá também os há melhores, iguais ou piores. Aquilo que muitas vezes se poupa não dá sequer para 4 pneus. Não nego que se possam arranjar bons negócios, mas também cá é possível.

      Concordo com a abertura das fronteiras aos bens, mas é mandatório que existam regras penalizadoras em alguns sectores como forma de contrabalançar a perda de receitas do mercado interno.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
        Não sei se reparaste, mas está implícita nesta petição uma situação injusta porque não só penalizaram a compra de importados como penalizaram a compra de NOVOS.

        Aliás, uma coisa (importação) é potenciada pela outra (preços dos NOVOS altíssimos)!

        Concordas?
        Com o que acabaste de escrever? Completamente! Assim sendo, mudem o texto da petição e direccionem esse texto para o combate ao aumento mais do que injusto do aumento do ISV (independentemente de ser para novos ou usados).

        É que o problema aqui não é a importação ser muita ou pouca e as pessoas irem para o desemprego porque se vão importar menos carros (como está na petição). O problema é que o governo precisa de dinheiro especialmente em 2009 (é o que dá manter as instituições bancárias, depois não chega para todos) e para variar, quem compra carros e os conduz que pague uma boa parte da factura com o ISV, a dupla tributação e o ISP. Ah! e agora mais ainda com o já famoso IUC...

        Comentário


          #34
          Houve com cada martelo

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            #35
            Uma petição a assinar seria uma boa hipotese de nos manisfestarmos, mas esta petição conforme está escrita contem demasiadas imprecisões, como claramente "defende" a importação de veiculos usados. Nos moldes em que está, não assino.

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              #36
              Eu assinei, mas acho completamente inútil.

              O Governo tal como as empresas têm de sentir no pêlo as consequências.

              Esta medida face aos importados vai fazer com que entrem uns bons euros a menos nos cofres do estado.
              O agravamento da carga sobre os novos vai aumentar ainda mais a dificuldade de compra, e possívelmente levar a uma quebra de receitas.

              Isto tem de ser como tudo no mercado, tem de se deixar o mercado funcionar.

              Talvez se o estado perder bastante em 2 anos volte a repensar as decisões tomadas...
              ...ou não, pondo o zé povinho a pagar ainda mais (este é o risco).

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Eu assinei, mas acho completamente inútil.

                O Governo tal como as empresas têm de sentir no pêlo as consequências.

                Esta medida face aos importados vai fazer com que entrem uns bons euros a menos nos cofres do estado.
                O agravamento da carga sobre os novos vai aumentar ainda mais a dificuldade de compra, e possívelmente levar a uma quebra de receitas.

                Isto tem de ser como tudo no mercado, tem de se deixar o mercado funcionar.

                Talvez se o estado perder bastante em 2 anos volte a repensar as decisões tomadas...
                ...ou não, pondo o zé povinho a pagar ainda mais (este é o risco).
                Acredito mais nesta hipotese, que tal como se tem verificado nos ultimos tempos, a perda de receitas fiscais leva a um agravamento das cargas fiscais.
                Temos ainda outro factor, o ano das eleições. Se 2009 vai ser mau em termos fiscais para o contribuinte, 2010, 2011 e pelo menos 2012 não vão ser melhores, pois anteve-se que o governo PS seja reeleito, logo será aumentada a carga fiscal em cerca de 10 a 15% ao ano, para além da introdução das portagens nas SCUT's e outras novas receitas.

                Comentário


                  #38
                  Não será muito irreal se pensarmos que dentro de 2/3 anos o IUC será nos valores semelhantes ao caso Irlandês:

                  Band A: cars that produce 0-120g/km CO2 - €100 road tax;
                  Band B: cars that produce 121g - 140g/km CO2 - €150 road tax;
                  Band C: cars that produce 141g-155g/km CO2 - €290 road tax;
                  Band D: cars that produce 156g-170g/km CO2 - €430 road tax;
                  Band E: cars that produce 171g-190g/km CO2 - €600 road tax;
                  Band F: cars that produce 191g-225g/km CO2 - €1,000 road tax;
                  Band G: cars that produce 226g/km CO2 and over - €2,000 road tax

                  http://www.irishlinks.co.uk/car-tax-ireland.htm

                  Comentário


                    #39
                    A ler com atenção pelos nossos governantes:

                    Vehicle Imports

                    A private vehicle first registered abroad prior to 1 January 2008 will be taxed on engine cc. The new CO2 based system will not apply to second-hand imports that were registered abroad prior to 2008.

                    A private vehicle first registered abroad between 1 January 2008 and 30 June 2008 inclusive and registered in Ireland before 1 July 2008 will be taxed on engine cc and will continue to be charged on engine cc

                    A private vehicle first registered abroad between 1 January 2008 and 30 June 2008 inclusive and registered in Ireland on or after 1 July 2008 will be taxed on the CO2 rate and will continue to be charged at the CO2 rate.

                    https://www.motortax.ie/OMT/pdf/co2_...es_2009_en.pdf

                    Comentário


                      #40
                      Pessoalmente concordo com uma de duas soluções:

                      - Estimular o mercado nacional para minimizar a importação
                      - Libertar o mercado e cada qual compra o que quer (uma vez que a UE é uma comunidade)

                      A meu ver a 1ª seria a ideal (é o que o governo está a fazer...incorrectamente). O governo reduz agora a importação, mas não traz vantagem nenhuma à compra nacional. Aliás, trás:

                      Comprar usados, preferencialmente < Junho 2007 e/ou > Junho 2007 e < Janeiro 2009.

                      Se ao quebrar a importação reduzisse os impostos arrecadaria bons montantes e teria um parque novo.

                      Ex.: comprei 1 auris a pouco tempo, comparei preços de novo com espanha, do 1.4, diferenças na ordem dos 2000 e tal €(não era muito). O problema é que lá, o 2.0 ainda consegue ser mais barato que o 1.4 cá!!! E o topo de gama 2.2 é pouco mais caro que o 1.4 cá!!!

                      O problema é este.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                        Pessoalmente concordo com uma de duas soluções:

                        - Estimular o mercado nacional para minimizar a importação
                        - Libertar o mercado e cada qual compra o que quer (uma vez que a UE é uma comunidade)

                        A meu ver a 1ª seria a ideal (é o que o governo está a fazer...incorrectamente). O governo reduz agora a importação, mas não traz vantagem nenhuma à compra nacional. Aliás, trás:

                        Comprar usados, preferencialmente < Junho 2007 e/ou > Junho 2007 e < Janeiro 2009.

                        Se ao quebrar a importação reduzisse os impostos arrecadaria bons montantes e teria um parque novo.

                        Ex.: comprei 1 auris a pouco tempo, comparei preços de novo com espanha, do 1.4, diferenças na ordem dos 2000 e tal €(não era muito). O problema é que lá, o 2.0 ainda consegue ser mais barato que o 1.4 cá!!! E o topo de gama 2.2 é pouco mais caro que o 1.4 cá!!!

                        O problema é este.
                        Amigo o Governo encontra-se proibido pelo tratado de Roma - que criou a comunidade Europeia - e sucessivas revisões - que criaram a União Europeia - de adoptar medidas protecionistas de qualquer espécie. O mercado é único logo o consumidor deve poder escolher os bens e serviços no país que lhe parecer mais conveniente!

                        Imaginem que os governos alemão, espanhol e francês adoptavam medidas restrictivas das importações do território luso. Era o fim da nossa indústria pois o mercado interno não dava escoamento à totalidade dos produtos, com o consequente aumento do desemprego.

                        Isto já foi estudado e mais do que estudado e chegou-se à conclusão de que o produto interno bruto que um mercado interno sem restrições a 27 países consegue gerar é mto superior à soma de 27 mercados nacionais. Só para vos dar uma ideia gera mais do sextuplo da riqueza!

                        Estas medidas proteccionistas não protegem a indústria nacional mas sim unicamente o Estado que vê o mercado automóvel como a galinha de ouro fiscal. Tenho as minhas sinceras dúvidas sobre a conformidade destas normas com as obrigações comunitárias e a ANECRA ou outras associações de consumidores deveriam consultar escritórios de advogados para desafiar estas leis perante as jurisdições comunitárias.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                          Amigo o Governo encontra-se proibido pelo tratado de Roma - que criou a comunidade Europeia - e sucessivas revisões - que criaram a União Europeia - de adoptar medidas protecionistas de qualquer espécie. O mercado é único logo o consumidor deve poder escolher os bens e serviços no país que lhe parecer mais conveniente!

                          Imaginem que os governos alemão, espanhol e francês adoptavam medidas restrictivas das importações do território luso. Era o fim da nossa indústria pois o mercado interno não dava escoamento à totalidade dos produtos, com o consequente aumento do desemprego.

                          Isto já foi estudado e mais do que estudado e chegou-se à conclusão de que o produto interno bruto que um mercado interno sem restrições a 27 países consegue gerar é mto superior à soma de 27 mercados nacionais. Só para vos dar uma ideia gera mais do sextuplo da riqueza!

                          Estas medidas proteccionistas não protegem a indústria nacional mas sim unicamente o Estado que vê o mercado automóvel como a galinha de ouro fiscal. Tenho as minhas sinceras dúvidas sobre a conformidade destas normas com as obrigações comunitárias e a ANECRA ou outras associações de consumidores deveriam consultar escritórios de advogados para desafiar estas leis perante as jurisdições comunitárias.
                          O governo tem as associações em trela curta.

                          Vou dar um exemplo concreto e real. Uma criança foi ao pediátrico a Coimbra uma série de vezes a pensar que era virose. Nunca foi medicada devidamente. Até que a mãe em desepero de causa foi ao médico pediatra particular da criança e explicou a situação. O médico explicou que caso os médicos que se encontram no Hospital Pediátrico o tivessem medicado correctamente estes teriam sido alvo de processos internos e más avaliações de desempenho dado estarem a causar gastos a mais ao Ministério da Saude. A criança neste momento encontra-se a recuperar bem, graças á correcta medicação que este médico passou.

                          Como se pode ver existe muitas maneiras de terrorismo psicológico!

                          Comentário


                            #43
                            Penso que é interessante transcrever para o fórum a evolução exponencialmente positiva do movimento iniciado com esta petição:

                            Carlos amigos e colegas.
                            Ontem foi realizada a reunião que se revelou um sucesso pelas diversas razões entre quais se destacam a quantidade de participantes, a diversidade de sectores interligados mas de áreas de negócio diferentes e principalmente o curto período de tempo para mobilização num local de difícil aceso para muitos (por ser tão longe e ainda por cima numa 5ªfeira).
                            TODAS as pessoas estão de PARABÉNS!, tenham sido participantes ou atentos a Km de distância. Os telefonemas foram sempre mais que muitos e por pouco dificultava a concentração do orador de serviço.Tivémos os orgãos de comunicação social que deixaram um rasto de notícias em vários locais que abaixo descrimino (a RTP é video):

                            Forum: http://foruns.iol.pt/jforum/posts/li...64.page#150743

                            http://www.autohoje.com/index.php?op...4935&Itemid=54

                            http://news.automotor.xl.pt/?s=12&n=21876&nivel=3

                            http://da.online.pt/news.php?id=164584

                            Video: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php...381494&tema=29

                            http://www.carros.pt/blog/foi_criado..._isv_2009/1244

                            Pertence à TVI e tem muitos comentários:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/...30260&main_id=

                            Queria, no entanto, voltar um pouco atrás e deixar algumas notícias que são importantes e que nos possibilitaram ir para a reunião em Vila Real com um enorme conforto psicológico e deram ânimo à luta:

                            Na 2ªfeira conversei com o Sec.Geral da ANECRA (Dr. Jorge Neves da Silva) pedindo o apoio, mas foi na 3ªfeira de noite que o confirmou.Teve a amabilidade de na 5ªfeira voltar a reconfirmar o total apoio disponibilizando-se para ajudar na luta que se adivinhava;
                            Com uma colega (à qual agradeço, pois soube pôr de parte os problemas concorrênciais que nos separam- obrigado!) conseguimos marcar uma reunião à última da hora com o Sec.Geral da ACAP (Dr. Helder Pedro) que foi muito simpático, bem como a advogada que o acompanhou. Infelizmente (já se esperava) não foi muito largo em palavras de apoio à nossa área, mas mostrou preocupação e afirmou estar do nosso lado no que diz respeito aos aumentos "loucos" dos impostos como um mal social;
                            Na 5ªfeira às 9.00 (conseguimos juntar 5 colegas e um importador) e estivemos com o Presidente do ACP (Dr. Carlos Barbosa) que foi imprescindível para a nossa luta, disponibilizando o apoio jurídico (o nosso advogado falou com a advogada do ACP e trocaram ideias fundamentais para a reunião). O departamento de comunicação que foi cedido para conseguir divulgação mediática foi também essencial. Podemos dizer, sem dúvida, que este apoio nos garantiu 50% da vitória.Queria agradecer ao meu grande amigo Manuel que conseguiu esta reunião em cima da hora;
                            Ainda fomos à Direcção-Geral das Alfândegas tentar obter considerações sobre o que estavamos a tentar conseguir, mas não houve possibilidade de falar com a Dra. Fernanda Alves;
                            Ainda fomos à ANTRAM (transportadoras) pedir o Apoio do Sec.Geral (Dr. Abel Marques) que foi muito atencioso e se prontificou a obter o apoio da APAT (transitários), mas não houve contacto possível. Deu-nos força nas nossas diligências;
                            Hoje recebi um email do PSD e CDS a confirmar que já tiveram conhecimento desta situação mantendo-se atentos. O Francisco Louçã já tinha escrito mas foi mais vago;
                            Durante esta semana estivémos sempre em contacto com alguns orgãos de comunicação social a tentar obter esclarecimentos sobre o que se pretende.

                            Em relação aos resultados e conclusões práticas desta reunião:
                            Ficámos cientes da grandeza do Movimento (agradecemos a todos os participantes, com grandes empresas e associações altamente representadas) isto é que nos dá a força necessária;
                            Foram criadas algumas soluções legais para obtermos os nossos objectivos em tempo útil:
                            Foi criada uma comissão técnica para desenvolver todo um conjunto de informação necessária;
                            Foi criado um comunicado final que depois se transformou num abaixo-assinado, pois é o rumo mais rápido de conseguirmos o que pretendemos;
                            Irá ser criada uma Associação que representará exclusivamente os importadores automóveis e agentes aduaneiros;
                            O último ponto não será útil para o objectivo existente, pois não há tempo, mas que irá ser criado para evitar que de futuro novas situações semelhantes aconteçam. Os objectivos desta Associação irá ser mais tarde organizada e divulgada.
                            O 2ºponto será importantíssimo, pois o abaixo-assinado (que segue em anexo) tem de ser assinado pelas empresas e pessoas do sector e enviadas por fax para os números lá mencionados, pois só assim terá efeito jurídico. Esse abaixo-assinado, juntamente com outra informação compilada pela comissão técnica, irá culminar numa deslocação a Lisboa para ser entregue ao Sec. de Estado dos Assuntos Fiscais (Dr. Carlos Lobo) para que possa fazer efeito ainda neste orçamento rectificativo previsto para a próxima semana.
                            Se nada disto resultar, teremos uma nova reunião em maior força.
                            Se tudo o que nós almejamos forem alcançados, conseguiremos algo nunca antes conseguido em tempo recorde, sem associativismo ou sindicalismo, pois é um Movimento de pessoas que lutam pela sua subsistência.
                            Queria voltar a deixar uma palavra de agradecimento a todos os envolvidos nisto (principalmente ao Comandante João Correia, que nem tempo para jantar teve, sempre a colher ideias, apoios e informações) e esperar que ninguém baixe os braços, pois ainda estamos a meio, falta o resto!
                            Haja esperança e luta!


                            NOTA: peço que todos assinem o abaixo-assinado e enviem por fax e tentem divulgar o documento, para conseguir a quantidade necessária até 2ªfeira.Agradecemos também que enviem os emails dos assinantes para os pôr ao corrente.

                            Cumprimentos a todos.

                            José Carlos Sanches
                            932338933
                            www.autodoc.pt
                            lisboa@autodoc.pt
                            setubal@autodoc.pt

                            Comentário


                              #44
                              Não assinei por duas razões:

                              1ª Não assino nada criado por uma empresa de importação de veículos que lucra com o negócio de compra/venda paralela, não gera qualquer tipo de riqueza (comparando com as representações oficiais) nem tem qualquer tipo de vantagem competitiva para o País.

                              2º Não faz sentido valorizar a importação paralela com descontos sobre ISV consoante a idade do veículo, faz sentido sim baixar o ISV para matriculas novas em Portugal. Para quê valorizar o mercado de usados dos outros países? Faz algum sentido isso? Se tivessemos carros mais baratos escusávamos de ajudar os alemães a pagarem os carros deles.

                              Comentário


                                #45
                                Eu vi uma reportagem que penso ter sido sobre este assunto, noutro dia.
                                Sinceramente achei o mesmo que achei da petição, uma vergonha.

                                Basicamente, são uma série de empresários que se dedicam quase exclusivamente à importação e que estão a dizer ao Governo para por favor não lhes tirarem a mama... vergonhoso.

                                Redes de enriquecimento ilícito e de fraude na comercialização de usados se calhar com esta medida reduzem bastante a sua existência e influência e se para isso servir, para mim serve muito bem. Já era tempo.

                                Ou pq é que pensam que estão todos tão aflitos e "preocupados" com as pessoas que agora não poderão comprar os seus carros ?? Pq a comercializar usados de forma normal e lícita se calhar não se safam....

                                Tb vi alguns preocupados por terem carros "em casa" que pagavem pouco imposto e passaram a pagar muito (tipo 4x mais)... mas então não sabem que quando um carro entra no país têm 30 dias para dar entrada do processo de legalização ?? Já desde Outubro que isto se sabia, portanto, há poucas desculpas... Ah, mas pronto é verdade... esta era só mais uma das situações ilícitas que se encontravam amiúde... paciência... se tivessem cumprido a lei, não havia problema.

                                Como disse o colega anterior, importante é acabar com os impostos, não favorecer a importação.

                                Para mim, acabasse o ISV ainda assim se justificaria um imposto à importação, mas pronto isso tb é proibido pela comissão europeia, por isso deve ser só em sonhos.

                                Comentário


                                  #46
                                  Estamos a 16.01 e os preços dos usados nacionais para revenda já subiram 10-20%, resultado do fim dos usados importados a pressionar os preços para baixo. Quem vai pagar a diferença? Os consumidores, é o brilhante resultado de fechar o mercado.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por kruz Ver Post
                                    Estamos a 16.01 e os preços dos usados nacionais para revenda já subiram 10-20%, resultado do fim dos usados importados a pressionar os preços para baixo. Quem vai pagar a diferença? Os consumidores, é o brilhante resultado de fechar o mercado.
                                    andas a dizer isso em todo o lado......acho que um post bastava, e já que andas a espalhar isso aos 4 ventos ao menos mete o link onde leste isso.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por kruz Ver Post
                                      Estamos a 16.01 e os preços dos usados nacionais para revenda já subiram 10-20%, resultado do fim dos usados importados a pressionar os preços para baixo. Quem vai pagar a diferença? Os consumidores, é o brilhante resultado de fechar o mercado.
                                      Qual a fonte credível que anunciou esses cálculos ?

                                      Como foram obtidos ?

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                                        #49
                                        Alguém me sabe dizer qual vai ser o aumento do ISV em 2010?

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                                          #50
                                          Originalmente Colocado por nfh Ver Post
                                          Alguém me sabe dizer qual vai ser o aumento do ISV em 2010?
                                          E adianta alguma coisa saber?

                                          Se existir, vamos inchar com ele, com ou sem protestos...


                                          Saber já só nos serve para sofrer de véspera, como o peru...

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                                            #51
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                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                              E adianta alguma coisa saber?

                                              Se existir, vamos inchar com ele, com ou sem protestos...


                                              Saber já só nos serve para sofrer de véspera, como o peru...
                                              Só compra carros novos quem quer.


                                              Eu acho que deveria é existir um movimento para se deixar de comprar carros novos.


                                              Queria ver a reacção do nosso governo a sentir isto no seu pêlo.

                                              Comentário


                                                #53
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                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                  Isso é que era...e bastava um semestre...mas...não vejo isso a acontecer nem pouco mais ou menos..
                                                  Óbvio que não vai acontecer até porque temos sempre as frotas de empresas, rent a car etc etc

                                                  Além de que quem pode pode e não vai deixar de ter carro novo por isto, infelizmente diga-se.

                                                  E não não tenho nada contra quem possa comprar carros novos só queria é que o governo senti-se a falta da galinha dos ovos de ouro. Nem que fosse, como dizes, por um semestre.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    se não comprassem carros durante 6 meses, iam depois comprar o dobro dos carros nos 6 meses seguintes.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Assinar uma petição para aumentar as importações?! Não concordo.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Acho bem os impostos sobre veículos e combustíveis como estão.
                                                        O carro é um luxo, e como toda a gente foge aos impostos, o estado vai buscar €€ onde o pessoal não pode fugir.
                                                        Mais uma vez, se há lugar par aumentar os impostos é nos veículos, em vez de comprarem um 320d ou um Golf comprem um Punto que já chega e sobra, quem quer luxo paga.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Fumega Ver Post
                                                          Acho bem os impostos sobre veículos e combustíveis como estão.
                                                          Discordo. A fiscalidade sobre a gasolina e gasóleo devia ser igual, pois não faz sentido nenhum andar a penalizar os carros a gasolina, que até são menos poluentes.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Fumega Ver Post
                                                            Acho bem os impostos sobre veículos e combustíveis como estão.
                                                            O carro é um luxo, e como toda a gente foge aos impostos, o estado vai buscar €€ onde o pessoal não pode fugir.
                                                            Mais uma vez, se há lugar par aumentar os impostos é nos veículos, em vez de comprarem um 320d ou um Golf comprem um Punto que já chega e sobra, quem quer luxo paga.
                                                            Comprar um Punto? Isso é luxo. Andem de Dacia que serve perfeitamente para o efeito!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              já está assinado!

                                                              Comentário

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