Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal, qual é mais fácil de domar: FWD ou RWD?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Para mim é mais facil deslizar com o RWD que com o FWD, mas quando acontece com o FWD, é muito mais dificil de controlar.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por RPM Ver Post
      Obrigado, de aplaudir o teu sangue frio e o comportamento progressivo do carro. Nesse caso a curva à direita foi uma benesse, pois uma eventual chicotada ajudava-te a fazer a curva em vez de te mandar para o exterior.
      O problema é estava na parte esquerda da estrada, ou seja estava próximo do rail a preparar para a curva à direita quando a traseira começou a sair. Se tivesse perdido completamente a traseira tinha batido sem qualquer duvida. E sim a curva à direita permitiu que tivesse mais espaço para contrabrecar para aquele lado.
      Foi algo rápido que não dá para sentir muito medo, tive mais medo depois quando pensei sobre. É muito verdade que não conseguimos controlar todos os factores na estrada e que a sorte conta muito também...

      Comentário


        #93
        Num FWD só consigo controlar benzito quando foge a frente.
        Quando vejo que não agarra (e quando tenho tempo) a minha última hipótese é o travão de mão e acelero, e o carro cruza.
        Fico virado, mas não bato.
        Obviamente que isto é em velocidades relativamente baixas. Nada de AE's e coisas do género.
        Até porque nunca fiz um carro derrapar intencionalmente no meio de outros carros e pessoas.
        Sempre em sítios isolados e considero bom fazer isto para quando surgir uma altura de aperto sabermos o que fazer.

        Comentário


          #94
          Mais uma discussão do sexo dos anjos para começar 2009

          Sou muito da opinião do Corsa1200Sport...depende de inumeras variáveis que não só a tracção do carro.

          Depende principalmente da distribuição de pesos, dos pesos absolutos, e do momentum/deslocação "virtual" do peso do carro...para o que se vê neste video.

          O local deve ser muito parecido com um que eu faço agora diariamente a vir do trabalho...rotunda improvisada ali perto das piscinas do estádio nacional, com piso molhado...é impossível não patinar ali

          Até há 1 ano sempre tive FWD, e lembro-me por exemplo no CTR, que em curvas de apoio tirar o pé...significava fugir de traseira, sempre. O setup de suspensão assim o designava.

          O controlo aí era relativo, se estivesse à espera, até era bom e tal...ajuda a inserir o carro. Mas como não sou nenhum piloto, quando não esperava o chicote dáva cá um cagaço e a sensação de impotência maior.

          Agora ando de mx-5...é muito giro quando estamos nas calmas, é fácil de fazer fugir quando e quanto queremos e tal...

          Mas quando tenho pressa, e principalmente em piso de fraca aderência...é um stress. Já houve noites que parei a ver se não tinha algum pneu em baixo

          Comentário


            #95
            Só para acrescentar 2 pontos:

            - Quando o nível de aderência, mais especificamente na tal rotunda, é muito mau...o mesmo mx5 à entrada foge sempre e completamente de frente!!!

            Aliás comecei assim, não esperava o piso, ia depressa demais, virei e a frente não obedeceu...a diferença é que em 2ª com um toque de acelerador e muda completamente...ao ponto de fazer mais umas vezes só para confirmar

            - Onde é fácil de aperceber e controlar um pouco estas coisas, é num trackday...aí com espaço e segurança, acabei finalmente por deixar um pouco asas ao acelerador e vi que de facto é mais simples do que parece as saídas de traseira:

            De inicio, e o pessoal dos cafés sabe-o, não acertava (não quer dizer que agora acerte mas deixei-me de tentar em sitios mais apertados/menos seguros) e como a meio do slide tirava o pé...ficava sempre virado ao contrário

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
              Desculpa, mas estás-me a confundir...
              A aceleração normal aponta para o centro da trajectória e não para a frente do veículo.
              Essa é a tangencial.
              Daí que a aceleração normal me pareça a importante dado até que é igual à velocidade ao quadrado a dividir pelo raio da trajectória. (isto das físicas..)
              O factor potência pode ser importante para definir a velocidade (não é bem assim, mas é quase).
              Portanto, se a velocidade for maior e desde que o carro agarre, a aceleração normal será também maior, logo a tal força G também.
              Ei, esquece!eu é que nem reparei no erro que estava a cometer!

              De qualquer modo estamos a chegar a um ponto comum! interessa a potencia do carro para ajudar, em curva, imprimir aceleração normal (visto as rodas direcionais estarem apontadas para o interiro da curva). Mas acima de tudo é necessário que o chassi seja bom, para conseguir curvar.ou seja, para conseguir manter a aceleração normal o mais alto possivel. Mas a aceleração não depende só da velocidade, porque quando menor for o raio da curvatura que o carro conseguir fazer, também maior é essa aceleração. E como existem muitas variaveis nos carros, a definir a velocidade, capacidade de curvar, limites de aderencia, tudo o que falamos aqui é bastante teorico para definir um só motivo ou o principal motivo para um carro ter muita aceleração normal...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                Em que situação é que a traseira saiu e como é que endireitaste?
                Estou sempre pronto a aprender com as experiências dos outros.
                Nos cursos de condução aprende-se que nessas situações (FWD apenas), viras o volante no sentido da deriva e carregas na embraiagem, ao mesmo tempo. Assim não provocas movimentações de massas, por efeito do motor, nem por efeito dos travões. Depois só tens de esperar que a velocidade diminua, para teres aderência total. Ou então (se tiveres espaço), alivias o angulo do volante e aceleras, de modo a que a frente puxe a traseira e a coloque na trajectória correcta. Mas isto é teórico...se conseguires rezar ao mesmo tempo, pode ajudar!

                Comentário


                  #98
                  Bem, eu estive a ler, já tinha alguma teoria, mas prática nem tostão.
                  Noto que alguns de vós já percebem na prática, eu depois do que vou relatar a seguir, prefiro andar devagar e ter muito cuidado, pois tenho medo de não conseguir dominar, mas gostava, pois faz-nos bem saber, não sabemos o dia de amanha.. Já vi muito boa gente que perde o controlo ao passar num lençol de agua e nem vao depressa, mas no entanto perdem o controlo completo mesmo depois do lençol de agua.

                  Eu já tive uma saída de estrada assim como já referiram. Numa peugeot 307 break, curva a esquerda, a traseira soltou-se e ultrapassou-me pela direita, ficando eu virado em sentido contrário, parado pela "valeta" que tinha do meu lado. Confesso que não tinha experiencia, e que hoje tentaria fazer algo, pelo menos da teoria que sei.

                  Acho que fiz o pior, que foi.......... não fazer nada, segurei o volante e como ia devagar esperei que o carro parasse por si porque não sabia o que fazer.

                  Comentário


                    #99
                    Quem disse que os FWD não são divertidos e controlaveis nos limites.

                    http://www.youtube.com/watch?v=-xrNrqgZiFU

                    Viram no inicio do video o Clio Williams com a roda traseira interior no ar, pois essa é a razão pela qual os FWD quando fogem, fogem a serio, pois os limites de aderencia são muito elevados e os FWD só escorregam a velocidades bem mais elevadas que os RWD, logo quanto mais depressa menos tempo temos para evitar o muro. Qualquer RWD naquela curva aquela velocidade já ia todo "empandeirado" a muito tempo.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por André Ver Post
                      Acho que ninguém duvida disso xD

                      Agora a sério...

                      Conduzo um RWD e os dedos de uma mão, mais que chegam (e sobram) para contar os slides que fiz com ele

                      Factos:

                      1. Os RWD são menos user-friendly que os FWD.

                      Estacionamento:

                      São algo irritantes em cidade.

                      Mais difíceis de subir um passeio e não é preciso que seja mais que alguns centímetros.

                      É muito fácil pô-los a deslizar pelo passeio, particularmente na bela calçada portuguesa...

                      Nomeadamente se se meter de frente.

                      De trás, a diferença é menos marcada mas o facto de as rodas que viram não serem as de tracção, mesmo entrando neste caso para o passeio "pelo lado da tracção" nunca é tão fácil de subir como um FWD.

                      Num campo teórico de utilização perfeita isto não é um "problema", mas na vida real diminui alguma versatilidade de utilização para o utilizador comum, como é evidente.

                      Outra coisa em que se nota uma ligeira diferença face a um FWD é quando se passa a baixa velocidade e em aceleração naqueles "desníveis" metálicos (normalmente no início de viadutos/pontes e no final dos mesmos).

                      Fazer marcha-atrás em subidas é mais atrofiante também.

                      De referir um senão que pode variar entre RWDs mas que a maioria "sofre": geralmente a carroçaria é mais rebaixada.

                      No meu, por exemplo, é muito fácil raspar e bater com a porção mais inferior do pára-choques dianteiro naqueles marcos de cimento de alguns centímetros num estacionamento de frente/espinha.

                      Obviamente que um SUV RWD não sofre disso, mas um sedan geralmente sim.

                      Mais uma vez, menor versatilidade de utilização/maior necessidade de cuidado.

                      Chuva:

                      Com a evolução das tecnologias de apoio à condução (ESP fundamentalmente), um RWD, numa condução normal por mais ensopada que esteja a estrada, é tão seguro como um FWD, na minha opinião.

                      Mais do que o factor RWD ou FWD, conta muito mais o tipo de pneus que se tem e o set-up da suspensão.

                      Areia:

                      Devem estar a perguntar-se porque raio falo aqui em "areia".

                      Costumo ir ao Guincho. Quem conhece sabe que a estrada está invariavelmente coberta com alguma areia e chega mesmo a ter pequenas zonas de areia acumulada.

                      É estritamente proibido parar o carro em cima de alguma areia, em pára-arranca.

                      Um FWD, derrapa, mas sai com grande controlo, veja-se, facilidade.

                      Um RWD? Patina, patina, patina e sai...com muito pouco controlo.

                      Eu já estou habituado e como tal paro sempre antes (e isso vale, por vezes, alguns apitos de pessoal que não percebe...), mas não é raro ver pessoal com RWDs a cometer o "erro" de parar o carro em cima de areia ...e depois para sair...vêem-se gregos...

                      Neve:

                      Já o levei para os Pirenéus e como tal tive toda uma experiência de 1 semana a conduzir em estradas com alguma neve aqui e ali.

                      Mais difícil de controlar que um FWD, notoriamente no arranque, passando-se o mesmo que ocorre na areia.

                      Em estrada aberta com alguma (pouca) neve não existe diferença assinalável.

                      2. Pontos positivos do RWD:

                      Sentir a "força" nas costas:

                      Estar a ser empurrado dá uma sensação diferente (a meu ver melhor) de estar ser puxado.

                      Esse efeito não se nota em cidade por aí além, mais em estrada aberta.

                      De notar que em subidas inclinadas (rampas de garagem, por exemplo) a sensação de controlo e "facilidade" de subida é maior.

                      Saída de curvas:

                      Em condução mais agressiva, a diferença é assinalável.

                      Nada de slides e coisas do género (para isso é preciso um nível de provocação insensato na via pública a meu ver e até um nível de relação peso/potência que a grande maioria dos RWDs não têm para que seja "fácil" fazê-lo).

                      Numa estrada normal, o que se sente é o carro a seguir por um carril imaginário, num movimento muito mais "equilibrado" e controlado: sensação de segurança superior.

                      Junte-se uma invariável melhor distribuição de pesos entre os dois eixos (mesmo que não seja 50/50, 99% dos RWDs têm melhor distribuição do que os FWDs equivalentes) e o feeling do movimento do carro é diferente...para melhor.

                      Em condução normal, junta-se a tal força nas costas e uma saída impecavelmente "limpa", o carro vai para onde nós queremos, não para onde ele pode face ao que nós queremos...

                      Conclusão das conclusões:

                      FWD - versatilidade/facilidade de utilização para condução normal.

                      Junte-se os mais baixos custos de produção e o melhor packaging que possibilita e percebe-se PERFEITAMENTE o porquê da maioria dos carros serem FWD.

                      RWD - comportamento mais envolvente e mais controlável nos limites. Maiores limitações de ordem prática e em condições atmosféricas difíceis.

                      Opinião pessoal?

                      RWD só compensa para quem gostar e souber conduzir, sendo a meu ver um imperativo (ou então o 4WD) para se aproveitar o andamento de motores com um nível de potência elevado.

                      Para a maioria dos condutores (muitos deles nem sabe que rodas possuem tracção quanto mais...) e no nível de potência "comum", não acrescenta nada por aí além. Só retira em termos práticos.
                      Muito Bom Mesmo!!!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                        Quem disse que os FWD não são divertidos e controlaveis nos limites.

                        http://www.youtube.com/watch?v=-xrNrqgZiFU

                        Viram no inicio do video o Clio Williams com a roda traseira interior no ar, pois essa é a razão pela qual os FWD quando fogem, fogem a serio, pois os limites de aderencia são muito elevados e os FWD só escorregam a velocidades bem mais elevadas que os RWD, logo quanto mais depressa menos tempo temos para evitar o muro. Qualquer RWD naquela curva aquela velocidade já ia todo "empandeirado" a muito tempo.
                        Com que entao os FWD têm limites mais elevados em curva?

                        A malta que faz carros desportivos está toda enganada então, ao fazê-los com tracção traseira. Talvez a F1 também devesse ser de tracção dianteira, para aumentar a velocidade de passagem em curva.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por André Ver Post
                          Sentir a "força" nas costas:

                          Estar a ser empurrado dá uma sensação diferente (a meu ver melhor) de estar ser puxado.
                          Isso já são gostos pessoais. lol Há muita gente que gosta de empurrões.

                          Comentário


                            Mais do que a sensação de ser empurrado, o que gosto nos RWD é que em aceleração não sinto a frente a levantar.
                            Nos carros franceses que tive, com suspensões mais moles, um arranque em 1ª a fundo significava a frente a levantar em direcção ao céu, muitas vezes as rodas em vez de chiar até saltitavam ouvindo-se uma espécie de "tan tan tan" das rodas a bater na estrada.
                            Nos carros RWD um arranque numa mudança de força implica saír-se disparado como uma seta (a tal sensação de ser empurrado) mas sem aquele levantar da frente, uma pessoa continua a ver a estrada e tudo, não fica a olhar para as nuvens (estou a exagerar mas percebe-se o que quero dizer).

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                              Com que entao os FWD têm limites mais elevados em curva?

                              A malta que faz carros desportivos está toda enganada então, ao fazê-los com tracção traseira. Talvez a F1 também devesse ser de tracção dianteira, para aumentar a velocidade de passagem em curva.
                              Também, já li aqui de tudo...é ano novo

                              Uma coisa é verdade, pelo menos para mim que sou maçarro , fazia estradas de serra que conheço bem mais depressa com o CTR FWD do que com o MX5 RWD -> e não tem nada a ver com a potência, que até é a descer...é o factor cagaço e simplicidade

                              Mas vi por exemplo no autódromo que com espaço e calma é possível coisas com um rwd bem equilibrado que pouco se pensa...a capacidade de saír das curvas...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por André Ver Post
                                Sentir a "força" nas costas:

                                Estar a ser empurrado dá uma sensação diferente (a meu ver melhor) de estar ser puxado.
                                O que eu noto mais, e no BMW noto o mesmo, é a precisão e o feedback da direcção no RWD visto que as rodas da frente só têm de lidar com a direcção...é espantoso

                                Comentário


                                  Já agora deixo aqui um video sobre esta temática (Top Gear):
                                  http://www.youtube.com/watch?v=jV18ZBXwwYM

                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                    Já agora deixo aqui um video sobre esta temática (Top Gear):
                                    http://www.youtube.com/watch?v=jV18ZBXwwYM

                                    Cumprimentos
                                    É um óptimo video

                                    Mas é o Fifth Gear e a Vicky

                                    Faço minhas as palavras dela, de facto o ideal parece-me RWD com controlo de tracção desligável para prevenir alguns sustos no dia-a-dia e curtir quando queremos.

                                    De qualquer forma, tendo um RWD sem nenhuma ajuda além do ABS, o que tenho visto (felizmente) é o que ela refere no teste com os animais...porque as rodas da frente estão sempre bem, desde que a aceleração seja constante, o carro acaba por ir para onde estamos a apontar

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                      Mas é o Fifth Gear e a Vicky
                                      Como o vídeo era com carros antigos calculei que o vídeo ainda fosse da época em que ela apresentava o Top Gear, visto que o Fifth Gear é mais recente.

                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                        Como o vídeo era com carros antigos calculei que o vídeo ainda fosse da época em que ela apresentava o Top Gear, visto que o Fifth Gear é mais recente.

                                        Cumprimentos
                                        Ela esteve no antigo Top Gear? O Tiff Needell sei que sim...

                                        Se calhar até é...o erro é meu...não tenho a certeza.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                          Ela esteve no antigo Top Gear? O Tiff Needell sei que sim...
                                          Sim, segundo a wikipedia a Vicki entrou para o Top Gear em 1997, e foi para o Fifth Gear no lançamento em 2002.
                                          Como o vídeo mete as versões pré-restyling de Serie 3, A4 e 156 calculei que o vídeo fosse do tempo do Top Gear.
                                          Infelizmente no vídeo não mencionam o nome do programa, portanto fico na dúvida como tu

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                            Com que entao os FWD têm limites mais elevados em curva?

                                            A malta que faz carros desportivos está toda enganada então, ao fazê-los com tracção traseira. Talvez a F1 também devesse ser de tracção dianteira, para aumentar a velocidade de passagem em curva.
                                            Mais um concorrente ao post mais parvo do ano.

                                            Não sei como é que alguém já anda por cá a tanto tempo ainda não sabe que os FWD se dão mal com potencias elevadas, por isso os carros com grandes potencias sejam de competição ou não todos FWD ou AWD.
                                            Ou seja a escolha da transmissão nada tem a ver com a eficacia em curva mas sim com as limitações tecnicas dos FWD e lidar com potencias elevadas

                                            Comentário


                                              Então se há limitações técnicas com a potencia é porque os FWD lidam pior com a potencia, logo pior velocidade de passagem em curva, ou estou a supor mal?
                                              Já agora, como consegues supor que um FWD de 180cvs vs um RWD de 180, o FWD tem velocidades de passagem em curva superior?

                                              Nota: Estou a falar de FWD e RWD, mas toda a estrutura FWD ou RWD está assumida. Ainda hoje estava a falar com alguém que tinha um FWD e bateu numa curva porque lhe parecia que ia seguro...

                                              Comentário


                                                Muito bom tema!!

                                                Tenho experiencia em FWD e RWD, mas parece me que os FWD sao carros mais praticos e funcionais para o dia a dia, sem desprezar os RWD, no entanto os FWD sao mais dificeis de provocar situaçoes fora de controle, embora quando aconteça seja menos facil gerir.
                                                Ao contrario dos RWD que se consegue provocar e controlar com mais facilidade...

                                                Os FWD depois de perder a frente faz-se o que ja aqui foi dito, desacelerar e aliviar direcçao, e tambem se reza...
                                                Quando la vai a traseira parece me dificil evitar as ressacas/chicotadas, pois a sensibilidade é menor...

                                                Nos RWD a frente é mais firme e a traseira mais facil de agarrar...


                                                Quero frisar que estou me a referir genericamente aos RWD e FWD e a falar de condutores que tenham o minimo de conhecimentos teoricos e/ou praticos sobre conduçao.


                                                (Em relação aos conhecimentos teoricos/praticos saliento que na minha escola de conduçao nunca me falaram nestes termos: subviragem, sobreviragem, contra-brecagem, etc. Tal como aconteceu comigo, deve acontecer com muuuito mais gente. A minha irma tem carta ha mais anos que eu e nao faz a minima ideia do que seja uma contra brecagem ou como faze-la...
                                                Bem mas isto ja dava conversa para outro topico...)

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                  Muito bom tema!!

                                                  Tenho experiencia em FWD e RWD, mas parece me que os FWD sao carros mais praticos e funcionais para o dia a dia, sem desprezar os RWD, no entanto os FWD sao mais dificeis de provocar situaçoes fora de controle, embora quando aconteça seja menos facil gerir.
                                                  Ao contrario dos RWD que se consegue provocar e controlar com mais facilidade...

                                                  Os FWD depois de perder a frente faz-se o que ja aqui foi dito, desacelerar e aliviar direcçao, e tambem se reza...
                                                  Quando la vai a traseira parece me dificil evitar as ressacas/chicotadas, pois a sensibilidade é menor...

                                                  Nos RWD a frente é mais firme e a traseira mais facil de agarrar...


                                                  Quero frisar que estou me a referir genericamente aos RWD e FWD e a falar de condutores que tenham o minimo de conhecimentos teoricos e/ou praticos sobre conduçao.


                                                  (Em relação aos conhecimentos teoricos/praticos saliento que na minha escola de conduçao nunca me falaram nestes termos: subviragem, sobreviragem, contra-brecagem, etc. Tal como aconteceu comigo, deve acontecer com muuuito mais gente. A minha irma tem carta ha mais anos que eu e nao faz a minima ideia do que seja uma contra brecagem ou como faze-la...
                                                  Bem mas isto ja dava conversa para outro topico...)
                                                  O teu parentises é muito importante.

                                                  Nem sei se isso se dá nas escolas de condução.
                                                  Ainda hoje vi alguém a andar a baloiçar numa astra van em plena falperra... estava a ver a coisa mal parada, eu vinha atrás num RWD, e não me mexi! :P

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                                    Então se há limitações técnicas com a potencia é porque os FWD lidam pior com a potencia, logo pior velocidade de passagem em curva, ou estou a supor mal?
                                                    Já agora, como consegues supor que um FWD de 180cvs vs um RWD de 180, o FWD tem velocidades de passagem em curva superior?

                                                    Nota: Estou a falar de FWD e RWD, mas toda a estrutura FWD ou RWD está assumida. Ainda hoje estava a falar com alguém que tinha um FWD e bateu numa curva porque lhe parecia que ia seguro...
                                                    Estás a supor mal porque os FWD só lidam mal com potencias elevadas.

                                                    Põem um FWD e um RWD num lago gelado, ves logo quem anda mais e quem curva mais rapido.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                                      Já agora deixo aqui um video sobre esta temática (Top Gear):
                                                      http://www.youtube.com/watch?v=jV18ZBXwwYM

                                                      Cumprimentos
                                                      Eu gostava de ver o BMW a desviar-se do boneco sem o controlo de tracção ligado.

                                                      Comentário


                                                        Eu ainda estou a falar em estradas e não em situações de atrito nulo ou muito perto de nulo!

                                                        Quanto ao teu post seguinte, engraçado que nesse teste nota-se que o BMW é o que menos uso do ESP faz...
                                                        Porque será que o ESP trabalha menos nas mesmas situações em carros RWD e FWD?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                          Muito bom tema!!

                                                          Tenho experiencia em FWD e RWD, mas parece me que os FWD sao carros mais praticos e funcionais para o dia a dia, sem desprezar os RWD, no entanto os FWD sao mais dificeis de provocar situaçoes fora de controle, embora quando aconteça seja menos facil gerir.
                                                          Ao contrario dos RWD que se consegue provocar e controlar com mais facilidade...

                                                          Os FWD depois de perder a frente faz-se o que ja aqui foi dito, desacelerar e aliviar direcçao, e tambem se reza...
                                                          Quando la vai a traseira parece me dificil evitar as ressacas/chicotadas, pois a sensibilidade é menor...

                                                          Nos RWD a frente é mais firme e a traseira mais facil de agarrar...


                                                          Quero frisar que estou me a referir genericamente aos RWD e FWD e a falar de condutores que tenham o minimo de conhecimentos teoricos e/ou praticos sobre conduçao.


                                                          (Em relação aos conhecimentos teoricos/praticos saliento que na minha escola de conduçao nunca me falaram nestes termos: subviragem, sobreviragem, contra-brecagem, etc. Tal como aconteceu comigo, deve acontecer com muuuito mais gente. A minha irma tem carta ha mais anos que eu e nao faz a minima ideia do que seja uma contra brecagem ou como faze-la...
                                                          Bem mas isto ja dava conversa para outro topico...)
                                                          Nos RWD também se reza e de que maneira,
                                                          A frente dos FWD não se vai embora assim de maneira tão brusca com se diz, geralmente basta aliviar o acelerador que o carro volta a ganhar aderencia.
                                                          Nas saídas de traseira também não é complicado basta manter ou acelerar ainda mais e contrabrecar.

                                                          Olha que existem muitos RWd que a frente não é assim tão firme quanto isso e a traseira teima em empurrar a frente e o carro vai a direito, agarrar a traseira vai depender da sensibilidade do conductor para dosear o acelerador.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                                            Eu ainda estou a falar em estradas e não em situações de atrito nulo ou muito perto de nulo!

                                                            Quanto ao teu post seguinte, engraçado que nesse teste nota-se que o BMW é o que menos uso do ESP faz...
                                                            Porque será que o ESP trabalha menos nas mesmas situações em carros RWD e FWD?
                                                            Os bons fazem a diferença é nas condições dificeis.
                                                            O FWD são mais faceis de controlar, ou seja o seu controlo depende menos da habilidade do conductor, os RWD requerem mais experiencia em situações dificeis.
                                                            Então em pisos de fraca aderencia, quando chove por ex., a coisa ainda se complica mais para os lados dos RWD.

                                                            Porque o BMW tem controlo de tracção e o Alfa não.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                                              Mais um concorrente ao post mais parvo do ano.

                                                              Não sei como é que alguém já anda por cá a tanto tempo ainda não sabe que os FWD se dão mal com potencias elevadas, por isso os carros com grandes potencias sejam de competição ou não todos FWD ou AWD.
                                                              Ou seja a escolha da transmissão nada tem a ver com a eficacia em curva mas sim com as limitações tecnicas dos FWD e lidar com potencias elevadas

                                                              quando vejo bacoradas como a que disseste tenho de ser irónico.

                                                              Obviamente que é um ERRO dizer que um carro FWD tem uma velocidade de passagem em curva superior a um RWD equivalente, simplesmente por causa do esquema de tracção.

                                                              Um lotus elise é um carro rapidíssimo em curva, e não muito potente. Se calhar eles fizeram-no com tracção traseira porque são uns burros e o carro era muito mais rápido em curva com tracção dianteira. Ou um Radical, ou um Caterham...

                                                              Ou talvez um formula ford, ou um formula BMW, com os seus motores potentíssimos de menos de 150cv... só por essa potência desmesurada é que são tracção traseira. Não tem nada a ver com a adequação do layout em termos de eficácia em curva.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X