Ontem já estavam disponíveis no site da acap as vendas de Dezembro e sem grande surpresa os números foram bastante agradáveis.
Não só o nosso mercado acabou por vender mais cerca de 6.000 carros que o previsto, como Dezembro representou uma subida de quase 40% face a 2007.
Ora, mas no bom que isto tem e que permite à maioria das marcas fechar o ano com um balãozinho de oxigénio, vem aí o mau que 2009 provavelmente trará. Porque não tenho qualquer dúvida que nestes número de Dezembro estão muitas compras antecipadas para fugir ao aumento do ISV. Compras essas que se irão reflectir negativamente em 2009, acrescidas das pessoas que não compraram agora, mas que com os novos preços, aliados à perspectiva de um ano difícil, também não vão comprar em 2009 e que acredito sejam muitas.
Ouvi ainda há pouco o responsável da Anecra felicíssimo da vida com os números (na maioria da Europa está a vender-se menos e aqui ao lado em Espanha a quebra total do ano foi de 29%, sendo de 50% em Dezembro), e um bocado a reboque dessas (in)felizes declarações as notícias todas estão a dizer que Dezembro foi um mês fantástico e tal e que afinal a crise ainda não chegou, etc...
Acho isto de uma irresponsabilidade tremenda e de uma falta de oportunismo gritante, um responsável do sector não aproveitar para atacar fortemente a causa principal destes bons resultados que é o descarado e brutal aumento de ISV em 2009. Desta forma até aposto que vamos ver nestes dias o governo a aproveitar estas notícias para se vangloriar um pouco mais.
Se este responsável está feliz da vida com os resultados, não é para estar a ser pessimista, mas não lhe dou 3 meses para estar infeliz pelo mesmo motivo...
Quanto aos números de uma forma geral, como já disse as vendas de ligeiros cresceram 38% face a Dezembro de 2007 e 5,7 o total do ano de 2008 face a 2007. Destaques positivos para a Fiat a crescer 43,4% face a 2007 para quase 10.000 viaturas, a Nissan a crescer 96% para quase 5700 viaturas, a Seat a crescer 32% para mais de 13.000 viaturas e a BMW que pela primeira vez ultrapassa as 10.000 viaturas vendidas em Portugal (cresce 10%).
Outras notas positivas (de crescimento) para a Ford (13%), VW (10%), Audi (13%).
Notas negativas para a Opel a perder 14,5%, Citroen (-4%), Peugeot (-2%), Mercedes (-6.9%) e Toyota (-7.3%).
De resto a Renault mantém-se como líder incontestada, cresce 2,5% e nas marcas mais pequenas há naturalmente números de subida e descida maiores (derivados dos poucos volumes), mas em vez de estar aqui exaustivamente a descrevê-los, deixo a imagem da grelha da ACAP para que possam ver. Bem sei que não se vê grande coisa, se quiserem melhor vejam do site do Auto Informa.
LPDez20082.jpg
http://www.autoinforma.pt/index.php?...d=279&xpto=1&a[]=&a[]=0,,
Não só o nosso mercado acabou por vender mais cerca de 6.000 carros que o previsto, como Dezembro representou uma subida de quase 40% face a 2007.
Ora, mas no bom que isto tem e que permite à maioria das marcas fechar o ano com um balãozinho de oxigénio, vem aí o mau que 2009 provavelmente trará. Porque não tenho qualquer dúvida que nestes número de Dezembro estão muitas compras antecipadas para fugir ao aumento do ISV. Compras essas que se irão reflectir negativamente em 2009, acrescidas das pessoas que não compraram agora, mas que com os novos preços, aliados à perspectiva de um ano difícil, também não vão comprar em 2009 e que acredito sejam muitas.
Ouvi ainda há pouco o responsável da Anecra felicíssimo da vida com os números (na maioria da Europa está a vender-se menos e aqui ao lado em Espanha a quebra total do ano foi de 29%, sendo de 50% em Dezembro), e um bocado a reboque dessas (in)felizes declarações as notícias todas estão a dizer que Dezembro foi um mês fantástico e tal e que afinal a crise ainda não chegou, etc...
Acho isto de uma irresponsabilidade tremenda e de uma falta de oportunismo gritante, um responsável do sector não aproveitar para atacar fortemente a causa principal destes bons resultados que é o descarado e brutal aumento de ISV em 2009. Desta forma até aposto que vamos ver nestes dias o governo a aproveitar estas notícias para se vangloriar um pouco mais.
Se este responsável está feliz da vida com os resultados, não é para estar a ser pessimista, mas não lhe dou 3 meses para estar infeliz pelo mesmo motivo...
Quanto aos números de uma forma geral, como já disse as vendas de ligeiros cresceram 38% face a Dezembro de 2007 e 5,7 o total do ano de 2008 face a 2007. Destaques positivos para a Fiat a crescer 43,4% face a 2007 para quase 10.000 viaturas, a Nissan a crescer 96% para quase 5700 viaturas, a Seat a crescer 32% para mais de 13.000 viaturas e a BMW que pela primeira vez ultrapassa as 10.000 viaturas vendidas em Portugal (cresce 10%).
Outras notas positivas (de crescimento) para a Ford (13%), VW (10%), Audi (13%).
Notas negativas para a Opel a perder 14,5%, Citroen (-4%), Peugeot (-2%), Mercedes (-6.9%) e Toyota (-7.3%).
De resto a Renault mantém-se como líder incontestada, cresce 2,5% e nas marcas mais pequenas há naturalmente números de subida e descida maiores (derivados dos poucos volumes), mas em vez de estar aqui exaustivamente a descrevê-los, deixo a imagem da grelha da ACAP para que possam ver. Bem sei que não se vê grande coisa, se quiserem melhor vejam do site do Auto Informa.
LPDez20082.jpg
http://www.autoinforma.pt/index.php?...d=279&xpto=1&a[]=&a[]=0,,
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