Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tabela da disponibilidade de ligeiros de passageiros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    A mim também não... guardei os meus do tempo da univ.
    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Isso só pode ser errado.

    Ou então o "normalmente" da "chamada de atenção" tem um significado
    diferente no dicionário deles.
    Aproveita e lê os livros.

    Tens a revista? Já a leste?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
      Aproveita e lê os livros.

      Tens a revista? Já a leste?
      Achas? Pensa um pouco:

      1.
      Têm meia-dúzia de carros da marca X.
      Com um azar do caraças, essa meia-dúzia apresentou problemas.
      Compraram mais meia-dúzia para fazerem locação. Sorte: estes dão-se
      bem com o clima e não avariam.
      CONCLUSÃO: aumentou o número de unidades e não desceu no ranking,
      antes pelo contrário.

      2.
      Têm meia-dúzia de carros da marca X.
      Com um azar do caraças, essa meia-dúzia apresentou problemas.
      Algum tempo depois compraram mais meia-dúzia para fazerem locação.
      Entretanto a marca já tinha detectado os problemas e corrigido. A
      nova safra não avaria.
      CONCLUSÃO: aumentou o número de unidades e não desceu no ranking,
      antes pelo contrário.

      Portanto, o "normal" deles (descer no ranking com aumento do número de
      unidades) deve ser diferente do que vem no meu dicionário.

      No meu dicionário o NORMAL é tanto piorar no ranking como melhorar.
      Isto é estatística. 50% para cada lado. 1/2 certos. Sem margem para
      dúvida. Não existe meio termo. Sempre que adicionas uma unidade à
      amostra essa unidade só tens 3 hipóteses:
      1. Não altera o ranking (avaria tanto quanto a média da amostra)
      2. Piora o ranking (tem mais problemas que os que já estão na amostra)
      3. Melhora o ranking (vem com menos problemas que os outros)

      Ou seja, 33% de hipóteses de manter, 33% de melhorar, 33% de piorar.
      Isto é, entre piorar ou melhorar é igual para ambas: 50%.

      Nunca sabes se os novos carros são piores, melhores ou iguais ao que
      já estão na amostragem. NUNCA.

      Dizer que o "normal" é piorar é, no mínimo, ridículo.

      Já agora, que falas dos livros, e já que o JRodrigues não responde, depois
      de ter mandado os outros ler livros de Prob. e Estat., disse esta pérola:

      Situação A:
      Carros -> 2

      Avarias/carro -> 1,2

      Peguem lá nos de matemática e expliquem-me como é que 2 carros têm
      1,2 avarias em média. Foi alguma avaria que avariou, e que não chegou a
      ser sequer meia-avaria? Uma avaria que se resolveu sozinha?

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
        Situação A:
        Carros -> 2
        Avarias/carro -> 1,2

        Peguem lá nos de matemática e expliquem-me como é que 2 carros têm
        1,2 avarias em média. Foi alguma avaria que avariou, e que não chegou a
        ser sequer meia-avaria? Uma avaria que se resolveu sozinha?
        É fácil perceber: um tem uma avaria e o outro tem uma avariazita

        Comentário


          #94
          Malta leiam o 1º post por favor.

          Quanto há relevância da amostragem, é óbvio que não se deve comparar as ocorrências num universo de 100 com as ocorrências em 1'000. Os desvios são diferentes e a distribuição será tudo menos normal.

          Depois existem inúmeros outros factores como o número de km's, o que é que é considerado intervenção (revisão, recall, mariquice do proprietário etc).

          Outro aspecto importante é ter conhecimento a data de produção, pois é sabido que unidades construidas entre o mês tal e tal têm maior probabilidade de apresentarem x ou y problema que só serão corrigidos posteriormente.

          Se uma empresa renovar a frota toda com 320d's (50 carros) e todos vierem com problemas de juventude os resultados serão péssimos, mas se a mesma empresa comprar outros 50 320d's passado 4 anos os resultados poderão ser bastante positivos, dado já terem sido corrigidas as falhas das unidades iniciais.

          "Estatísica para tótós" - quanto menor a amostragem maior o erro.

          Estatística para relembrar quem tem obrigação de saber isto - http://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_normal
          Editado pela última vez por DocJRA; 07 January 2009, 17:20.

          Comentário


            #95
            Este tópico está engraçado.
            Faz lembrar as noites de eleições, quando há partidos que, ao perder votos, inventam 1001 argumentos para dizer que ganharam as eleições

            Comentário


              #96
              Bem, o grau de satisfação dos germânicos face ao pós-venda dos carros, que inclui as intervenções (mas não só) disponibiliza outros números.
              As marcas de carros em que os automobilistas se encontram mais satisfeitos são as seguintes:
              1ª- Mazda
              2ª- Toyota
              3ª- Honda

              Em termos de grau de satisfação do cliente, o trio nipónico tem estado à frente desde à 3 anos.
              A amostra é muito mais significativa do que esta, além de que não existe a influência do patriotismo ou proteccionismo das suas próprias marcas.

              Estes dados nacionais apresentados neste tópico também não deixam de mostrar que quando a amostra é pequena, a fiabilidade dos resultados é menor.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                Malta leiam o 1º post por favor.

                Quanto há relevância da amostragem, é óbvio que não se deve comparar as ocorrências num universo de 100 com as ocorrências em 1'000. Os desvios são diferentes e a distribuição será tudo menos normal.

                Depois existem inúmeros outros factores como o número de km's, o que é que é considerado intervenção (revisão, recall, mariquice do proprietário etc).

                Outro aspecto importante é ter conhecimento a data de produção, pois é sabido que unidades construidas entre o mês tal e tal têm maior probabilidade de apresentarem x ou y problema que só serão corrigidos posteriormente.

                Se uma empresa renovar a frota toda com 320d's (50 carros) e todos vierem com problemas de juventude os resultados serão péssimos, mas se a mesma empresa comprar outros 50 320d's passado 4 anos os resultados poderão ser bastante positivos, dado já terem sido corrigidas as falhas das unidades iniciais.

                "Estatísica para tótós" - quanto menor a amostragem maior o erro.

                Estatística para relembrar quem tem obrigação de saber isto - http://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_normal
                Aproveita e fala de estatistica.

                Há aqui um user que acha, que o universo, também n conta.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                  Achas? Pensa um pouco:

                  1.
                  Têm meia-dúzia de carros da marca X.
                  Com um azar do caraças, essa meia-dúzia apresentou problemas.
                  Compraram mais meia-dúzia para fazerem locação. Sorte: estes dão-se
                  bem com o clima e não avariam.
                  CONCLUSÃO: aumentou o número de unidades e não desceu no ranking,
                  antes pelo contrário.

                  2.
                  Têm meia-dúzia de carros da marca X.
                  Com um azar do caraças, essa meia-dúzia apresentou problemas.
                  Algum tempo depois compraram mais meia-dúzia para fazerem locação.
                  Entretanto a marca já tinha detectado os problemas e corrigido. A
                  nova safra não avaria.
                  CONCLUSÃO: aumentou o número de unidades e não desceu no ranking,
                  antes pelo contrário.

                  Portanto, o "normal" deles (descer no ranking com aumento do número de
                  unidades) deve ser diferente do que vem no meu dicionário.

                  No meu dicionário o NORMAL é tanto piorar no ranking como melhorar.
                  Isto é estatística. 50% para cada lado. 1/2 certos. Sem margem para
                  dúvida. Não existe meio termo. Sempre que adicionas uma unidade à
                  amostra essa unidade só tens 3 hipóteses:
                  1. Não altera o ranking (avaria tanto quanto a média da amostra)
                  2. Piora o ranking (tem mais problemas que os que já estão na amostra)
                  3. Melhora o ranking (vem com menos problemas que os outros)

                  Ou seja, 33% de hipóteses de manter, 33% de melhorar, 33% de piorar.
                  Isto é, entre piorar ou melhorar é igual para ambas: 50%.

                  Nunca sabes se os novos carros são piores, melhores ou iguais ao que
                  já estão na amostragem. NUNCA.

                  Dizer que o "normal" é piorar é, no mínimo, ridículo.

                  Já agora, que falas dos livros, e já que o JRodrigues não responde, depois
                  de ter mandado os outros ler livros de Prob. e Estat., disse esta pérola:

                  Situação A:
                  Carros -> 2
                  Avarias/carro -> 1,2

                  Peguem lá nos de matemática e expliquem-me como é que 2 carros têm
                  1,2 avarias em média. Foi alguma avaria que avariou, e que não chegou a
                  ser sequer meia-avaria? Uma avaria que se resolveu sozinha?
                  N me respondeste. Tens a revista? Já a leste?
                  A conclusão de que quando aumenta a frota de uma marca esta baixa,, é deles, e mete toda a lógica.

                  Além de estares a baralhar a teoria probabilidades, esqueceste-te de um problema.
                  Mais viaturas, significa mais kms, mais kms significa mais intervenções. O que verfica (conheces o termo em probabilidades?) isto? Que o número de inytervenções nos comerciais é maior.

                  Comentário


                    #99
                    Bem, vai ter de ser assim...
                    Para a geral:

                    Prob e Estat 101

                    Enunciado
                    Tens um saco com 20 bolas. 10 pretas e 10 brancas.

                    Problema 1
                    Vais tirar a primeira bola.
                    Qual a probabilidade de ser preta? (fácil)

                    Problema 2
                    Já tiraste 5 bolas, todas pretas. Vais tirar outra.
                    Qual a probabilidade de ser preta? (menos fácil)

                    Problema 3
                    Já tiraste 10 bolas, todas pretas. Vais tirar outra.
                    Qual a probabilidade de ser preta? (mais que fácil, é óbvio)

                    Prob e Estat Vida Real

                    Enunciado
                    Tens um saco (fábrica) com bolas (carros).
                    Não sabes quantas bolas tem o saco (o número varia a cada momento).
                    Nem que seja por isso, muito menos sabes quantas são pretas (avariam)
                    nem quantas são brancas (não avariam).

                    Problema único
                    Vais tirar uma bola (comprar um carro). Qual a probabilidade de ser
                    preta (avariar)?

                    E se te disserem que das últimas 1000 bolas que sairam do saco 700 eram
                    pretas?

                    E se, passado algum tempo, te disserem que depois dessas 1000 sairam
                    mais 200 bolas todas brancas?

                    E se em lugar de apresentarem apenas este tipo de estatística, te
                    apresentarem uma amostragem obtida periodicamente deste tipo:

                    Janeiro: 100 bolas das quais 90 pretas
                    Fevereiro: 100 bolas das quais 88 pretas
                    Março: 100 bolas das quais 85 pretas
                    Abril: 100 bolas das quais 77 pretas
                    Maio: 100 bolas das quais 75 pretas
                    Junho: 100 bolas das quais 70 pretas
                    Julho: 100 bolas das quais 66 pretas
                    Agosto: 100 bolas das quais 60 pretas
                    Setembro: 100 bolas das quais 54 pretas
                    Outubro: 100 bolas das quais 35 pretas
                    Novembro: 100 bolas das quais 0 pretas
                    Dezembro: 100 bolas das quais 0 pretas

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                      N me respondeste. Tens a revista? Já a leste?
                      A conclusão de que quando aumenta a frota de uma marca esta baixa,, é deles, e mete toda a lógica.

                      Além de estares a baralhar a teoria probabilidades, esqueceste-te de um problema.
                      Mais viaturas, significa mais kms, mais kms significa mais intervenções. O que verfica (conheces o termo em probabilidades?) isto? Que o número de inytervenções nos comerciais é maior.
                      Sem comentários...

                      Não tem lógica nenhuma. Nem estatística. Nem probabilidade. Muito menos
                      matemática.

                      É ridículo. Mais viaturas não são mais quilómetros. Simplesmente porque
                      é a média por viatura.
                      20.000 viaturas fazem em média 15.000km por ano. Não é por teres
                      40.000 viaturas que aumenta a média de quilómetros por ano em média.
                      Por isso é que é MÉDIA! Não é TOTAL!

                      Irra...

                      Não tem lógica nenhuma. Ponto.

                      Comentário


                        Por acaso li a revista e discordei da forma como abordaram o tema.

                        Concordo inteiramente com o Nuno.

                        Cumps,
                        Miguel.

                        Comentário


                          Pelo que eu percebi a amostragem são todos os veículos de renting, do universo que são todos os veículos produzidos no mundo com as especificações do mercado português.

                          O que está a ser analisado são o nº de idas às oficinas (independentemente da razão) por carro e marca num certo intervalo temporal e espacial, cujo resultado é apresentado sobre a forma de média.

                          Até aqui tudo bem ? Sim se souberem analisar os resultados tal como eles são apresentados.

                          Pelo contrário, está tudo mal se quiserem transpor estes números para fiabilidade, pois há demasiadas variáveis e influências externas que não estão contabilizadas.

                          É simples, não compliquem.

                          Para que isto fosse um teste de fiabilidade credível teríamos te ter um universo a tender para o infinito, pois só assim conseguiríamos uma distribuição normal. Como tal não é possível há formas de fazer aproximações e testes a aplicar para tirar a limpo a validade destas.

                          Outra necessidade seria a constituição de infinitos sub-grupos que contabilizassem todas as variáveis, desde a data de construção, às condições climatéricas, etc.

                          Mas, mais importante que isso seria chegarmos a um consenso sobre o que é na realidade fiabilidade, pois certamente que nem todos temos a mesma interpretação.
                          Editado pela última vez por DocJRA; 07 January 2009, 18:46.

                          Comentário


                            Meus caros...

                            Só para responder à questão da Normal... o universo não tem que tender para o infinito....

                            Já que amavelmente colocarm o link, eu coloco a citação do teorema...

                            Originalmente Colocado por Wikipedia
                            "toda soma de variáveis aleatórias independentes de média finita e variância limitada é aproximadamente Normal, desde que o número de termos da soma seja suficientemente grande"
                            Ora... 13.000 carros não parece suficientemente grande ? Nem 2 ou 3 mil carros numa determinada marca ?? (atenção que não fala nada de universos, apenas de ocorrências...)

                            Claro que tenderá mais ou menos para uma Normal, com uma aproximação menor ou maior, mas no limite tende para ela...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por fnal Ver Post
                              Meus caros...

                              Só para responder à questão da Normal... o universo não tem que tender para o infinito....

                              Já que amavelmente colocarm o link, eu coloco a citação do teorema...



                              Ora... 13.000 carros não parece suficientemente grande ? Nem 2 ou 3 mil carros numa determinada marca ?? (atenção que não fala nada de universos, apenas de ocorrências...)

                              Claro que tenderá mais ou menos para uma Normal, com uma aproximação menor ou maior, mas no limite tende para ela...
                              O que aprendi (ou pelo menos convenceram-me disso) é que para termos uma amostra que quantificasse toda a realidade com exactidão esta teria de tender para infinito ou ser a totalidade do conjunto.

                              É claro que na vida real fazem-se aproximações com amostragens "grandes" que representam a totalidade. Apenas referi o conceito genérico.

                              Respondendo à tua pergunta, 13'000 é um valor significativo do qual é possível tirar resultados, mas haverá sempre um caso que vai fugir ao intervalo .

                              Agora neste caso prático a amostragem é esta:

                              Nissan 33 veículos
                              Honda 175 veículos
                              Mercedes 1058 viaturas passageiros
                              Ford 2448 " "
                              BMW 1882 " "
                              VW 3756 " "
                              Renault 5392 " "
                              Opel 5330 " "

                              e variável é o nº de idas a oficina por marca.

                              Achas mesmo que dá para concluir alguma coisa relativamente a fiabilidade? Eu não.

                              Até porque falam-se em idas à oficina e não avarias que provoquem a imobilização ou transtorno no uso diário do veículo.

                              PS: posso-te dizer que já fui 3x com o carro à oficina em menos de 1 ano: 1 por um clique irritante no pedal de embraiagem que mal se ouvia com o ruído ambiente, outra para reprogramar porque o CB dava-me erro das luzes quando estas estavam ligadas (devido a ter mudado as lâmpadas originais) e outra porque de um dia parou o outro passou de anunciar 13'000km para a revisão para anunciar 6000. Portanto nesse estudo o meu carro nas minhas mãos ficava pessimamente cotado. Nas mãos da minha mãe não tinha ido lá 1 única vez porque ela não vê quantos km's faltam para a revisão, porque se desse aviso de luzes e elas estivessem ligadas ela nem ligava e porque provavelmente com o rádio e a janela aberta nunca iria ouvir o clique da embraiagem.
                              Editado pela última vez por DocJRA; 07 January 2009, 20:33.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                O que aprendi (ou pelo menos convenceram-me disso) é que para termos uma amostra que quantificasse toda a realidade com exactidão esta teria de tender para infinito ou ser a totalidade do conjunto.

                                É claro que na vida real fazem-se aproximações com amostragens "grandes" que representam a totalidade. Apenas referi o conceito genérico.

                                Respondendo à tua pergunta, 13'000 é um valor significativo do qual é possível tirar resultados, mas haverá sempre um caso que vai fugir ao intervalo .

                                Agora neste caso prático a amostragem é esta:

                                Nissan 33 veículos
                                Honda 175 veículos
                                Mercedes 1058 viaturas passageiros
                                Ford 2448 " "
                                BMW 1882 " "
                                VW 3756 " "
                                Renault 5392 " "
                                Opel 5330 " "

                                e variável é o nº de idas a oficina por marca.

                                Achas mesmo que dá para concluir alguma coisa relativamente a fiabilidade? Eu não.

                                Até porque falam-se em idas à oficina e não avarias que provoquem a imobilização ou transtorno no uso diário do veículo.
                                Sim, mas eu não falei em fiabilidade... Aliás, já postei no passado tópicos com este estudo e não falei em fiabilidade. Claro que é um bocado esticado falar puramente em fiabilidade neste tipo de estudos, se extraíssem as imobilizações superiores a 1 dia e extra revisões, por ex. já seria mais indicativo...

                                Agora uma coisa é certa... em média, um VW vai mais á oficina que um BMW e isto quer dizer uma coisa, que o VW dá mais chatices, em média, que a BMW... e se falares de clientes picuinhas que vão lá por um barulhinho, estes tanto existem na BMW como na VW, por isso podemos excluí-los e classificá-los como outliers... mas mesmo que assim seja, se optarmos por retirar em média 1 intervenção por carro, ainda assim um VW vai mais vezes à oficina que um BMW... isto pode não representar fiabilidade, mas representa paz de espírito do utilizador...

                                Mas tb volto a dizer uma coisa... mesmo que consideremos o pior resultado, 2 intervenções num ano em média, sendo que uma é revisão, não me parece nenhum exagero... por isso embora seja o pior resultado, está longe de ser mau... claro que o meu carro vai lá uma vez por ano (eu não sou assim tão picuinhas e se for preciso mudo uma lâmpada... mas uma é melhor que duas, embora duas tb não é nenhum exagero...

                                Comentário


                                  É isso, apenas referi o que referi porque estavam a usar este estudo como faço argumento para muita coisa e baseando-se na matemática ou falta dela.

                                  Comentário


                                    Citação:
                                    Originalmente Colocado por JRodrigues
                                    Parece que isto faz falta a alguém

                                    Citação:
                                    Originalmente Colocado por JRodrigues

                                    Olha que é.. Quanto maior for a amostra, menor é o erro estatístico.
                                    Exemplo

                                    Situação A:
                                    Carros -> 2
                                    Avarias/carro -> 1,2

                                    Situação B:
                                    Carros -> 200
                                    Avarias/carro -> 1,2

                                    O erro estatístico em B é muito menor do que em A, ou seja, a estatística de B é mais correcta.




                                    Nuno156, Rei e Senhor proclamou a seguinte afirmação:

                                    "Livros de estatística dizes que fazem falta... e de matemática?

                                    Como é que consegues 1,2 avarias em 2 carros?"

                                    Pwnage!

                                    JRodrigues...temos uma prenda para ti... http://misteriojuvenil.com/forum/viewtopic.php?t=2187
                                    ...acho que tem aqui alguns livros que são capazes de te interessar já que achas que o recurso aos livros é uma boa ajuda.

                                    cumps

                                    PS: Espero não estar a ser ofensivo, estou a tentar apenas retribuir a piadinha

                                    Comentário


                                      Chi o que foste descobrir!!

                                      OS livros que tive na instrução primária

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                        Sem comentários...

                                        Não tem lógica nenhuma. Nem estatística. Nem probabilidade. Muito menos
                                        matemática.

                                        É ridículo. Mais viaturas não são mais quilómetros. Simplesmente porque
                                        é a média por viatura.
                                        20.000 viaturas fazem em média 15.000km por ano. Não é por teres
                                        40.000 viaturas que aumenta a média de quilómetros por ano em média.
                                        Por isso é que é MÉDIA! Não é TOTAL!

                                        Irra...

                                        Não tem lógica nenhuma. Ponto.
                                        Eu também tenho pena.
                                        E leres a revista nada.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                          Parece que isto faz falta a alguém



                                          Tás parvo?


                                          (é na brincadeira pessoal)

                                          Não comento o tópico, porque não li o estudo. Mas, pelo menos, sinto-me um sortudo. Com um Renault e um VW em casa e não temos tido grandes problemas.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                            Eu também tenho pena.
                                            E leres a revista nada.
                                            O que te interessa a ti saber o que li ou deixei de ler?

                                            Fazes me lembrar o Sócrates...

                                            A - «Em 2009 não vai recessão.»
                                            B - «Vai sim senhor.»
                                            A - «Leste o Orçamento de Estado para 2009?»
                                            B - «Não.»
                                            A - «Então lê.»
                                            B - «Já li. Tens razão. Não vai haver recessão. O Sócrates assim o disse.»
                                            Uns meses depois:
                                            A - «Olha, afinal tinhas razão. Vai haver recessão. O Sócrates já disse que
                                            ia haver.»

                                            Deixa-me adivinhar... queres que eu aprenda Matemática numa revista
                                            de automóveis?

                                            Experimenta tu ler o Spivak, em lugar de me pedires para aprender
                                            Matemática na AutoFrota.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por João Pedro F Ver Post


                                              Tás parvo?


                                              (é na brincadeira pessoal)

                                              Não comento o tópico, porque não li o estudo. Mas, pelo menos, sinto-me um sortudo. Com um Renault e um VW em casa e não temos tido grandes problemas.
                                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                              O que te interessa a ti saber o que li ou deixei de ler?

                                              Fazes me lembrar o Sócrates...

                                              A - «Em 2009 não vai recessão.»
                                              B - «Vai sim senhor.»
                                              A - «Leste o Orçamento de Estado para 2009?»
                                              B - «Não.»
                                              A - «Então lê.»
                                              B - «Já li. Tens razão. Não vai haver recessão. O Sócrates assim o disse.»
                                              Uns meses depois:
                                              A - «Olha, afinal tinhas razão. Vai haver recessão. O Sócrates já disse que
                                              ia haver.»

                                              Deixa-me adivinhar... queres que eu aprenda Matemática numa revista
                                              de automóveis?

                                              Experimenta tu ler o Spivak, em lugar de me pedires para aprender
                                              Matemática na AutoFrota.
                                              Olha para o post acima.

                                              N se fala do que n se conhece.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                                Citação:
                                                Originalmente Colocado por JRodrigues
                                                Parece que isto faz falta a alguém

                                                Citação:
                                                Originalmente Colocado por JRodrigues

                                                Olha que é.. Quanto maior for a amostra, menor é o erro estatístico.
                                                Exemplo

                                                Situação A:
                                                Carros -> 2
                                                Avarias/carro -> 1,2

                                                Situação B:
                                                Carros -> 200
                                                Avarias/carro -> 1,2

                                                O erro estatístico em B é muito menor do que em A, ou seja, a estatística de B é mais correcta.




                                                Nuno156, Rei e Senhor proclamou a seguinte afirmação:

                                                "Livros de estatística dizes que fazem falta... e de matemática?

                                                Como é que consegues 1,2 avarias em 2 carros?"

                                                Pwnage!

                                                JRodrigues...temos uma prenda para ti... http://misteriojuvenil.com/forum/viewtopic.php?t=2187
                                                ...acho que tem aqui alguns livros que são capazes de te interessar já que achas que o recurso aos livros é uma boa ajuda.

                                                cumps

                                                PS: Espero não estar a ser ofensivo, estou a tentar apenas retribuir a piadinha


                                                É bastante fácil:

                                                Carro.........Ano 1.......Ano 2......Ano3......Ano 4.....Ano 5
                                                A................1..............2.............1... .......1..........1
                                                B................2..............1.............2... .......0..........1
                                                Total...........3..............3.............3.... ......1..........2......=12

                                                12 avarias em 5 anos. média de 1,2 avarias/ano/carro. Simples, não?


                                                Mais alguma dúvida?
                                                Editado pela última vez por JRodrigues; 08 January 2009, 17:07.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  Já agora, que falas dos livros, e já que o JRodrigues não responde, depois
                                                  de ter mandado os outros ler livros de Prob. e Estat., disse esta pérola:

                                                  Situação A:
                                                  Carros -> 2

                                                  Avarias/carro -> 1,2

                                                  Peguem lá nos de matemática e expliquem-me como é que 2 carros têm
                                                  1,2 avarias em média. Foi alguma avaria que avariou, e que não chegou a
                                                  ser sequer meia-avaria? Uma avaria que se resolveu sozinha?
                                                  Queres continuar a teimar, ou tens mais alguma dúvida??

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post

                                                    É bastante fácil:

                                                    Carro.........Ano 1.......Ano 2......Ano3......Ano 4.....Ano 5
                                                    A................1..............2.............1... .......1..........1
                                                    B................2..............1.............2... .......0..........1
                                                    Total...........3..............3.............3.... ......1..........2......=12

                                                    12 avarias em 5 anos. média de 1,2 avarias/ano/carro. Simples, não?


                                                    Mais alguma dúvida?
                                                    Bem inventado, sim senhor.

                                                    No post inicial:

                                                    «Eis o número médio de intervenções ocorridas em Portugal em
                                                    veículos não-comerciais entre Setembro de 2007 e Agosto de 2008.»

                                                    São intervenções por carro. Ponto. Não há anos.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                                      Queres continuar a teimar, ou tens mais alguma dúvida??
                                                      Só mais uma:

                                                      Foi de propósito, ou foi sem querer, que andas a mandar postas de
                                                      pescada sobre um assunto que nem te preocupaste em analisar com
                                                      atenção?

                                                      Só assim se entende essa das avarias/ano/carro...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        Bem inventado, sim senhor.

                                                        No post inicial:

                                                        «Eis o número médio de intervenções ocorridas em Portugal em
                                                        veículos não-comerciais entre Setembro de 2007 e Agosto de 2008.»

                                                        São intervenções por carro. Ponto. Não há anos.
                                                        Então mais uma razão para provar que foi muita mal feita a tabela.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          Só mais uma:

                                                          Foi de propósito, ou foi sem querer, que andas a mandar postas de
                                                          pescada sobre um assunto que nem te preocupaste em analisar com
                                                          atenção?

                                                          Só assim se entende essa das avarias/ano/carro...
                                                          Foi mesmo por pensar que a tabela tinha sido feita com pés e cabeça. Já se tinha visto que foi feita sem pés, agora vê-se que foi feita sem cabeça.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                            Olha para o post acima.

                                                            N se fala do que n se conhece.


                                                            Aqui fica:

                                                            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                            Por acaso li a revista e discordei da forma como abordaram o tema.

                                                            Concordo inteiramente com o Nuno.

                                                            Cumps,
                                                            Miguel.

                                                            Comentário


                                                              Vocês são todos muito teimosos.

                                                              Ninguém é obrigado a gostar dos resultados ...mas não vale a pena tentar pintá-los.

                                                              A tabela não é resultado de nenhum estudo.

                                                              A tabela é resultado directo das intervenções em veículos geridos pela empresa de aluguer operacional.
                                                              Sempre que um veículo vai à oficina, seja por um recall, seja por revisão, seja por avaria, seja pelo que for, fica registado. Tipicamente isso implica que o cliente tem direito a carro de substituição.

                                                              Quer gostem, quer não gostem, o resultado no último ano, é o que se pode ver. ...e não é atípico, pois vem na sequência dos resultados do ano anterior que são parecidos.

                                                              Dizerem que a fiabilidade ou necessidade de intervenção por marca, depende do número de veículos na amostragem, é uma grande asneira (independentemente do que eles próprios possam ter escrito!).

                                                              Defender isso, é defender que o mesmo modelo, da mesma marca, é mais fiável numa empresa com um parque de 50 unidades, do que noutra com 100 unidades do mesmo modelo.
                                                              Como se explica? ...como são mais, constipam-se mais facilmente uns aos outros? Que raio de lógica é essa?

                                                              Se por qualquer motivo, não conseguem ou não querem fazer nenhuma leitura dos resultados, não o façam.

                                                              Inventar, não vale a pena. Isto não é um estudo! È uma contagem de intervenções.

                                                              Michael

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X