Na edição de Novembro de 2007 a revista Turbo fez um comparativo entre o MiTo 1.6JTD e o Mini Cooper D. A vitória foi para o Mini mas a meu ver foi uma vitória forçada e por isso decidi escrever este mail para a revista TURBO que insiste em ignorar, já mandei cerca de 20 e não obtive resposta.
(Espero que o pessoal do 118d consiga por as guerras de parte e dar a sua opinião de modo imparcial )
Mail:
Boa Noite,
Sou, há alguns anos, um leitor assíduo da vossa revista e fiquei bastante espantádo com o comparativo que fizeram em Novembro de 2008 entre o Alfa Romeo MiTo 1.6JTD e o Mini Cooper D. A parte deste comparativo que me chocou foi o sector das recuperações, nomeadamente quando fizeram uma dos 40 aos 120kmh em 6ª mudança! Sejamos sinceros, o que é que uma recuperação destas interessa?! Quem é que entra numa auto estrada em 6ª a 40kmh e continua a acelarar até aos 120kmh? Ninguém... Para todos os efeitos tenho um AR MiTo 1.6 120cv e estou bastante seguro quando digo que a 40kmh a 6ª mudança é impraticável! Foi com base nesta aceleração em 6ª que escreveram que "O Mini consegue uma supermacia que chega a atingir mais de sete segundo", o que a meu ver é incorrecto visto que não é em 6ª que se fazem recuperações no dia a dia mas sim em 3ª e 4ª quando se entra numa auto estrada e o julgamento deveria ter sido feito nesse regime, é o mais lógico!
Em conclusão vemos o MiTo a perder contra o Mini no capítulo das prestações, o que também prejudica o "value for money".
Em contrapartida, pegando na AutoHoje "Semanário 7 Novembro" tiramos uma conclusão neste capítulo completamente diferente!
As recuperações apresentadas nesta revista são bastante mais adequadas e práticas e revelam a supermacia do MiTo face ao Mini. No teste que fizeram dos 40 aos 100kmh não usaram a 6ª mudança porque é algo que não interessa a ninguem neste regime.
Como prova deixo os tempos de recuperação de ambos os modelos:
MiTo Mini Vencedor
40 a 100kmh 3ª 7,5 9,9 MiTo
4ª 9,4 14,4 (!!!!!) MiTo
5ª 15,7 20,3 MiTo
60 a 100kmh 4ª 5,8 8,7 MiTo
5ª 7,4 11 MiTo
6ª 11,5 16,6 MiTo
80 a 120kmh 5ª 8 11,5 MiTo
6ª 9,7 15,5 MiTo
Penso que posto isto, a supermacia do MiTo é inquestionável no capítulo das recuperações! Não me canso de dizer que sou um leitor bastante assíduo da TURBO mas há que reconhecer que desta vez meteram o pé na argola.
Não obstante disto fica também a "calinada" que a vossa jornalista deu quando fez a reportagem televisiva do Alfa Romeo MiTo e disse que o sistema DNA constituia uma optima ajuda na tracção traseira (MiTo é FWD)!
Como vosso leitor gostava de saber o que pensam em relação a este assunto visto que a diferença pontual final entre os 2 modelos foi mínima e que estas alterações poderiam dar a vitória final ao MiTo!
Cumprimentos
(Espero que o pessoal do 118d consiga por as guerras de parte e dar a sua opinião de modo imparcial )
Mail:
Boa Noite,
Sou, há alguns anos, um leitor assíduo da vossa revista e fiquei bastante espantádo com o comparativo que fizeram em Novembro de 2008 entre o Alfa Romeo MiTo 1.6JTD e o Mini Cooper D. A parte deste comparativo que me chocou foi o sector das recuperações, nomeadamente quando fizeram uma dos 40 aos 120kmh em 6ª mudança! Sejamos sinceros, o que é que uma recuperação destas interessa?! Quem é que entra numa auto estrada em 6ª a 40kmh e continua a acelarar até aos 120kmh? Ninguém... Para todos os efeitos tenho um AR MiTo 1.6 120cv e estou bastante seguro quando digo que a 40kmh a 6ª mudança é impraticável! Foi com base nesta aceleração em 6ª que escreveram que "O Mini consegue uma supermacia que chega a atingir mais de sete segundo", o que a meu ver é incorrecto visto que não é em 6ª que se fazem recuperações no dia a dia mas sim em 3ª e 4ª quando se entra numa auto estrada e o julgamento deveria ter sido feito nesse regime, é o mais lógico!
Em conclusão vemos o MiTo a perder contra o Mini no capítulo das prestações, o que também prejudica o "value for money".
Em contrapartida, pegando na AutoHoje "Semanário 7 Novembro" tiramos uma conclusão neste capítulo completamente diferente!
As recuperações apresentadas nesta revista são bastante mais adequadas e práticas e revelam a supermacia do MiTo face ao Mini. No teste que fizeram dos 40 aos 100kmh não usaram a 6ª mudança porque é algo que não interessa a ninguem neste regime.
Como prova deixo os tempos de recuperação de ambos os modelos:
MiTo Mini Vencedor
40 a 100kmh 3ª 7,5 9,9 MiTo
4ª 9,4 14,4 (!!!!!) MiTo
5ª 15,7 20,3 MiTo
60 a 100kmh 4ª 5,8 8,7 MiTo
5ª 7,4 11 MiTo
6ª 11,5 16,6 MiTo
80 a 120kmh 5ª 8 11,5 MiTo
6ª 9,7 15,5 MiTo
Penso que posto isto, a supermacia do MiTo é inquestionável no capítulo das recuperações! Não me canso de dizer que sou um leitor bastante assíduo da TURBO mas há que reconhecer que desta vez meteram o pé na argola.
Não obstante disto fica também a "calinada" que a vossa jornalista deu quando fez a reportagem televisiva do Alfa Romeo MiTo e disse que o sistema DNA constituia uma optima ajuda na tracção traseira (MiTo é FWD)!
Como vosso leitor gostava de saber o que pensam em relação a este assunto visto que a diferença pontual final entre os 2 modelos foi mínima e que estas alterações poderiam dar a vitória final ao MiTo!
Cumprimentos
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