Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quais são as caixas de velocidades de que gostam mais?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Eu também gostei.

    Mas infelizmente foi das poucas coisas que gostei num Polo 1.2 que andei.

    Aquilo arrasta-se.

    Comentário


      #62
      Caixas que gostei:

      Hondas no geral
      Renault (embora oscilem um bocado com a aceleração/desaceleração
      Audi (embora não sejam tão suaves quanto poderiam ser)

      Não gostei:

      Mercedes - Inaceitável para um carro daqueles valores
      BMW

      Comentário


        #63
        Caixa Manual, BMW, sem dúvida!

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Caixas que gostei:

          Hondas no geral
          Renault (embora oscilem um bocado com a aceleração/desaceleração
          Audi (embora não sejam tão suaves quanto poderiam ser)

          Não gostei:

          Mercedes - Inaceitável para um carro daqueles valores
          BMW
          os apoios das caixas renault estão sempre a ir com os porcos, a borracha é péssima.......depois aquilo fica a andar pa frente e pa trás

          Comentário


            #65
            Gosto das manuais de quase todos os japoneses que conduzi...muito certas, têm um feel mecânico muito correcto, nada de folgas e muito rápidas nas mãos certas. As francesas que experimentei (clios, meganes,lagunas, 308, 407, 206) pareceram-me sempre "colheres da sopa" em comparação, e as alemãs ficavam la pelo meio, se bem que mais perto das japonesas. Os únicos carros automáticos que conduzi foram smarts, ML mk1 e um Range antigo...não gostei de nenhuma, claro, mas penso que se experimentasse uma DSG ou uma PDK estava a escolha feita...

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por João Pedro F Ver Post
              De todos os modelos que já conduzi, a do Passat TDi de 1998 foi a melhor.

              A do meu Mégane (II) não é nada de especial (origem Nissan): curso relativamente longo, não é exemplo de precisão, em condução mais despachada não tem um mínimo de piada e outra coisa que detesto é que a haste é muito alta

              A caixa do Matiz desagrada-me num aspecto particular: a reduzir de 3ª para 2ª, custa a entrar E é um pouco dura. Arrisco-me a dizer que as caixas dos coreanos são das piores que conheço (isto porque o meu pai também já não gostava muito da do Accent que passou por aqui, e quando ele fala mal é porque é uma coisa mesmo fraquinha).

              Não tive oportunidade de sentir e testar em detalhe a caixa do 120D (quis mais ver como era o feeling do carro em curva e a resposta do motor - 163cv), mas pareceu-me muito boa, ainda que abaixo da do Passat.

              A caixa do Leon 1.4 de 85 cv, do que me recordo, era bastante boa. A caixa do A3 2.0TDi idem (talvez a 2ª melhor).

              De carros mais antigos, o Corsa A 1.2 Swing, surpreendeu-me positivamente. Já o Corsa B 1.5D deixou-me desagradado (talvez o estado do carro não fosse o melhor). Péssima, péssima foi a de um Fiesta (gasolina) da segunda geração: aquilo devia estar tudo lixado. Basicamente tinha que andar à porrada para as mudanças entrarem
              A não ser que tenhas um RS, desconheço que essa caixa seja Nissan, ainda assim conheço um 1.5dci de muito perto e não tem de maneira nenhuma um curso longo. Aliás, o meu amigo que a tem até a elogia bastante pelo curso curto. Nada a ver com as tradicionais Renault.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                A não ser que tenhas um RS, desconheço que essa caixa seja Nissan, ainda assim conheço um 1.5dci de muito perto e não tem de maneira nenhuma um curso longo. Aliás, o meu amigo que a tem até a elogia bastante pelo curso curto. Nada a ver com as tradicionais Renault.
                A do 105cv é Renault-Nissan, as dos outros 1.5 não sei se são só Renault ou só Nissan, mas o João Pedro F tem razão, o curso destas ultimas não é propriamente curto nem preciso, faz-me lembrar as caixas dos Hyundai coupe DR (1996-2001), já a caixa Renault-Nissan é uma maravilha, curso mais curto, suave qb e precisa, nada a ver com o que eu estava habituado na Renault há uns anos atrás.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                  Eu também gostei.

                  Mas infelizmente foi das poucas coisas que gostei num Polo 1.2 que andei.

                  Aquilo arrasta-se.
                  Boas,


                  Eu também adoro a caixa destes novos Polo's e olha que não concordo com o que dizes do carro se arrastar...eu tenho um dos de 70cv (com 4 meses) e olha que para a potência e cilindrada, a meu ver anda até muito bem!!!


                  Cumpts,
                  JC_STILO

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Renault (embora oscilem um bocado com a aceleração/desaceleração
                    O que me foste lembrar!
                    O meu Megane II era assim, por exemplo, em 4ª velocidade, acelerava e ela ia para a frente, parava de acelerar e ela regressava para trás, se fosse a dar toques de acelerador conseguia meter a manete a mexer sozinha
                    A questão é que eu sempre pensei que era feitio da minha unidade em particular, agora leio aqui que é comum acontecer, e eu que nunca suspeitei de nada

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                      A do 105cv é Renault-Nissan, as dos outros 1.5 não sei se são só Renault ou só Nissan, mas o João Pedro F tem razão, o curso destas ultimas não é propriamente curto nem preciso, faz-me lembrar as caixas dos Hyundai coupe DR (1996-2001), já a caixa Renault-Nissan é uma maravilha, curso mais curto, suave qb e precisa, nada a ver com o que eu estava habituado na Renault há uns anos atrás.
                      O que significa recente? As do Mégane III?
                      É que a Mégane 105cv do meu colega foi das últimas unidades Mégane II.
                      A caixa de 5 velocidades do 1.5 não é Nissan.
                      A única caixa que teho a certeza de ser é a de 6 velocidades do RS.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                        O que me foste lembrar!
                        O meu Megane II era assim, por exemplo, em 4ª velocidade, acelerava e ela ia para a frente, parava de acelerar e ela regressava para trás, se fosse a dar toques de acelerador conseguia meter a manete a mexer sozinha
                        A questão é que eu sempre pensei que era feitio da minha unidade em particular, agora leio aqui que é comum acontecer, e eu que nunca suspeitei de nada

                        Cumprimentos
                        Todos os renault que conheço são assim.
                        O Clio II então é uma festa.
                        O Clio I é bastante mais comedido, pouco se nota.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                          O que significa recente? As do Mégane III?
                          É que a Mégane 105cv do meu colega foi das últimas unidades Mégane II.
                          A caixa de 5 velocidades do 1.5 não é Nissan.
                          A única caixa que teho a certeza de ser é a de 6 velocidades do RS.
                          Ele está a referir-se à caixa de 6 velocidades que vêm com o motor de 105 cavalos.

                          Fui dar uma olhadela ao clubemegane e parece que afinal a que vinha com os motores de 80 e 100 cavalos (5 velocidades) eram de origem Renault. Quando for ao concessionário tento confirmar.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                            O que me foste lembrar!
                            O meu Megane II era assim, por exemplo, em 4ª velocidade, acelerava e ela ia para a frente, parava de acelerar e ela regressava para trás, se fosse a dar toques de acelerador conseguia meter a manete a mexer sozinha
                            A questão é que eu sempre pensei que era feitio da minha unidade em particular, agora leio aqui que é comum acontecer, e eu que nunca suspeitei de nada

                            Cumprimentos
                            Uns faziam mais do que outros, mas faziam todos.

                            As caixas de velocidade (como é normal) estão agarradas ao motor, e este está agarrado à carroçaria através de apoios que têm de ter alguma flexibilidade (para reduzir as vibrações do motor transmitidas à carroçaria).

                            Com o capot aberto, se acelerarmos um carro desses vemos o motor a andar para a frente e para trás, consoante a aceleração.

                            Penso que com o tempo estes apoios permitiam folgas exageradas e lá estava o efeito na manete da caixa.

                            É uma pena, já que as caixas até eram agradáveis de utilizar.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                              O que significa recente? As do Mégane III?
                              É que a Mégane 105cv do meu colega foi das últimas unidades Mégane II.
                              A caixa de 5 velocidades do 1.5 não é Nissan.
                              A única caixa que teho a certeza de ser é a de 6 velocidades do RS.


                              Muito me alegra que haja defensores do que é produzido em Portugal, a antiga fábrica Renault em Cacia, está já à muito tempo a fazer caixas de velocidades Nissan-Renault.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por João Pedro F Ver Post
                                Ele está a referir-se à caixa de 6 velocidades que vêm com o motor de 105 cavalos.

                                Fui dar uma olhadela ao clubemegane e parece que afinal a que vinha com os motores de 80 e 100 cavalos (5 velocidades) eram de origem Renault. Quando for ao concessionário tento confirmar.
                                É como disse, conheço uma Mégane II de 105cv e adoro a caixa.
                                Fiquei a saber que tem mão Nissan e compreende-se dado que nada tem a ver com as da Renault.

                                Sem ser a 105cv eu também acho que não são Nissan.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Vitor Patricio Ver Post
                                  Muito me alegra que haja defensores do que é produzido em Portugal, a antiga fábrica Renault em Cacia, está já à muito tempo a fazer caixas de velocidades Nissan-Renault.

                                  Não entendi a questão dos defensores.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                    É como disse, conheço uma Mégane II de 105cv e adoro a caixa.
                                    Fiquei a saber que tem mão Nissan e compreende-se dado que nada tem a ver com as da Renault.

                                    Sem ser a 105cv eu também acho que não são Nissan.

                                    Pois, mas o meu é o de 80. A caixa não é desagradável, longe disso, mas também não é nenhum fenómeno.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por João Pedro F Ver Post
                                      Pois, mas o meu é o de 80. A caixa não é desagradável, longe disso, mas também não é nenhum fenómeno.
                                      É o típico Renault.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Vitor Patricio Ver Post
                                        Muito me alegra que haja defensores do que é produzido em Portugal, a antiga fábrica Renault em Cacia, está já à muito tempo a fazer caixas de velocidades Nissan-Renault.
                                        E que continuem por muitos longos anos, só nos trás benefícios e as caixas são bem jeitosas.

                                        Comentário


                                          #80
                                          A dum Alfa 1.7 boxer que eu conheço.
                                          De 4ª para 3ª às 4000 rpm. ^^
                                          Editado pela última vez por MAFioso; 02 February 2009, 17:47.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Antes de mais

                                            Antes de mais, gostaria de felicitar o criador do topico, pois são raros os topicos onde indiscutivelmente só se fala daquilo que realmente se experimentou e não do que se ouve dizer.

                                            É bom haver tópicos que apelem ao saber de experiência feito. Dá para ver quem são os users honestos, com se pode aprender alguma coisa e ver que ficam de fora aqueles fanáticos que se baseiam em tabelinhas para qualificar os carros.

                                            Não há nada como experimentar e conduzir.

                                            Agora sobre o topico:

                                            Concordo que as caixas da Honda são realmete precisas e muito agradáveis, de curso curto e precisas. Às vezes o escalonamento é que as trama.

                                            As Vag, são fiáveis mas não tão refinadas e precisas como as niponicas, apesar de ao nivel de automaticas estarem noutro patamar.

                                            Agora Renault!!! esponjosas moles e quando se acelera abanam !?!?!? não sei quem pode considerar aquilo bom, seja por que padrão for?

                                            Tambem acho a manete dos alfas e fiat excessivamente longa, mas a caixa tinha optimo funcionamento.

                                            Venham mais topicos destes

                                            Comentário


                                              #82
                                              Quanto a caixas de velocidades que uso normalmente:
                                              • VW Polo G40, nada de exemplar, funciona, mas exige hábito, pouco precisa
                                              • Audi A6 TDI versão até 2005, fácil, macia e precisa
                                              • BMW 320D coupé E92, muito precisa, rápida, mas um tanto ou quanto dura
                                              • BMW 520D automático E60, funciona bem, prática mas detesto aquela sensação de patinar em acelerações rápidas.

                                              Em motos, experiência de caixas Honda CBR impecáveis, bem como outras japonesas, precisas rápidas e sem manhas...
                                              Motos BMW...para esquecer, lentas imprecisas e parecem ter folgas...


                                              Espero ter ajudado



                                              Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
                                              Antes de mais, gostaria de felicitar o criador do topico, pois são raros os topicos onde indiscutivelmente só se fala daquilo que realmente se experimentou e não do que se ouve dizer.

                                              É bom haver tópicos que apelem ao saber de experiência feito. Dá para ver quem são os users honestos, com se pode aprender alguma coisa e ver que ficam de fora aqueles fanáticos que se baseiam em tabelinhas para qualificar os carros.

                                              Não há nada como experimentar e conduzir.

                                              Agora sobre o topico:

                                              Concordo que as caixas da Honda são realmete precisas e muito agradáveis, de curso curto e precisas. Às vezes o escalonamento é que as trama.

                                              As Vag, são fiáveis mas não tão refinadas e precisas como as niponicas, apesar de ao nivel de automaticas estarem noutro patamar.

                                              Agora Renault!!! esponjosas moles e quando se acelera abanam !?!?!? não sei quem pode considerar aquilo bom, seja por que padrão for?

                                              Tambem acho a manete dos alfas e fiat excessivamente longa, mas a caixa tinha optimo funcionamento.

                                              Venham mais topicos destes

                                              Comentário


                                                #83
                                                E caixas CVT alguem ja utilizou?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                                  E caixas CVT alguem ja utilizou?
                                                  Já...melhor do que a do smart, tirando este, foram as piores que me passaram pelas mãos, "then again" já toda agente sabe a minha opinião sobre elas

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X