Gosto das manuais de quase todos os japoneses que conduzi...muito certas, têm um feel mecânico muito correcto, nada de folgas e muito rápidas nas mãos certas. As francesas que experimentei (clios, meganes,lagunas, 308, 407, 206) pareceram-me sempre "colheres da sopa" em comparação, e as alemãs ficavam la pelo meio, se bem que mais perto das japonesas. Os únicos carros automáticos que conduzi foram smarts, ML mk1 e um Range antigo...não gostei de nenhuma, claro, mas penso que se experimentasse uma DSG ou uma PDK estava a escolha feita...
De todos os modelos que já conduzi, a do Passat TDi de 1998 foi a melhor.
A do meu Mégane (II) não é nada de especial (origem Nissan): curso relativamente longo, não é exemplo de precisão, em condução mais despachada não tem um mínimo de piada e outra coisa que detesto é que a haste é muito alta
A caixa do Matiz desagrada-me num aspecto particular: a reduzir de 3ª para 2ª, custa a entrar E é um pouco dura. Arrisco-me a dizer que as caixas dos coreanos são das piores que conheço (isto porque o meu pai também já não gostava muito da do Accent que passou por aqui, e quando ele fala mal é porque é uma coisa mesmo fraquinha).
Não tive oportunidade de sentir e testar em detalhe a caixa do 120D (quis mais ver como era o feeling do carro em curva e a resposta do motor - 163cv), mas pareceu-me muito boa, ainda que abaixo da do Passat.
A caixa do Leon 1.4 de 85 cv, do que me recordo, era bastante boa. A caixa do A3 2.0TDi idem (talvez a 2ª melhor).
De carros mais antigos, o Corsa A 1.2 Swing, surpreendeu-me positivamente. Já o Corsa B 1.5D deixou-me desagradado (talvez o estado do carro não fosse o melhor). Péssima, péssima foi a de um Fiesta (gasolina) da segunda geração: aquilo devia estar tudo lixado. Basicamente tinha que andar à porrada para as mudanças entrarem
A não ser que tenhas um RS, desconheço que essa caixa seja Nissan, ainda assim conheço um 1.5dci de muito perto e não tem de maneira nenhuma um curso longo. Aliás, o meu amigo que a tem até a elogia bastante pelo curso curto. Nada a ver com as tradicionais Renault.
A não ser que tenhas um RS, desconheço que essa caixa seja Nissan, ainda assim conheço um 1.5dci de muito perto e não tem de maneira nenhuma um curso longo. Aliás, o meu amigo que a tem até a elogia bastante pelo curso curto. Nada a ver com as tradicionais Renault.
A do 105cv é Renault-Nissan, as dos outros 1.5 não sei se são só Renault ou só Nissan, mas o João Pedro F tem razão, o curso destas ultimas não é propriamente curto nem preciso, faz-me lembrar as caixas dos Hyundai coupe DR (1996-2001), já a caixa Renault-Nissan é uma maravilha, curso mais curto, suave qb e precisa, nada a ver com o que eu estava habituado na Renault há uns anos atrás.
Mas infelizmente foi das poucas coisas que gostei num Polo 1.2 que andei.
Aquilo arrasta-se.
Boas,
Eu também adoro a caixa destes novos Polo's e olha que não concordo com o que dizes do carro se arrastar...eu tenho um dos de 70cv (com 4 meses) e olha que para a potência e cilindrada, a meu ver anda até muito bem!!!
Renault (embora oscilem um bocado com a aceleração/desaceleração
O que me foste lembrar!
O meu Megane II era assim, por exemplo, em 4ª velocidade, acelerava e ela ia para a frente, parava de acelerar e ela regressava para trás, se fosse a dar toques de acelerador conseguia meter a manete a mexer sozinha
A questão é que eu sempre pensei que era feitio da minha unidade em particular, agora leio aqui que é comum acontecer, e eu que nunca suspeitei de nada
A do 105cv é Renault-Nissan, as dos outros 1.5 não sei se são só Renault ou só Nissan, mas o João Pedro F tem razão, o curso destas ultimas não é propriamente curto nem preciso, faz-me lembrar as caixas dos Hyundai coupe DR (1996-2001), já a caixa Renault-Nissan é uma maravilha, curso mais curto, suave qb e precisa, nada a ver com o que eu estava habituado na Renault há uns anos atrás.
O que significa recente? As do Mégane III?
É que a Mégane 105cv do meu colega foi das últimas unidades Mégane II.
A caixa de 5 velocidades do 1.5 não é Nissan.
A única caixa que teho a certeza de ser é a de 6 velocidades do RS.
O que me foste lembrar!
O meu Megane II era assim, por exemplo, em 4ª velocidade, acelerava e ela ia para a frente, parava de acelerar e ela regressava para trás, se fosse a dar toques de acelerador conseguia meter a manete a mexer sozinha
A questão é que eu sempre pensei que era feitio da minha unidade em particular, agora leio aqui que é comum acontecer, e eu que nunca suspeitei de nada
Cumprimentos
Todos os renault que conheço são assim.
O Clio II então é uma festa.
O Clio I é bastante mais comedido, pouco se nota.
O que significa recente? As do Mégane III?
É que a Mégane 105cv do meu colega foi das últimas unidades Mégane II.
A caixa de 5 velocidades do 1.5 não é Nissan.
A única caixa que teho a certeza de ser é a de 6 velocidades do RS.
Ele está a referir-se à caixa de 6 velocidades que vêm com o motor de 105 cavalos.
Fui dar uma olhadela ao clubemegane e parece que afinal a que vinha com os motores de 80 e 100 cavalos (5 velocidades) eram de origem Renault. Quando for ao concessionário tento confirmar.
O que me foste lembrar!
O meu Megane II era assim, por exemplo, em 4ª velocidade, acelerava e ela ia para a frente, parava de acelerar e ela regressava para trás, se fosse a dar toques de acelerador conseguia meter a manete a mexer sozinha
A questão é que eu sempre pensei que era feitio da minha unidade em particular, agora leio aqui que é comum acontecer, e eu que nunca suspeitei de nada
Cumprimentos
Uns faziam mais do que outros, mas faziam todos.
As caixas de velocidade (como é normal) estão agarradas ao motor, e este está agarrado à carroçaria através de apoios que têm de ter alguma flexibilidade (para reduzir as vibrações do motor transmitidas à carroçaria).
Com o capot aberto, se acelerarmos um carro desses vemos o motor a andar para a frente e para trás, consoante a aceleração.
Penso que com o tempo estes apoios permitiam folgas exageradas e lá estava o efeito na manete da caixa.
É uma pena, já que as caixas até eram agradáveis de utilizar.
O que significa recente? As do Mégane III?
É que a Mégane 105cv do meu colega foi das últimas unidades Mégane II.
A caixa de 5 velocidades do 1.5 não é Nissan.
A única caixa que teho a certeza de ser é a de 6 velocidades do RS.
Muito me alegra que haja defensores do que é produzido em Portugal, a antiga fábrica Renault em Cacia, está já à muito tempo a fazer caixas de velocidades Nissan-Renault.
Ele está a referir-se à caixa de 6 velocidades que vêm com o motor de 105 cavalos.
Fui dar uma olhadela ao clubemegane e parece que afinal a que vinha com os motores de 80 e 100 cavalos (5 velocidades) eram de origem Renault. Quando for ao concessionário tento confirmar.
É como disse, conheço uma Mégane II de 105cv e adoro a caixa.
Fiquei a saber que tem mão Nissan e compreende-se dado que nada tem a ver com as da Renault.
Sem ser a 105cv eu também acho que não são Nissan.
Muito me alegra que haja defensores do que é produzido em Portugal, a antiga fábrica Renault em Cacia, está já à muito tempo a fazer caixas de velocidades Nissan-Renault.
É como disse, conheço uma Mégane II de 105cv e adoro a caixa.
Fiquei a saber que tem mão Nissan e compreende-se dado que nada tem a ver com as da Renault.
Sem ser a 105cv eu também acho que não são Nissan.
Pois, mas o meu é o de 80. A caixa não é desagradável, longe disso, mas também não é nenhum fenómeno.
Muito me alegra que haja defensores do que é produzido em Portugal, a antiga fábrica Renault em Cacia, está já à muito tempo a fazer caixas de velocidades Nissan-Renault.
E que continuem por muitos longos anos, só nos trás benefícios e as caixas são bem jeitosas.
Antes de mais, gostaria de felicitar o criador do topico, pois são raros os topicos onde indiscutivelmente só se fala daquilo que realmente se experimentou e não do que se ouve dizer.
É bom haver tópicos que apelem ao saber de experiência feito. Dá para ver quem são os users honestos, com se pode aprender alguma coisa e ver que ficam de fora aqueles fanáticos que se baseiam em tabelinhas para qualificar os carros.
Não há nada como experimentar e conduzir.
Agora sobre o topico:
Concordo que as caixas da Honda são realmete precisas e muito agradáveis, de curso curto e precisas. Às vezes o escalonamento é que as trama.
As Vag, são fiáveis mas não tão refinadas e precisas como as niponicas, apesar de ao nivel de automaticas estarem noutro patamar.
Agora Renault!!! esponjosas moles e quando se acelera abanam !?!?!? não sei quem pode considerar aquilo bom, seja por que padrão for?
Tambem acho a manete dos alfas e fiat excessivamente longa, mas a caixa tinha optimo funcionamento.
Quanto a caixas de velocidades que uso normalmente:
VW Polo G40, nada de exemplar, funciona, mas exige hábito, pouco precisa
Audi A6 TDI versão até 2005, fácil, macia e precisa
BMW 320D coupé E92, muito precisa, rápida, mas um tanto ou quanto dura
BMW 520D automático E60, funciona bem, prática mas detesto aquela sensação de patinar em acelerações rápidas.
Em motos, experiência de caixas Honda CBR impecáveis, bem como outras japonesas, precisas rápidas e sem manhas...
Motos BMW...para esquecer, lentas imprecisas e parecem ter folgas...
Antes de mais, gostaria de felicitar o criador do topico, pois são raros os topicos onde indiscutivelmente só se fala daquilo que realmente se experimentou e não do que se ouve dizer.
É bom haver tópicos que apelem ao saber de experiência feito. Dá para ver quem são os users honestos, com se pode aprender alguma coisa e ver que ficam de fora aqueles fanáticos que se baseiam em tabelinhas para qualificar os carros.
Não há nada como experimentar e conduzir.
Agora sobre o topico:
Concordo que as caixas da Honda são realmete precisas e muito agradáveis, de curso curto e precisas. Às vezes o escalonamento é que as trama.
As Vag, são fiáveis mas não tão refinadas e precisas como as niponicas, apesar de ao nivel de automaticas estarem noutro patamar.
Agora Renault!!! esponjosas moles e quando se acelera abanam !?!?!? não sei quem pode considerar aquilo bom, seja por que padrão for?
Tambem acho a manete dos alfas e fiat excessivamente longa, mas a caixa tinha optimo funcionamento.
Comentário