Tás grosso de certeza.....no conforto...? Ai...Aveiro deve ter aí uma bebida regional valente...deve deve...
Ai que caraças,
Agora a sério, refiro-me à versão pós restyling do Vectra (na versão caravan), com controlo contínuo de amortecimento.
Alias, há até um ensaio numa autohoje "qualquer" em que fala precisamente nisso, que a carrinha Vectra consegue ter um nível de conforto superior à 407.
Fundamentalismo é o que se vive por aqui - "é Opel é duro" e nem se preocupam em saber que jantes tem, que suspensão tem, que versão é.
Duro? Duro é um Vectra GTS, com jante 19" Queria ver um 407 numa versão desportiva, e com pneus 235/35...
Como disse antes, ambos são excelentes automoveis, e gosto bastante da 407, alias, dos franceses parece-me a mais equilibrada.
No entanto o Vectra parece-me "mais carro", mais sólido e mais robusto.
E isso verifica-se ao fim de 4, 5, 6 anos de uso. Ou quando andamos a fazer uma ou outra alteração ou reparação, e temos que desmontar alguns componentes.
Deve haver aqui pessoal a esquecer-se que eu não conheço os automoveis só de abrir o capot e conduzir, eu conheço-os também pelas "entranhas" do interior
E acreditem meus amigos... é com casa surpresa... uuuuui É que isso diz taaaaaaanto sobre a qualidade geral de um produto, e de como ele estará ao fim de uns anos de uso.
Eu resumo isto de maneira muito fácil. Aos comandos, a qualidade e textura dos materiais do 407 é bem melhor, aliás surpreendeu-me. Mas ao fim de 3 anos, e já falei disto, a lista de pequenas avarias, tá uma review minha deste carro, nca mais acaba.
O vectra, e por aqui houve porradas deles, GTS, carros, Carrinhas, 150 e 120, até começamos pelos 2.0 e 2.2, todos os CDti/jtd, a partir dos 120/130000 os problemas eram regulares, a transmissão então foi certinho nos AR. O painel é bem construido, mas os materiais usados, são de "toque" bem mais barato q os concorrentes. No entanto no final dos contratos, foram entregues c poucos barulhos e mazelas no interior, no entanto as manetes dos piscas, volante, algumas parte das portas, comparados c por ex os lagunas II, n tinham o feeling q normalmente associo aos D´s.
Desculpa, mas as manetes dos piscas e limpa-vidros do Vectra são "one touch", totalmente digitais/electronicas. Isso não tem qualquer variação de toque ao longo dos anos. É como se fosse uma tecla, não há por onde ter desgaste.
Por falar em Laguna, ainda à dias tive cá em casa uma Laguna para reparar uma avaria no painel de instrumentos.
Para desmontar o painel, apenas é usado um... Parafuso! É incrivel como alguma coisa pode ser tão "poupada"! era tudo por encaixes (fracos), uns sistemas de mola muito simples, tudo muito solto e fragil.
Bastava encostar o joelho ao tablier para ouvir aquilo a ranger tudo, muito mau mesmo. Impressionou-me imenso pela negativa. Não conhecia nenhuma com uns anos, e fiquei francamento desiludido.
Editado pela última vez por TubularBells; 04 February 2009, 11:33.
Como disse antes, ambos são excelentes automoveis, e gosto bastante da 407, alias, dos franceses parece-me a mais equilibrada.
No entanto o Vectra parece-me "mais carro", mais sólido e mais robusto.
E isso verifica-se ao fim de 4, 5, 6 anos de uso. Ou quando andamos a fazer uma ou outra alteração ou reparação, e temos que desmontar alguns componentes.
Deve haver aqui pessoal a esquecer-se que eu não conheço os automoveis só de abrir o capot e conduzir, eu conheço-os também pelas "entranhas" do interior
E acreditem meus amigos... é com casa surpresa... uuuuui É que isso diz taaaaaaanto sobre a qualidade geral de um produto, e de como ele estará ao fim de uns anos de uso.
Não conheço a realidade das oficinas, mas conheço a de alguns proprietarios ..... obviamente que existem marcas que "inspiram" mais "confiança" , ao fim de alguns anos até na chapa se nota o desgaste das viaturas, sem falar em caixa, motor ou até componentes electricos/electronicos ....
No entanto penso que no contexto actual, são poucas, as marcas que não dão problemas, uns maiores outros menores ... claro, penso que o raciocinio se aplicará melhor a certos modelos de certas marcas .....
ou seja ......
existem alguns modelos menos bons, em TODAS as marcas, embora como já tinha dito anteriormente sou fã da TOYOTA .... mas penso que a Peugeot 407 SW 2.0 (2006) está muito bem conseguida no geral, quando á durabilidade e fiabilidade da máquina ...... só o tempo o dirá
Mas espero, fazer muitos km´s descansado sem ter que visitar, o Tubular Bells, ou um colega de profissão
Editado pela última vez por MIKE1978; 04 February 2009, 13:53.
Desculpa, mas as manetes dos piscas e limpa-vidros do Vectra são "one touch", totalmente digitais/electronicas. Isso não tem qualquer variação de toque ao longo dos anos. É como se fosse uma tecla, não há por onde ter desgaste.
Por falar em Laguna, ainda à dias tive cá em casa uma Laguna para reparar uma avaria no painel de instrumentos.
Para desmontar o painel, apenas é usado um... Parafuso! É incrivel como alguma coisa pode ser tão "poupada"! era tudo por encaixes (fracos), uns sistemas de mola muito simples, tudo muito solto e fragil.
Bastava encostar o joelho ao tablier para ouvir aquilo a ranger tudo, muito mau mesmo. Impressionou-me imenso pela negativa. Não conhecia nenhuma com uns anos, e fiquei francamento desiludido.
O toque q falo é a textura, e n falei de desgaste.
Se reparares, o plastico é rijo, e similar ao montado no corsa.
Por exemplo no meu, a textura de grande parte da manete, á semelhança dos botões dos vidros, é diferente, cmo se houvesse um "banho" de verniz qualquer!
Lá tas tu c o desmontar. O carro q até hje mais me impressionou a desmontar foi o 190d, 8 pontos de ficxação do painel da porta. Se isso é boa engenharia? Provavelmente n. Se houver um concorrente q tenha a mesma roustez apenas c 4 parafusos, já faz da merc parvos.
O Laguna II foi um exemplo, e n quero misturá-lo aqui, mas é o exemplo de mais um generalista q aparentava melhor o seu estatuto de D q o vectra.
De facto isso não é bem assim. No Vectra só tens plasticos menos bons na zona inferior do tablier, e entre os bancos.
Que não sendo da melhor qualidade, tem uma montagem excelente, e isso prova-se, mais uma vez, ao fim de alguns anos de uso.
Já nas portas, puxadores, pegas, etc. Tudo isso é revestido a borracha. O painel da porta do Laguna, do que me lembro, praticamente não tem plasticos moles, ou suaves, e toda a montagem é horrivel, o material abana, isso vê-se a olho nu sem ser necessário perder grande tempo.
Que olhando tem melhor aspecto, devido ao design, etc. estou totalmente de acordo. Agora que o geral é francamente pior, isso é. O proprio tablier, na parte cima, tem bom material, mas ao fundo, junto ao vidro já é plastico duro, e pior é que não é bem montado!
Por vezes não é só o ter plastico mole, e tu podes ver isso no anterior A4, por exemplo, em que as zonas inferiores são todas em plasticos duros (até o actual Passat), tem plasticos que descascam e tudo mais, mas tem uma solidez e qualidade de montagem irrepreensível!
Isso é que tem um peso e é que define a qualidade geral. E volto a falar das desmontagens, porque é aí que se vê as grandes falhas, e aquelas marcas que se preocupam em fazer um produto para durar, e as que devem fazer as coisas na base do - "pega?" - "sim, pega..." - "então está pronto".
As coisas não podem ser assim...
Olha o que aconteceu com o Golf IV e o Astra da geração dele... o Golf inicialmente ganhou sempre no campo da qualidade! Era a referencia do segmento.
Já andaste em algum de 2001, por exemplo? E tiveste oportunidade de comparar com um Astra dessa época?
O Golf vai estar cheio de barulhos, a consola entr os bancos ranje imenso só de encostar o joelhos, a consola central ranje toda seja em que buraco for, e já nem entro nos plasticos descascados.
E no Astra? Garanto-te que coisas a ranjer, nem se andares ao murro, encontras. É tudo sólido, fixo, bem montado. E isso verifica-se quando uma pessoa vai comprar um carro desses, usado, com 10 anos, e eu proprio, vou dar uma volta, ou ver, penso "porra, como é que é possível isto estar tão sólido".
Basicamente era isto que queria dizer - qualidade aparente é uma coisa, qualidade efectiva... é muito diferente, e é essa que interessa.
Se houver um concorrente q tenha a mesma roustez apenas c 4 parafusos, já faz da merc parvos.
Isto é impossível de acontecer, há coisas que nunca vão mudar, e nada substitui um parafuso, uma mola, ou um encaixe de qualidade. Possa, por exemplo, os proprios gajos dentro da Renault, que trabalham com eles, e neles, dizem-no...
Na 6ª feira passada, estive a ver o Insignia, e estava a falar com um rapaz que é mecânico lá no concessionário onde estava, e ele já esteve na Renault, adora a marca, tem até um Clio Williams, e ele mesmo estava a dizer-me coisas do género "a Renault tem muitas coisas boas, mas a montagem deles é muito má, e face à Opel não há comparação, aquilo pode ter melhor aspecto mas é mau... os gajos da Opel se vêm que uma porta precisa de mais uns parafusos para ficar bem, eles não têm problema em coloca-los, e na Renault é tudo na base das molitas de plastico, e depois leva uma mola da chapa, outra no painel e depois uma é que vai encaixar na outra... é um problema." e isto veio à baila porque no novo Corsa usaram um sistema assim meio parvo de montagem, e está a ser uma barracada, por causa dos barulhos, e da falta de resistencia dos materiais, e como tal ele estava a dizer que espera que o Insignia não seja a esse nível como o Corsa, e que se mantenha como os anteriores.
Deste o exemplo do painel da Mercedes e posso dizer-te desde já, que uma Megane tem 2 parafusos a segurar o painel, o meu Astra tem 7 (bem escondidos, e depois ainda leva mais, salvo erro, 9 molas). Achas que dois, fazem a funçao de 7?
MIKE1978, não é minha profissão Faço só umas reparações e montagens, a nível de electrónica (logo, no interior) nos tempos livres. Quanto à fiabilidade, penso como tu.
Editado pela última vez por TubularBells; 04 February 2009, 20:38.
Como disse antes, ambos são excelentes automoveis, e gosto bastante da 407, alias, dos franceses parece-me a mais equilibrada.
No entanto o Vectra parece-me "mais carro", mais sólido e mais robusto.
E isso verifica-se ao fim de 4, 5, 6 anos de uso. Ou quando andamos a fazer uma ou outra alteração ou reparação, e temos que desmontar alguns componentes.
Deve haver aqui pessoal a esquecer-se que eu não conheço os automoveis só de abrir o capot e conduzir, eu conheço-os também pelas "entranhas" do interior
E acreditem meus amigos... é com casa surpresa... uuuuui É que isso diz taaaaaaanto sobre a qualidade geral de um produto, e de como ele estará ao fim de uns anos de uso.
Dos franceses a mais equilibrada? A 407?
Sabes que a seguir à 407 que já data de 2003 já saíram, a Laguna e a C5, andas um pouco desfasado disto dos automóveis. Realmente só assim se explica gostares tanto de Opel
Sabes que a seguir à 407 que já data de 2003 já saíram, a Laguna e a C5, andas um pouco desfasado disto dos automóveis. Realmente só assim se explica gostares tanto de Opel
Sabes que a seguir à 407 que já data de 2003 já saíram, a Laguna e a C5, andas um pouco desfasado disto dos automóveis. Realmente só assim se explica gostares tanto de Opel
Não sei será algum problema de compreensão da tua parte, mas neste tópico específico refiro-me a modelos da mesma geração. Laguna anterior, C5 anterior, e 407 - que ainda não tem substituto.
Até porque não me parece muito inteligente comparar modelos de gerações diferentes. Senão daqui a pouco estamos a comparar um Peugeot 406 com um VW Passat CC.
Posso fazer entretanto um desenho, caso persistem as dúvidas.
Os 7.2 são feitos à mão ou do CB? É q o CB indica cerca de 0.4/0.5 a menos do q a realidade.
Em andamentos combinados não costumo passar dos 5.8 de CB (+/- 6.3 reais), e desce bastante em estradas nacionais. Em andamentos de AE acima dos limites sobe praí meio litro. O meu actual depósito, com 900kms e praí 95% feitos em AE's, tá a marcar 6.1l/100. A média dos 8500kms do segundo contador do CB vai nos 5.8.
O meu anda nos 7L também, mas o meu maior percurso, a ir para o trabalho, são 5km a descer e 5km a subir, a descer consome 0 mas a subir anda nos 15 por isso... A puxar por ele nunca passou dos 8L, consumo numa conduçao calma e citadina consigo fazer uns 6L se não houver inclinações
Acho que fez uma excelente compra, embora na minha opiniao a vectra seja menhor.Nunca tive peugeot, assumo isso, mas é uma marca que nao insprira confiança, começando logo pelo facto de os motores da opel terem uma parceria importantissima, a Izuzu, que deixou de ser motor total para equipar opel, mas a opel, para quem nao sabe, assinou uma parceria e desde 2005 todos os modelos (excepto o 1.3CDTI) são motores com motagem conjunta Izuzu e Opel. E depois, comparar os interiores do um peugeot e de um opel, é pura miragem...
Mas,ísto claro é a minha opiniao, agora acho que se comprou espere para ver o comportamento da carrinha e depois de uns tempos podera fazer o seu juizo...
Acho que fez uma excelente compra, embora na minha opiniao a vectra seja menhor.Nunca tive peugeot, assumo isso, mas é uma marca que nao insprira confiança, começando logo pelo facto de os motores da opel terem uma parceria importantissima, a Izuzu, que deixou de ser motor total para equipar opel, mas a opel, para quem nao sabe, assinou uma parceria e desde 2005 todos os modelos (excepto o 1.3CDTI) são motores com motagem conjunta Izuzu e Opel. E depois, comparar os interiores do um peugeot e de um opel, é pura miragem...
Mas,ísto claro é a minha opiniao, agora acho que se comprou espere para ver o comportamento da carrinha e depois de uns tempos podera fazer o seu juizo...
Já tive 2 peugeots e 1 opel e gosto de ambas as marcas.
São 2 marcas com filosofias diferentes, mas ambas abstante honestas.
Os opel são geralmente muito robustos e todo o feeling dos seus comandos tem um certo peso o que ainda sublinha mais isso. O Vectra parece um Panzer alemão, aqueles famosos tanques da 2ª guerra mundial.
O 407 é mais elegante e sofisticado em termos de interiores e exteriores, mas tem uma característica que não deve ser muito prática, que é a quantidade de carro que está à frente das rodas dianteiras.
Parece-me fácil bater com aquele bico nas entradas e saidas de garagens, rampas inclinadas etc., é o chamado "fazer um bico"
Creio que nestes dois casos concretos o Peugeot tem um motor mais redondo e que responde melhor desde baixo
P.S.: Uma questão para o Tubular Bells, que tal é a montagem dos carros japoneses em que já "mexeste" ?
Já tive 2 peugeots e 1 opel e gosto de ambas as marcas.
São 2 marcas com filosofias diferentes, mas ambas abstante honestas.
Os opel são geralmente muito robustos e todo o feeling dos seus comandos tem um certo peso o que ainda sublinha mais isso. O Vectra parece um Panzer alemão, aqueles famosos tanques da 2ª guerra mundial.
O 407 é mais elegante e sofisticado em termos de interiores e exteriores, mas tem uma característica que não deve ser muito prática, que é a quantidade de carro que está à frente das rodas dianteiras.
Parece-me fácil bater com aquele bico nas entradas e saidas de garagens, rampas inclinadas etc., é o chamado "fazer um bico"
Creio que nestes dois casos concretos o Peugeot tem um motor mais redondo e que responde melhor desde baixo
P.S.: Uma questão para o Tubular Bells, que tal é a montagem dos carros japoneses em que já "mexeste" ?
Em manobras as luzes ajudam, agora em lombas, se for um bocadinho mais rápido às vezes bate no fundo...
Já tive 2 peugeots e 1 opel e gosto de ambas as marcas.
São 2 marcas com filosofias diferentes, mas ambas abstante honestas.
Os opel são geralmente muito robustos e todo o feeling dos seus comandos tem um certo peso o que ainda sublinha mais isso. O Vectra parece um Panzer alemão, aqueles famosos tanques da 2ª guerra mundial.
O 407 é mais elegante e sofisticado em termos de interiores e exteriores, mas tem uma característica que não deve ser muito prática, que é a quantidade de carro que está à frente das rodas dianteiras.
Parece-me fácil bater com aquele bico nas entradas e saidas de garagens, rampas inclinadas etc., é o chamado "fazer um bico"
Creio que nestes dois casos concretos o Peugeot tem um motor mais redondo e que responde melhor desde baixo
P.S.: Uma questão para o Tubular Bells, que tal é a montagem dos carros japoneses em que já "mexeste" ?
Muito resumidamente, têm materiais e plasticos "humildes", mas bem montados. Os sistemas de montagem deles não são muito engenhosos, mas são eficazes. Muito também na base do "parafuso", e da "bucha" ou "mola" onde o parafuso aperta, encaixada no local de aperto.
Alguns encaixes são duvidosos, mas costumam usar molas em chapa, ou seja, tornam-se inquebraveis! Por vezes o que acontece é que se o plastico onde a mola metalica fixa, não for o melhor, com os anos pode tender a partir.
De resto, penalizo a organização das côres dos fios na instalação, parece que há uma certa desorganização em termos de instalação. Há fios que começam Laranja, e mudam de côr 3 ou 4 vezes até chegar ao destino.
Isto torna-se mau para a organização, e localização de avarias.
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