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    #61
    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Bem, como dizia, tenho uma carrinha de Abril 2004 (pré-restyling) que conta neste momento com 225.000 km. Comprei-a com 145.000 em Agosto de 2008.

    No que diz respeito a performances, apesar de não se poderem esperar milagres de um carro com 120 CV e 1600 Kg em vazio, dá para 95% da situações do dia-a-dia. Há o conhecido problema da dificuldade de resposta abaixo das 1500 rpm, mas aí basta saber lidar com a caixa para evitar esse fosso. A diferença de performances para a versão de 150 CV é mais notória nos regimes intermédios/altos, embora esta versão de 120 CV também não se negue a ultrapassar as 4500 rpm quando para tal é solicitada. Mas esta é uma situação que ocorrerá com extrema raridade. Em relação a consumos, para mim, que tenho cuidado apesar de não andar a pastar, é algo difícil baixar dos 6 L/100 km, e mesmo só em "milésimas", e em condições favoráveis. 6,5 L/100 talvez seja mais realista, mas aí já pressupõe um andamento relativamente "à vontade". Em AE, o consumo só sobe sensivelmente acima dos 140 km/h, mas mesmo nesta versão é possível fazer longas tiradas a 140-150 com toda a tranquilidade, já que, devido à caixa longa de 6 velocidades, 150 km/h correspondem acerca de 2500 rpm. A esta velocidade, o motor é quase inaudível.

    Fiabilidade: cada vez se confirma mais que as versões de 120 CV são bem menos problemáticas que as de 150 CV! Conheço vários casos pessoalmente de pessoas que compraram Vectras de 150 CV (um novo e outro com baixa quilometragem, entre outros) e já tiveram de trocar o alternador. O meu continua a ser o de origem. Motor de arranque também costuma dar chatices. Até agora, o meu está lá. Ando a sentir uma dificuldade em arrancar a frio, mas para o mês que vem já vou saber do que é. Outro elemento que costuma dar chatices: o volante de motor bimassa. Aí muitas vezes a culpa é de quem conduz. O motor "detesta" ser esforçado às tais rotações abaixo de 1500, pois isso provoca um desgaste enorme e prematuro. Tenho evitado isso, e a verdade é que já notava alguma vibração na embraiagem, em certas situações, quando a comprei, mas 80.000 km depois este sintoma mantém-se inalterado. Ou seja, não piorou, o que até é "bom" sinal.

    Depois, estes motores são verdadeiros "papa-termostatos". Ao comprar a minha ela simplesmente não aquecia, ou demorava muito, e logo voltava a arrefecer. Trocado ao abrigo da garantia, o termostato já teve de ser trocado após 2 anos e meio. Está lá há 1 ano, mas por vezes, em situações de pouco esforço, já vejo a temperatura baixar ligeiramente dos 85 ºC, o que já começa a ser um sintoma de que algo não está a 100%.

    Talvez por serem de concepção mais simples, as versões de 120 CV costumam dar menos chatices que as de 150. No entanto, o prazer proporcionado por esta motorização também é mais elevado.

    Em suma, apesar de não ser um carro perfeito, até agora posso dizer que estou globalmente satisfeito com a máquina!
    Ò Shôr Lino olha que a nossa é a de 150 cv e o motor ainda não avariou... Como cruise control e a caixa automática consegue-se fazer, consumos bastante bons.
    A quem estiver a pensar comprar um Vectra C, aconselho a experimentar um com caixa automática. Depois de se habituarem naão vão querer, outra coisa.

    Comentário


      #62
      Tenho uma de 120cv de 2007 (Pós-Restyling)

      Além da manutenção preconizada pela marca, levou apenas a reparação do alternador.

      Numa utilização normal,sem trabalhar para a poupança,nunca chegou aos 6 L/100,neste momento está nos 5,4 L/100.Parece-me um optimo valor tendo em conta as caracteristicas da carrinha.

      Concordo que o ponto fraco do motor reside nos baixos regimes,no entanto não me parece de todo que seja limitativo,fiz a tal modificação na caixa do filtro de ar e notei alguma diferença para melhor.

      Em suma,estou bastante satisfeito com a auto caravana,é assim que a trato por me permitir carregar tudo e mais alguma coisa,é uma delicia programar fins de semana, podendo rebater os bancos e dada a capacidade da mala, fazer uma autentica cama.
      Editado pela última vez por dm101; 23 March 2013, 17:38.

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        #63
        Não sei como é que vocês atingem esses consumos.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Não sei como é que vocês atingem esses consumos.
          Ainda por cima sem trabalhar para os consumos...

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Não sei como é que vocês atingem esses consumos.
            Terei todo o gosto em mostrar, caso encontres uma forma de o poder fazer e que não levante duvidas.

            Posso descrever os percursos habituais,tirar foto ás indicações do computador de bordo etc.

            Comentário


              #66
              E já alguma vez tentaste calcular a média colocando um papel opaco em frente ao CB?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                E já alguma vez tentaste calcular a média colocando um papel opaco em frente ao CB?
                A maior parte dos computadores de bordo são do género: Engana-me que eu gosto Por acaso dos carros que já andei os consumo do CB são sempre a menos entre 0,2 a 0;5l do que a realidade, nunca andei num carro que marcasse a mais.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  E já alguma vez tentaste calcular a média colocando um papel opaco em frente ao CB?
                  Limito-me a acreditar no CB.

                  Se o CB é optimista ou não,não sei.Dos calculos que por vezes faço enquanto conduzo,concluo que a coisa se não bate certo anda lá muito perto.

                  Lino,experimenta tirar o papel opaco e instalar um CB.

                  Se me indicares um sitio acessível e pratico de colocar um pequeno video,dou-me ao trabalho de ir ao carro e filmar os dados do Cb,para que não restem duvidas.

                  Cumps

                  Comentário


                    #69
                    Como não tenho CB, não posso comparar os valores dele com os que obtenho na realidade. Eu baseio-me nos litros que abasteço (que acredito serem iguais em todo o lado, pois os valores são sempre semelhantes) e nos kms medidos no conta-kms. Mas também pode ser que este falhe.

                    Comentário


                      #70
                      Obrigado pessoal!
                      Creio que em termos de qualidade de construção fico bem servido. Quanto á performances, eu queria apenas que ele desloque a carroceria sem grandes pizadelas no pedal de acelerador. Do tipo que eu tinha de fazer com o meu Hyundai lantra 1.9 d. Se os consumos rondarem esses valores, 6/6,5 l 100 km a 90km/h, acho que é muito bom para um carro tão grande.
                      Espaço não falta.

                      Vamos ver como corre o negócio!

                      Comentário


                        #71
                        Sim, o carro tem um espaço fantástico - ninguém se queixa! E se tinhas esse carro anteriormente, então vais passar para um "foguete"! Eu que tinha uma Peugeot 306 1.9 TD senti bem a diferença, logo...

                        Boa sorte com isso e depois apresenta-nos a máquina!

                        Comentário


                          #72
                          Ó Lino vais ao almoço do leitão?

                          Comentário


                            #73
                            Eu não tenho boa imagem deste modelo. Em Inglaterra, que é o maior mercado deste carro, o Opel/Vauxhall Vectra fica mal em termos de satisfação de cliente:



                            JD Power survey 2012 - Family cars - What Car?

                            Eu procuraria sempre um Volkswagen Passat (que é a referência) ou um japonês, o Accord 2.2 i-CTDi é absolutamente fantástico (andei um Verão inteiro com um alugado e fiquei maravilhado). Há muitos modelos no mercado deste segmento, antes de fazeres uma compra deves experimentares várias marcas.
                            Boa escolha.

                            Comentário


                              #74
                              Vendi à coisa de um ano um astra com o 1.9 CDTI 150cv com quase 300.000 kms, o dono é meu amigo e rola sem problemas.

                              Só tenho a dizer bem desse motor.

                              PS. O alternador em termos de fiabilidade é uma exepção em relação ao resto do conjunto.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por dm101 Ver Post
                                Ó Lino vais ao almoço do leitão?
                                Qual almoço? Não sei de nada.


                                Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                Eu não tenho boa imagem deste modelo. Em Inglaterra, que é o maior mercado deste carro, o Opel/Vauxhall Vectra fica mal em termos de satisfação de cliente
                                É verdade que este carro tem diversas pequenas "doenças" crónicas que se podem tornar irritantes e encarecem a manutenção, mas no global são capazes de percorrer boas distâncias sem problemas verdadeiramente graves que obriguem a trocas de motor, como acontece nos N47 ou em alguns modelos da Renault. O motor CDTI/JTD já possui uma boa reputação de fiabilidade, e não é por acaso.

                                Comentário


                                  #76
                                  Julguei que acompanhavas o tópico do leitão e que estavas na lista de presença.

                                  Isto para te dizer que caso fosses poderias ver por ti mesmo os consumos da minha Vectra.

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Qual almoço? Não sei de nada.




                                    É verdade que este carro tem diversas pequenas "doenças" crónicas que se podem tornar irritantes e encarecem a manutenção, mas no global são capazes de percorrer boas distâncias sem problemas verdadeiramente graves que obriguem a trocas de motor, como acontece nos N47 ou em alguns modelos da Renault. O motor CDTI/JTD já possui uma boa reputação de fiabilidade, e não é por acaso.
                                    Eu o que acho estranho é que normalmente dá menos problemas nos JTD do que nos CTDI, por acaso lembrei-me agora que um amigo meu ficou quase dois mil euros mais leve na carteira com um problema qualquer no astra 1.9 150 cvs, não sei bem o que se passou mas o carro teve que ir de reboque..

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por dm101 Ver Post
                                      Julguei que acompanhavas o tópico do leitão e que estavas na lista de presença.

                                      Isto para te dizer que caso fosses poderias ver por ti mesmo os consumos da minha Vectra.

                                      Cumps
                                      É que, por norma, existe uma secção para se combinar eventos.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                        Eu o que acho estranho é que normalmente dá menos problemas nos JTD do que nos CTDI, por acaso lembrei-me agora que um amigo meu ficou quase dois mil euros mais leve na carteira com um problema qualquer no astra 1.9 150 cvs, não sei bem o que se passou mas o carro teve que ir de reboque..
                                        Um pouco como os 1.3 Multijet vs CDTI. É a Opel a tentar mudar algo para melhor e só piora. É a realidade.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                          A maior parte dos computadores de bordo são do género: Engana-me que eu gosto Por acaso dos carros que já andei os consumo do CB são sempre a menos entre 0,2 a 0;5l do que a realidade, nunca andei num carro que marcasse a mais.
                                          Os CB da Opel pelo que tenho visto costumam ser certeiros... Normalmente faço registo da média dos consumos no spritmonitor(web), no Acar(android) e através do CB(reset dos dados quando atesto) e de todas as vezes o CB bate certo com os valores dos outros 2 metodos por mim usados.

                                          PS- Vectra B Caravan 2.0DTi.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                            Os CB da Opel pelo que tenho visto costumam ser certeiros... Normalmente faço registo da média dos consumos no spritmonitor(web), no Acar(android) e através do CB(reset dos dados quando atesto) e de todas as vezes o CB bate certo com os valores dos outros 2 metodos por mim usados.

                                            PS- Vectra B Caravan 2.0DTi.
                                            É do senso comum, dentro de quem tem Opel, que os CBs dão valores muito aproximados da realidade (pelo menos actualmente). A minha Astra H também é exemplo disso.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                              Eu não tenho boa imagem deste modelo. Em Inglaterra, que é o maior mercado deste carro, o Opel/Vauxhall Vectra fica mal em termos de satisfação de cliente:



                                              JD Power survey 2012 - Family cars - What Car?

                                              Eu procuraria sempre um Volkswagen Passat (que é a referência) ou um japonês, o Accord 2.2 i-CTDi é absolutamente fantástico (andei um Verão inteiro com um alugado e fiquei maravilhado). Há muitos modelos no mercado deste segmento, antes de fazeres uma compra deves experimentares várias marcas.
                                              Boa escolha.
                                              Davas cá um vendedor para a vw....

                                              Comentário


                                                #83
                                                Boas pessoal, tenho um opel vectra gts de 2004 comprei a mais ou menos uns 4 meses o carro vinha com um problema no fecho centralizado e no conta rotações aparecia uma sinal que é uma carro e uma chave de fendas e esse sinal nunca desligava o stand que em vendeu o carro disse que aquele sinal era do fecho centralizado que estava estrago, mas eu já reparei o fecho centralizado e aparece o mesmo sinal só que aparece durante uns minutos mesmo com o carro ligado e em andamento, eu gostava de saber se esse sinal e algum problema ou se é normal neste carro aparecer esse sinal.

                                                Obrigado

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Se acende a luz presumo que também haja um registo de erro na centralina, e será um bom ponto de partida.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Até pode ser simplesmente a pedir a revisão não?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Esse é o simbolo do safe mode. Pode querer dizer muita coisa, mas também pode não ser nada demais. Curioso o stand dizer que é do fecho centralizado (até pode ser), mas para ter visto isso, podia ter mandado arranjar e apagar o erro (pode ser o que te falta fazer). Vai fazer uma leitura à centralina e depois logo se vê. Com sorte é mesmo só preciso eliminar o erro (verdade que se for isso, daqui a umas semanas ele apaga-se automaticamente, uma vez que já trataste do assunto, mas como não sabes o que é, mais vale jogar pelo seguro...).

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Perfeitamente escusado colocar a mesmísisma questão em 3 tópicos diferentes!!!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Os consumos que falaram lá atrás são faceis de fazer. Basta fazerem uma viagem num Vectra com caixa automática e cruise control nos entre os 120 e os 140 km/h.

                                                          Ainda a poucas semanas fui a St.Tirso buscar peças para o Corsa, sai da zona de Aveiro com o aviso de não passar dos 120 km/h porque supostamente havia um problema com a EGR. Na viagem de ida fui a 120 km/h com o cruise control ligado e no regresso a luz o motor apagou, por conseguinte a velocidade de cruzeiro subiu para os 140 km/h com o cruise control ligado. Cheguei a casa com uma média de 6.2 l/100km

                                                          Há e a carrinha para além do problema da EGR tinha as velas "lixadas", pois numa ida à Opel e apesar de os avisar ( visto o Tubular ter ligado numa outra ocasião o Tech II e ter detectado um problema nas velas), um elemento da oficina disse "o que o Paulo diz nem sempre é para levar a sério)

                                                          Na minha opinião acho que o que é dito, em alguns representantes oficiais é que não é para levar em conta. Além disso Há extras que as concessões nem sequer sabem trabalhar com eles, caso do porta bagagens de abertura e fecho automático.

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                                                            #89
                                                            Alguém me pode dar um motivo para o cruise control umas vezes funcionar, bem e durante muito tempo e outras vezes acender a luz indicadora e desligar logo a seguir, sem fixar a velocidade?

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                                                              #90
                                                              Mau contacto?

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