Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat 1.3 multijet, Mito vs Realidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Eu já começo é a não ver a utilidade de discutir esse ponto.

    "Eh pá não compres esse carro que não dá para pegar de empurrão"

    É isto?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
      Coincidência ou não, o meu mecânico também não curte muito os multijet... Por causa do "medo" já generalizado, em vez de mudar o óleo aos 30kkm vou reduzir o intervalo para 15/20 kkm, mantendo claro um óleo com as especificações adequadas. Não sei se ajuda, mas estou convencido que mais de 20 kkm é exagerado.
      A unica coisa que vais fazer é gastar dinheiro.

      Desde que uses o óleo certo não faz mal mudar o óleo de 30 em 30 mil km. O motor e óleo foram feitos para isso. Eles não acordaram um dia e lembraram-se disso.

      Comentário


        #33
        Já tive alguns problemas no meu Panda Mjet, mas nenhum ligado directamente ao motor. É a variante de 70cv e com o oleo especificado pela Fiat - Selenia WR 0W40 nunca gastou muito oleo. Está com quase 70.000kms.

        Comentário


          #34
          eu troco de 15 em 15...acho os 30 muito...mesmo muito...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por addt Ver Post
            Boas pessoal, sou um alfista e um admirador da Fiat, no entanto lanço este tópico porque fiquei algo intrigado com os comentários do mecânico aquando da revisão do meu Fiat punto td..segundo ele os novos motores 1.3 mjet ao contrário dos 1.9 mjet, são dos piores em termos de fiabilidade (segundo a sua experiência).."aquilo dá muita barracada, é juntas é correia de distribuição que parte com facilidade..são dos motores que os sucateiros mais têm á venda, afirma!! Por exemplo, se o carro ficar sem bateria e tentares empurra-lo estas sujeito a partir a correia de distribuição e causar graves danos no motor, porque esta funciona por corrente (foi algo assim parecido que ele disse)"..
            O mecânico refere ainda que os 1.4 HDI são muito bons e os 1.5 dci ja dão alguma barracada, de qualquer forma bem melhores que os 1.3 mjet..

            A minha questão é: Quem tem carros com estes motores, tem alguma razão de queixa, deram problemas? Que acham da sua fiabilidade?

            Ja li a falar bem destes motores, mas também não me pareceu que esse mecânico tivesse com interesse em mentir..não sei, digam de vossa justiça!!
            Excelente mecânico, sem dúvida.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por xjr1300 Ver Post
              Mesmo que metas o carro a trabalhar de empurrão ou esticão, o motor roda sempre no sentido de rotação para o qual foi desenhado para trabalhar , ou para a esquerda ou para a direita, isto se tivermos de frente para o motor do lado da distribuição, e se roda nesse sentido não tem obrigação de descomandar,porque como é obvio rodando no sentido de rotação do motor a correia fica esticada,
              Em condições normais não tem obrigação de descomandar, a não ser que haja algum problema á posterior
              em condiçoes normais nao! ai dou te razao nao ker dizer k ocorra sempre
              o funcionar de uma corrente\correia e a a polie da arvore de cames comandada atraves da polie da cambota
              se a cambota e sujeita a uma força subita o conjunto correia\polie leva com o esticao!
              tudo bem!
              mas se o tal tensor tem uma tensao programada so para por o motor de arranque e leva uma esticao valente...!
              e quem diz este motor diz outros
              ja ouvi falar de tdis acontecer o mesmo em k salta um dente ao desligar...
              sem consequencias fisicas para o motor mas deixam de pegar dando erro sensor de ponto

              agora deixar de comprar um motor\carro por causa destas coisas e como nao comprar um carro moderno so por nao trazer pneu suplente
              pegar de empurrao é um caso extremo

              como mts carros modernos nao aconselham dar"mama" pk pode fritar a centralina :P

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por diogo_coelho Ver Post
                tenho um 1.3 90 cv com 34 mil num ano e 3 meses..

                a unica chatice é o alternador que chiava...era da polie...

                levou novo..mas agora parece que em 5 e em 6 quando piso...so nas 1800 rotacoes...parece que o rolamento ou a correia dele..patina...

                vou a fiat averiguar
                Yah o meu também me faz isso, quando estás a pensar ir lá? Depois diz-me como ficou.. Thx!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                  Nem sei se me rio ou não.

                  O 1.3 Multijet não têm correia de distribuição. É de corrente.

                  Só por ai´o mecânico já está a falhar. E brutalmente.

                  Tenho que me rir. lol

                  Do que tenho visto, lido e falado, os 1.3 Multijet até são muito fiáveis. Existem em carros como a Doblos e fazem centenas de milhares de kilómetros.

                  Isso é até partirem a correia de distribuição, que não existe. lol
                  Pois, ele falou que a correia era por corrente e falou num primo dele que tem um corsa 1.3 cdti e estragou o motor por empurrar o carro quando ficou sem bateria..fiquei estupefacto mas como ele é mecânico e não falta la carros e sucatas (na Corga do Lobão)fiquei sem palavras..apesar disso, não me deixo influenciar..secalhar se for a outro mecânico ele diz completamente o contrário!!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por ohbaca Ver Post
                    dito por mecanico opel k trabalhou com os 1.3 dos opeis acho k a corrente k comanda a distribuiçao dá alguns problemas, o tensor k mantem a corrente no sitio volta e meia nao trabalha(acho k trabalha por pressao de oleo) e deixa a corrente saltar uns pontos e descomandar o motor.
                    pelo k ouço o 1.3m-jet nao da assim mts problemas
                    mas tb nao e isento
                    Foi exatamente isso que disse, mas na altura fiquei a
                    perceber o mesmo..mas como o motor é igual porque razão os fiat não são afectados?

                    Comentário


                      #40
                      Irra, vocês são muita chatos...

                      Então e lá por ser mecanico não pode dar a opinião dele ? É menos valida que a das outros...? É uma opinião tal como é a dos jornalistas que este carro é melhor que outro...!! Concordando ou não concordando é a opinião dele...!!! Seja ou não "verdade".

                      Conheço carradas de mecanicos que dizem que o 1.4 Tdci/Hdi não presta, que o 1.3 é que é bom....conheço outra meia duzia que diz o contrário...

                      E agora...? Em que ficamos...!! São opiniões muitas vezes baseadas em experiências que vão tendo...

                      Comentário


                        #41
                        Sim, não deixa de ter direito à sua opinião e penso que aqui ninguém disse o contrário. Simplesmente aprofundámos mais as questões.

                        Só acho graça que ficou parvo por o outro ter tentado pegar o carro de empurrão e saltou a corrente de distribuição como se isso fosse logo algo para descartar o carro de uma possível compra. Nem sequer sabemos se esse carro seria da primeira série já com o carreto da combota excessivamente gasto.

                        De qualquer forma continuo a dizer, e?

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                          E esse pensamento em relação aos FIAT's é mais que comum.

                          Quando fui trocar os 4 pneus do meu carro o gajo olhou para as pastilha. Estão novas.
                          Aqui estão elas com 59.000km.

                          Eu disse-lhe que fazia muita AE. A resposta dele foi que o carro devia travar mal. lol Até que o outro gajo disse-lhe que não tinha calo nos discos. Ai calou-se.

                          Se fosse um VW, ele dizia que o material era bom e que nem se gastava. Como era um FIAT não valia nada.

                          É a mentalidade tipica.
                          Mas que raio é que tem a ver as pastilhas com fiabilidade, e com o que quer que seja?!?!?
                          Normalmente os discos e as pastilhas são fornecidas por uma determinada marca, sejam eles carros japoneses, italianos ou franceses.
                          Claro que, como ferrenho defensor que és e ao mesmo tempo "atacante" de outras marcas, tinhas que as meter ao barulho...
                          Não é por isso que um carro deixa de ser mais ou menos fiável.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                            Mas que raio é que tem a ver as pastilhas com fiabilidade, e com o que quer que seja?!?!?
                            Normalmente os discos e as pastilhas são fornecidas por uma determinada marca, sejam eles carros japoneses, italianos ou franceses.
                            Claro que, como ferrenho defensor que és e ao mesmo tempo "atacante" de outras marcas, tinhas que as meter ao barulho...
                            Não é por isso que um carro deixa de ser mais ou menos fiável.
                            Foi um exemplo da mentalidade do pessoal das oficinas. É FIAT, logo não valia nada. É uma ideia que já têm por natureza, mesmo antes de verem o que se passa.
                            Lê lá bem o que escrevi.
                            A VW foi um mero exemplo. É uma marca bem cotada nos mecânicos. Não ia meter o exmplo da Lancia.

                            E vê lá se têm paint aquela imagem. Posso ter acrescentado material as pastilhas.
                            Editado pela última vez por rogerAjacto; 08 February 2009, 13:24.

                            Comentário


                              #44
                              Enfim... este tópico quase dá para rir, principalmente pela ideia que ainda se vive no mundo "dos mecânicos"

                              Essa deve ser a mesma teoria usada para os motores Isuzu serem inquebraveis

                              1.3 - excelente motor, muito equilibrado, com um ou outro problema, como acontece em todos, até em marcas premium, e até em carros de 100 mil Euros com cilindradas acima dos 3 Litros!

                              Bons consumos, e boa performance, tendo em conta a potencia, e cilindrada.

                              Que querem mais?! É bom material, e a Fiat acertou em cheio! É ver a quantidade de motores desses que andam aí!

                              Acho que chega destas teorias, sinceramente.

                              Comentário


                                #45
                                Andei com um Corsa GTC 1.3 CDTI de 90cv durante quase 2 anos. Agora passou para outro membro da familia.

                                Nunca deu problemas ao nível de motor. Já la vão quase 50.000 km

                                Tenho um amigo com 80.000km e repro em cima (?!) e continua ali para as curvas

                                Acho que é uma grande vitória da Fiat!

                                Comentário


                                  #46
                                  Sim, acho que o motor 1.3 é extremamente fiável, principalmente quando há poucos relatos de avarias e é puxado muitas vezes ao extremo nos comerciais.
                                  Recordo-me que quando andava com um, o problema era só o consumo desmesurado de óleo, mas como o carro era conduzido por outros, sabia que alguns o levavam ao red line a frio...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                    Enfim... este tópico quase dá para rir, principalmente pela ideia que ainda se vive no mundo "dos mecânicos"

                                    Essa deve ser a mesma teoria usada para os motores Isuzu serem inquebraveis

                                    1.3 - excelente motor, muito equilibrado, com um ou outro problema, como acontece em todos, até em marcas premium, e até em carros de 100 mil Euros com cilindradas acima dos 3 Litros!

                                    Bons consumos, e boa performance, tendo em conta a potencia, e cilindrada.

                                    Que querem mais?! É bom material, e a Fiat acertou em cheio! É ver a quantidade de motores desses que andam aí!

                                    Acho que chega destas teorias, sinceramente.
                                    Ja que falas nisso, por acaso estava la uma Opel Astra 1.7 td a levar o 3º motor, o último ja nem era Isuzo, era Opel..lol! também a ideia do mecânico não era muito boa em relação estes motores..Problemas com bombas de água, juntas queimadas, tubagens do rádiador do óleo..Segundo ele e até o dono do stand que foi la ver a carrinha que estava a levar outro motor"é mais fama que o proveito"..o dono do stand até disse, "se o cliente vem aqui comprar um carro com motor isuzo, é lógico que não vou dizer que é mau, porque quero vender, no entanto sei que isso não vale nada (ao contrário do que é falado)" os td 60 e 70 da Fiat ja saíram melhorzitos e não deram tantos problemas, segundo o mesmo...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Isso é a mais pura das verdades.

                                      Depois há o oposto (no caso da Opel) de se dizer que os motores Opel não valem nada, e um gajo a saber perfeitamente que o 2.0 DTI e o 2.2 DTI são muito bons motores.

                                      Tanto é que muita gente pensa que esses motores são... Isuzu!!! Precisamente porque são fiaveis, até já vi mecanicos dizerem isso!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                        Isso é a mais pura das verdades.

                                        Depois há o oposto (no caso da Opel) de se dizer que os motores Opel não valem nada, e um gajo a saber perfeitamente que o 2.0 DTI e o 2.2 DTI são muito bons motores.

                                        Tanto é que muita gente pensa que esses motores são... Isuzu!!! Precisamente porque são fiaveis, até já vi mecanicos dizerem isso!
                                        Talvez porque o 2.2dti no frontera foi uma barracada. A nível de fiabilidade, acompanhou os antecessores.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                          Isso é a mais pura das verdades.

                                          Depois há o oposto (no caso da Opel) de se dizer que os motores Opel não valem nada, e um gajo a saber perfeitamente que o 2.0 DTI e o 2.2 DTI são muito bons motores.

                                          Tanto é que muita gente pensa que esses motores são... Isuzu!!! Precisamente porque são fiaveis, até já vi mecanicos dizerem isso!
                                          Sem estar a querer defender qual o melhor ou o pior motor..o facto é que á muitas opiniões contraditórias...neste caso e como referi, segundo palavras ditas pelo vendedor e mecânico, os Isuzo não são grande coisa!!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Foi? De facto houve problemas de refrigeração nos Frontera com o pack off road (a grelha ficava toda tapada). E algumas bombas injectoras, no inicio deram de si.

                                            Mas daí a ser barracada, há uma diferença grande. Agora claro, leva logo o rótulo. Se vires nos outros modelos equipados com os mesmos motores (por acaso o 2.2 DTI do Frontera até era especifico para o jipe, os outros são (muito) diferentes, praticamente só se mantém o bloco), não há grandes problemas...

                                            Mas pronto, foi só um exemplo de "mentalidades". E o 1.3 sofre do mesmo problema, para muitos, por muito bom que seja, e que tenha provas dadas, as pessoas têm sempre que bater na cabeça por ser de origem Fiat.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Guga Ver Post
                                              Andei com um Corsa GTC 1.3 CDTI de 90cv durante quase 2 anos. Agora passou para outro membro da familia.

                                              Nunca deu problemas ao nível de motor. Já la vão quase 50.000 km

                                              Tenho um amigo com 80.000km e repro em cima (?!) e continua ali para as curvas

                                              Acho que é uma grande vitória da Fiat!
                                              Não, foi uma vitória do consórcio POWER TRAIN que envolvia uma Fiat quase falida e sem investimentos nessa area (na altura) e uma GM que ainda respirava alguma saúde financeira, e ansiava por um Diesel de pequena cilindrada que pudesse fazer frente a uma PSA e Renault.

                                              Sim, um momento de visão da GM que viu o pioneirismo da FIAT com os Common Rail/multijet, para substituir os ISUZU, na qual a GM não estava interessada em investir enormes verbas em I&D para obter um commom Rail proveniente da parceria GM/ISUZU.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Já agora ...

                                                Conduzam o Antigo 1.5TD da ISUZU - 67CV's

                                                Conduzam o 1.3 Multijet Fiat/Opel - 70CV's

                                                Percebam que as grandes diferenças (a favor do 1.3) são:

                                                Na suavidade do trabalhar
                                                Na resposta mais rápida (após as 2.000rpms e até às 3.500)
                                                No consumo fazendo uma condução ponderada não superior a 130kms/h
                                                Na emissão de poluição.


                                                No resto os motores equivalem-se.

                                                A diferença é no 1.5TD daqui a 30 anos ainda trabalhar sem problemas de electrónica, ou de bomba injectora (nada que afinações e manutenção não resolvam)
                                                É a mecanica pura e dura, para durar kms, do 1.3 já não poderão dizer isso, é que fazer 500.000 kms como os 1.5TD acredito que encostarão antesm, e isso é dito por quem trabalha em mecânica e percebe da poda, e não o mero " Zé Manel da esquina".

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Obrigado, o 1.3 e todos os motores diesel mais recentes.

                                                  Cumprimentos.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    É o meu 1º post aqui. Pelo que já ouvi a pessoas com esse motor, ninguém me menciona problemas, antes pelo contrário.

                                                    Alguns falam de consumo de óleo até à 1ª revisão, mas é normalíssimo num motor com baixa cc.

                                                    Fora isso, só ouço falar bem

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      É um bom motor.
                                                      Sem problemas até agora. O prinipal "problema" é ser um bocado turbo dependente (o tal fosso).

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        tenho um corsa com o 1.3cdti de 90cv
                                                        nenhuma razão de queixa até agora em relação ao motor
                                                        silencioso, despachado qb e consome pouco.

                                                        realmente nos primeiros km é um bocado bêbado no óleo, mas depois estabiliza, fiz muda de óleo á cerca de 5000km e ainda n consumiu uma gota

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          tens de dar o nome/morada do mecânico que é para lá não ir.

                                                          desses motores só ouvi falar mal do consumo de óleo. coisa entretanto resolvida.

                                                          quanto á corrente, não são eternas, carecem de menos manutenção do que uma correia. sistema desde á muito utilizado, tendo caído por troca da correia, ainda eu não percebi muito bem o porquê. só pela facilidade de substituição.
                                                          mas nem isso se passava em todos os carros, casos havia em que era preciso tirar o motor, coisa que não era necessária noutros.
                                                          carros como o antigo civic, para que quisesse ganhar dinheiro, também tiravam o motor fora para substituir a correia, coisa que um mecânico mais inteligente fazia sem esse trabalho todo.

                                                          agora melhor melhor? não me parece que realmente exista.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Eu tenho um Punto 1.3 MJT 70cv de 2004.

                                                            O meu carro tinha o "defeito" da distribuição, ou seja, um dos tensores estava mal estudado, pois trabalhava com pressão de óleo e não tinha a ajuda de uma mola para o auxiliar casso houvesse alguma falha.

                                                            Resultado, uma das vezes que dei à chave, o tensor falhou e a corrente ficou laça... e o resultado prático é o mesmo de uma correia/corrente partida.

                                                            Felizmente foi ao dar à chave, mas mesmo assim ainda empenou 4 válvulas.

                                                            Resultado, carteira 1000€ mais leve... embora alguma parte deste investimento não fosse essencial, mas já que estava aberto, e como o carro era para manter, decidi investir nele.

                                                            Agora já tem um tensor revisto, que vem de série desde finais de 2004.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Tenho um GPunto 1,3 Mjt 75 cv. Tem poucos km, apenas 16 mil. Problemas zero. Só não gosto muito da resposta a baixas rotações, antes das 2000 é muito amorfo.

                                                              Esse mecânico deve ser daqueles que diz que tudo o que não é VW é mau. Por falar nisso o Polo 1,2 3 cilindros da minha mae pifou. simplesmente. a ver se convenço o meu pai a comprar-lhe um clio dci...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X