Acho que esses problemas eram só no 1.7 TDS, certo Excalibur?
No Astra F 1.7 TDS que eu tive, aquecia, de facto, quando puxava bastante por ele, mas ninca tive problemas por causa disso.
O teu bastante era:
150~170kms/h
Em dia de calor ou temperatura ambiente média.
E a temperatura saia do indicador 1/4~1/3 do quadrante e atingia os 2/3~3/4.
Isso não é nada, é normal, e não significa problemas.
Por exemplo subir as encosta da Serra da Estrela com 5 marmanjos e bagagem em Junho, com temperaturas na casa dos 30ºC, e a temperatura no 1.5 TD ir para 1/2~2/3, e na primeira recta plana, baixar para os niveis ditos normais que se situam entre o 1/4~1/3.
E nunca isso representou problemas de juntas, ou aquecimento exagerado.
Eu tive um corsa A e um corsa B ambos com o motor 1.5 Isuzu, um na variante NA e outro turbo.
A variante turbo tende a aquecer bastante quando levada aos limites, no entanto penso que quando devidamente assistido (com líquidos refrigerantes correctos) tal não acontece.
O único problema que tive em ambos os carros foi o desgaste algo prematuro do motor de arranque e a má localização do alternador.Com chuva apanhava agua e a correia patinava, levando a que a mesma se desgastasse com maior facilidade.
De resto foram carros que deixaram muitas saudades.
E a temperatura saia do indicador 1/4~1/3 do quadrante e atingia os 2/3~3/4.
Isso não é nada, é normal, e não significa problemas.
Por exemplo subir as encosta da Serra da Estrela com 5 marmanjos e bagagem em Junho, com temperaturas na casa dos 30ºC, e a temperatura no 1.5 TD ir para 1/2~2/3, e na primeira recta plana, baixar para os niveis ditos normais que se situam entre o 1/4~1/3.
E nunca isso representou problemas de juntas, ou aquecimento exagerado.
Os problemas dos Corsas A, n são muitos além do consumo de óleo.
Têm é uns defeitos...Direcção c volante descentrado dos pedais e inclinado, n têm travões têm abrandadores, e o chassis é mau é mto pouco confortavel sem nem sequer ser bom a curvar.
Além disso, os primeiros q são os q tas a falar, tem um tablier q treme por todos os lados, e as janelas traseiras n abrem em compasso.
O user Nightlord creio q teve um, e o estranho no meio disto tudo é q eu tbem gosto do GT.
Os problemas dos Corsas A, n são muitos além do consumo de óleo.
Têm é uns defeitos...Direcção c volante descentrado dos pedais e inclinado,
Não é defeito, é feitio, e é assim construido como medida de segurança passiva, em caso de embate o volante não vai de encontro ao condutor mas tende a desviar-se do mesmo, na coluna de direcção tem zona de deformação, no Corsa é mais visivel, mas o Kadett seu contemporaneo também tinha esta caracteristica.
n têm travões têm abrandadores, e o chassis é mau é mto pouco confortavel sem nem sequer ser bom a curvar.
Compara com as viaturas da mesma epoca e verás que as diferenças não são assim tão grandes para carros com concepção da altura, mas a ultima serie do A (após o restyling de 1991) já trás travões da serie B.
Quem tem o GT coloca a bomba central dos TD e aquilo passa a travar em vez de abrandar.
Sobre o curvar, tal como digo, compara somente com viaturas da mesma epoca (1983).
Ando regularmente num Corsa A e acho-o muito fraco, mesmo quando comparado com os concorrentes da época.
A posição de condução, apesar de má, sempre é melhor que a do Clio I.
Falaram nos abrandadores e tenho de concordar. Um AX, por exemplo, trava muito melhor que o Corsa.
Ainda por cima, tem tendência a desiquilibrar-se na travagem.
Do comportamento é melhor nem falar. Já conduzi muita coisa, mas nada tão mau, inseguro e falso como este Opel. Acho que é o único carro cuja instabilidade me causa sentimentos de pânico.
Quanto a problemas mecânicos, não lhe reconheço nada de especial ou anormal.
não é defeito, é feitio, e é assim construido como medida de segurança passiva, em caso de embate o volante não vai de encontro ao condutor mas tende a desviar-se do mesmo, na coluna de direcção tem zona de deformação, no corsa é mais visivel, mas o kadett seu contemporaneo também tinha esta caracteristica.
desculpa, mas quem é que te vendeu esta? A zona de deformação já existe há décadas, em carros mais antigos q n tinham a coluna de direcção "forrada", via-se perfeitamente o "rendilhado" e a peça fusivel q cede em caso de embate. se o coluna ser descentrada, fosse uma caracteristica de segurança, então o defender era segurissimo.
compara com as viaturas da mesma epoca e verás que as diferenças não são assim tão grandes para carros com concepção da altura, mas a ultima serie do a (após o restyling de 1991) já trás travões da serie b.
Quem tem o gt coloca a bomba central dos td e aquilo passa a travar em vez de abrandar.
Sobre o curvar, tal como digo, compara somente com viaturas da mesma epoca (1983)
n só comparo, como tive vários da época, e conduzi quase todas, pelo menos as mais vendidas. r5 (para n falar do clio i) - curva melhor, mais confortavel, melhores materiais, posição de condução muito melhor. ax - curva muito melhor, trava muito melhor, mais confortavel, a série i em materiais e construção é mto pior q o corsa. Mais equipamento e espaço. fiesta até 88- muito semelhante ao corsa, o seguinte volta a ser melhor em todos os aspectos uno - mais espaçoso, curva melhor, melhores travoes polo - o melhor construido, materiais medios, tarvoes medianos, caixa e motores fracos c poucas excepções 205 - todas as qualidades do ax associadas a melhores materiais ibiza - melhor comportamento, travoes medianos, muitooooo espaço, pessima construção e materiais médios, em motores era bom só n conheço bem os japunas, de resto conheço-os todos mto bem se o carro saiu em 1983, a verdade é q foi comercializado até 1993, como tal deve ser comparado a modelos q foram seus concorrentes, e comparado por exemplo com o fiesta de 89, é pior em tudo, mas basta um 205 para em comparação ser muito pior, e nem vou falar de preços/equipamento. de referir q a partir de 1991, quando recebeu um facelift e novo tablier, a qualidade dos materiais subiu bastante.
Aprensento a minha opinião baseada na experiência, tive um AX, dois R5 e dois Ibizas. Além de q conduzi praticamente todos os B´s da época menos os japunas.
Falaste em carros da época, mas n disseste quais os q achavas piores ou iguais ao corsa e em que aspectos.
Ando regularmente num Corsa A e acho-o muito fraco, mesmo quando comparado com os concorrentes da época.
A posição de condução, apesar de má, sempre é melhor que a do Clio I.
Falaram nos abrandadores e tenho de concordar. Um AX, por exemplo, trava muito melhor que o Corsa.
Ainda por cima, tem tendência a desiquilibrar-se na travagem.
Do comportamento é melhor nem falar. Já conduzi muita coisa, mas nada tão mau, inseguro e falso como este Opel. Acho que é o único carro cuja instabilidade me causa sentimentos de pânico.
Quanto a problemas mecânicos, não lhe reconheço nada de especial ou anormal.
Não deve ser dificil travar melhor, com menos 180 kgs de peso, mesmo que tenha travões iguais a sensação é sempre melhor.
Aprensento a minha opinião baseada na experiência, tive um AX, dois R5 e dois Ibizas. Além de q conduzi praticamente todos os B´s da época menos os japunas.
Falaste em carros da época, mas n disseste quais os q achavas piores ou iguais ao corsa e em que aspectos.
Não é querer ser deselegante, mas um carro lançado em 1983 e cuja concepção terá de ser até 1982 e mantido na sua base mecanica e estrutural quase inalterado (só mudam os travões como digo em 1991/92) até 1993 e ser com comparado com:
AX de 1986
IBIZA de 1985
Polo MKIII - 1990 (a carroceria que tinha o motor G40)
Fiesta MK3 de 1989
É bizarro, estamos a falar de 2 a 7 anos de diferença no lançamento de produtos concorrentes, que se actualizam e tentam ser melhor que o concorrente, explorando as fraquezas do mesmo.
POdes comparar o UNO, 205, POLO MK2, Fiesta MK1, Austin MINI Metro e o R5 da primeira geração, e ai sim podem dizer quel o melhor nas suas diversas caracateristicas de mecanica, estetica, conforto, etc.
A minha primeira viatura e anterior a esta foi um Corsa A 1.3 GT de 89, comprado em 99 e teve comigo até 07.
Confirmo o que disseram, os travões são uma lástima, e com tendencia para fugir para um dos lados.
O meu chegou a levar lá umas bombas que melhorou um pouco, mas já está na mesma...
De resto é um carro com 20 anos, não há grandes milagres... na altura andava ela por ela com a concorrência e conheci de perto um AX GT de 92, os interiores eram pouco melhores...
Não é querer ser deselegante, mas um carro lançado em 1983 e cuja concepção terá de ser até 1982 e mantido na sua base mecanica e estrutural quase inalterado (só mudam os travões como digo em 1991/92) até 1993 e ser com comparado com:
AX de 1986
IBIZA de 1985
Polo MKIII - 1990 (a carroceria que tinha o motor G40)
Fiesta MK3 de 1989
É bizarro, estamos a falar de 2 a 7 anos de diferença no lançamento de produtos concorrentes, que se actualizam e tentam ser melhor que o concorrente, explorando as fraquezas do mesmo.
POdes comparar o UNO, 205, POLO MK2, Fiesta MK1, Austin MINI Metro e o R5 da primeira geração, e ai sim podem dizer quel o melhor nas suas diversas caracateristicas de mecanica, estetica, conforto, etc.
O metro n é do mesmo segmento, embora o preço do 111 mais tarde os colocassem como concorrentes.
Então basicamente, estás a dizer q, na tua opinião, dos 7 que falei, n concordas com 1, porque o polo de que falo é o mkI e o fiesta o mkII(concorreu bem mais tempo c o corsa q o I e são qse iguais), e o ibiza saíu em 1984, como tal a diferença n me parece relevante visto q o corsa saíu em 1982, e aliás é o Ax siu em 1986, portanto a diferença também n é assim tanta.
O r5 n é o da primeira geração, mas sim o SR5 pois saiu praticamente ao mesmo tempo q o corsa, e desapareceu antes.
A minha primeira viatura e anterior a esta foi um Corsa A 1.3 GT de 89, comprado em 99 e teve comigo até 07.
Confirmo o que disseram, os travões são uma lástima, e com tendencia para fugir para um dos lados.
O meu chegou a levar lá umas bombas que melhorou um pouco, mas já está na mesma...
De resto é um carro com 20 anos, não há grandes milagres... na altura andava ela por ela com a concorrência e conheci de perto um AX GT de 92, os interiores eram pouco melhores...
Os AX da segunda série eram melhores, mas os da 1ª!
Aliás, já n se veem muitos, e n é por acaso, acho q será dificil encontrar um em q o tablier n esteja rachado, só devem ter csobrevivido as versões desportivas...
Comentário