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Astra GTC OPC vs Focus ST vs Mégane RS vs Golf GTI

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    Results:
    Opel Astra GTC OPC (240cv) [23%] 57 votes
    Ford Focus ST (225cv) [35%] 85 votes
    Renault Mégane RS (225cv) [13%] 33 votes
    VW Golf GTI (200cv) [29%] 71 votes

    Comentário


      citação:Originalmente colocada por Fred Simões

      Results:
      Opel Astra GTC OPC (240cv) [23%] 57 votes
      Ford Focus ST (225cv) [35%] 85 votes
      Renault Mégane RS (225cv) [13%] 33 votes
      VW Golf GTI (200cv) [29%] 71 votes
      ganda FOCUS[^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][8D][8D][8D]...


      Comentário


        eu escolhi o ST, talvez por ter conduzido esse mesmo ST que foi testado na Autohoje eheheheh



        um pequeno filme (telemovel) que fiz na altura a puxar a 3ª
        http://rapidshare.de/files/15667538/V_deo001.3gp.html

        Comentário


          Bom, este é um tópico no qual estava a evitar participar. Isto porque andamos aqui a discutir o sexo dos anjos, e este tipo de conversa nunca terá fim, cada um puxa a brasa para a sua sardinha e pronto, uns acham que o OPC não presta, outros acham que é o GTI, outros o ST e ainda há os anti RS.

          Meu amigos, vocês já repararam que estamos perante quatro verdadeiras máquinas que se há algo que todas têm em comum, são os elevados padrões em termos de performance, rapidez, motor, chassis?

          O que quero com isto dizer, é que no campo dos chassis, o que separa os 4 modelos, são decimas, são pormenores, são todos tão próximos, que uma simples marca de pneu, ou a simples temperatura pode influenciar um ou outro no comportamento.

          Mesmo assim, para mim, os melhores neste campo, são o Focus e o Golf, a razão é simples, ambos têm tudo para serem os mais eficazes (curioso, que estes não andam à traseirada, se calhar não prestam), o Astra comete um grande erro ao utilizar a plataforma do Astra G, com umas afinações electrónicas, mas mantendo o mesmo eixo semi-rígido, mas tendo em conta isto, apesar de poder não ser o melhor, será o que merece mais mérito, pois com um chassis degradante, antigo, foleiro, pobre, consegue impor-se muito bem face aos concorrentes. Imaginem se o carro tinha um chassis, pelo menos, mediano.

          Como se devem lembrar, nos comparativos, Astra 1.9 VS Golf 2.0 TDI, o Astra em comportamento umas vezes ganhava, outras vezes perdia, tal como acontece com esta versão. Para umas revistas é melhor, para outras é pior, resultado, é conduzir e ver aquele que se gosta mais. Pois acredito que as diferenças só se vão notar mesmo em pista, e mesmo assim não será fácil, quem é que na estrada tem os tomates bem no sítio para tirar a compostura a estas máquinas? Eu não tenho.

          Eu acho-vos piada, porque quem vos vê falar de chassis, e comportamento, parecem verdadeiros pilotos de rali. Quantas vezes já chegaram aos limites dos chassis dos vossos carros?? Pois… Eu também, apesar de abusar, raramente chego aos limites do chassis do meu carro. Lá meto pneu a chiar e tal, mas perder a compostura, não é tarefa fácil. Então imaginem fazer isso nestes…

          Mas como já disse, o que os separa são decimas, e vocês estão a fazer dessas décimas, verdadeiras tempestades num copo de água, é que de facto, é algo muito importante, um gajo vai par ao trabalho, uma curva, uma rotunda, perde uma décima aqui, outra ali, e chega ao emprego com 2, 3 segundos de atraso. Não pode ser.

          Mas um carro não se mede só pelo chassis.

          O Astra apresenta-nos um bloco com uns exuberantes 240CV, potencia a mais para uns, uma loucura para outros, a verdade é que só utiliza tanto cavalo quem quer. Um pouco de consciência nunca fez mal nenhum a ninguém. O GTI tem um valor, na minha opinião, bastante equilibrado.

          No campo da qualidade, para mim o Astra é sem sombra para duvidas o melhor, seguido do Golf, depois o Focus, e finalmente o Megane. A montagem do Golf é muito boa, mas alguns materiais não o são, alem disso tem acabamentos defeituosos. No Astra tudo me parece mais cuidado, os materiais são bons, principalmente no topo do tablier, e nas portas, perdendo os puxadores destas, e a zona entre os bancos. Que apesar dos pobres materiais apresenta uma construção sólida, e cuidada. Não há folgas nem desalinhamentos.

          A nível de equipamento, todos têm uma vasta lista, e aqui, deixo ao critério de cada um, e da importância que cada um dá.

          No campo da estética, acho o Focus lindíssimo, mas acho o Astra mais arrojado e inovador, apesar de não engolir aquela saída de escape central.

          O Megane não é bonito, o Golf é bonito, mas demasiado simples.

          Para terminar, olhando ao preço, creio que o Astra é aquele que consegue a melhor relação, isto já é típico da marca.

          Se eu fosse escolher, se calhar escolheria o Golf, depois o Astra, que para mim, é o mais racional e equilibrado de todos, em terceiro o Focus, e finalmente o Megane. O focus e o Megane coloco-os afastados do Astra e do Golf, acho que estes perdem demais em qualidade, que é um factor que considero de extrema importância.

          Isto é apenas uma opinião pessoal, não me matem, nem me esfolem, mas em termos gerais o mais equilibrado será o Astra, o mais entusiasmante, talvez o Golf.

          Já agora, o eixo multilink do Golf, praticamente só lhe trás a vantagem de ser mais confortável que o Astra em mau piso, porque o Astra mesmo com o semi-rígido sabe impor-se, e bem.

          Desculpem o testamento.

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

            .
            Mas um carro não se mede só pelo chassis.

            O Astra apresenta-nos um bloco com uns exuberantes 240CV, potencia a mais para uns, uma loucura para outros, a verdade é que só utiliza tanto cavalo quem quer. Um pouco de consciência nunca fez mal nenhum a ninguém. O GTI tem um valor, na minha opinião, bastante equilibrado.
            oh, meu amigo isso não faz sentido[|)]

            Comentário


              Ai faz faz, isto é como andar de mota, ou de Ferrari "há e tal é demais" então carrega-lhe menos. É muito simples.

              No que toca a ser potencia a mais par ao chassis, a electrónica encarrega-se de o castrar.

              Mas numa opinião tão longa só ter isso a não fazer sentido, estou espantado, ainda à dias um colega nosso me chamou acéfalo, devo estar a fazer progressos.

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

                Ai faz faz, isto é como andar de mota, ou de Ferrari "há e tal é demais" então carrega-lhe menos. É muito simples.

                No que toca a ser potencia a mais par ao chassis, a electrónica encarrega-se de o castrar.

                Mas numa opinião tão longa só ter isso a não fazer sentido, estou espantado, ainda à dias um colega nosso me chamou acéfalo, devo estar a fazer progressos.
                vamos levar o caso para extremos...

                achas que ficava algo de jeito um GTC OPC com 400cv, e um chassis que só suporta metade?[:0]

                Comentário


                  Não Carlos, mas 240 não entra em exagero, pode entrar em limite, mas não em exagero.

                  Alias, achas que a marca o lançava para a estrada, se tivesse "defeitos" por ter tanta potencia? ;)

                  Comentário


                    Muito obrigado pelo teu "testamento" Tubular Bells.

                    Comentário


                      Results:
                      Opel Astra GTC OPC (240cv) [22%] 57 votes
                      Ford Focus ST (225cv) [34%] 86 votes
                      Renault Mégane RS (225cv) [13%] 33 votes
                      VW Golf GTI (200cv) [31%] 80 votes

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

                        Não Carlos, mas 240 não entra em exagero, pode entrar em limite, mas não em exagero.

                        Alias, achas que a marca o lançava para a estrada, se tivesse "defeitos" por ter tanta potencia? ;)
                        240, é muito para o carro(chassis)

                        claro que a marca não lançaria apenas dei um exemplo extremo;)

                        Comentário


                          De nada Fred, é apenas mais uma opinião.

                          Carlos, em que te baseias para dizer que 240CV são demais para o chassis? Será que os milhares de cálculos feitos, a electrónica, os estudos, os testes em pista, feitos ao longo de meses ao carro, foram em vão, e nós apenas com experiência de conduzir charutos com pouco mais de 100 CV’s é que vamos saber o que é demais ou não para o chassis do carro??

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

                            De nada Fred, é apenas mais uma opinião.

                            Carlos, em que te baseias para dizer que 240CV são demais para o chassis? Será que os milhares de cálculos feitos, a electrónica, os estudos, os testes em pista, feitos ao longo de meses ao carro, foram em vão, e nós apenas com experiência de conduzir charutos com pouco mais de 100 CV’s é que vamos saber o que é demais ou não para o chassis do carro??
                            não, videos que provam que o carro não aguenta, e não penses que é só o TOP GEAR, já foi aqui dito que a EVO e outras dizem o mesmo...

                            Comentário


                              Eu acho que isso é tudo muito lindo em revista. Não aguenta em que sentido? Em que é que se baseiam para afirmar isso?

                              Ou será que muitos é que não aguentam que a Opel consiga extrair 240CV daquele velho bloco?

                              Comentário


                                videos, videos, videos...

                                agora vais dizer que o STIG é tendencioso?[8)]




                                Comentário


                                  gosto do megane trofeu, mas prefiria esperar uns meses pelo novo CTR

                                  Comentário


                                    Vídeos? Cada vez mais me convenço que um vídeo não prova nada, à medida que vou conduzindo, abusando, experimentando, chego a essa conclusão.

                                    Há muuuuuuita coisa curiosa nesses testes. Embora, mesmo assim, o carro faça um bom papel.

                                    Mas só cá vim mesmo deixar aquele comentário, porque isto são guerras intermináveis, e posso mandar alguma boca que deixe o pessoal em choque, e depois vão fazer queixinhas.

                                    Comentário


                                      Bem eu não tenho falado muito, mas sinceramente espanta-me ver o golf sempre a ganhar comparativos quando para mim é demasiado simples, aquilo tem as jantes e uns promenores de pintura e interiores mais nada[xx(]
                                      Depois ganha tudo por causa do seu belo tfsi[xx(] que debita uns belos de uns 200cv de potencia:D:D:D
                                      Não percebo a sério, para mim o astra está demais, lindu mesmo e com um motor excelente e prestações a combinar.
                                      No entanto votei no Mégane pois sou um apaixonado pela Renault Sport e acho que o Megane Sport cup e f1 está acima demais.

                                      Comentário


                                        dasse TUB, custa assim tanto admitir que o chassis não acompanha o motor?[|)]






                                        Comentário


                                          Results:
                                          Opel Astra GTC OPC (240cv) [23%] 61 votes
                                          Ford Focus ST (225cv) [32%] 86 votes
                                          Renault Mégane RS (225cv) [13%] 35 votes
                                          VW Golf GTI (200cv) [32%] 84 votes

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por carlos andrade

                                            dasse TUB, custa assim tanto admitir que o chassis não acompanha o motor?[|)]






                                            Custa, apenas só por muita coisa que já vi, por muito quilometro que já fiz, e por muita máquina que já conduzi. ;)

                                            Comentário


                                              Já q se fala em vídeos, tenho um do GTC durante 8m e tal a fazer uma volta numa pista n sei onde...e se akilo n aguenta os 240cvs, vou ali e já venho!

                                              Antes de dizerem mal, experimentem...eu nunca experimentei o GTC mas tenho uma vaga ideia!!! Nunca me viram a criticar o comportamento do GTI, do ST e do RS!? Nunca os experimentei! Agora...os vídeos

                                              Comentário


                                                O mais bonito é o Astra!
                                                O megane parece ter o melhor motor e o mais equilibrado parece o focus!
                                                sobre o chassis do ASTRA digo k lembram se do corolla t sport? contra o civic type r perdia completamente em dinamica mas mais tarde surge um kit de molas, casquilhos e jantes acho eu da TTE k modificou completamente a dinamica do carro e assim fazia frente ao type R o chassis era o mesmo....
                                                as vezes é os acertos e outras coisas k fazem a diferença e desde k o chassis do escort aguentava com o motor cosworth....

                                                Comentário


                                                  O teste efectuado na AutoHoje só vem provar o que todo o mundo (jornalistico e da especialidade) anda a dizer :

                                                  1º GTI
                                                  2º ST
                                                  3º OPC
                                                  4º RS

                                                  E o Golf deixa os ST a 8 pontos de distância (141 para 133).

                                                  ;)



                                                  Comentário


                                                    O golf ganhou? Que surpresa[}][}]

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por PSerra

                                                      O teste efectuado na AutoHoje só vem provar o que todo o mundo (jornalistico e da especialidade) anda a dizer :

                                                      1º GTI
                                                      2º ST
                                                      3º OPC
                                                      4º RS

                                                      E o Golf deixa os ST a 8 pontos de distância (141 para 133).

                                                      ;)




                                                      mas desde k li num ensaio portugues duam revista bem conotada um mercedes slk a levar de vencida folgada um porche boxter...
                                                      o valor desportivo dos carros fica um bocado em causa!
                                                      na auto foco fazem as vezes e acho bem metem a tabela de maneira diferente ao testar os desportivos!!!

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                                                        Bem eu não tenho falado muito, mas sinceramente espanta-me ver o golf sempre a ganhar comparativos quando para mim é demasiado simples, aquilo tem as jantes e uns promenores de pintura e interiores mais nada[xx(]
                                                        Depois ganha tudo por causa do seu belo tfsi[xx(] que debita uns belos de uns 200cv de potencia:D:D:D
                                                        Não percebo a sério, para mim o astra está demais, lindu mesmo e com um motor excelente e prestações a combinar.
                                                        No entanto votei no Mégane pois sou um apaixonado pela Renault Sport e acho que o Megane Sport cup e f1 está acima demais.
                                                        em termos de pormenores é igual á concorrencia... dao-lhe um ar mais desportivo sem perder a identidade! qualquer pessoa sabe dizer que é um golf, ou um astra ou um megane ou um focus!

                                                        em relação ao motor os 200cv dao muita pica ao carro... e está prevista uma versao com 230cv salvo erro.

                                                        Comentário


                                                          citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                                          em termos de pormenores é igual á concorrencia... dao-lhe um ar mais desportivo sem perder a identidade! qualquer pessoa sabe dizer que é um golf, ou um astra ou um megane ou um focus!

                                                          em relação ao motor os 200cv dao muita pica ao carro... e está prevista uma versao com 230cv salvo erro.
                                                          Que ainda está a ser ultimada devido à afinação do bloqueio do diferêncial não estar ainda a 100% e vai ser uma série limitada.

                                                          Essa será a versão mais aproximada ao conceito do RS F1 e do OPC.

                                                          ;)

                                                          Comentário


                                                            citação:Mesmo assim, para mim, os melhores neste campo, são o Focus e o Golf, a razão é simples, ambos têm tudo para serem os mais eficazes (curioso, que estes não andam à traseirada, se calhar não prestam)
                                                            :D

                                                            Deves ter feito um retiro de uns 2 anos, só pode[:0]
                                                            É exactamente isso que distingue o Golf V e todas as gerações Focus
                                                            A sua traseira permite ligeiras derivas(caso o condutor queira) tornando a condução muito mais entusiasmante[^] (Além de bastante mais eficaz em algumas situações )
                                                            Até um Ford C-max tem essa particularidade[xx(](mais um bom chassis Ford)


                                                            citação:Eu acho-vos piada, porque quem vos vê falar de chassis, e comportamento, parecem verdadeiros pilotos de rali. Quantas vezes já chegaram aos limites dos chassis dos vossos carros?? Pois… Eu também, apesar de abusar, raramente chego aos limites do chassis do meu carro. Lá meto pneu a chiar e tal, mas perder a compostura, não é tarefa fácil. Então imaginem fazer isso nestes…

                                                            Mas como já disse, o que os separa são decimas, e vocês estão a fazer dessas décimas, verdadeiras tempestades num copo de água, é que de facto, é algo muito importante, um gajo vai par ao trabalho, uma curva, uma rotunda, perde uma décima aqui, outra ali, e chega ao emprego com 2, 3 segundos de atraso. Não pode ser.
                                                            Maior parte do pessoal Europeu que compra estes carros leva-os a track days!
                                                            Não é por nada que vários fabricantes fazem versões especiais para os adeptos de trackdays, nomeadamente ingleses.
                                                            Para ti 2s de diferença na pista do topgear e saidas de frente não te dizem muito mas para esses clientes é o suficiente para colocarem o carro de parte[xx(]
                                                            Eles pagam para ter o carro que os divirta, não um que os passei.


                                                            PS: Mas estes carros não são para quem raramente coloca os pneus a chiar.... para isso poupavam uns trocos e compravam outras versões.
                                                            Estes carros são para serem degustados em estradas complicadas, em track days e não em auto-estradas, são carros que têm que proporcionar enorme prazer de condução, etc..... tudo o resto vai contra a natureza da criação de um hot hatch.


                                                            citação:Mas um carro não se mede só pelo chassis.

                                                            O Astra apresenta-nos um bloco com uns exuberantes 240CV, potencia a mais para uns, uma loucura para outros, a verdade é que só utiliza tanto cavalo quem quer. Um pouco de consciência nunca fez mal nenhum a ninguém
                                                            Mas de que servem 240cv se não consegues colocar toda a potência no chão ? [:0]
                                                            Antes 200cv como o GOLF V e nem um único problema de motricidade.
                                                            A não ser que queiras um carros para corrias nas auto-estradas.

                                                            citação:No campo da qualidade, para mim o Astra é sem sombra para duvidas o melhor, seguido do Golf, depois o Focus, e finalmente o Megane. A montagem do Golf é muito boa, mas alguns materiais não o são, alem disso tem acabamentos defeituosos. No Astra tudo me parece mais cuidado, os materiais são bons, principalmente no topo do tablier, e nas portas
                                                            Pois, só mesmo para ti... é que a suposta qualidade de construção das portas do Astra está na origem de muitas queixas! Mas acho que isso já sabes.

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                                                              citação:Originalmente colocada por 3com
                                                              citação:
                                                              O Astra apresenta-nos um bloco com uns exuberantes 240CV, potencia a mais para uns, uma loucura para outros, a verdade é que só utiliza tanto cavalo quem quer. Um pouco de consciência nunca fez mal nenhum a ninguém
                                                              Mas de que servem 240cv se não consegues colocar toda a potência no chão ? [:0]
                                                              Antes 200cv como o GOLF V e nem um único problema de motricidade.
                                                              A não ser que queiras um carros para corrias nas auto-estradas.
                                                              Por isso é que estão a demorar em por cá fora uma versão mais potente.

                                                              ;)


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