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SKODA Superb Break (2009) e Combi Outdoor (2012) [pág. 15]

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    O desenho é bem mais consensual do que a berlina.

    Parece ser de facto um óptimo produto.

    Comentário


      Bem bonita o raio da carrinha

      Comentário


        Já agora, mais alguns dados:

        Quem pensava que a Superb Combi nada traria de novo, para além de um design apaixonante e de uma capacidade de carga ainda maior que a da berlina, enganou-se redondamente, porque a Skoda brindou a sua nova coqueluche com uma panóplia de inovações que a atiram para um patamar de sofisticação ainda mais apurado que o já de si referencial Superb.
        Comecemos pela carroçaria. Sobre o
        design, as imagens falam por si - é de uma elegância e de uma categoria superiores. Simplesmente lindíssimo. Em termos de dimensões, a carrinha tem o mesmo comprimento [4.838 m], a mesma largura [1.817 m] e a mesma distância entre eixos [2.761 m] que a berlina, tendo crescido apenas em altura - medindo 1.481 m, mais 19 mm que o sedan. O porta-bagagens, gigantesco, alberga 633 l de capacidade, podendo expandir-se até aos 1.865 l com os bancos posteriores rebatidos, o que representa mais 68 l que o carro com os 5 lugares disponíveis, ou 195 l com os assentos traseiros rebatidos. Por seu turno, o plano de carga fica a 60 cm do chão, garantia de enorme conforto aquando da deposição de objectos pesados na mala, já que a altura a que têm que ser elevados fica a uma cota muito confortável para o efeito. Por fim, referência para as barras de tejadilho, sempre disponíveis de série [embora oferecidas nas cambiantes anodizado ou negro] e para a antena em formato de barbatana de tubarão, sem necessidade de recurso a uma haste suplementar, como acontece na berlina.

        Outra característica em destaque é a operação eléctrica da 5ª porta do automóvel, um opcional muito interessante, sobretudo quando complementado com o accionamento automático da cobertura retráctil do compartimento de bagagem. Deste modo, quando se abre o porta-bagagens, a cobertura retráctil recua automaticamente para uma posição intermédia, facilitando o acesso à mala. No final, premindo um botão, a mala fecha-se por si só e a cobertura retráctil volta à sua posição original. Por outro lado, um fundo falso deslizante, que pode ser estendido sobre o pára-choques traseiro, facilita, em muito, a deposição de objectos volumosos no compartimento de carga, ao mesmo tempo que os já típicos [na Skoda] conjuntos de redes, calhas de alumínio e cabides, foram aperfeiçoados até ao limite, permitindo prender cargas soltas de uma forma simples, segura e inteligente. Por fim, a gama de acessórios originais da marca oferece ainda a possibilidade de se adquirir um suporte para bicicleta, a fixar na superfície inferior do compartimento de carga, uma vez removida a cobertura do fundo falso.


        No que concerne à iluminação do porta-bagagens, a Skoda voltou a inovar, integrando pontos de luz no portão, o que permite abranger não só a bagageira, como também toda a área envolvente à secção posterior do automóvel - um pormenor que fará toda a diferença quando se carregar o automóvel em locais mal iluminados. Mas há mais: uma lanterna removível, alimentada por baterias e equipada com
        LEDs, garante que haverá luz mesmo nos locais mais recônditos, tendo a particularidade de estar equipada com um íman que a permite fixar em qualquer parte da carroçaria. Este detalhe, tipicamente Simply Clever, é particularmente útil para quando, por exemplo, se tiver que mudar um pneu na escuridão.


        Por seu torno, ao entrarmos no automóvel, a primeira novidade que encontramos prende-se com a inclusão do sistema KESSY, que permite a abertura e o fecho de portas, bem como o accionamento da ignição sem o recurso directo a chaves. Para tal, ao aproximarmo-nos do veículo, o corpo da chave comunica com a unidade de controlo do automóvel e este destranca-se assim que um dos puxadores é tocado. Depois, para trancar, basta tocar num botão existente nos puxadores e a operação é novamente concluída sem o recurso físico da chave. No que concerne à ignição, a mesma acciona-se com o recurso a um botão existente no lado direito da coluna da direcção, bastando premir o pedal da embraiagem [em veículos com caixa manual] ou do travão [em modelos com caixa automática] para se ligar o motor.

        Um tecto panorâmico escamoteável, de 2 folhas, dotado de accionamento eléctrico, incrementa a sensação de espaço, de luminosidade e de frescura vividas a bordo da Combi, estando equipado com uma cortina que poderá ser útil em alturas em que o sol esteja particularmente forte e a pique. Por seu turno, o tipo de vidro utilizado neste dispositivo quebra a passagem de calor vinda do exterior em 90%, tal é a qualidade dos suas características isotérmicas. De resto, a qualidade dos materiais, a disponibilidade de sistemas aúdio e multimédia da última geração e o nível superior de luxo são idênticos aos já conhecidos da berlina.


        Em termos técnicos, destaque, ao nível dos dispositivos electrónicos, para o HHC [
        Hill Hold Control], que se destina a acabar com os famosos pontos de embraiagem, ou para o TSA [Trailer Stability Assist], um opcional destinado a imprimir maior estabilidade a rulotes ou outros dispositivos rebocáveis, e que funciona em conjunto com o equipamento de reboque fornecido pela fábrica. A este propósito, há que referir que as variantes 2.0 TDI CR DPF/125 kW 4×4 e 3.6 FSI V6/191 kW 4×4, foram concebidas para locomover, em segurança, reboques até às 2 toneladas de peso bruto.

        No que diz respeito ao
        chassis, foram introduzidas diversas alterações ao quadro do Superb, sobretudo tendo em vista o maior peso da Combi e a sua acrescida capacidade de carga e de reboque. Desta forma, o eixo traseiro foi ligado à carroçaria através de novos casquilhos anti-vibrações. Estes elementos metálicos e de borracha incrementam o conforto de rolamento sem se tornarem prejudiciais à estabilidade e à segurança do veículo, garantindo ainda um maior isolamento face à estrada, quer em termos de vibrações, quer de ruído.

        Em termos de motorizações Diesel, estão disponíveis 2 unidades 2.0 TDI com filtro de partículas
        DPF - uma com injector-bomba que gera 140 CV e outra common-rail que debita 170 CV, sendo que ambas podem ser equipadas com caixas manuais de 6 velocidades ou, em opção, com caixas DSG de dupla embraiagem. A gasolina, a oferta começa com o 1.4 TSI de 125 CV [com caixa manual de 6 velocidades], passa pelo 1.8 TSI de 160 CV [transmissão manual de 6 velocidades ou DSG de 7 e, em opção, tracção integral] e termina no 3.6 FSI V6 4x4 de 260 CV [caixa DSG de 6 velocidades].

        Fica assim feita a resenha das principais novidades com que a belíssima Superb Combi se apresenta ao público. Oferecemos-lhe [quase] tudo sobre a Superb Combi. Só falta experimentá-la ao vivo...



        Mais informações em:
        www.skoda-auto.com
        www.auto.cz


        Publicado por semlimites


        Para já, a maior lacuna q vejo nesta break será o preço, já q só o 1.4 a gasolina é q será acessível "ao povo" (possivelmente andará na casa dos 28 / 29 000 euros). Os motores a gasóleo (muito apreciados em Portugal) já não vão incluir o 1.9 Tdi, começando logo com o 2.0 de 140 cv, o q pesará no ISV português. Ou seja, na prática o modelo mais barato a gasóleo nunca baixará dos 36 000€. E tendo em conta q a VW e a Audi têm um forte peso no mercado nacional duvido q haja grandes vendas desta break...
        O q mudará desde o momento q disponibilizem o 1.6 Tdi como opção. Com este motor é possível q o preço consiga descer abaixo dos 30 000€, o q é francamente bom para um carro com todas estas qualidades.

        Comentário


          Gostei da parte do design apaixonante

          Comentário


            1.6 de 105cv é capaz de ficar submotorizado...

            o ideal seria o TDIe (do a4 e do a6) de 136cv... aí por uns 34.000€

            Comentário


              Originalmente Colocado por LH Ver Post
              1.6 de 105cv é capaz de ficar submotorizado...

              o ideal seria o TDIe (do a4 e do a6) de 136cv... aí por uns 34.000€

              Ou seja, tu preferias pagar 34 000€ em vez de 29 000€ só para ter mais 10 ou 15 km mais em velocidade de ponta e mais 2 ou 3 segundos em recuperações??
              Eh pá, não leves mal, mas eu não percebo mesmo esse tipo de mentalidade...
              A Skoda é uma marca generalista q não tem aspirações a competir com a Audi, BMW, etc, como tal vender um carro a 35 000€ quando se pode vender a 29 000€ não faz sentido nenhum. Sobretudo quando o grande "trunfo" do mais caro (e uns valentes milhares de euros mais) são apenas uns meros 10/15/20 km de velocidade de ponta. Quem é q com 2 filhos e mulher e mais malas tem como objectivo principal comprar uma break para depois andar sempre com o ponteiro da velocidade colado ao fundo?
              Toda a concorrência (C5, Laguna, 406) têm motores 1.6 (menos o Mondeo) e todos estes carros são mais pesados na sua versão 2.0 do q o Superb com o seu motor 2.0. Tendo em conta q o motor 1.6 será mais leve do q o 2.0 e q até a Passat será equipada com o motor 1.6 Tdi já a partir de outubro (e terá um preço de acesso de 29700€), porque razão não poderá a Superb também ser equipada com o mesmo motor?

              Comentário


                Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                Ou seja, tu preferias pagar 34 000€ em vez de 29 000€ só para ter mais 10 ou 15 km mais em velocidade de ponta e mais 2 ou 3 segundos em recuperações??
                Eh pá, não leves mal, mas eu não percebo mesmo esse tipo de mentalidade...
                A Skoda é uma marca generalista q não tem aspirações a competir com a Audi, BMW, etc, como tal vender um carro a 35 000€ quando se pode vender a 29 000€ não faz sentido nenhum. Sobretudo quando o grande "trunfo" do mais caro (e uns valentes milhares de euros mais) são apenas uns meros 10/15/20 km de velocidade de ponta. Quem é q com 2 filhos e mulher e mais malas tem como objectivo principal comprar uma break para depois andar sempre com o ponteiro da velocidade colado ao fundo?
                Toda a concorrência (C5, Laguna, 406) têm motores 1.6 (menos o Mondeo) e todos estes carros são mais pesados na sua versão 2.0 do q o Superb com o seu motor 2.0. Tendo em conta q o motor 1.6 será mais leve do q o 2.0 e q até a Passat será equipada com o motor 1.6 Tdi já a partir de outubro (e terá um preço de acesso de 29700€), porque razão não poderá a Superb também ser equipada com o mesmo motor?
                Submotorizar é bom...porque o povo gosta é de comprar o carro barato.

                Mas devias saber que o objectivo não é submotorizar...é tornar mais eficiente....e nisso VAI UMA ONDA PARA A BMW!!!

                uuuaaAAAAAAAAAAAaaaaaaaahhhhh

                Comentário


                  Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                  Ou seja, tu preferias pagar 34 000€ em vez de 29 000€ só para ter mais 10 ou 15 km mais em velocidade de ponta e mais 2 ou 3 segundos em recuperações??
                  Eh pá, não leves mal, mas eu não percebo mesmo esse tipo de mentalidade...
                  A Skoda é uma marca generalista q não tem aspirações a competir com a Audi, BMW, etc, como tal vender um carro a 35 000€ quando se pode vender a 29 000€ não faz sentido nenhum. Sobretudo quando o grande "trunfo" do mais caro (e uns valentes milhares de euros mais) são apenas uns meros 10/15/20 km de velocidade de ponta. Quem é q com 2 filhos e mulher e mais malas tem como objectivo principal comprar uma break para depois andar sempre com o ponteiro da velocidade colado ao fundo?
                  Toda a concorrência (C5, Laguna, 406) têm motores 1.6 (menos o Mondeo) e todos estes carros são mais pesados na sua versão 2.0 do q o Superb com o seu motor 2.0. Tendo em conta q o motor 1.6 será mais leve do q o 2.0 e q até a Passat será equipada com o motor 1.6 Tdi já a partir de outubro (e terá um preço de acesso de 29700€), porque razão não poderá a Superb também ser equipada com o mesmo motor?

                  também não é bem assim

                  o 1.6 tdi é boa compra sim senhor, mas também depende dos locais por onde andas... se fizeres todos os dias a a24 (por exemplo) penso que o 1.6 não seja mais viavel que o 2.0 tdie que referi (embora este não exista no superb, foi apenas um motor reajustado que acho interessante).

                  há muitos sitios onde tem que se recorrer demasiadas vezes à caixa e puxar bem pelas mudanças, tornando as viagens menos confortáveis... não se trata de andar mais, ou ser mais rapido dos 0 aos 100... o 2.0 consegue ser mais suave e ter uma condução mais descontraída...

                  e já agora, o motor que falo também está abaixo das 140g/km e acredito que o preço iria rondar os 32.000€ o que para o motor que é, era melhor negocio do que o 1.6.... mas isto é só a minha opinião
                  Editado pela última vez por LH; 22 September 2009, 17:45.

                  Comentário


                    já se sabe para quando está previsto o lançamento da carrinha em Portugal?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por pirucas Ver Post
                      já se sabe para quando está previsto o lançamento da carrinha em Portugal?
                      Segundo a TV Turbo, Fev 2010!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                        1.6 de 105cv é capaz de ficar submotorizado...

                        o ideal seria o TDIe (do a4 e do a6) de 136cv... aí por uns 34.000€
                        Nos primeiros contactos efctuados pelos títulos da especialidade, o motor 1.4 TSI (125cv de potência) demosnstrou ser um boa opção a ter em conta na comparação directa com movidos a gasóleo.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                          (...),

                          a antena em formato de barbatana de tubarão, sem necessidade de recurso a uma haste suplementar, como acontece na berlina.

                          (...)
                          Que não é de todo consensual, pois a haste é colocada na parte posterior da base, não no topo da mesma, um pormenor estético que foi agora actualizado na versão carrinha,

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                            Nos primeiros contactos efctuados pelos títulos da especialidade, o motor 1.4 TSI (125cv de potência) demosnstrou ser um boa opção a ter em conta na comparação directa com movidos a gasóleo.
                            O problema são os consumos...

                            A versão 1.6 TDI, apesar de ter menos potência máxima, deve ter a mesma elasticidade em regimes médios (que são os que realmente interessam) e terá consumos bem mais comedidos.

                            O Superb SW 1.6 TDI vai ser um dos carros do mercado com a melhor relação qualidade/preço. Provavelmente vou comprar um...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              O problema são os consumos...

                              A versão 1.6 TDI, apesar de ter menos potência máxima, deve ter a mesma elasticidade em regimes médios (que são os que realmente interessam) e terá consumos bem mais comedidos.

                              O Superb SW 1.6 TDI vai ser um dos carros do mercado com a melhor relação qualidade/preço. Provavelmente vou comprar um...
                              Dito de um modo muito directo e objectivo, já observei um Superb actual na versão Green Line (1.9 TDI) e na versão TSI (1.4)/Elegance ultrapassa em muito o que é exigido neste segmento (D), a única falha talvez a apontar seja a ausência de DSG no TSI 1.4.

                              O Superb irá ter disponível os novos 1.6 TDI CR como a restante gama?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                1.6 de 105cv, (...)

                                o ideal seria o TDIe (do a4 e do a6) de 136cv, (...)
                                Em substituição do motor diesel 2.0/injector bomba e teria a vantagem de poder reduzir emissões emitidas e assim ter bonificação fiscal no preço final praticado, de qualquer modo a ser implementada a motorização diesel 1.6 na combi não deve ser no imediato, nem a nível comercial existe essa informação dada pela própria marca.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                  Em substituição do motor diesel 2.0/injector bomba e teria a vantagem de poder reduzir emissões emitidas e assim ter bonificação fiscal no preço final praticado, de qualquer modo a ser implementada a motorização diesel 1.6 na combi não deve ser no imediato, nem a nível comercial existe essa informação dada pela própria marca.
                                  O novo motor 1.6 Tdi CR só vai ser introduzido na Superb Break na segunda metade de 2010, possivelmente na "segunda fornada" dos 1.6, onde já terá start/stop e outros argumentos em termos de economia e emissões de co2. Não sei se o grupo também pretende esticar os cavalos ao 1.6 para q tanto a Passat Variant e a Superb Break possam responder melhor em termos de prestações.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por OTony Ver Post
                                    Superb Break faz estreia em Frankfurt







                                    Fonte: Autohoje
                                    Bem... a carrinha é enorme Mas nem está feia
                                    Editado pela última vez por BrunoPinto; 09 November 2009, 11:53.

                                    Comentário


                                      Mas a sensação que desperta não é uniforme.

                                      Realmente em espaço, os lugares traseiros têm espaço em comprimento até dizer chega. Em largura, nem por isso. Aquilo é a largura de um carro do seu segmento.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                        Mas a sensação que desperta não é uniforme.

                                        Realmente em espaço, os lugares traseiros têm espaço em comprimento até dizer chega. Em largura, nem por isso. Aquilo é a largura de um carro do seu segmento.
                                        Em largura, eu atrevo-me a dizer que poucos automóveis conseguem realmente transportar 3 adultos de forma confortável.

                                        O Superb não é excepção...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          Em largura, eu atrevo-me a dizer que poucos automóveis conseguem realmente transportar 3 adultos de forma confortável.

                                          O Superb não é excepção...
                                          E eu concordo.

                                          Não convém esquecer que um veículo tem largura máxima permitida e a essa largura temos que subtrair a chapa para obter a largura máxima interior

                                          Comentário


                                            o que será aquilo no meio dos bancos, onde tem as luzes verdes?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por pirucas Ver Post
                                              o que será aquilo no meio dos bancos, onde tem as luzes verdes?

                                              Provavelmente é o aquecimento dos bancos traseiros

                                              Comentário


                                                Não sei

                                                Mas a menos que esse esteja equipado com algo que este não está são mesmo apenas luzes

                                                Comentário


                                                  ainda sobre as luzes na consola central viradas para trás:

                                                  "The Information display located on the rear side of the Jumbo Box shows the time and outdoor temperature. There can also be a 12V outlet and control for the heating of the rear seats."

                                                  as luzes verdes eram dos botões de ligar/desligar o aquecimento nos bancos de trás.

                                                  Comentário


                                                    já há à venda na Alemanha e já há fotos "reais" para apreciar:








                                                    a capacidade da bagageira e o espaço do banco traseiro são de facto impressionantes.

                                                    Comentário


                                                      Mas quem é que precisa de uma coisa tao grande? LOL

                                                      Só se for mesmo para competir com o classe E. xD

                                                      Comentário


                                                        Aqui esta uma excelente proposta. Seria a minha escolha se tivesse dinheiro para uma carro do segmento.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                                          Mas quem é que precisa de uma coisa tao grande? LOL

                                                          Só se for mesmo para competir com o classe E. xD
                                                          Tenho uma familia de 3 pessoas, ponderamos ter um filho para o proximo ano e temos 2 Labs de 30kg... Para mim dava-me um jeitão

                                                          Comentário





                                                            acho que a superb me lembra demasiado a fabia. se calhar afinal não gosto muito

                                                            Comentário


                                                              Secalhar porque a skoda tem algo a ver com a audi, e a audi também não gosta muito de fazer mudanças radicais nos seus modelos... mas isto sou eu

                                                              Comentário

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