Originalmente Colocado por sarapatanas
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Q2
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
No Alfa MiTo o Q2 é electronico, segundo eles dizem. Eu também não sou própriamente um piloto de competição mas já deu para ver que o carro é excelente a curvar. No entanto a minha pergunta é: será o Q2 electrónico tão eficaz como o Q2 mecânico ? Já alguém teve oportunidade de experimentar um e outro ? Sentiram diferença ?
Comentário
-
Originalmente Colocado por rrmarques Ver PostNo Alfa MiTo o Q2 é electronico, segundo eles dizem. Eu também não sou própriamente um piloto de competição mas já deu para ver que o carro é excelente a curvar. No entanto a minha pergunta é: será o Q2 electrónico tão eficaz como o Q2 mecânico ? Já alguém teve oportunidade de experimentar um e outro ? Sentiram diferença ?
Comentário
-
Ora bem, à medida que vou ganhando confiança no carro com este sistema, vou experimentando coisas mais "arrojadas".
Ontem experimentei algo que, mais uma vez, vem dar razão aos utilizadores mais experientes e que fizeram o favor de "postar" alguns conselhos neste tópico.
Entrei numa curva com excesso de velocidade (consciênte disso), o carro começou a fugir de frente (o que era mais ou menos esperado e desejado) e carreguei no acelerador a fundo.
O resultado foi divertido, estranho e surpreendente ao mesmo tempo pois, mesmo com mais velocidade (!), assim que acelerei, a frente deixou de fugir e senti as rodas da frente a "agarrarem" a estrada (presumo que tenha sido a roda exterior).
Até parecia que sabia conduzir .
Comentário
-
Originalmente Colocado por rrmarques Ver PostNo Alfa MiTo o Q2 é electronico, segundo eles dizem. Eu também não sou própriamente um piloto de competição mas já deu para ver que o carro é excelente a curvar. No entanto a minha pergunta é: será o Q2 electrónico tão eficaz como o Q2 mecânico ? Já alguém teve oportunidade de experimentar um e outro ? Sentiram diferença ?
O principio de funcionamento são completamente distintos...
o elctronico actua ao nivel dos travões e limita-se a travar a roda que está a perder aderência, enquanto o mecânico faz precisamente o contrário... "manda" potencia para a roda exterior, ou com mais aderência.
Ora do ponto de vista dinâmico, é positivo termos potência as rodas, em lugar de limitadores.
Posto isto, o Q2 electronico funciona mais como um controlo de tracção, enquanto que o Q2 mecânico, é um real autoblocante, semelhante ao usado nos veiculos de competição!
Na prática, e em termos de segurança, o resultado final será parecido, mas em termos de performance absoluta, o mecanico será sempre superior, o que em condução desportiva será uma vantagem!
Comentário
-
Da minha experiência pessoal, baseada no facto de ter tido um Alfa Romeo 147 Q2 e, actualmente, um Lancia Delta 1.9 twinturbo com Q2 electrónico, posso afirmar que o Q2 mecânico (Torsen B, no caso) era mais eficaz e eficiente. Todavia, não me parece que o Q2 electrónico funcione como um ESP de vags, em que castram estupidamente o andamento do veículo com "toques" brutais de travão!! Aliás, parece-me sim haver corte de combustivel ao invés de colocar travão...
Como referi inicialmente, é a minha opinião e real percepção. Já agora, esclareço que o Q2 tem outra programação electrónica do ASR/VDC, pelo que não é o mesmo que ter um automóvel sem o tal diferencial e adaptar um qualquer da autodelta, quaif e até mesmo torsen!! Se assim for, dificilmente o diferencial fará a sua função, pois será sim "castrado" pela electrónica "original!!! A n ser q esta última tb se altere... Digo eu, n sei!!
Abraço.Editado pela última vez por HugoMJet; 08 February 2012, 21:15.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário