Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroën C4 VTS, test-Drive a um Deportivo ou nem por isso...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
    Não falo do facto de ser filtrado...falo da disponibilidade e sensibilidade do acelerador e a sua resposta.

    O peso dos dois nem é assim tão distante que possa provocar uma diferença muito acentuada.

    Quanto ao 207 ja conduzi todos ottos, e diesel...inclusive já postei aqui no geral um teste que fiz entre os dois RC´S.

    Contudo o 207 RC é mais filtrado que o 206 RC, mas muito menos que o C4.
    O peso faz toda a diferença nas prestações.

    Não sei exactamente qual o peso de ambos os modelos, mas o 206 tem obrigação de ser substancialmente mais leve que o C4. É um modelo de menores dimensões, tem uma carroçaria dos anos 90 e com acabamentos e equipamento menos burgueses.

    Até o 207 que é mais burguês e mais próximo do C4 tem obrigação de ter melhores prestações.

    Comentário


      #32
      Duel entre 206 RC e o C4 VTS

      Peugeot 206 RC vs Citroen C4 VTS -> Duel 11011265

      Ficha do C4 - Citroen C4 VTS 180 ch - Fiche technique & performances

      Ficha do 206 Peugeot 206 RC 177 ch - Fiche technique & performances

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
        O peso faz toda a diferença nas prestações.

        Não sei exactamente qual o peso de ambos os modelos, mas o 206 tem obrigação de ser substancialmente mais leve que o C4. É um modelo de menores dimensões, tem uma carroçaria dos anos 90 e com acabamentos e equipamento menos burgueses.

        Até o 207 que é mais burguês e mais próximo do C4 tem obrigação de ter melhores prestações.
        Obvio que fazem toda a diferença.

        Neste caso em concreto estão separador por 230kg. Nada de muito substâncial.

        Comentário


          #34
          Epahh o Zeperfs não é nada de fiar...mas confirma-se o qu tenho dito no entanto.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
            Obvio que fazem toda a diferença.

            Neste caso em concreto estão separador por 230kg. Nada de muito substâncial.
            São só 20% a mais! É bastante.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
              Obvio que fazem toda a diferença.

              Neste caso em concreto estão separador por 230kg. Nada de muito substâncial.
              230kgs é algo bem substancial na minha opinião...façam lá as contas aos cavalos por kilo...

              Comentário


                #37
                Desde já, um obrigado por teres facultado a informação

                Podemos verificar nas performances a lentidão da caixa, no que toca à saída a baixas. A velocidade de ponta demonstra bem isso, no aumento sem significado dos números.
                A questão que coloco é a seguinte:
                Quem procura este tipo de carro, que sensações procura?
                Do meu ponto de vista é o comportamento em curva e a saída explosiva da mesma.Conforto, insonorização, consumos etc não fazem parte do vocabulário do potencial comprador.
                A velocidade de ponta considero irrelevante.
                Contudo, o interior e o comportamento do carro vem modificar a minha opinião. Será um carro para status ao inverso de um digno desportivo de 180 cv?

                Comentário


                  #38
                  6cv kg e qualquer coisa para o 206, e 7cv kg e qualqer coisa para C4...

                  Epahh tendo em conta as dimensões de um e outro não considero assim tanto. É algum peso, mas muito não será...mas é a minha opinião.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
                    Desde já, um obrigado por teres facultado a informação

                    Podemos verificar nas performances a lentidão da caixa, no que toca à saída a baixas. A velocidade de ponta demonstra bem isso, no aumento sem significado dos números.
                    A questão que coloco é a seguinte:
                    Quem procura este tipo de carro, que sensações procura?
                    Do meu ponto de vista é o comportamento em curva e a saída explosiva da mesma.Conforto, insonorização, consumos etc não fazem parte do vocabulário do potencial comprador.
                    A velocidade de ponta considero irrelevante.
                    Contudo, o interior e o comportamento do carro vem modificar a minha opinião. Será um carro para status ao inverso de um digno desportivo de 180 cv?
                    Por acado tocaste num ponto que não referi e que para muitos é importante...consumos.

                    Como disse foram 27Km que englobarem AE e uma pequena incursão ao um percurso mais sinuoso. Mesmo esticando as mudanças todas, não poupando nada de nada...a média que apresentava era de 11L...a média geral pelo que o meu amigo me tem dito, e tendo em conta vem de carro para a cidade numa média de 45km diárias anda abaixo dos 9L...

                    Não acho nada mau...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post

                      Eu não cheguei a desligar o ESP, não valia a pena, o carro não era meu e ia com o dono do carro, que me pôr á vontade e me conhece á anos...mas não valia a pena arriscas
                      Também não adiantaria de muito, já que os PSA ligam automaticamente o ESP a partir dos 50 km/h. Desligar só serve para pequenas brincadeiras, a baixa velocidade.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                        Também não adiantaria de muito, já que os PSA ligam automaticamente o ESP a partir dos 50 km/h. Desligar só serve para pequenas brincadeiras, a baixa velocidade.
                        Rotundas...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                          6cv kg e qualquer coisa para o 206, e 7cv kg e qualqer coisa para C4...

                          Epahh tendo em conta as dimensões de um e outro não considero assim tanto. É algum peso, mas muito não será...mas é a minha opinião.
                          Se tiverem uma diferença de 1cv por kg, já é o suficiente para sentires diferenças nas prestações.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                            Também não adiantaria de muito, já que os PSA ligam automaticamente o ESP a partir dos 50 km/h. Desligar só serve para pequenas brincadeiras, a baixa velocidade.
                            Nem todos.

                            Sei que o 207 RC é o único 207 que permite desligar totalmente o ESP.

                            No caso do C4 VTS 180 não sei se desliga totalmente ou se activa a partir dos 50km/h.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
                              Se tiverem uma diferença de 1cv por kg, já é o suficiente para sentires diferenças nas prestações.
                              As minhas contas batem certo com as do Zepers que o Ednuno postou...

                              nao chega a 1k...6.72KG/CV para o 206 e 7.52KG/CV para o C4...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                As minhas contas batem certo com as do Zepers que o Ednuno postou...

                                nao chega a 1k...6.72KG/CV para o 206 e 7.52KG/CV para o C4...
                                É o suficiente para se sentir a diferença, para além de haverem outros factores que colocam em causa as prestações, como o escalonamento de caixa, a aerodinamica proporcionada pela carroçaria, a medida de pneumáticos, etc...

                                Um carro de menores dimensões por norma leva sempre uma vantagem considerável face a um maior, mesmo que o motor seja o mesmo.

                                Comentário


                                  #46
                                  Um 2 litros atmosférico a debitar 180cv é muito interessante... mas a mim nunca me cativou, simplesmente porque é um 4 cilindros.
                                  Ou seja, esquecendo o conceito da desportividade e ignorando escárnios que por aqui tão ilustremente andam, aceito um atmosférico desde que tenha mais de 4 cilindros, pois nestes prefiro os turbinados.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                    Um 2 litros atmosférico a debitar 180cv é muito interessante... mas a mim nunca me cativou, simplesmente porque é um 4 cilindros.
                                    Ou seja, esquecendo o conceito da desportividade e ignorando escárnios que por aqui tão ilustremente andam, aceito um atmosférico desde que tenha mais de 4 cilindros, pois nestes prefiro os turbinados.
                                    Eu penso que essa é uma generalização que não faz sentido..

                                    Queres um exemplo..qual preferes?

                                    2.0 200 cvs da honda

                                    ou o 2.5 170 cvs do teu Fiat?

                                    Exceptuando a sonoridade mais nobre ( e mesmo assim é relativo) quais são as vantagens dos 5 cilindros?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Frederico Marçal Ver Post
                                      Eu penso que essa é uma generalização que não faz sentido..

                                      Queres um exemplo..qual preferes?

                                      2.0 200 cvs da honda

                                      ou o 2.5 170 cvs do teu Fiat?

                                      Exceptuando a sonoridade mais nobre ( e mesmo assim é relativo) quais são as vantagens dos 5 cilindros?
                                      Maior disponibilidade em toda a faixa de regime por exemplo...

                                      A baixas e médias rotações um 5 cilindros comporta-se melhor que um 4 cilindros mesmo que este ultimo seja mais potente.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                        Um 2 litros atmosférico a debitar 180cv é muito interessante... mas a mim nunca me cativou, simplesmente porque é um 4 cilindros.
                                        Ou seja, esquecendo o conceito da desportividade e ignorando escárnios que por aqui tão ilustremente andam, aceito um atmosférico desde que tenha mais de 4 cilindros, pois nestes prefiro os turbinados.
                                        O carro é interessante sem duvida, mas a analise que faço do conjunto vai por exemplo de encontra ao teu Stilo. São carros rápidos de aparência desportiva, mas que para desportivo puro falta outras outras coisas que não o motor.

                                        Este carro é muito confortavel, é optimo para viagens e um excelente estradista.

                                        Comentário


                                          #50
                                          O teu amigo costuma puxar diariamente pelo carro ou apenas de vez em quando puxa por ele?

                                          É que o tipo de uso influencia bastante o funcionamento de um motor, nos motores a gasolina que tenho experimentado noto que o tipo de condução influencia ate um bom bocado a resposta do motor.

                                          Em carros habitualmente pouco puxados é tipico serem menos rapidos, assim como em motores que andam smp acima de certa rpm o mesmo acontece ficando fracos em baixas.

                                          São fenomenos conhecidos e eu lido bastantes vezes com eles, basta não pegar no Clio da minha namorada mais de uma semana, nas pequenas e lentas voltas dela o carro não sacode o pó, quando lhe pego é bastante lento na rotação ja quando ela o leva depois de umas doses ate ela nota a resposta diferente.

                                          Por acaso desportividade discreta é uma filosofia que me atrai bastante pois adoro andar confortavel e que quando quero ter motor e aderencia estão la.

                                          Qualquer comparação entre um 206 e um C4 mesmo com o mesmo motor é sempre estranha pois ate entre os utilitarios actuais um 206 é menos comodo acusticamente e o seu eixo traseiro mais saltitão e movel cria maior ilusão de instabilidade ao mesmo tempo que da prazer a quem sabe o que esta ali e como tirar vantagem disso, isto são coisas que poucas pessoas sabem e mesmo que saibam saber usar aquela instabilidade é so para os mais aventureiros. Ainda existe o factor direcçao mecanica no 206 e electrica no C4, 207 etc, pode ser pior em tacto mas compromete bastante menos nas mais variadas situações, por exemplo a do 206 torna-se demasiado pesada em cidade e lenta, ao contrario das electricas que oferecem uma boa dualidade.

                                          Uma coisa que gostei de ver é o facto de ser a traseira a largar primeiro pois o pior que posso encontrar em qualquer carro é ele ceder primeiro de frente, isto corta hipoteses de passar mais rapido pois quando deixamos de ter direçao ja não resta mais nada para tirar do carro.

                                          Habituado a Peugeots o Punto 2 e o GP tem esse defeito mais notorio e mtas vezes ate o controlo tracçao corta a potencia ao GP, felizmente da para desligar senao era uma atrufio nas rotundas pois a frente adora alargar trajectoria.
                                          Editado pela última vez por Cagi; 22 April 2009, 00:31.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Frederico Marçal Ver Post
                                            Eu penso que essa é uma generalização que não faz sentido..

                                            Queres um exemplo..qual preferes?

                                            2.0 200 cvs da honda

                                            ou o 2.5 170 cvs do teu Fiat?

                                            Exceptuando a sonoridade mais nobre ( e mesmo assim é relativo) quais são as vantagens dos 5 cilindros?

                                            Eu não me referia concretamente ao motor do Stilo. A referência é abstracta e tem que ver com o conceito.
                                            O motor do Honda é incomparavelmente melhor, em termos de rendimento. É qualquer coisa fora de série, mas eu preferiria a robustez e sinfonia (claro) de um motor com mais de 4 cilindros.
                                            São questões puramente pessoais, subjectivas, portanto, pois no papel e na estrada, ou seja, objectivamente o Honda comanda.
                                            Para além do mais este não é propriamente um fórum de técnicos ou de mecânicos, logo é natural que leigos como eu opinem desta forma...

                                            O motor do C4 talvez seja amorfo mas é seguramente um excelente compromisso, apesar de eu simplesmente detestar o desenho do Citroen e ter aprendido a preferir, entre os 4 cilindros, os turbinados.
                                            Há, todavia, um determinado patamar nos motores que, por muito secos e underpower que sejam, são sempre cativantes e até emocionantes. Refiro-me a cilindradas superiores a 1.8L...
                                            Este Citroen (que eu não conheço), pelos números que apresenta, há-de ser uma excelente escolha.
                                            Editado pela última vez por Iuri; 22 April 2009, 07:13.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                              não te esqueças do B18 meu caro...deixa o 1.8 do toyota um pouco distante.
                                              É menos "utilizável"

                                              Além disso é tecnologicamente "inferior"...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Sim..de facto 230 kg para este nível de potência e cilindrada é bastante....é a diferença entre ires sozinho no carro ou com mais 3 pessoas.....e isso acaba por influir bastante no andamente...principalmente nas acelerações.

                                                Mas este C4 no geral até deve ser um carro interessante!!

                                                EDIT: e um pequeno apontamento....o tipo de gasolina que se usa (95 ou Gforce) reflecte-se bastante no andamento.....mesmo nestes níveis de potência e até mais baixos....vi isso no meu no fds...
                                                Editado pela última vez por DeBeF; 22 April 2009, 10:22.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                                                  É menos "utilizável"

                                                  Além disso é tecnologicamente "inferior"...
                                                  WTF ?? menos utilizavel ?

                                                  em que sentido ?

                                                  e tecnologicamnete é inferior em quê ?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                                    Sim..de facto 230 kg para este nível de potência e cilindrada é bastante....é a diferença entre ires sozinho no carro ou com mais 3 pessoas.....e isso acaba por influir bastante no andamente...principalmente nas acelerações.

                                                    Mas este C4 no geral até deve ser um carro interessante!!

                                                    EDIT: e um pequeno apontamento....o tipo de gasolina que se usa (95 ou Gforce) reflecte-se bastante no andamento.....mesmo nestes níveis de potência e até mais baixos....vi isso no meu no fds...
                                                    Em conjunto diria que iriam 140kg de carne humana no carro.

                                                    Isso da gasolina é mais mito que outra coisa, no meu não noto nada...ou melhor noto, cada vez que olho para a carteira.

                                                    Mas sim é um carro engraçado, não para ser desportivo, mas para se andar rápido com segurançã, estabilidade e conforto...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                      Isso da gasolina é mais mito que outra coisa, no meu não noto nada...ou melhor noto, cada vez que olho para a carteira.
                                                      A sério....eu tb julgava que era...das 2 únicas vezes que o meu carro chegou aos 200 foi precisamente quando abasteci com Gforce....nota-se principalmente acima das 5000 rpm.....

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                        Em conjunto diria que iriam 140kg de carne humana no carro.

                                                        Isso da gasolina é mais mito que outra coisa, no meu não noto nada...ou melhor noto, cada vez que olho para a carteira.

                                                        Mas sim é um carro engraçado, não para ser desportivo, mas para se andar rápido com segurançã, estabilidade e conforto...
                                                        Notares ou não no teu não significa que seja mito. Em determinados motores isso é mais evidente...e posso pegar no meu M para exemplo...além de o mesmo vir referido no manual...mas com 95 debita menos "power"...o "knock-sensor" actua, recuando a injecção e a ECU age de acordo...! Acontece é que nem todos os motores funcionam deste modo.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                                          A sério....eu tb julgava que era...das 2 únicas vezes que o meu carro chegou aos 200 foi precisamente quando abasteci com Gforce....nota-se principalmente acima das 5000 rpm.....
                                                          Não meto gasolina 98 á mais de 2 anos no meu...e ainda hoje cheirou essa velocidade

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                                            Notares ou não no teu não significa que seja mito. Em determinados motores isso é mais evidente...e posso pegar no meu M para exemplo...além de o mesmo vir referido no manual...mas com 95 debita menos "power"...o "knock-sensor" actua, recuando a injecção e a ECU age de acordo...! Acontece é que nem todos os motores funcionam deste modo.
                                                            Havia por ai um tópico sobre isso e mais de metade dizia o mesmo. A repercussão era essencialmente na carteira.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                              Havia por ai um tópico sobre isso e mais de metade dizia o mesmo. A repercussão era essencialmente na carteira.
                                                              É como te digo, para alguns motores é um facto! Procura sobre "knock-sensor"...! Existem inclusive versões do famoso HEMI americano em que marca só recomenda gasolina XPTO e versões menos puxadas do mesmo em que já pode levar ambas mas em que mais uma vez o "knock-sensor" faz o trabalha de separar o trigo do joio com a posterior intervenção da gestão electrónica. Os motores M da BMW são outro exemplo, o 4.2 da Audi também...etc etc..os TFSI idém...agora, se agarra no corsa 1.0 da minha mãe, e meter 98, estou a deitar dinheiro à rua...o mesmo com o Mazda 323 1.5 do meu irmão...etc etc...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X