Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cintos de 4,5 e 6 apoios VS airbags

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
    Então deixa-me pôr a coisa de outro modo: achas então que o airbag é prejudicial à segurança, não é?
    Eu volto a responder o mesmo.

    Não, não acho prejudicial! Acho apenas que não serviria absolutamente de nada, por exemplo, nos dois embates que postei (que são bastante frequentes) e como tal é dispensável.

    Aliás, a sua utilização em competição não é assim tão inviável em termos técnicos. Assim como se evoluiu em muitos campos, se algum estudo indicasse que o airbag é claramente benéfico, acredita que alguma solução seria encontrada para que eles fossem implementados.

    Até ver...

    Mas é claro que posso estar redondamente enganado e que fique claro que não baseio esta opinião em nenhum estudo concreto, é apenas o que eu acho.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
      Vou-te contar o que se passou com um tio meu, há uns anos atrás. Ele sofreu um grave acidente, junto com familiares, no mesmo carro. Um dos netos que ia no carro sofreu várias contusões, escoriações, cortes, hematomas, enfim, o aspecto dele exterior metia dó. O meu tio tinha um aspecto exterior "impecável". Morreu 3 semanas depois de dar entrada no hospital. Causa de morte? Fractura de várias costelas, que lhe perfuraram os pulmões.
      Agora diz-me se é melhor embater em algumas partes do habitáculo, mas bem almofadadas e desde que não causem encarceramento, ou se é preferível ser retido por uma força brutal e sofrer lesões, fracturas e hemorragias internas??? O que achas???
      Ou também és daqueles que acham que "antigamente é que era bom, que os carros eram uns tanques, rijos como cornos"???
      Bom, antes de mais, lamento pelo teu tio. A minha mãe também teve um acidente muito grave na IP5, em que foi o cinto de segurança que lhe partiu o externo...não será por aí...
      Pela pergunta que fazes demonstras algum desconhecimento de como funcionam os cintos de segurança de que se falam (com vários pontos). Não têm qualquer "give-away", não há folga, e no momento do impacto, se estiverem bem colocados, é como se o teu corpo fosse parte da backet, ou seja, não há qualquer movimento, e se tudo correr bem não bates contra nada nem nada te bate. Não penses nem por um segundo que andas ali às cambalhotas...eu sublinho mais uma vez: ficas ali preso e segurinho...não mexe para lado nenhum...
      Não tenho nada a achar sobre a questão que colocaste pois é irrelevante para o tópico, visto não ocorrer.
      É notável a forma que um assunto básico te tirou a capacidade de "polires" um pouco a forma como colocas as perguntas.

      Comentário


        #63
        YouTube - Latvala big crash Portugal 09 wrc



        EDIT: é para ouvir também...

        Comentário


          #64
          Obviamente, não perdi capacidades nenhumas, mas esta temática é-me muito cara, já que comecei a acompanhá-la há mais de 18 anos e não posso aceitar que se digam aqui coisas que eu sei, do muito que já li sobre a matéria, que não são assim.
          A Física tem as suas leis, que são incontornáveis. E se a solução para as vítimas de acidentes em carros fosse assim tão simples, já estaria implementada há muito tempo! E aqui voltamos á eterna questão dos movimentos da cabeça. Ok, vou até admitir que o facto de "ficares ali preso e segurinho...não mexe para lado nenhum" é bom (que não é, mas ok). Então pergunto eu, e com isto voltamos novamente ao início: e o movimento do conjunto cabeça/pescoço? Esses cintos não seguram a cabeça, mas apenas o tronco. A desaceleração violenta que a cabeça e o pescoço vão sofrer são potenciadores de graves lesões a nível cervical (daí usar-se o HANS nos veículos de competição).
          Ora, como também já se disse, e muito bem, o HANS é inviável para andar a ser usado num veículo que não de competição, e mesmo que tenhas um carro muito radical para andar na estrada, tipo Lotus Elise, continua a ser um carro de estrada, e nem sequer tens capacidade financeira nem de aquisição (por simplesmente não haver à venda!) para adquirir esse sistema! Então como resolves a situação para protegeres a tua cabeça/pescoço: recorrendo ao airbag, pois claro!

          Comentário


            #65
            O HANS não é assim tão caro... aproximadamente 1000 dolares para um de boa qualidade (FIA Aproved). Depois tens é outro problema... a BT. "Ah e tal, não pode circular de capacete no carro. Ah e tal isso é tuning ao capacete" e outras pérolas certamente surgiriam.

            Comentário


              #66
              Lino, tu fazes as perguntas e dás as respostas (e bem neste ultimo post).
              Claro que é inviável nos carros que se utilizam no dia-a-dia. São sistemas muito caros e pouco práticos. Ninguem comprava um carro com um acréscimos de 4 mil euros e que demorasse 5 minutos a entrar (para os que conseguiam entrar) e arrancar, não pudesse ter espaço interior nenhum (nem mala, nem bancos de trás, nem espaço de cabeça). Além disso, este "upgrades" de rally têm validade, uma situação caricata era ir fazer a revisão e ter que trocar os bancos...por isso, como dizes, não é a solução para as vítimas de acidentes de viação (embora tenhas que reconhecer que muitas não morreriam se fossem num wrc, ok foi despropositado ). Nisso, a Lotus encontrou um compromisso entre segurança e performance, que deve achar correcto, e que acredito que foi pensado pelos seus engenheiros, com muito carinho pelos clientes da marca (como acontece em todas as marcas excepto nas chinesas ).
              Obviamente, para ir às compras, até porque não é suposto passar dos 120, prefiro o air-bag, visto ser muito mais prático!

              PS: Podes comprar aqui o HANS, eBay.com.my: HANS System - 20° RACING VERSION (item 200327082791 end time May 02, 2009 06:58:10 MYT) , só é preciso uma backet compatível!

              Comentário


                #67
                Toda esta discussão me fez questionar se não há uma regulamentação europeia qualquer que obriga todos os veículos novos a ter pelo menos airbag para o condutor, tal como actualmente já o ABS e em breve o ESP passará a ser obrigatório em todos os carros.
                Ou será que haverá excepções para carros de muito baixa produção??

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                  Toda esta discussão me fez questionar se não há uma regulamentação europeia qualquer que obriga todos os veículos novos a ter pelo menos airbag para o condutor, tal como actualmente já o ABS e em breve o ESP passará a ser obrigatório em todos os carros.
                  Ou será que haverá excepções para carros de muito baixa produção??
                  Acho que há, mas, por exemplo, a TVR, no Sagaris, não colocou nem airbags, nem abs.

                  O JC disse que eles não receberam esse "memo"

                  Portanto, não sei se não há excepções.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                    Ois,

                    Surgiu-me uma questão, numa outra discussão aqui no fórum.

                    Um carro com cintos de 4, 5 ou 6 pontos não tornam redundantes os airbags?

                    Estes cintos são fixos, ao contrário dos de 3 prontos, e prendem o corpo junto ao banco, pelo que mesmo que o airbag dispare, a cabeça nunca cegará ao volante...

                    Ou sou eu que estou a ver mal as coisas?

                    Um abraço

                    Partindo do principio que com esses cintos o airbag nao chega a tocar na cabeca em caso de acidente, podemos concluir que o airbag nao é necessario em carros equipados com esses cintos.

                    Se, pelo contrario, a accao do airbag ainda conseguir amparar de algum modo a cabeca, o airbag sera uma mais valia para evitar lesoes no pescoco (pois o corpo esta fixo pelos cintos, e a cabeca ira ser empurrada para a frente, num embate frontal).

                    Comentário


                      #70
                      Um post um pouco lapalissiano, mas nada a apontar ao raciocínio!

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                        Ois,

                        Surgiu-me uma questão, numa outra discussão aqui no fórum.

                        Um carro com cintos de 4, 5 ou 6 pontos não tornam redundantes os airbags?

                        Estes cintos são fixos, ao contrário dos de 3 prontos, e prendem o corpo junto ao banco, pelo que mesmo que o airbag dispare, a cabeça nunca cegará ao volante...

                        Ou sou eu que estou a ver mal as coisas?

                        Um abraço

                        Sim, se isto for verdade, ou seja, se o corpo estiver preso e a cabeça não chegar a embater no airbag, o mesmo (frontal) não chegará a cumprir a sua função, sendo desnecessário. Teríamos de pressupor, porém, que o cinto iria sempre bem preso, sem folgas, o que não se conseguiria garantir em todas as situações e com todos os condutores.
                        Ainda assim, duvido que, para pessoas de baixa estatura e braços curtos, que conduzem mais perto do volante, o airbag frontal pudesse ser verdadeiramente dispensável.
                        Outro problema é que os cintos fixos reduzem imenso o conforto durante a condução, tendo evoluído no sentido em que hoje os conhecemos, com sistemas de bloqueio e enrolamento em caso de forte desaceleração ou inclinação.

                        Não nos esqueçamos, no entanto, que hoje em dia o frontal é apenas um dos aibags que um carro pode ter.
                        Mesmo com um sistema de cinto com quatro ou mais pontos, fixo portanto, num embate lateral é fundamental a existência de airbags laterias e de cortina.


                        Em resumo, tendo em conta todas as variáveis envolvidas, acho que só em condições muito particulares o airbag frontal pudesse ser dispensado num carro de turismo.

                        Andaríamos todos mais protegidos de capacete, baquets, rollbar? Sim, sem dúvida. No dia-a-dia seria exequível? Não.
                        Imaginem meter um capacete num bebé.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                          Um post um pouco lapalissiano, mas nada a apontar ao raciocínio!

                          foi uma resposta simples a uma pergunta simples. Agora se a malta discute se é melhor a seguranca de um carro convencional com airbags vs a seguranca de um carro de competicao sem os mesmos... isso ja é outra historia.

                          Eu pessoalmente acredito que na generalidade dos casos os carros de competicao (por ex: carros de rallye) serao mais seguros que os carros de estrada. Esta conclusao nao tem nada de cientifico, mas vejo grandes estouros em competicao e com os pilotos a sairem na maior parte das vezes incolumes, e em muitos deles duvido que um carro convencional oferecesse a proteccao necessaria.

                          Comentário


                            #73
                            o Cinto até podia ter 16 pontos.
                            A partir do momento em que não segura a cabeça, de pouco vale.
                            Sim, para que raios vais querer pernas e braços se não mexes nada do pescoço para baixo?

                            O movimento de chicote que o pescoço vai sofrer é horrivel.
                            O Airbag é 100% essencial, mas também é preciso que o airbag tenha tamanho suficiente para segurar a cabeça no lugar.

                            Alias é complicado, pq "colado" ao banco, a cabeça sofre o efeito chicote mas mesmo com airbag, nao chega a tocar no mesmo, porque esta longe do volante.

                            Acho que é preferivel que tenha um pouco de folga o cinto para permitir a cabeça ser amortecida pelo airbag.

                            mas hey é para isso que existem os engenheiros..

                            Comentário


                              #74
                              Na minha opinião o exemplo mais proximo que temos sobre o que se esta a debater neste topico e fazer uma comparação entre as forças registadas por exemplo, com o Renault 5 ou a Renault 4 ,no teste da decada de 70 feito pela AMS, penso que ambos os carros sem cintos com enrolador automatico do cinto e compara-lo com os resultados obtidos pelo Clio MK1 no teste realizado pelo ADAC, ou pelo Euroncap.

                              Nota: Todos os testes referidos encontram-se no Topico dos Crash Tests.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X