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ANAREC alerta para "qualidade inferior" dos combustíveis de marca branca
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostAgora é uma questão de sorte..está bem .
É assim, enquanto não abrirem o jogo e fizerem testes, ninguém pode afirmar o que quer que seja. É muito bonito falar mas ainda ninguém realmente se mexeu e era só quererem pois tempo de antena tinham de certeza.
Porque é que não vão a um telejornal ou noutra situação qualquer mostrar factura, explicar os carregamentos das cisternas, etc.? Pois..é estranho pois eles se dizem que compram aos mesmos podiam muito bem fazer isso mas não se mexem.
Já as ditas marcas premium podiam fazer o mesmo mas também nada fazem.
Cumprimentos.
Eu não ganho nenhum da BP/Galp/Repsol/etc, se tu ganhares alguma coisa com os hiperes, tenho-te a dizer que tens muita sorte!
Vai metendo lá o combustível que tu quiseres, que depois, se algo entupir, ou o motor/sistema de escape estiver cheio de carvão, podes chorar aqui e onde tu quiseres, Portugal gosta é dos coitadinhos...
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Que giro, a anarec a dizer estas coisas...
Esta coisa faz-me lembrar a discussão dos genéricos e da industria farmacêutica. E tão longe que andam uma da outra, a industria farmacêutica e as petroliferas... não é?
Uns dizem que o genérico é o medicamento igualzinho ao de marca mas noutra embalagem. Outros dizem que aquilo não é bem assim, e tal, saltam-se verificações... e o efeito por vezes não é bem o mesmo. E quando se descobre (por obra do acaso...) que o tal medicamento faz mal a não sei o quê? e por acaso saiu para o mercado um substituto de outra marca há pouco tempo? será coincidência?
Quanto aos combustiveis....
Na minha opinião isto funciona da mesma maneira. O dinheiro que este mercado movimenta faz com que de vez em quando seja necessário lançar noticias para não fazer a concorrência crescer tanto. São fundamentadas? não sei...
Sei dos factos que aconteceram comigo.
Com alguns carros cá em casa e muitos kms rodados (mesmo muitos) nestes e em outros que já cá não estão, a minha experiência diz que ainda não tive problema nenhum com o combustivel dos Hiper. Que não faço parte desse grupo de pessoas ultra-sensiveis que dizem que o carro anda menos, gasta mais, faz mais fumo, trabalha irregularmente, etc. Ou se calhar os meus carros não se queixam.
Mas com o meu historial de kms andados, e o respectivo enchimento de bolsos às petroliferas, apenas tive um problema relacionado com o combustivel. A bomba injectora de um 1.5D do grupo PSA que tive foi para o galheiro. Assim como a do mesmo motor no carro do meu irmão. E ainda a de um amigo meu no seu BMW. Todos na mesma semana! e adivinhe-se... não foi num hiper. Foi na BP.
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Vibri, quando a BP e Galp vendem 5 e 6 cêntimos por litro mais barato estão a vender pior combustível ou a ir buscar a margem de lucro?
Se o combustível dos hiper é mau de onde vem? De Marrocos ou do mesmo sitio que os outros todos?
Ainda gostava de saber quem é que nota a diferença de 2 ou 3 cv da SC95 para a SC98. Deve ser algum sobredotado. Devia estar é na F1 a testar carros.
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Eu tenho um clioII dci de 80cv. O carro tem 190KKM. há mais de 100KKM que uso gasóleo do Jumbo. Rendimento igual. Consumo exactamente igual. Nunca tive problemas. Os gasóleos dos hipers até podem ser inferiores. Mas já imaginaram a qualidade dos combustiveis de outros paises? tipo turquias e assim? os carros também lá andam. Acredito que haverá motores mais sensiveis. Eu continuarei a por. Mesmo que compra carro novo.Editado pela última vez por dci80; 02 May 2009, 19:11.
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Originalmente Colocado por Vibri Ver PostOlha o que é me saíu na rifa...
Eu não ganho nenhum da BP/Galp/Repsol/etc, se tu ganhares alguma coisa com os hiperes, tenho-te a dizer que tens muita sorte!
Vai metendo lá o combustível que tu quiseres, que depois, se algo entupir, ou o motor/sistema de escape estiver cheio de carvão, podes chorar aqui e onde tu quiseres, Portugal gosta é dos coitadinhos...
Não achas?
Sabes tanto como os outros todos.
Cumprimentos.
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Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver PostVibri, quando a BP e Galp vendem 5 e 6 cêntimos por litro mais barato estão a vender pior combustível ou a ir buscar a margem de lucro?
Se o combustível dos hiper é mau de onde vem? De Marrocos ou do mesmo sitio que os outros todos?
Ainda gostava de saber quem é que nota a diferença de 2 ou 3 cv da SC95 para a SC98. Deve ser algum sobredotado. Devia estar é na F1 a testar carros.
Os carros que pedem 98, ficam com um trabalhar diferente quando lhes escorre 95, nota-se facilmente pelo som até ao relantim...
Agora, num carro que seja feito para 95, aí, não notas nada, e querias o quê? Geralmente os carros que indicam os valores para 95, não costumam ser grandes espingardas...
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostA questão aqui é afirmares coisas para as quais não apresentas provas.
Não achas?
Sabes tanto como os outros todos.
Cumprimentos.
Só que no meu agregado familiar, já aconteceu algo que comprova o que eu disse, e a mais muita gente (até que a garagem, facilmente despistou o problema), se nunca aconteceu contigo, pode ter a ver com inúmeros factores... agora, cada um decide a sua cena...
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Acho que ele está a ser um pouco extremista, fala de algo que lhe aconteceu, mas pensa que é de gasolina/gasoleo do hiper...
Pode ter sido, mas pode ñ ter sido, e depois também existe outro ponto em questão, será que todas as gasolinas do hiper são iguais? Ai é q também está outro problema...
Já se viu pelos preços que a zona de Norte é muito mais competitiva entre preços que a zona de Lisboa, eu quando vejo o preço da gasolina lá em cima até fico parvo, e acreditem com muita dor de cotovelo.
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Originalmente Colocado por Dano Ver PostAcho que ele está a ser um pouco extremista, fala de algo que lhe aconteceu, mas pensa que é de gasolina/gasoleo do hiper...
Pode ter sido, mas pode ñ ter sido, e depois também existe outro ponto em questão, será que todas as gasolinas do hiper são iguais? Ai é q também está outro problema...
Já se viu pelos preços que a zona de Norte é muito mais competitiva entre preços que a zona de Lisboa, eu quando vejo o preço da gasolina lá em cima até fico parvo, e acreditem com muita dor de cotovelo.
Mas eu não arrisco...
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Originalmente Colocado por Vibri Ver PostIncluindo tu.
Só que no meu agregado familiar, já aconteceu algo que comprova o que eu disse, e a mais muita gente (até que a garagem, facilmente despistou o problema), se nunca aconteceu contigo, pode ter a ver com inúmeros factores... agora, cada um decide a sua cena...
O que não faltam são postos de marcas premium com problemas de infiltrações ou abastecimento. Não te lembras da BP? Foi há pouco tempo e foi tornado público mas já aqui foi relatado situações semelhantes em outros.
Enquanto não se analisar não se pode afirmar o que quer que seja. Agora claro, dá imenso jeito dizer ao cliente "pois, anda abastecer no hiper e depois isto acontece". É certinho e sem mais perguntas!
Cumprimentos.
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Como não tenho aqui dados técnicos (e fidedignos) acerca da qualidade dos combustíveis em Portugal, comento apenas a atitude da Anarec.
Acho que isto não passa de uma medida desesperada de quem viu os hipers conquistarem, em pouco tempo, quase 30% do mercado de retalho. É quase um terço e algum impacto deve estar a ter. E pronto, aí o caminho é a fuga para a frente, atacando a concorrência de forma um nadinha deselegante.
Quanto à qualidade e aos consequentes problemas, o combustível de marca até que pode ser xpto ou ter aditivos que o são. Mas o combustível de marca branca deve (digo eu) respeitar as regras estabelecidas. Duvido que ande ao sabor do nada ou ninguém. Já associar - directamente - o preço mais baixo a menor qualidade é ligeiramente redutor. Então quando as gasolineiras de referência fazem descontos, devo pensar que esses lotes são menos bons? Enfim, a Anarec tem-nos habituado a autênticos números de comédia, por isso este é mais um.
PS: Eu coloco combustível Galp (quando tenho talões do Continente), Esso (pela proximidade a casa) e Jumbo (sempre que é para atestar e não há os referidos talões).
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Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver PostComo não tenho aqui dados técnicos (e fidedignos) acerca da qualidade dos combustíveis em Portugal, comento apenas a atitude da Anarec.
Acho que isto não passa de uma medida desesperada de quem viu os hipers conquistarem, em pouco tempo, quase 30% do mercado de retalho. É quase um terço e algum impacto deve estar a ter. E pronto, aí o caminho é a fuga para a frente, atacando a concorrência de forma um nadinha deselegante.
Quanto à qualidade e aos consequentes problemas, o combustível de marca até que pode ser xpto ou ter aditivos que o são. Mas o combustível de marca branca deve (digo eu) respeitar as regras estabelecidas. Duvido que ande ao sabor do nada ou ninguém. Já associar - directamente - o preço mais baixo a menor qualidade é ligeiramente redutor. Então quando as gasolineiras de referência fazem descontos, devo pensar que esses lotes são menos bons? Enfim, a Anarec tem-nos habituado a autênticos números de comédia, por isso este é mais um.
PS: Eu coloco combustível Galp (quando tenho talões do Continente), Esso (pela proximidade a casa) e Jumbo (sempre que é para atestar e não há os referidos talões).
Tambem coloco combustível da BP quando tenho os talões de desconto máximo(as vezes chega a 0,10€) quando não tenho os referidos talões coloco no Continente ou no Feira-Nova.
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Originalmente Colocado por Vibri Ver PostA Galp quando vende a 5c mais barato, está a cativar clientes do Continente e o Continente a cativar clientes da Galp...
Os carros que pedem 98, ficam com um trabalhar diferente quando lhes escorre 95, nota-se facilmente pelo som até ao relantim...
Agora, num carro que seja feito para 95, aí, não notas nada, e querias o quê? Geralmente os carros que indicam os valores para 95, não costumam ser grandes espingardas...
A Galp vende mais barato porque o pode fazer. E vende o combustível aos Continentes e Jumbos.
Hondas que fazem 8.300rpm e motas que fazem bem mais recomendam SC95.
Não são bons motores?
Agora os que recomendam SC98 têm que levar SC98. Não é 95. Nem gasóleo.
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Eu acredito tudo muito bem, do ah e tal, isto é 1 Golpe da Galp e outras ou assim, mas será?
Pensando um bocado a Galp com a história dos talões Galp-Continente consegue ainda uma grande cota de mercado, afinal de contas, aquele acordo acaba por lhes tirar 1 pouco do lucro mas sobrevivem e ainda fazem milhões, agora pensado por outro lado, se o combustivel da low costs, vêm das outras marcas, como a Rapsol, a Bp e a própria Galp, será q eles assim não continuam a facturar bastante? Eles acabam por vender milhões de litros, secalhar não ao preço mais alto, mas para a Galp continua a ser maravilhas, para os representantes da GAlp no postos oficias é que pode ser mais cruel, mas não sei até q ponto...
Exemplo em Setubal até há muito pouco tempo, desde que entrou para lá a Bomba do Jumbo e que reduziu um pouco as afluência as outras bombas lá do sítio, as bombas da BP, ficaram todas, mas sim todas e são a volta de umas 6 ou que é, reduziram todas os combustíveis para fazer frente ao Jumbo, logo se eles puderam fazer isso é porque ganhavam dinheiro e era onde eu punha gasolina mais barata, essa promoção mantemve-se pelo menos uns belos 5 meses, foi dd Setembro ou Outubro... até Abril.
E acreditem havia mais fila para a BP do que para a do Jumbo, e porque será? Não era pelo preço, pois era a mesma coisa...
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Em Setubal é um bom exemplo, se as galp e bp sao ao mesmo preço (ou + caras 1 centimo) que o jumbo, querem ver que o combustivel lá nao presta?sempre que vou a setubal vou a galp porque ainda tenho + frota para usar.
Em aveiro ainda meto mais barato numa galp de cacia do que no jumbo, querem ver que o gasoleo do jumbo é melhor?
Eu andei cerca de uns 50 000km com combustivel da galp,e cerca de outros 50 000k com combusivel da socrabine (coina) e a media desceu (ok pode ter sido do proprio motor), nao tenho fumo quando acelero a fundo nem nada de mais. Tenho é o cuidado de nunca levar o carro à reserva,
Um vez fiz uma media maravilhosa de 7,5 com o gforce diesel, o meu popo nao deve gostar de coisas muito finas pelos vistos.
Quando fazia Barreiro-Costa,foram muitos anos eheh, so de apanhar mais fila para a ponte ou apanhar menos a media descia 0,2-0,3 L/100,portano para se compararem medias é preciso muitos e muitos percursos iguais, muitos meses.
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Lembro-em de ver no AHO um pdf de uma revista francesa em que se comparavam os combustíveis de marcas brancas e das marcas tradicionais e havia bastantes surpresas.
E a conclusão foi que havia, de um lado e de outro, marcas boas e menos boas
(Já o procurei mas não consegui encontrar, quem souber que o ponha aqui pf.)
Quanto ao resto, esse Sr. que fez essas afirmações pode muito bem contratar uma empresa independente para testar todos os combustíveis à venda.
Se se provar que os de linha branca são, efectivamente, piores eu deixarei de os usar. Até lá, passar bem
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Originalmente Colocado por xpto_brr Ver PostEm Setubal é um bom exemplo, se as galp e bp sao ao mesmo preço (ou + caras 1 centimo) que o jumbo, querem ver que o combustivel lá nao presta?sempre que vou a setubal vou a galp porque ainda tenho + frota para usar.
Em aveiro ainda meto mais barato numa galp de cacia do que no jumbo, querem ver que o gasoleo do jumbo é melhor?
Eu andei cerca de uns 50 000km com combustivel da galp,e cerca de outros 50 000k com combusivel da socrabine (coina) e a media desceu (ok pode ter sido do proprio motor), nao tenho fumo quando acelero a fundo nem nada de mais. Tenho é o cuidado de nunca levar o carro à reserva,
Um vez fiz uma media maravilhosa de 7,5 com o gforce diesel, o meu popo nao deve gostar de coisas muito finas pelos vistos.
Quando fazia Barreiro-Costa,foram muitos anos eheh, so de apanhar mais fila para a ponte ou apanhar menos a media descia 0,2-0,3 L/100,portano para se compararem medias é preciso muitos e muitos percursos iguais, muitos meses.
Nunca vi a Galp em Setubal mais barata que o Jumbo a única que vi fazer concorrência era a BP.
Pessoalmente não meto Galp na minha zona, porque a gasolina sai sempre cara mesmo com os talões e porque notei que quando metia nunca rendia tanto. Em várias vezes, nunca fico pelo 1º abastecimento.
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É necessário provar o que se diz, especialmente quando se faz uma acusação tão grave. Se o Sr. Presidente da ANAREC não o fizer só lhe resta um caminho, a demissão.
Mas mesmo assim, e usando o raciocínio genial do presidente da ANAREC. Acho incrível o facto das gasolineiras ditas normais (ou agora como lhes querem chamar, as gasolineiras "premium"), sejam Galps ou BPs, próximas de Jumbos ou Intermaches, conseguirem praticar os mesmos preços mas com produtos supostamente diferentes e com custos de desenvolvimento incomparavelmente superiores. A ser verdade o que o presidente da ANAREC diz, será que os donos desses postos Galp, BP, Repsol, etc, são génios na arte de gerir? Ou será que andam a vender gato por lebre?
Combustíveis: APED apresenta queixa-crime contra presidente da ANAREC
Lisboa, 01 Mai (Lusa) - A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) vai apresentar uma queixa crime contra o presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) por este ter dito que os combustíveis à venda nos hipermercados são de qualidade inferior.
Lusa
19:39 Sexta-feira, 1 de Mai de 2009
Lisboa, 01 Mai (Lusa) - A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) vai apresentar uma queixa crime contra o presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) por este ter dito que os combustíveis à venda nos hipermercados são de qualidade inferior.
Em declarações à agência Lusa, o director geral da APED, José António Rousseau, considerou que as afirmações de Virgílio Constantino são "difamatórias" e "ultrapassam o razoável e aquilo que é sério", considerando que a "única forma de reagir é por via dos tribunais".
O presidente da ANAREC disse quinta-feira à agência Lusa que "a qualidade do combustível de marca branca, à venda nos hipermercados, não é comparável à qualidade dos combustíveis de marca" e que "o consumidor nunca saberá qual o impacto do combustível na duração do motor do seu automóvel".
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Ora aí está, acho que a melhor forma de isto se revolver era apresentarem provas do que o que o outro Sr disse, em vez disso partem para tribunal, gostei mais da resposta por parte do Grupo Auchan(Jumbo) que disse que podiam tirar das suas bombas qualquer amostra para comprovarem que o combustível do Jumbo não tinha qualidade inferior.
Agora será q isto vai ficar por dito por ñ dito, ou é desta que as suposta provas aparecem?
Falar é sempre bonito, mas o fazer é sempre complicado, como mais uma vez Portugal no seu melhor.
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Originalmente Colocado por Dano Ver PostOra aí está, acho que a melhor forma de isto se revolver era apresentarem provas do que o que o outro Sr disse, em vez disso partem para tribunal, gostei mais da resposta por parte do Grupo Auchan(Jumbo) que disse que podiam tirar das suas bombas qualquer amostra para comprovarem que o combustível do Jumbo não tinha qualidade inferior. ...
... melhor.
O que o Jumbo diz, e bastante correcto, é que o combustivel deles cumpre o legislado.
Originalmente Colocado por Dano Ver PostNão é preciso pesquisar muito para saber que os combutíveis de "marca" também dão problemas, mas isto normalmente são devido a manutenção dos tubos, em que são lavados com àgua para ver se existe fugas, e ao passear lá a gasolina/gasóleo, ainda contêm algum resto de àgua... Normalmente são vários os carros do lote que dão problemas, e a marca costuma pagar as reparações.
...
Eu já tirei a minha. Antes do estudo e o estudo só a veio confirmar.
Originalmente Colocado por JCF Ver PostHa aqui alguma desinformação cujos objectivos desconheço.
A base dos combustiveis é toda igual pois é fornecida pela Petrogal. É esta a principal razão para não haver concorrencia neste mercado.
...qualidade dos que são vendidos mais caro?
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ESPRIT já não me recordo a altura em que ouve várias problemas em veículos que abasteceram na BP algures pra zona Centro ou Norte do país. Lembro-me de a explicação por parte da BP foi essa menciona a negrito. Que os tubos por onde passam a gasoina, tiverem em manuteção sendo pressurizados com água para ver se existiam fugas, e que ficaram mal limpos(com restos de agua) ao passar lá o combustível(penso que foi gasóleo) o teor de água ficou elevado o que acabou por danificar os veículos.
Não estou com paciência para procurar na net, mas se fizeres uma pesquisa deves de encontrar isso algures...
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O carro do meu pai também já teve problemas em injectores 2 vezes. Mas só abastece na Repsol! O gasóleo de lá também é inferior? lol
Mas quanto ao consumo superior, tenho o testemunho do meu tio que, após largos meses a abastecer no Carrefour de Braga, chegou à conclusão que a diferença de preço não compensava. Tinha um TDI
Acho que há demasiado fundamentalismo nesta questão. Na minha opinião, em regra, não há diferenças cruciais na qualidade dos combustíveis, podendo em alguns motores o consumo ser efectivamente superior, mas, de acordo com o que ouço, o normal é compensar. Agora cada um deve fazer as contas.
Mais não seja, os "linha branca" serviram para nos abrir os olhos de forma a poder ver que a concertação de preços acima do valor justo é uma realidade.
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostA Petrogal n se importava, mas essa informação não é verdadeira.
Eu já estive em Aveiras na CLC mas não estive na zona em que as cisternas são carregadas. Mas colegas meus já estiveram e segundo eles a base é toda a mesma, cada petrolifera adiciona os seus proprios aditivos creio que na propria cisterna.
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A ideia que tenho, sem provas nenhumas , é que isto da qualidade do combustível que colocamos nos nossos carros depende mais da bomba em questão do que do facto de ser da Galp, Repsol ou marca hiper...
Tenho colocado nas bombas do Jumbo em Alfragide já há uns tempos e não noto nada no carro.
Outros carros tenho colocado com descontos na Galp e/ou BP. Basicamente onde houver mais barato é onde ponho...e desde que sejam bombas relativamente novas -> faz-me mais espécie, bombas antigas, infiltrações nos depósitos, etc.
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Originalmente Colocado por JCF Ver PostEntão diz lá quem fornece os varios combustiveis base e quais as diferenças entre eles
Eu já estive em Aveiras na CLC mas não estive na zona em que as cisternas são carregadas. Mas colegas meus já estiveram e segundo eles a base é toda a mesma, cada petrolifera adiciona os seus proprios aditivos creio que na propria cisterna.
Fui parco em palavras.
O que queria expressar, é que se juntares a capacidade das duas refinarias da Petrogal, vais perceber que n é o suficiente para abastecer todo o mercado nacional, logo, tem que vir combustivel de fora.
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Originalmente Colocado por Avant Ver PostTangas...
Os motores vêm preparados para levar com gasóleo com as especificações mínimas X. O que é a mais, para efeitos práticos, nem aquece nem arrefece.
É como as octanas na gasolina - 99,9% dos motores vêm afinados para 95 octanas. Não é por lhe porem gasolina de avião que eles andam mais...
O pior é que há quem acredite nisto
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