Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ANAREC alerta para "qualidade inferior" dos combustíveis de marca branca

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    Ainda ontem à noite, tive pena de não ter o telemóvel comigo. Fui acompanhar um amigo ao jumbo de alfragide que ele costuma lá ir atestar o carro dele, e ele levava um garrafão de 5l para trazer gasoleo para casa. O gasoleo deles é amarelo, eu não conheço a cor do gasoleo, mas o meu amigo disse que ainda não tinha visto gasoleo daquela cor. Mas ele continua a por lá, apenas achou estranho é a cor.
    Qual é a cor normal?

    Vi agora isto no site da Galp
    Qual é a cor do Gasóleo Rodoviário?
    O gasóleo rodoviário é de cor amarelo claro.

    Comentário


      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
      Ainda ontem à noite, tive pena de não ter o telemóvel comigo. Fui acompanhar um amigo ao jumbo de alfragide que ele costuma lá ir atestar o carro dele, e ele levava um garrafão de 5l para trazer gasoleo para casa. O gasoleo deles é amarelo, eu não conheço a cor do gasoleo, mas o meu amigo disse que ainda não tinha visto gasoleo daquela cor. Mas ele continua a por lá, apenas achou estranho é a cor.
      Cá está...para além de não pescares nada de combustíveis, ainda levantaste suspeitas

      Comentário


        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
        Ainda ontem à noite, tive pena de não ter o telemóvel comigo. Fui acompanhar um amigo ao jumbo de alfragide que ele costuma lá ir atestar o carro dele, e ele levava um garrafão de 5l para trazer gasoleo para casa. O gasoleo deles é amarelo, eu não conheço a cor do gasoleo, mas o meu amigo disse que ainda não tinha visto gasoleo daquela cor. Mas ele continua a por lá, apenas achou estranho é a cor.
        O Gasóleo é amarelo.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
          Cá está...para além de não pescares nada de combustíveis, ainda levantaste suspeitas
          Esta fez-me lembrar uma amiga que perguntou se a gasolina nova era verde, que cor tinha a gasolina normal?

          Comentário


            uma coisa estranha que afinal podemos chamar de universal
            gasoleo amarelo

            o anuncio do jumbo deve tar fixe, devias ir a casa do presidente dos ladrões, esperem, queria dizer o presidente da galp e não o socrates e dizer a ele, tu és macaco

            Comentário


              Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
              claro a vaca dp lidl é a mesma da agros, o transporte tambem é o mesmo, deve ser dos pos que a agros mete

              ai estas a falar de fabricas diferentes de tudo diferente
              nas gasolinas estas a falar de algo que sai da mesma refinaria e hoje o camião 10002 vai a galp de faro e amanha vai ao jumbo de setubal e depois de amanha vai a galp de portoalegre etc

              no caso do leite a fabrica e diferente e cada marca tem o seu camião
              Bem caro amigo.
              Posso-te dar um exemplo. A mimosa e a agros é a mesma coisa.. quem dá o leite sao as vacas.. e no entanto ha diferença no leite.... ora bem.. outro exemplo compras um tlm nokia, e podes comprar um mais caro e melhor, ou mais barato e pior, e no entanto é da nokia, e ate pode ser fabricado na mesma fabrica... Logo nao duvido que as marcas ditas premium metam mais alguns aditivos..

              Comentário


                Originalmente Colocado por reaper Ver Post
                Bem caro amigo.
                Posso-te dar um exemplo. A mimosa e a agros é a mesma coisa.. quem dá o leite sao as vacas.. e no entanto ha diferença no leite.... ora bem.. outro exemplo compras um tlm nokia, e podes comprar um mais caro e melhor, ou mais barato e pior, e no entanto é da nokia, e ate pode ser fabricado na mesma fabrica... Logo nao duvido que as marcas ditas premium metam mais alguns aditivos..

                claro vamos comparar um n96 com o 3210, tem de ser diferente
                e isso neste ramo de combustiveis é o que???
                na ultima vez que li ainda existia ultimates e gforces( n96) e os normais 3210

                Comentário


                  Nem 8 nem 80, os combustíveis de hipermercado não são prejudiciais aos motores e cumprem todas as normas de qualidade, mas...

                  ...os de marca são melhores. Resta é saber se a diferença de preço vale a pena ou não.

                  Comentário


                    Bem axo que nao vale a pena...Tamos em democracia logo á liberdade de expressão e inda bem que assim o é e ainda bem que nao gostamos todos da mesma coisa.

                    Caros amigos, oleo para as vossas viaturas nao olhem a marcas, vejam so se cumpre as normas para os vossos carros e ta a andar, pois afinal vem tudo das refinarias que refinam o petroleo que é todo igual...


                    CUmpts

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Nem 8 nem 80, os combustíveis de hipermercado não são prejudiciais aos motores e cumprem todas as normas de qualidade, mas...

                      ...os de marca são melhores. Resta é saber se a diferença de preço vale a pena ou não.
                      Acho que esta parte cabe a cada um decidir.

                      Por acaso a últma vez q abasteci foram 40l na BP com talões do LID - 6cent - 6 cent de f-d-s.

                      Conclusão: gasóleo por €0.869. Menos uns cent q no hiper aqui da zona

                      Comentário


                        apagar:

                        repost.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por reaper Ver Post
                          Bem caro amigo.
                          Posso-te dar um exemplo. A mimosa e a agros é a mesma coisa.. quem dá o leite sao as vacas.. e no entanto ha diferença no leite.... ora bem.. outro exemplo compras um tlm nokia, e podes comprar um mais caro e melhor, ou mais barato e pior, e no entanto é da nokia, e ate pode ser fabricado na mesma fabrica... Logo nao duvido que as marcas ditas premium metam mais alguns aditivos..
                          Por acaso a Petrogal é a dona das duas e o leite é 100% igual! E é feito exactamente no mesmo sitio (disse-me um funcionário da empresa)... E sem diferenças de aditivos...

                          A única diferença, é a publicidade, e pode diferir na caixa...

                          agros = gresso = mimosa

                          Vigor é que acho que não é leite UHT...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                            Ainda ontem à noite, tive pena de não ter o telemóvel comigo. Fui acompanhar um amigo ao jumbo de alfragide que ele costuma lá ir atestar o carro dele, e ele levava um garrafão de 5l para trazer gasoleo para casa. O gasoleo deles é amarelo, eu não conheço a cor do gasoleo, mas o meu amigo disse que ainda não tinha visto gasoleo daquela cor. Mas ele continua a por lá, apenas achou estranho é a cor.
                            por acaso ja vi amarelo, mas isso tem a ver cos corantes k metem para diferenciar

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por fany Ver Post
                              O Gasóleo é amarelo.
                              Por acaso o ultimate da BP é amarelo mas muito ténue, quase a puxar para o transparente.

                              Mas sim, são todos amarelos, tirando o agrícola.

                              As gasolinas é que são mais para o azul/castanho.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                Por acaso a Petrogal é a dona das duas e o leite é 100% igual! E é feito exactamente no mesmo sitio (disse-me um funcionário da empresa)... E sem diferenças de aditivos...

                                A única diferença, é a publicidade, e pode diferir na caixa...

                                agros = gresso = mimosa

                                Vigor é que acho que não é leite UHT...
                                Epá com esta agora ficamos a saber que a Petrogal também se meteu no negócio do leite. Acho que a Lactogal não vai gostar muito de saber isto.

                                E Vigor é leite pasteurizado, que normalmente é chamado de leite do dia.

                                Comentário


                                  axo que ja se esperava este tipo de reacção, apartir do momento em que sairam os numeros da quota de mercado que os hipermercados ja representam. A galp e companhia sabe que se é assim quando os preços estao mais baixos, quando os mesmo subirem outra vez a quantidade de pessoas que vai abastecer nos hiper so tende a aumentar. Estao a preparar o terreno.
                                  Com o dinheiro que a galp gera, tinha capacidade mais que suficiente para fazer um estudo sério e provar o que diz. Acabava rapidamente com a concorrência, ou pelo menos diminuía a quota dos hiper.

                                  Comentário


                                    A diferença não está na marca dos combustíveis, mas sim nos postos de combustível.

                                    É assim, meto com regularidade gasóleo, em postos da mesma marca vejo diferenças que chegam a 1 litro a cada 100km, por experiência própria o gasóleo do Jumbo de Aveiro é muito bom, é dos gasóleo que faço mais km.

                                    Tenho de experimentar o do Jumbo do aeroporto Sá Carneiro e o novo que vai abrir no Canidelo

                                    Outra coisa, costumo meter também da BP, há diferenças de posto para posto.

                                    O da BP é melhor do que Galp, em geral.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                                      A diferença não está na marca dos combustíveis, mas sim nos postos de combustível.
                                      Concordo com isto... A diferença poderá estar muito mais nos próprios postos de combustivel.

                                      Os depositos enterrados no subsolo, diferenciam-se pelo tamanho, pela temperatura do solo e pelos anos que estão construidos. Pela quantidade de agua que se possa infiltrar junto aos postos (não estou a falar que entre para dentro dos depósitos, mas falo do tipo de terreno que rodeia os posto e assim se for mais arenoso tem menos agua acumulada no terreno se for mais lamacento tem mais aqua por fora) agua essa que por fora acaba por criar uma zona tampão absorvente para diferenças de temperatura.

                                      Por isso um posto de combustivel pode ser mais frio naquela zona vai concentrar mais o combustivel e dará muito mais combustivel por litro. Um grau chega para haver diferença, imaginem alguns graus kelvin.
                                      Por isso eu concordo muito mais com isto que concordo com marcas melhores e piores.

                                      Digo que há postos em que o terreno muito menos permeavel faz com que a temperatura dentro dos depositos no sub-solo seja muito mais baixa que noutros. E acredito que se um posto está colocado numa zona rural, terá melhor hipotese de ser melhor que um dentro de uma cidade com pouco terreno onde a agua possa entrar para o subsolo.

                                      Mas as marcas de combustivel em que tenham muito utentes, normalmente os seus depósitos são abastecidas muito mais vezes e isso poderá ser negativo para a temperatura a que está o depósito dentro do subsolo. Ou seja acredito que um posto que tenha filas intermináveis sempre tenha por cada abastecimento menos combustivel dado por litro do que os com menos utentes. E essa diferença será muito maior no verão.

                                      MAs é a minha opinião que vale o que vale ou seja pouco no mar de opiniões...
                                      Editado pela última vez por Arthe; 12 May 2009, 10:03.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Eagle Ver Post
                                        O presidente da ANAREC, Virgílio Constantino, disse hoje que os combustíveis à venda nos hipermercados são de qualidade inferior, alertando para as consequências no motor dos automóveis.

                                        "A qualidade do combustível de marca branca, à venda nos hipermercados, não é comparável à qualidade dos combustível de marca", sublinhou Virgílio Constantino.
                                        O presidente da ANAREC (Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis) explicou à "Lusa" que "o combustível é vendido mais barato, porque é um produto base, sem qualquer aditivo, estando tecnologicamente ultrapassado há décadas e desfasado das exigências tecnológicas dos motores fabricados hoje".
                                        Virgílio Constantino defende que a utilização dos combustíveis de marca branca tem "elevados prejuízos para o ambiente" e "um maior custo de oficina", com consequências na reparação do automóvel.
                                        "O consumidor nunca saberá qual o impacto do combustível na duração do motor do seu automóvel", realçou.
                                        "Em contrapartida, os combustíveis de marca resultam de uma investigação tecnológica constante, que passa pela incorporação de aditivos para que protejam o motor e desenvolvam maior potência com um menor consumo e um maior respeito pelo ambiente, cumprindo todas as directivas comunitárias em vigor", realça o representante dos revendedores de combustíveis.

                                        Fonte: DE
                                        Ora bem... Os Hipers não podem fazer descontos num produtos que vendem...
                                        Tá bem... Então as marcas "não brancas" também não deveriam fazer outros tipos de descontos... Passo a especificar.
                                        A Repsol, por exemplo, faz descontos ao fds de 6 cêntimos. E eu tenho um grande amigo/ vizinho/ colega meu que é sócio do Benfica. Ora bem... Normalmente as promoções e descontos não são acumuláveis, mas... esta é... Vou à Repsol ao fim-de-semana e tenho um desconto de mais de 10 cêntimos por litro. 6 dados pela marca e o restante pelo facto de ele apresentar o cartão de sócio.
                                        Resumindo...As marcas opodem fazer "preços-canhão" ao nível do Jumdo (de Almada – no meu caso) e o contrário já não é possível...
                                        Bom pela ordem de ideias da ANAREC este gasóleo não deve ser consumido, certo?
                                        Atenção pessoal em geral e sócios do Benfica em particular... Jamais usem Repsol ao fim-de-semana!

                                        Outra coisa... o meu carro é uma Honda Civic 1.7 Diesel de 2002. Tem 200.000 km. Há cerca de 70 a 80.000 só consome praticamente gasóleo Jumbo! Nunca se keixou. Aliás tive diversos problemas com o carro quando ainda era novo (e na garantia) – fizeram análises ao Galp que então usava – e agora nunca mais tive problema com o "coche"... Provavelmente foi por passar a usar combustível de 2.ª!!
                                        Editado pela última vez por Fullman; 12 May 2009, 10:12.

                                        Comentário


                                          Enquanto não forem apresentados estudos independentes, andaremos todos a discutir o "sexo dos anjos". Tão somente isso.

                                          Indo por pontos, pergunto eu porque é que a Anarec só falou agora nisto? Quando os hipers tinham pouca expressão o combustível era "bom"? Pelos vistos, agora que têm 30% deixou de o ser. Ou é isso ou é uma coincidência daquelas...ui, ui.

                                          Outra questão, relativa à qualidade (e que tem vindo a ser referida), tem a ver com as próprias estruturas dos postos (tubagens, filtros, depósitos, etc). Se estes elementos forem velhos, mal mantidos ou apresentarem falhas, esses aspectos vão influir negativamente no combustível. E aí é coisa para acontecer em todos os postos, de todas as marcas. Mas, se calhar, naqueles postos que estão com menos movimento e a vender menos, estas questões podem ser mais prementes.

                                          Quanto à questão dos aditivos, se os têm, quais são e quem os tem, é a tal coisa. Só com testes que o definam e identifiquem. E que expliquem as implicações (positivas e negativas) do seu uso para as viaturas.

                                          Para terminar, no que toca ao pricing das diferentes marcas. Basta olhar para alguns produtos de marca branca versus produtos de marca própria. Em muitos casos (nomeadamente no sector alimentar) são provenientes do mesmo produtor, tendo as mesmas especificações. O que depois faz variar os preços é toda a estrutura de valor associada ao produto, em que o de marca própria tem de ter no seu preço todo os custos inerentes ao marketing, à sua comunicação, à própria estrutura da empresa e distribuição. Ao invés, os produtos de marca branca não têm grande parte destes custos, pois quem os distribui não os "publicita". Simplesmente distribui-os e até aqui deve ter custos inferiores, pois apoiam-se nas suas redes (poderosíssimas) de distribuição. No caso dos combustíveis, passa-se quase o mesmo. As "marcas" apostam na comunicação (nos mais variados meios, desde publicidade, eventos, sponsoring, etc), numa estrutura de (muitos) pontos de distribuição com lojas, mais serviços e funcionários. Logo é sempre a somar. Já os hipers, não apostam em comunicação (promovem através do passa-palavra e de promoções cruzadas com as suas lojas) e as suas bombas estão reduzidas ao essencial. Seja em estrutura física, seja nos recursos humanos. Tudo está maximizado.

                                          Portanto, preço nem sempre é a tradução directa da qualidade. É preciso olhar ao tipo de estrutura que está por trás para perceber o que leva ao preço. Além disso as gasolineiras tentam maximizar o lucro em cada litro vendido, sabendo que estão a vender cada vez menos. Já os hipers são negócios de volume. Preferem ter uma margem pequena, sendo que o modelo de negócio só funciona mediante vendas elevadas. Aliás, percebe-se que as gasolineiras oficiais conseguem fazer preços mais baixos (vejam-se as promoções) mas isso vai "comer" nos seus lucros, e como elas querem é fazer boa figura perante os accionistas e nem por isso perante os clientes...está tudo explicado.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Cá está...para além de não pescares nada de combustíveis, ainda levantaste suspeitas

                                            Eu não levanto suspeitas de nada, como disse não conheçia a cor do gasoleo, e não achava que fosse amarelo, pensava que fosse mais escuro. Não quis com aquilo dizer que era mau ou nao o gasoleo do jumbo. Já o meti no carro, mas deixei de o meter, cada um é livre de por o que achar no seu carro, e não andar aqui em guerras a dizer que o X é melhor que o Y.

                                            Comentário


                                              Hoje tive conhecimento de uma publicidade do jumbo. Parece uma resposta à Galp. Resumidamente afirma que há diferença...no preço!!!
                                              Cada vez as coisas começam a ficar mais interessantes

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                                                A diferença não está na marca dos combustíveis, mas sim nos postos de combustível.

                                                É assim, meto com regularidade gasóleo, em postos da mesma marca vejo diferenças que chegam a 1 litro a cada 100km, por experiência própria o gasóleo do Jumbo de Aveiro é muito bom, é dos gasóleo que faço mais km.

                                                Tenho de experimentar o do Jumbo do aeroporto Sá Carneiro e o novo que vai abrir no Canidelo

                                                Outra coisa, costumo meter também da BP, há diferenças de posto para posto.

                                                O da BP é melhor do que Galp, em geral.
                                                Em que zona em Canidelo é que vai abrir a bomba do Jumbo?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Arthe Ver Post
                                                  Concordo com isto... A diferença poderá estar muito mais nos próprios postos de combustivel.

                                                  Os depositos enterrados no subsolo, diferenciam-se pelo tamanho, pela temperatura do solo e pelos anos que estão construidos. Pela quantidade de agua que se possa infiltrar junto aos postos (não estou a falar que entre para dentro dos depósitos, mas falo do tipo de terreno que rodeia os posto e assim se for mais arenoso tem menos agua acumulada no terreno se for mais lamacento tem mais aqua por fora) agua essa que por fora acaba por criar uma zona tampão absorvente para diferenças de temperatura.

                                                  Por isso um posto de combustivel pode ser mais frio naquela zona vai concentrar mais o combustivel e dará muito mais combustivel por litro. Um grau chega para haver diferença, imaginem alguns graus kelvin.
                                                  Por isso eu concordo muito mais com isto que concordo com marcas melhores e piores.

                                                  Digo que há postos em que o terreno muito menos permeavel faz com que a temperatura dentro dos depositos no sub-solo seja muito mais baixa que noutros. E acredito que se um posto está colocado numa zona rural, terá melhor hipotese de ser melhor que um dentro de uma cidade com pouco terreno onde a agua possa entrar para o subsolo.

                                                  Mas as marcas de combustivel em que tenham muito utentes, normalmente os seus depósitos são abastecidas muito mais vezes e isso poderá ser negativo para a temperatura a que está o depósito dentro do subsolo. Ou seja acredito que um posto que tenha filas intermináveis sempre tenha por cada abastecimento menos combustivel dado por litro do que os com menos utentes. E essa diferença será muito maior no verão.

                                                  MAs é a minha opinião que vale o que vale ou seja pouco no mar de opiniões...
                                                  Qual é o valor da massa volúmica do gasóleo e gasolina a 10 e 15ºc?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por mpferreira Ver Post
                                                    já se falou nisso na página 8...

                                                    Agora a novidade mesmo é o anúncio do Jumbo!
                                                    Por acaso não li e também ainda não ouvi o do jumbo.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                                      Enquanto não forem apresentados estudos independentes, andaremos todos a discutir o "sexo dos anjos". Tão somente isso.
                                                      concordo. E ainda mais sabendo da maneira com que a galp faz o seu negocio, custa me sempre a tomar o seu lado na historia.
                                                      As pessoas deviam ter mais conhecimentos de marketing e publicidade, nos dias que correm é extremamente importante ter algumas noções nestes campos, coisas como valor da marca normalmente ajudam a explicar grandes diferenças de preços nos produtos mais variados.

                                                      Pessoalmente ja á alguns anos que so ponho ou na Esso ou mais recentemente no jumbo de alverca, desde que tem bomba. Isto no meu carro, em carros de trabalho nao me posso dar a esse luxo.
                                                      Sinto muita diferença na carteira, mas como tb n tenho participação no jumbo, se amanha aparecer um estudo credivel que me diga que estou a estragar o motor ao carro, paro e mudo de bombas, simples.
                                                      Agora virem com insinuações como se estivessem quase a falar para crianças é que nao por favor, parece que n há qualquer legislação ou controlo no mercado dos combustíveis, que o jumbo pode ter tanques de madeira com metade gasoleo metade agua, enfim sejam um pouco mais sérios.

                                                      Comentário


                                                        De facto parecem se dirigir a crianças, então não há legislação em vigor e meios de controlar a qualidade e os compostos dos combustiveis á venda no país?

                                                        Não prestam porque são baratos e blá, blá...no entanto, e com frequencia as marcas dominadoras do mercado fazem uma campanha de desconto qualquer na qual até conseguem vender mais barato que os postos de marca branca, então podem ou não podem vender mais barato? Ou será que quando fazem essas campanhas de desconto até 12 centimos estão a vender refugo ou combustivel "foleiro" igual ao dos hipers ?

                                                        Comentário


                                                          Jumbo Responde

                                                          Estava a ver que nenhum dos vendedores, digamos baratos de combustiveis respondia aos ataques que têm sido alvo durante os ultimos dias.
                                                          Por parte da Galp por exemplo, com grandes placards a dizer que são diferentes e tal, porque têm aditivos e os outros não.........Campanhas na rádio, como se pode ler em alguns posts já referidos.

                                                          Hoje ouvi na rádio um anuncio com o elefante a falar com o rato a dizer que realmente os combustiveis são diferentes, mas só no PREÇO de resto são IGUAIS.

                                                          Para quando uma entidade independente (escola/universidade por exemplo)para fazer o comparativo?

                                                          Bastava meter 1 motor a rolar em bancada e alterar entre por exemplo um litro de cada uma das gasolinas/gasoleos e comprovava-se a diferença de consumo.

                                                          Para confirmar a qualidade bastavam 2 motores iguais a trabalhar por exemplo durante 1 dia/mes inteiro com uma aceleração considerável e penso que depois de aberto o motor a analisados os componentes se poderia confirmar as diferenças.

                                                          Comentário


                                                            Isso já foi dito aqui

                                                            http://forum.autohoje.com/forum-gera...branca-10.html

                                                            Acho que não há necessidade de estar a criar outro tópico

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por savage21 Ver Post
                                                              Estava a ver que nenhum dos vendedores, digamos baratos de combustiveis respondia aos ataques que têm sido alvo durante os ultimos dias.
                                                              Por parte da Galp por exemplo, com grandes placards a dizer que são diferentes e tal, porque têm aditivos e os outros não.........Campanhas na rádio, como se pode ler em alguns posts já referidos.

                                                              Hoje ouvi na rádio um anuncio com o elefante a falar com o rato a dizer que realmente os combustiveis são diferentes, mas só no PREÇO de resto são IGUAIS.

                                                              Para quando uma entidade independente (escola/universidade por exemplo)para fazer o comparativo?

                                                              Bastava meter 1 motor a rolar em bancada e alterar entre por exemplo um litro de cada uma das gasolinas/gasoleos e comprovava-se a diferença de consumo.

                                                              Para confirmar a qualidade bastavam 2 motores iguais a trabalhar por exemplo durante 1 dia/mes inteiro com uma aceleração considerável e penso que depois de aberto o motor a analisados os componentes se poderia confirmar as diferenças.
                                                              Mas esses testes não interessam a ninguém

                                                              Nunca chegaremos a um conclusão enquanto uma entidade oficial se pronunciar, porque neste momento só esta instalada a guerra aberta e pronto...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X