Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FMI adverte: petróleo voltará a subir quando economia recuperar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
    Há uma coisa que não percebo.

    Se a "crise" ainda não passou e o preço já dos combustíveis já aumenta constantemente, para que preços vai quando chegar ao topo?

    A malta anda esquecida, mas com o petróleo a 150 dólares, a SC95 estava a 1,5€. Petróleo a 60 dólares, SC95 a 1,3€ o litro quase. Quando voltarmos aos 100 e tal dólares, onde é que vai parar a ramboiada?!?
    Ora que belo post, retrata na perfeição a minha indignação.
    Enfim, o barril a 60 doláres e a gasolina vai aumentando dia sim dia sim, já está quase nos 1.3€ e o mais curioso é que os media nem querem saber disso, a autoridade para a concorrencia também não, enfim, acho que o melhor melhor era acabar de uma vez por toda o petroleo para os automóveis.

    Comentário


      #32




      Enfim, nada que não se saiba. Em vez desse bla bla bla todo deviam era concentrar-se em encontrar outras fontes de energia. Enquanto isso toca a comprar acções da Galp que é só meter dinheiro ao bolso

      Cumps

      Comentário


        #33
        Realmente tenho assistido ao aumento regular do preço da gasolina e não vejo a comunicação social a falar disso...
        É pena ver que a imprensa anda atrás de temas que nada têm a ver com interesse jornalístico e se "esquece" de temas pertinentes como este...

        Comentário


          #34
          Petróleo ainda há muito. Há uns tempos sabia uns números... deixa ver se ainda me lembro. Seja 1 trilião barris = 1 000 000 000 000 barris

          2-3 triliões de crude light sweet, petróleo convencional, de longe o melhor tipo (~1 trilião já usado)
          2-3 triliões de crude heavy sour
          2-3 triliões de areia betuminosa
          4-5 triliões de xisto betuminoso
          -----
          10 a 14 triliões de barris disponíveis, dos quais ainda só usámos 1 trilião

          Os problemas em usar as fontes de petróleo não convencionais são:

          - necessita de investimento inicial brutal
          - dificuldades de extração (consome muitos recursos e os caudais são baixos)
          - dificuldades de refinação do produto extraído
          - aumento de poluição na refinação
          - EROEI baixo (p.ex. no xisto, 40% da produção tem que ser usada de volta para continuar o processo)
          - não se consegue extrair tudo o que está no subsolo

          Olhando a este rol de problemas, não admira que ninguém se queira meter nisso com o barril abaixo das 100 mocas.
          Editado pela última vez por whereagles; 26 May 2009, 14:54.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
            Petróleo ainda há muito. Há uns tempos sabia uns números... deixa ver se ainda me lembro. Seja 1 trilião barris = 1 000 000 000 000 barris

            2-3 triliões de crude light sweet, petróleo convencional, de longe o melhor tipo (~1 trilião já usado)
            2-3 triliões de crude heavy sour
            2-3 triliões de areia betuminosa
            4-5 triliões de xisto betuminoso
            -----
            10 a 14 triliões de barris disponíveis, dos quais ainda só usámos 1 trilião

            Os problemas em usar as fontes de petróleo não convencionais são:

            - necessita de investimento inicial brutal
            - dificuldades de extração (consome muitos recursos e os caudais são baixos)
            - dificuldades de refinação do produto extraído
            - aumento de poluição na refinação
            - EROEI baixo (p.ex. no xisto, 40% da produção tem que ser usada de volta para continuar o processo).

            Olhando a este rol de problemas, não admira que ninguém se queira meter nisso com o barril abaixo das 100 mocas.

            Petroleo há imenso, o que está a acabar é o petroleo barato.

            Visto que cada vez mais as novas reservas se encontram em mar de aguas profundas, cada vez mais aumentam os seus custos de exploração.

            O petroleo de abrir um buraco no chão e começar a bombar já está a ficar escasso.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
              Realmente tenho assistido ao aumento regular do preço da gasolina e não vejo a comunicação social a falar disso...
              É pena ver que a imprensa anda atrás de temas que nada têm a ver com interesse jornalístico e se "esquece" de temas pertinentes como este...
              Isto enquanto houver casos mais polémicos, não há tempo para depois dar destaque a outras coisas. Ainda por cima abriu a época de caça (ao voto) que se vai prolongar repetidamente até ao fim do ano (sondagens incluídas). Pode que ser quando acabar a novela do Quique Flores eles lá reparem que o preço está a subir à socapa... uma reportagenzita ou duas para encher chouriços... umas entrevistas e directos aqueles (um pouco inconscientes) que faz questão de fazer filas para abastecer o carro na bomba do Jumbo (com o carro ligado e a gastar embraiagem)... mais um dose igual a quem vai a Espanha abastecer... uma entrevista ao manda chuva da Galp a dizer que os preços estão a acompanhar a média de subidas do barril...

              Deixa que quando a coisa começar a animar mais eles logo pegam nisso outra vez. Até lá, mantenhamos nós os olhos abertos e não esperemos por eles.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                Petroleo há imenso, o que está a acabar é o petroleo barato.

                Visto que cada vez mais as novas reservas se encontram em mar de aguas profundas, cada vez mais aumentam os seus custos de exploração.

                O petroleo de abrir um buraco no chão e começar a bombar já está a ficar escasso.
                Não esqueça das areias de Canadá também.

                Comentário


                  #38
                  Parece que a maioria das pessoas é mais ver para crer.

                  Mas como barril a 147,50dls já viam!!!!

                  Eu aqui no meu quintal tenho muito... a 500dls, o mundo está salvo, podem ir dormir descansados...

                  Já toda a gente viu o que acontece com uma subida brusca dos combustíveis, isso não é viável, se insistirem o consumo cai e entra tudo em falência e os governos vão á vida...

                  Continuem a achar que não é imperioso livrarmo-nos do petróleo e depois digam que a culpa é da galp e dos "especuladores".

                  Adoro particularmente a onda de culpar os especuladores , será que sou o único que acha que os "especuladores" somos todos nós?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                    Parece que a maioria das pessoas é mais ver para crer.

                    Mas como barril a 147,50dls já viam!!!!

                    Eu aqui no meu quintal tenho muito... a 500dls, o mundo está salvo, podem ir dormir descansados...

                    Já toda a gente viu o que acontece com uma subida brusca dos combustíveis, isso não é viável, se insistirem o consumo cai e entra tudo em falência e os governos vão á vida...

                    Continuem a achar que não é imperioso livrarmo-nos do petróleo e depois digam que a culpa é da galp e dos "especuladores".

                    Adoro particularmente a onda de culpar os especuladores , será que sou o único que acha que os "especuladores" somos todos nós?
                    Fala por ti. Não sou do tipo de ficar com medo que o preço suba, de cada vez que um nigeriano dá um peido durante a extracção. Mas há por aí uns fulaninhos que lançam o pânico de cada vez que isso acontece.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                      Fala por ti. Não sou do tipo de ficar com medo que o preço suba, de cada vez que um nigeriano dá um peido durante a extracção. Mas há por aí uns fulaninhos que lançam o pânico de cada vez que isso acontece.
                      E ganham imenso dinheiro com isso

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                        Fala por ti. Não sou do tipo de ficar com medo que o preço suba, de cada vez que um nigeriano dá um peido durante a extracção. Mas há por aí uns fulaninhos que lançam o pânico de cada vez que isso acontece.
                        É, os especuladores da bolsa são uns santinhos, nós é que somos os maus .

                        Comentário


                          #42
                          Na America, o consumo dos dos automoveis é um assunto em cima da mesa, vamos ver se eles estão determinados ou não em baixar os valor medio desse consumo, isso sim tinha um impacto enorme no preço dos combustiveis.

                          Mais... há quem advogue que leis restritivas iriam forçar a industria a recuperar o tempo perdido para a Europa e Japão (pode ser complicado pois é mais barato comprar tecnologia existente do que desenvolver algo que só os faz ficar em igualdade com os demais...).

                          Ou seja, as leis teriam que ser mais duras que a realidade europeia e Japonesa, acham que a america vai fazer isso? eu acho que não...

                          Aliás a Europa ensaiou uma coisa parecida... lembram-se das 120g de CO? já foi adiado... eu acho que não deviamos brincar com estas coisas.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                            Na America, o consumo dos dos automoveis é um assunto em cima da mesa, vamos ver se eles estão determinados ou não em baixar os valor medio desse consumo, isso sim tinha um impacto enorme no preço dos combustiveis.

                            Mais... há quem advogue que leis restritivas iriam forçar a industria a recuperar o tempo perdido para a Europa e Japão (pode ser complicado pois é mais barato comprar tecnologia existente do que desenvolver algo que só os faz ficar em igualdade com os demais...).

                            Ou seja, as leis teriam que ser mais duras que a realidade europeia e Japonesa, acham que a america vai fazer isso? eu acho que não...

                            Aliás a Europa ensaiou uma coisa parecida... lembram-se das 120g de CO? já foi adiado... eu acho que não deviamos brincar com estas coisas.
                            E pq não fazem isso? A GM à rasca já começou a trabalhar. E por mais resistentes dos enormes V8s que possam haver... carrinhos económicos a gastar bem pouco, até poderiam vir a ser bem-vindos e até incentivaria a compra de carros novos.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                              Não esqueça das areias de Canadá também.
                              isso são areias betuminosas:

                              Oil sands - Wikipedia, the free encyclopedia

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                E pq não fazem isso? A GM à rasca já começou a trabalhar. E por mais resistentes dos enormes V8s que possam haver... carrinhos económicos a gastar bem pouco, até poderiam vir a ser bem-vindos e até incentivaria a compra de carros novos.
                                Sim porque não fazem isso?

                                E porque é que não troco o meu carro que gasta 7,2 por um que gaste metade?

                                Acho que a resposta é "porque não preciso".

                                Mas posso sempre pensar:

                                - em salvar o mundo e faze-lo de livre vontade
                                - também posso esperar que não possa gastar 7,2l/100
                                - ou então desejar que obrigem toda a gente a faze-lo!!!!

                                qual é a melhor solução?
                                e qual vai ser a que vai vingar?

                                vale a pena pensar nisso....

                                Comentário


                                  #46
                                  O petróleo ainda vai dar que falar nos próximos anitos. Mas volto a frisar, como no meu post anterior deste tópico, os biocombustíveis tb vão ter uma palavra nos próximos anos (tenho muita fezada nas microalgas).
                                  Ao fim e ao cabo, trata-se apenas de diversificar as fontes de energia e não estar dependente de terceiros.
                                  Daqui a uns 10-15 anos, acredito que vamos ter um panorama muito diferente nos transportes...e noutras coisas no mundo inteiro também!!!

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X