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Diferença entre Vtec e turbo ?

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    #61
    Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
    Mas os Wankell não têem cilindros nem pistões

    Eu sei que não têm cilindros nem pistões ... mas o sistema é similar ao funcionamento dos 2T .

    Ou uma coisa impede a outra ?! .

    Se sabes como um 2T funciona notarás que no Wankell o mesmo trabalho é feito pelo triângulo e suas arestas e faces .. ao girar no interior da camara planisférica ou lá como se chama o solido .

    Desculpem não sei o nome cientifico ou tecnico assim dei outro nome ao boneco .. lol

    De certeza alguem saberá o nome .. corrija se quiser .

    Comentário


      #62
      O variador de fase da Honda (vulgo VTEC) é como se tivesse 3 arvores de cames diferentes uma para cada intervalo de rotações, se se consegue mais potencia com esse sistema? claro que se consegue, pois a cames destinada as altas rotações pode ser muito mais "agressiva" que um motor sem variador de fase e permite um cruzamento maior das vavulas.
      É possivel atingir a mesma potencia no mesmo motor sem variador de fase? Claro que é, é só montar uma cames mais "agressiva", só com uma enorme diferença o motor não fica utilizavel no dia-a-dia pois nas rotações baixas e intermedias vai-se engasgar todo, é exactamente aí que entra o variador de fase em acção no caso do VTEC tem "duas" cames menos agressivas para as rotações mais baixas.

      O turbo é a forma mais barata, o que não significa que os motores turbos sejam motores simples, de obter muita potencia que não é possivel obte-la sem sobre alimentação.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por revmachine Ver Post
        indo por exemplo para os Civic's novos... se o binário máximo aparece as 4500 (1.8) e 5400 no Type R, onde é que isso torna o motor mais utilizavel em baixas? ou consideras essas rpm's baixas?
        A questão é que o binário é sempre constante e não aparece num pico.

        5.400rpm num motor atmosférico que faz mais de 8.000rpm é um valor bastante bom.

        Meter as válvulas na configuração que permite atingir potências elevadas é básico. O segredo é conseguir um sistema que as permita ter mais que uma configuração.

        É o que se passa com as admissões de comprimento variável.

        É o mesmo dos biturbo em série. Teriam a mesma potência se tivessem só o turbo grande. Não era dificuldade nenhuma. A introdução do pequeno apenas se deve a grande inércia do grande, o que o torna mau em baixas. Assim o pequeno compensa essa falha.
        Editado pela última vez por rogerAjacto; 08 June 2009, 21:14.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
          Eu sei que não têm cilindros nem pistões ... mas o sistema é similar ao funcionamento dos 2T .

          Ou uma coisa impede a outra ?! .

          Se sabes como um 2T funciona notarás que no Wankell o mesmo trabalho é feito pelo triângulo e suas arestas e faces .. ao girar no interior da camara planisférica ou lá como se chama o solido .

          Desculpem não sei o nome cientifico ou tecnico assim dei outro nome ao boneco .. lol

          De certeza alguem saberá o nome .. corrija se quiser .
          É verdade os Wankell têem uma janelas nas camaras e os rotores ao girarem é que fazem o isolamento.

          Comentário


            #65
            O vtec (o verdadeiro chamemos-lhe assim) está feito para melhorar as altas e não as baixas.
            É nas altas que o motor necessita de continuar a respirar bem como faz ans baixas dado que é ans altas que as válvulas, nun sistema banal, não acompanham o funcionamento dos êmbolos.
            Este não acompanhar é num sentido lato, já que continuam a estar correctamente comandadas com os êmbolos, mas por apenas cagagésimos de segundos, elas não fazem o trabalho como deve de ser.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
              O vtec (o verdadeiro chamemos-lhe assim) está feito para melhorar as altas e não as baixas.
              É nas altas que o motor necessita de continuar a respirar bem como faz ans baixas dado que é ans altas que as válvulas, nun sistema banal, não acompanham o funcionamento dos êmbolos.
              Este não acompanhar é num sentido lato, já que continuam a estar correctamente comandadas com os êmbolos, mas por apenas cagagésimos de segundos, elas não fazem o trabalho como deve de ser.
              Isso já é outra historia que não tem a ver com a configuração das arvores de cames, no motores muito rotativos as valvulas a certo ponto começam a "flutuar", ou sejam não acompanham o perfil dos excentricos da arvore de cames, por essa razão deixam de arbir e fecham no tempo certo logo o motor deixa de funcionar em condições.
              Pode se pensar que a solução é utilizar molar mais duras para que o retorno das valvulas seja mais rapido e assim estarem sempre "coladas" ao excentrico da cames só que molas muito duram vão exercer uma pressão muito grande na arvores de cames e estás vão ter muita dificulade em rodar.

              Nos carros de estrada esse problema não se põe pois as rotações atingidas não são suficientemente elevadas para que se tenha esse problema, agora em competição isso era um problema que muito castrava os motores até que a Renault descobriu a solução e começou a usar nos seus motores de F1 um sistema hidraulico para o fecho das valvulas que quando controlado electronicamente permite variar a dureza e assim as valvulas funcionam sempre " colas" a cames e não flutuam, sá assim é possivel chegar as 19.000 rpm num motor de F1.

              Comentário


                #67
                Imagina uma pessoa. Precisa de respirar. Se for a correr
                precisa de respirar mais.

                Imagina um daqueles pensos para o nariz. Aquilo abre as
                fossas nasais e respiras melhor.

                Agora imagina que tens um sistema que te coloca o penso
                no nariz automaticamente quando fores a correr, e que
                retira quando estiveres a caminhar.

                Num carro isso é o VTEC.

                Agora imagina que fizeste um esforço físico tão GRANDE
                que até perdeste os sentidos. Chegam os médicos e fazem-te
                respiração assistida (empurram-te ar pelo nariz).

                Imagina então que tinhas um sistema que te empurrava
                ar pelo nariz sempre que quisesses fazer um esforço
                extremo.

                Num carro isso é o TURBO.

                Um carro funciona com um motor de combustão interna.
                Basicamente converte energia térmica (calor) em movimento.
                A baixas rotações, convém conservar o calor, mas a altas
                consome muito oxigénio (para a combustão em rápidas
                sucessões).

                O VTEC permite regular a abertura das "narinas" do carro,
                e assim adequar a respiração ao esforço.

                A diferença do VTEC para o TURBO está no modo como
                o carro respira.

                Os carros NÃO-TURBO são chamados de NA - Naturalmente
                (ou Normalmente) Aspirado. Ou seja, no movimento
                descendente do pistão, as válvulas de admissão abrem, e
                entra ar pela diferença de pressão entre o interior e o
                exterior. Nunca entra mais volume de ar que o volume do
                cilindro (para a pressão atmosférica no momento).

                No caso dos TURBO, o ar é EMPURRADO (forçado) para
                dentro do cilindro com uma pressão superior à pressão
                atmosférica. Isto significa um maior volume de ar a cada
                respiração. Mais ar e mais combustível (a relação entre
                os dois deve manter-se para que a combustão seja a
                ideal, ver stoichiometric - acho que é assim que se escreve)
                significa mais calor, logo mais energia térmica, logo mais
                movimento (binário, para ser correcto).

                Portanto, VTEC não tem NADA que ver com TURBO.
                Até porque podes ter ambas em simultâneo. Uma não
                substitui a outra.

                Mas para a discussão com o teu colega/amigo, um TURBO
                é sempre melhor que um sistema VTEC quando só podes
                optar por um. Melhor... em potência!!! Já em consumos...

                Nada é perfeito, certo?

                Bem... talvez uma destas seja:
                http://forum.autohoje.com/off-topic/...televisao.html

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                  O variador de fase da Honda (vulgo VTEC) é como se tivesse 3 arvores de cames diferentes uma para cada intervalo de rotações, se se consegue mais potencia com esse sistema? claro que se consegue, pois a cames destinada as altas rotações pode ser muito mais "agressiva" que um motor sem variador de fase e permite um cruzamento maior das vavulas.
                  É possivel atingir a mesma potencia no mesmo motor sem variador de fase? Claro que é, é só montar uma cames mais "agressiva", só com uma enorme diferença o motor não fica utilizavel no dia-a-dia pois nas rotações baixas e intermedias vai-se engasgar todo, é exactamente aí que entra o variador de fase em acção no caso do VTEC tem "duas" cames menos agressivas para as rotações mais baixas.

                  O turbo é a forma mais barata, o que não significa que os motores turbos sejam motores simples, de obter muita potencia que não é possivel obte-la sem sobre alimentação.
                  Creio que estás equivocado, o sistema VTEC não varia a fase, apenas a abertura das válvulas.
                  O sistema I-VTEC já permite variar a abertura e a fase(leia-se cruzar admissão com escape).

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                    Creio que estás equivocado, o sistema VTEC não varia a fase, apenas a abertura das válvulas.
                    O sistema I-VTEC já permite variar a abertura e a fase(leia-se cruzar admissão com escape).
                    Então variador de fase e variador de abertura de válvulas são coisas diferentes?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                      Então variador de fase e variador de abertura de válvulas são coisas diferentes?
                      São várias coisas diferentes.

                      A fase é o quando a abertura começa, em relação ao
                      movimento do cilindro a que a válvula diz respeito.

                      Depois ainda tens a duração, ou seja, quanto tempo fica
                      aberta a válvula. E a amplitude, ou seja quanto é que a
                      válvula abre.

                      Os TwinSpark da ALFA só têm fase.

                      Comentário


                        #71
                        Nuno156,

                        estou surpreendido com a qualidade das tuas intervenções

                        deve ser porque me habituei às do OT

                        Parabéns !! e continua a vir a esta secção

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Nuno156,

                          estou surpreendido com a qualidade das tuas intervenções

                          deve ser porque me habituei às do OT

                          Parabéns !! e continua a vir a esta secção
                          Obrigado.

                          No entanto, tal como disse atrás, nada é perfeito, incluindo eu.

                          Se por um lado gosto de ensinar e explicar aquilo que sei
                          (nem sempre bem), e que durante muitos anos me deu prazer
                          (a dar formação profissional), também, por outro lado, tenho
                          o defeito de falta de paciência.

                          Normalmente, essa falta de paciência tem a ver (aqui no
                          fórum) com a leitura em diagonal que as pessoas às vezes
                          fazem, e com os inerentes juízos de valor errados, e/ou com
                          a defesa de posições sem se informarem previamente ao que
                          escrevem.

                          Mas isso são outras guerras...

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                            São várias coisas diferentes.

                            A fase é o quando a abertura começa, em relação ao
                            movimento do cilindro a que a válvula diz respeito.

                            Depois ainda tens a duração, ou seja, quanto tempo fica
                            aberta a válvula. E a amplitude, ou seja quanto é que a
                            válvula abre.

                            Os TwinSpark da ALFA só têm fase.
                            Subscrevo.
                            Ha muitos sistemas de abertura variavel de valvulas que so varia a fase, e não a abertura.

                            (na familia de motores bialbero tambem é so fase)

                            Comentário


                              #74
                              Lá no meu curso também havia um ZB que tinha um Honda...e nós bem lhe tentávamos explicar que todas as outras marcas também tinham outros "vtecs" mas ele dizia que não..."ah e tal quando aquilo dispara enrola o ponteiro bblá blá blá". Quando o prof. lhe explicou o que nós já tinhamos dito, só queria que vocês vissem a cara dele. Parecia que lhe tinham contado que o Pai Natal não existia.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                e tens muitos outros que sem vtec nenhum já tinham 100cv ou mais. não foi o vtec que fez subir a potencia. ou estás a querer dizer que o novo motor teria na mesma 80cv se não fosse o vtec?
                                Exemplo 1.4 Série K de 105cvs

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                  Lá no meu curso também havia um ZB que tinha um Honda...e nós bem lhe tentávamos explicar que todas as outras marcas também tinham outros "vtecs" mas ele dizia que não..."ah e tal quando aquilo dispara enrola o ponteiro bblá blá blá". Quando o prof. lhe explicou o que nós já tinhamos dito, só queria que vocês vissem a cara dele. Parecia que lhe tinham contado que o Pai Natal não existia.
                                  tenho ideia que o ze não estava totalmente errado...
                                  Ate alguns anos atras muitas marcas tinham VVt, mas normalmente so com variação de fase, e não variaçao da abertura (que o vtec tem).

                                  Comentário


                                    #77
                                    Se não me engano, a 1ª marca a oferecer vvt de produção em seria foi a Alfa Romeo nos bialbero que por volta de 1979/1980 começaram a ter variador de fase.
                                    E não teve nada a ver com performance, mas sim com consumos/emissoes. (no caso deveu-se a normas anti poluição do EU)

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                      Imagina uma pessoa. Precisa de respirar. Se for a correr
                                      precisa de respirar mais.

                                      Imagina um daqueles pensos para o nariz. Aquilo abre as
                                      fossas nasais e respiras melhor.

                                      Agora imagina que tens um sistema que te coloca o penso
                                      no nariz automaticamente quando fores a correr, e que
                                      retira quando estiveres a caminhar.

                                      Num carro isso é o VTEC.

                                      Agora imagina que fizeste um esforço físico tão GRANDE
                                      que até perdeste os sentidos. Chegam os médicos e fazem-te
                                      respiração assistida (empurram-te ar pelo nariz).

                                      Imagina então que tinhas um sistema que te empurrava
                                      ar pelo nariz sempre que quisesses fazer um esforço
                                      extremo.

                                      Num carro isso é o TURBO.

                                      Um carro funciona com um motor de combustão interna.
                                      Basicamente converte energia térmica (calor) em movimento.
                                      A baixas rotações, convém conservar o calor, mas a altas
                                      consome muito oxigénio (para a combustão em rápidas
                                      sucessões).

                                      O VTEC permite regular a abertura das "narinas" do carro,
                                      e assim adequar a respiração ao esforço.

                                      A diferença do VTEC para o TURBO está no modo como
                                      o carro respira.

                                      Os carros NÃO-TURBO são chamados de NA - Naturalmente
                                      (ou Normalmente) Aspirado. Ou seja, no movimento
                                      descendente do pistão, as válvulas de admissão abrem, e
                                      entra ar pela diferença de pressão entre o interior e o
                                      exterior. Nunca entra mais volume de ar que o volume do
                                      cilindro (para a pressão atmosférica no momento).

                                      No caso dos TURBO, o ar é EMPURRADO (forçado) para
                                      dentro do cilindro com uma pressão superior à pressão
                                      atmosférica. Isto significa um maior volume de ar a cada
                                      respiração. Mais ar e mais combustível (a relação entre
                                      os dois deve manter-se para que a combustão seja a
                                      ideal, ver stoichiometric - acho que é assim que se escreve)
                                      significa mais calor, logo mais energia térmica, logo mais
                                      movimento (binário, para ser correcto).

                                      Portanto, VTEC não tem NADA que ver com TURBO.
                                      Até porque podes ter ambas em simultâneo. Uma não
                                      substitui a outra.

                                      Mas para a discussão com o teu colega/amigo, um TURBO
                                      é sempre melhor que um sistema VTEC quando só podes
                                      optar por um. Melhor... em potência!!! Já em consumos...

                                      Nada é perfeito, certo?

                                      Bem... talvez uma destas seja:
                                      http://forum.autohoje.com/off-topic/...televisao.html


                                      Muita boa explicação!

                                      Uma coisa é certa, o Vtec não aumenta a potencia máxima do motor; ao contrário do turbo!

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                        Boas Fernando.
                                        Eu não entendi muito bem se o teu post é uma afirmação ou uma pergunta.
                                        Estive num 1750 da Alfa com as cames modificadas e em baixas andava muito mal e aos soluços (até tinha a sua piada).

                                        O que dizes está completamente certo.
                                        Penso que não estarei errado mas confesso que a imagem de aumento de potencia no VTEC está relacionada com o ponto de vista. Se por um lado não aumenta a potência máxima de um veiculo (teoricamente) já na prática quando também é necessário que o carro responda bem em baixas torna-se fulcral. Não me lembro de nenhum carro de baixa cilindrada sem VVT e com 100cv /litro e uma condução normal.
                                        Simplesmente é complicadissimo obter as duas coisas sem o VVT, e mesmo com este não existe milagres, por isso é que o carros mais potentes (capazes de muita rotações) adoptam bastante este sistema.

                                        No caso do Alfa em que andaste ( também queria andar num Bertone desses, suponho) imagino que a adopção de VVT no motor faria com que em baixas fosse mais suave e linear, podendo não aumentar a potência do mesmo.

                                        Comentário


                                          #80
                                          E esse sistema num diesel com turbo? seria aplicavel?

                                          Por exemplo um Fiat 1.3 Mjet 90cv com VVT? sera que ajudaria a baixa rpm?

                                          Outra maneira seria actualizarem para injectores de 4ª geraçao, diminuindo o turbo acabava por ficar mais equilibrado.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                            Imagina uma pessoa. Precisa de respirar. Se for a correr
                                            precisa de respirar mais.

                                            Imagina um daqueles pensos para o nariz. Aquilo abre as
                                            fossas nasais e respiras melhor.

                                            Agora imagina que tens um sistema que te coloca o penso
                                            no nariz automaticamente quando fores a correr, e que
                                            retira quando estiveres a caminhar.

                                            Num carro isso é o VTEC.

                                            Agora imagina que fizeste um esforço físico tão GRANDE
                                            que até perdeste os sentidos. Chegam os médicos e fazem-te
                                            respiração assistida (empurram-te ar pelo nariz).

                                            Imagina então que tinhas um sistema que te empurrava
                                            ar pelo nariz sempre que quisesses fazer um esforço
                                            extremo.

                                            Num carro isso é o TURBO.

                                            Um carro funciona com um motor de combustão interna.
                                            Basicamente converte energia térmica (calor) em movimento.
                                            A baixas rotações, convém conservar o calor, mas a altas
                                            consome muito oxigénio (para a combustão em rápidas
                                            sucessões).

                                            O VTEC permite regular a abertura das "narinas" do carro,
                                            e assim adequar a respiração ao esforço.

                                            A diferença do VTEC para o TURBO está no modo como
                                            o carro respira.

                                            Os carros NÃO-TURBO são chamados de NA - Naturalmente
                                            (ou Normalmente) Aspirado. Ou seja, no movimento
                                            descendente do pistão, as válvulas de admissão abrem, e
                                            entra ar pela diferença de pressão entre o interior e o
                                            exterior. Nunca entra mais volume de ar que o volume do
                                            cilindro (para a pressão atmosférica no momento).

                                            No caso dos TURBO, o ar é EMPURRADO (forçado) para
                                            dentro do cilindro com uma pressão superior à pressão
                                            atmosférica. Isto significa um maior volume de ar a cada
                                            respiração. Mais ar e mais combustível (a relação entre
                                            os dois deve manter-se para que a combustão seja a
                                            ideal, ver stoichiometric - acho que é assim que se escreve)
                                            significa mais calor, logo mais energia térmica, logo mais
                                            movimento (binário, para ser correcto).

                                            Portanto, VTEC não tem NADA que ver com TURBO.
                                            Até porque podes ter ambas em simultâneo. Uma não
                                            substitui a outra.

                                            Mas para a discussão com o teu colega/amigo, um TURBO
                                            é sempre melhor que um sistema VTEC quando só podes
                                            optar por um. Melhor... em potência!!! Já em consumos...

                                            Nada é perfeito, certo?

                                            Bem... talvez uma destas seja:
                                            http://forum.autohoje.com/off-topic/...televisao.html

                                            Façam um vénia a este post...se subsistirem dúvidas depois dele é legitimo que o homem vos espanque.

                                            Bom post Nuno

                                            Comentário


                                              #82
                                              Ora aqui está um tópico aceso e interessante...

                                              Tentei ler mais ou menos a maior parte dos posts, e gostava de mandar o meu "bitaite"...

                                              Então, o Vtec aumenta o rendimento, mas nao aumenta o binário nem a potencia? Então esse aumento de rendimento é traduzido em quê? Litros de caracois, ou pires de tremoços?

                                              Se pegarem num motor com Vtec e registarem as linhas de potencia e binário, verão que os valores serão superiores à entrada do Vtec, face a um MESMO motor com o Vtec SEMPRE desligado (caso fosse possivel)! Ao alterar a amplitude e a duraçao, obrigatoriamente altera o binario e potencia! Se o Vtec nao funcionar por algum motivo, bye bye cavalinhos extra!!!

                                              O Vtec nao foi desenhado para espetaculares aumentos de potencia, como o turbo, mas sim para optimizar o funcionamento ao longo da gama de rotações, porque as necessidades do motor à rotaçao X, nao sao iguais à rotaçao Y!

                                              O I-vtec, alem disso ainda altera a fase, como ja foi dito, o que ainda melhora o rendimento!

                                              Pronto...é o que me apraz dizer!

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por pugdealer Ver Post
                                                Ora aqui está um tópico aceso e interessante...

                                                Tentei ler mais ou menos a maior parte dos posts, e gostava de mandar o meu "bitaite"...

                                                Então, o Vtec aumenta o rendimento, mas nao aumenta o binário nem a potencia? Então esse aumento de rendimento é traduzido em quê? Litros de caracois, ou pires de tremoços?

                                                Se pegarem num motor com Vtec e registarem as linhas de potencia e binário, verão que os valores serão superiores à entrada do Vtec, face a um MESMO motor com o Vtec SEMPRE desligado (caso fosse possivel)! Ao alterar a amplitude e a duraçao, obrigatoriamente altera o binario e potencia! Se o Vtec nao funcionar por algum motivo, bye bye cavalinhos extra!!!

                                                O Vtec nao foi desenhado para espetaculares aumentos de potencia, como o turbo, mas sim para optimizar o funcionamento ao longo da gama de rotações, porque as necessidades do motor à rotaçao X, nao sao iguais à rotaçao Y!

                                                O I-vtec, alem disso ainda altera a fase, como ja foi dito, o que ainda melhora o rendimento!

                                                Pronto...é o que me apraz dizer!
                                                RuiSoad:
                                                Posso espancar este, posso, posso? Deixas? Deixas? Vá lá...
                                                Just kidding.

                                                Então é assim:

                                                O VTEC é um sistema que funciona como um mecânico tipo GREMLIN. Ou
                                                seja, o gremlin está no motor a trocar árvores de cames de acordo com as
                                                necessidades.

                                                Isto significa que, se matares o gremlin no momento em que a árvore de cames
                                                montada é a:

                                                - De baixas rotações, ficas com um carro que gasta pouco a baixas, e tem
                                                pouca potência.

                                                - De altas rotações, ficas com um carro que gasta muito, anda bem em altas
                                                e engasga a baixas.

                                                Ou seja, se é potência que queres, e não tens GREMLIN, então montas uma
                                                árvore de cames agressiva. Se queres baixos consumos, montas uma árvore
                                                mais suave.
                                                Isto é o que os carros sem GREMLIN fazem. Os carros com GREMLIN não são
                                                melhores que os carros sem GREMLIN com uma árvore agressiva (de
                                                competição, por exemplo).

                                                Ou seja, aquilo que ganhas com um GREMLIN (VTEC no caso da HONDA) é
                                                que não tens de fazer um COMPROMISSO entre potência, consumo e
                                                suavidade. Os carros (DE ESTRADA) que não têm um GREMLIN são "obrigados"
                                                a fazer esse compromisso.

                                                Por isto é que APARENTEMENTE os carros com GREMLIN têm mais potência
                                                que os carros sem GREMLIN. Se no carro sem GREMLIN montares uma árvore
                                                de competição, este fica com potência semelhante (tanto para mais como
                                                para menos) que um carro com GREMLIN.

                                                Resumindo:

                                                VTEC é um "evitador" de compromissos.

                                                TURBO é "um injector de binário".

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                  O vtec (o verdadeiro chamemos-lhe assim) está feito para melhorar as altas e não as baixas.
                                                  É nas altas que o motor necessita de continuar a respirar bem como faz ans baixas dado que é ans altas que as válvulas, nun sistema banal, não acompanham o funcionamento dos êmbolos.
                                                  Este não acompanhar é num sentido lato, já que continuam a estar correctamente comandadas com os êmbolos, mas por apenas cagagésimos de segundos, elas não fazem o trabalho como deve de ser.
                                                  Não querias dizer o contrário?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                                    Não querias dizer o contrário?
                                                    depende do que se entenda por melhorar. se consumo se performance

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      RuiSoad:
                                                      Posso espancar este, posso, posso? Deixas? Deixas? Vá lá...
                                                      Just kidding.

                                                      Então é assim:

                                                      O VTEC é um sistema que funciona como um mecânico tipo GREMLIN. Ou
                                                      seja, o gremlin está no motor a trocar árvores de cames de acordo com as
                                                      necessidades.

                                                      Isto significa que, se matares o gremlin no momento em que a árvore de cames
                                                      montada é a:

                                                      - De baixas rotações, ficas com um carro que gasta pouco a baixas, e tem
                                                      pouca potência.

                                                      - De altas rotações, ficas com um carro que gasta muito, anda bem em altas
                                                      e engasga a baixas.

                                                      Ou seja, se é potência que queres, e não tens GREMLIN, então montas uma
                                                      árvore de cames agressiva. Se queres baixos consumos, montas uma árvore
                                                      mais suave.
                                                      Isto é o que os carros sem GREMLIN fazem. Os carros com GREMLIN não são
                                                      melhores que os carros sem GREMLIN com uma árvore agressiva (de
                                                      competição, por exemplo).

                                                      Ou seja, aquilo que ganhas com um GREMLIN (VTEC no caso da HONDA) é
                                                      que não tens de fazer um COMPROMISSO entre potência, consumo e
                                                      suavidade. Os carros (DE ESTRADA) que não têm um GREMLIN são "obrigados"
                                                      a fazer esse compromisso.

                                                      Por isto é que APARENTEMENTE os carros com GREMLIN têm mais potência
                                                      que os carros sem GREMLIN. Se no carro sem GREMLIN montares uma árvore
                                                      de competição, este fica com potência semelhante (tanto para mais como
                                                      para menos) que um carro com GREMLIN.

                                                      Resumindo:

                                                      VTEC é um "evitador" de compromissos.

                                                      TURBO é "um injector de binário".
                                                      Ja tá espancado com este explicação...

                                                      Lanço aqui a questão para ver se até agora se tem estado com atenção...

                                                      - Motor sem vtec de origem...com 130nm ás 5500rpm e potência máxima de 100cv ás 6400rpm.

                                                      Se lhe montaram um sistema de Vtec vai ficar com mais binário ? vai ficar com mais cavalos ?

                                                      Ou mantem tudo igual ?

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        RuiSoad:
                                                        Posso espancar este, posso, posso? Deixas? Deixas? Vá lá...
                                                        Just kidding.

                                                        Então é assim:

                                                        O VTEC é um sistema que funciona como um mecânico tipo GREMLIN. Ou
                                                        seja, o gremlin está no motor a trocar árvores de cames de acordo com as
                                                        necessidades.

                                                        Isto significa que, se matares o gremlin no momento em que a árvore de cames
                                                        montada é a:

                                                        - De baixas rotações, ficas com um carro que gasta pouco a baixas, e tem
                                                        pouca potência.

                                                        - De altas rotações, ficas com um carro que gasta muito, anda bem em altas
                                                        e engasga a baixas.

                                                        Ou seja, se é potência que queres, e não tens GREMLIN, então montas uma
                                                        árvore de cames agressiva. Se queres baixos consumos, montas uma árvore
                                                        mais suave.
                                                        Isto é o que os carros sem GREMLIN fazem. Os carros com GREMLIN não são
                                                        melhores que os carros sem GREMLIN com uma árvore agressiva (de
                                                        competição, por exemplo).

                                                        Ou seja, aquilo que ganhas com um GREMLIN (VTEC no caso da HONDA) é
                                                        que não tens de fazer um COMPROMISSO entre potência, consumo e
                                                        suavidade. Os carros (DE ESTRADA) que não têm um GREMLIN são "obrigados"
                                                        a fazer esse compromisso.

                                                        Por isto é que APARENTEMENTE os carros com GREMLIN têm mais potência
                                                        que os carros sem GREMLIN. Se no carro sem GREMLIN montares uma árvore
                                                        de competição, este fica com potência semelhante (tanto para mais como
                                                        para menos) que um carro com GREMLIN.

                                                        Resumindo:

                                                        VTEC é um "evitador" de compromissos.

                                                        TURBO é "um injector de binário".
                                                        Vejam aqui o que faz matar o GREMLIN

                                                        YouTube - GSR with Toda VTEC Killers

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
                                                          depende do que se entenda por melhorar. se consumo se performance
                                                          São claramente motores de alta performance, logo para mim o VTEC existe para o mesmo ser utilizavel

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                                            Vejam aqui o que faz matar o GREMLIN

                                                            YouTube - GSR with Toda VTEC Killers


                                                            parece um carro de rally com antilag
                                                            Editado pela última vez por sarapatanas; 09 June 2009, 11:32.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                                              Vejam aqui o que faz matar o GREMLIN

                                                              YouTube - GSR with Toda VTEC Killers
                                                              Bem! É mesmo para altas!!! Aquilo a baixas falha que se farta!

                                                              Comentário

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