Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diferença entre Vtec e turbo ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
    Ja agora os senhores que tanto percebem disto respondam me la a isto entao um carro va de 1400 de cilindrada um com 12 valvulas outro com 16 sao iguais????quais as diferencas??
    A diferença é na "cabeça" do motor, enquanto os de 16v têm 2v de admissao e 2v de escape por cilindro, normalmente os 12v têm apenas 1v de admissão mantendo as 2v de escape.

    Comentário


      Este topico faria mais sentido se fosse compressor vs turbo :P

      Mas agora adiante , por exemplo se o vtec é o tempo de abertura de valvulas para respirar melhor em altas entao o motor mesmo que nao tivesse vtec teria os mesmos 160 cv no caso do civic vti??

      É que no puma por exemplo o 1.7 vct tem 125 cvs apenas , entao o motor poderia ter muita mais potencia

      Comentário


        Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
        Acho que não.
        exacto, não tinha.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
          Este topico faria mais sentido se fosse compressor vs turbo :P
          Nao, esses têm o mesmo principio de funcionamento que é indução forçada de ar na admissao.
          A diferença é que o turbo usa os gases de escape para criar a pressao.

          Mas agora adiante , por exemplo se o vtec é o tempo de abertura de valvulas para respirar melhor em altas entao o motor mesmo que nao tivesse vtec teria os mesmos 160 cv no caso do civic vti??

          É que no puma por exemplo o 1.7 vct tem 125 cvs apenas , entao o motor poderia ter muita mais potencia
          Isso não pode ser visto dessa forma. IMHO.
          Simplificando muito, mas mesmo muito, ou perderia "potencia" (potencia maxima), ou usabilidade em baixas (potencia em rpms mais baixas).

          Quanto a questao do puma, um motor podia ter sempre mais potencia

          Comentário


            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
            Este carro tinha VTEC?

            Existia um motor sem VTEC e outro com VTEC.

            Comentário


              Originalmente Colocado por pugdealer Ver Post
              Eu tenho a impressão que falei em optimização ao longo da gama de rotações, nao foi???

              Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, bom!

              Então se o VTEC actua no compromisso entre baixas e altas, faz também aumentar a potencia/binário FACE a um MESMO motor SEM VTEC, caso a árvore de cames esteja ajustada só para a primeira fase no motor sem VTEC!!!

              Isto parece conversa de doidos...anda-se aqui a falar em optimização, e rendimento e o catano mas depois dizem que isso não é "medível"!!! Então ganha-se o quê com VTEC? Bolhinhas de sabão no escape!?

              Nos VTEC's antigos, havia uma queixa generalizada que era brusco e desconfortavél o coice à entrada do VTEC...isto representa o quê? Perda de peso subita no carro ou aumento do binário???
              E eu a pensar que o vtec funcionava desde o ralenti.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                Existia um motor sem VTEC e outro com VTEC.
                O vtec tem 150cv contra os 130 deste.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                  exacto, não tinha.
                  Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                  Existia um motor sem VTEC e outro com VTEC.
                  Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
                  O vtec tem 150cv contra os 130 deste.

                  Aqui está um exemplo real do que é um carro com e sem VTEC.
                  Os motores são sempre os mesmos, o que varia é se têm ou não VTEC.
                  Sem VTEC apresentava 130 CV, um valor dentro da média dos GTis nipónicos da altura. Estou-me a lembrar do Sunny GTi e do Corolla, na casa dos 120 CV.
                  Depois existia exactamente o mesmo motor mas com VTEC. A potência ascendia para os 160 CV. Que me lembre ainda havia o de 150 CV (o do carro do FilipeDias, ele poderá explicar as diferenças para o de 160) e acho que ainda existiu uma versão de 180 CV... Desta última não tenho nada a certeza, mas....

                  Portanto, o VTEC visa aumentar a potência. Pode não ser uma forma (como é o turbo), mas é um meio. E o VTEC visa "corrigir" as altas rotações e não as baixas. Em baixas um carro com VTEC, comporta-se como um sem VTEC. Nas altas é que é diferente e é isso que o faz apresentar maior potência.

                  Comentário


                    Perguntar a diferença entre VTEC e Turbo mostra bem a ignorância e adoração quase religiosa do sistema de controlo variável das válvulas da Honda...

                    Se um Honda abre o VTEC, um Alfa Romeo abre o variador de fase, um BMW abre o Vanos, um Toyota abre o VVTL-I, etc etc...

                    Eu adoro quando ouço dizer "abre o VTEC"
                    Abre, abre, e é ao meio!

                    Comentário


                      Acho que a melhor forma de perceber a diferença, é conduzir um "VTEC" e um "Turbo e pisar o acelerador às 3000rpm nos dois...

                      E depois fazer o mesmo exercício nos 2, mas às 6000rpm...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                        Aqui está um exemplo real do que é um carro com e sem VTEC.
                        Os motores são sempre os mesmos, o que varia é se têm ou não VTEC.
                        Sem VTEC apresentava 130 CV, um valor dentro da média dos GTis nipónicos da altura. Estou-me a lembrar do Sunny GTi e do Corolla, na casa dos 120 CV.
                        Depois existia exactamente o mesmo motor mas com VTEC. A potência ascendia para os 160 CV. Que me lembre ainda havia o de 150 CV (o do carro do FilipeDias, ele poderá explicar as diferenças para o de 160) e acho que ainda existiu uma versão de 180 CV... Desta última não tenho nada a certeza, mas....

                        Portanto, o VTEC visa aumentar a potência. Pode não ser uma forma (como é o turbo), mas é um meio. E o VTEC visa "corrigir" as altas rotações e não as baixas. Em baixas um carro com VTEC, comporta-se como um sem VTEC. Nas altas é que é diferente e é isso que o faz apresentar maior potência.
                        o B16A1 tinha 150 cvs na europa e 160 no japão, o B16A2 tinha 160 cvs.
                        As diferenças eram a taxa de compressão maior, nova transmissão y21 e penso que ja tinha OBD-1.
                        Em relação ao b16b, versão type r do ek9, exclusivo para mercado interno japones, tinha maior taxa de compressão, com redline as 9200 rpm. A maior diferença estava no bloco. Era um bloco derivado do integra, mas com pistons mais estreitos. Assim com mais curso, mantinha os mesmos 1600cm3. Mais importante era a transmissão, a s4c LCD,sendo LSD, diferencial de escorregamento limitado

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                          Aqui está um exemplo real do que é um carro com e sem VTEC.
                          Os motores são sempre os mesmos, o que varia é se têm ou não VTEC.
                          Sem VTEC apresentava 130 CV, um valor dentro da média dos GTis nipónicos da altura. Estou-me a lembrar do Sunny GTi e do Corolla, na casa dos 120 CV.
                          O corola tambem tinha vvt...

                          Depois existia exactamente o mesmo motor mas com VTEC. A potência ascendia para os 160 CV. Que me lembre ainda havia o de 150 CV (o do carro do FilipeDias, ele poderá explicar as diferenças para o de 160) e acho que ainda existiu uma versão de 180 CV... Desta última não tenho nada a certeza, mas....

                          Portanto, o VTEC visa aumentar a potência. Pode não ser uma forma (como é o turbo), mas é um meio. E o VTEC visa "corrigir" as altas rotações e não as baixas. Em baixas um carro com VTEC, comporta-se como um sem VTEC. Nas altas é que é diferente e é isso que o faz apresentar maior potência.
                          O de 160cv ja era um motor ligeiramente diferente (acho).

                          Quanto a conclusao que tiras, é a tua opinião.
                          A principal vantagem dos vvts é a "usabilidade" dos motores.
                          É facil subir a potencia deste motor para os 150cv, não será é tao bom em baixas como um com vtec.
                          Alias em "preparaçoes" mais radicais, não são raros os casos em que o vvt é retirado.

                          Mas isto na teoria, na pratica, normalmente vvt = a maior potencia comparando com equivalente sem vvt.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
                            A diferença é na "cabeça" do motor, enquanto os de 16v têm 2v de admissao e 2v de escape por cilindro, normalmente os 12v têm apenas 1v de admissão mantendo as 2v de escape.
                            não será ao contrário? duas de admissão e uma de escape?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por zombil Ver Post
                              não será ao contrário? duas de admissão e uma de escape?
                              Agora fiquei na duvida

                              Ainda ca passo

                              Comentário


                                Sim, sao 2 de admissao e uma de escape (nos 12v).

                                Ja agora um site que recomendo :

                                AutoZine Technical School - ENGINE

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                  Aqui está um exemplo real do que é um carro com e sem VTEC.
                                  Os motores são sempre os mesmos, o que varia é se têm ou não VTEC.
                                  Sem VTEC apresentava 130 CV, um valor dentro da média dos GTis nipónicos da altura. Estou-me a lembrar do Sunny GTi e do Corolla, na casa dos 120 CV.
                                  Depois existia exactamente o mesmo motor mas com VTEC. A potência ascendia para os 160 CV. Que me lembre ainda havia o de 150 CV (o do carro do FilipeDias, ele poderá explicar as diferenças para o de 160) e acho que ainda existiu uma versão de 180 CV... Desta última não tenho nada a certeza, mas....

                                  Portanto, o VTEC visa aumentar a potência. Pode não ser uma forma (como é o turbo), mas é um meio. E o VTEC visa "corrigir" as altas rotações e não as baixas. Em baixas um carro com VTEC, comporta-se como um sem VTEC. Nas altas é que é diferente e é isso que o faz apresentar maior potência.
                                  A diferença é que a potencia obetida com o VTEC também se consegue obter sem VTEC, só que sem VTEC o carro não fica utilizavel no dia-a-dia

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
                                    O corola tambem tinha vvt...


                                    O de 160cv ja era um motor ligeiramente diferente (acho).

                                    Quanto a conclusao que tiras, é a tua opinião.
                                    A principal vantagem dos vvts é a "usabilidade" dos motores.
                                    É facil subir a potencia deste motor para os 150cv, não será é tao bom em baixas como um com vtec.
                                    Alias em "preparaçoes" mais radicais, não são raros os casos em que o vvt é retirado.

                                    Mas isto na teoria, na pratica, normalmente vvt = a maior potencia comparando com equivalente sem vvt.
                                    Acredito perfeitamente nisso de se retirarem os sistemas de variação. Mas isso é para os motores ficarem optimizados para andarem sistematicamente em altas rotações. Porque depois as baixas são fracas.


                                    É facil subir a potencia deste motor para os 150cv, não será é tao bom em baixas como um com vtec.
                                    Estamos a ver a mesma coisa, por pontos de vista diferentes!

                                    Eu entendo que o VTEC "corrige" as altas. Ficando nas baixas como um motor sem VTEC (o que já será muito bom).

                                    No caso dos motores 1.6, no fundo o VTEC de 160 CV terá umas baixas iguais às do de 130. E depois a tecnologia VTEC permite-lhe alcançar mais 30 CV nas altas rotações.

                                    Se ele não tivesse o VTEC, até poderia ter na mesma os 160 CV (caso das preparações radicais que falaste) o que nem iria ter era as baixas do motor de 130 CV. Era mesmo muito fraco, porque estaria optimizado para funcionar a altas rotações.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                      A diferença é que a potencia obetida com o VTEC também se consegue obter sem VTEC, só que sem VTEC o carro não fica utilizavel no dia-a-dia

                                      Tudo bem, mas por isso é que disse que o VTEC é um meio e não uma forma (como é o turbo) de ir buscar mais potência.

                                      Um carro com VTEC comporta-se como um carro sem VTEC a baixas rotações. E convém entender que já é muito bom! A diferença está nas altas rotações, aí sim o VTEC faz a diferença.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                        Estamos a ver a mesma coisa, por pontos de vista diferentes!
                                        tambem me parece

                                        Comentário


                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                            Mas agora adiante , por exemplo se o vtec é o tempo de abertura de valvulas para respirar melhor em altas entao o motor mesmo que nao tivesse vtec teria os mesmos 160 cv no caso do civic vti??
                                            Sim, se usasse uma árvore de cames de configuração idêntica
                                            à usada pelo VTEC em altas.
                                            O problema é que não funcionaria de modo tão eficiente em
                                            baixas. Poderia até falhar/engasgar em baixas.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                              Depende do VTEC, nos casos em que o VTEC é usado em carros pacatos, para terem boas baixas, provavelmente, os picos até se poderiam manter iguais. A diferença é que o motor, no caso de ter VTEC, pode ter, digamos, uns 120Nm às 2500rpm, ao passo que um motor sem VTEC teria talvez uns 90Nm a essa mesma rotação. O VTEC torna o motor mais cheio, mais utilizável, numa faixa mais alargada de utilização (rotação).
                                              Os valores máximos de potência e binário até se poderiam manter, a diferença está nos valores de binário a rotações diferentes dessas, neste caso, mais baixas. O VTEC torna a curva de binário mais plana, sem ter necessariamente que aumentar os valores máximos (neste caso, 130Nm).

                                              No caso de motores desportivos, em princípio, o funcionamento do VTEC traduzir-se-a num contínuo de binário, e logo de potência, a rotações mais elevadas (sem VTEC, o que aconteceria é que o aumento de rotação não compensaria o abaixamento de binário e a potência desceria). O motor fica então a respirar mais em altas rotações. Neste caso, a prevalência (ou ligeiro aumento) de binário do VTEC faz com que seja possível que o motor continue a fazer rotação sem perder potência - ganhando até.

                                              O turbo causa uma descarga de binário logo apartir das baixas/médias rotações, mas depois disso, à medida que estas aumentam, o seu efeito é cada vez menor, não conseguindo injectar tanto ar quanto seria desejável, o que faz com que os motores turbinados não respirem tão bem em altas - há uma perda enorme de binário em altas rotações. Em muitos carros a gasolina turbinados não vale pena passar das 5500/6000rpm, pois já há quebras na potência debitada, ao passo que VTECs continuam a puxar bem a 8000rpm.

                                              Digamos, de uma forma muito simplista, que o VTEC consegue mais potência a partir de mais rotação, e um motor turbinado consegue mais potência a partir de maior binário. O que um tem a mais em binário, o outro compensa com mais rotação.

                                              Julgo que se trata disto. O Nuno156 que me espanque também, se não concordar
                                              Não é motivo para espancamento, mas fizeste duas relações
                                              que não fazem sentido:

                                              - comparar VTEC com TURBO
                                              - associar VTEC com rotações

                                              No primeiro caso, porque podes ter ambos em simultâneo.
                                              Logo, a questão de um carro com TURBO não ter muito
                                              binário em altas prende-se (mais uma vez e sempre) com o
                                              compromisso assumido na escolha da árvore de cames.
                                              Portanto, consegues esse binário elevado em altas em carros
                                              com TURBO se:
                                              - tiveres variador
                                              - não assumires compromisso com as baixas e usares uma
                                              árvore boa para altas.

                                              No segundo caso, porque as rotações que um motor pode
                                              fazer não estão ligadas ao sistema VTEC.
                                              Conheço melhor os motores da ALFA, pelo que vou usar
                                              estes como exemplo:
                                              1.6 TS com variador de fase (VF) tem o redline às 7000 rpm.
                                              2.5 V6 sem VF tem o redline às 7000 rpm.
                                              2.0 JTS sem VF tem o redline às 7000 rpm.

                                              Sempre tiveste carros sem qualquer tipo de variador a fazerem
                                              mais de 10.000 rpm, por exemplo. Há muitos anos, décadas
                                              mesmo.

                                              1. As rotações máximas que um motor a gasolina está
                                              limitado depende:
                                              a) da durabilidade que se quer que o motor tenha
                                              b) do equilíbrio conseguido na construção do motor

                                              Actualmente, com as máquinas robotizadas e computorizadas,
                                              é possível construir motores muito bem equilibrados, e assim
                                              ser possível atingir rotações muito elevadas. Se colocares
                                              um motor desequilibrado a altas rotações, as vibrações
                                              produzidas serão tão grandes que o motor desagrega-se.

                                              2. As rotações são substituto de binário (e vice-versa).
                                              Podes obter mais potência à custa do incremento de uma
                                              de duas coisas:
                                              a) rotação
                                              b) binário

                                              De uma forma simplista: potência = rotação x binário.

                                              No entanto, num motor a gasóleo estás limitado ao
                                              aumento de binário, para teres um aumento de potência,
                                              devido ao próprio combustível.

                                              O gasóleo tem uma combustão lenta, pelo que o movimento
                                              do pistão (consequentemente rotação) não pode ser mais
                                              rápido que a velocidade de expansão máxima provocada
                                              pela combustão do gasóleo (a menos que estejas a descer
                                              uma ravina com o carro engatado).

                                              Por outro lado, a combustão da gasolina é rápida (explosão),
                                              e por isso permite rotações muito mais elevadas que os
                                              congéneres a gasóleo.
                                              Permite rotações tão elevadas que normalmente estão
                                              limitadas pelo equilíbrio conseguido no motor, e pela
                                              durabilidade que se pretende que o motor tenha.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                Tudo bem, mas por isso é que disse que o VTEC é um meio e não uma forma (como é o turbo) de ir buscar mais potência.

                                                Um carro com VTEC comporta-se como um carro sem VTEC a baixas rotações. E convém entender que já é muito bom! A diferença está nas altas rotações, aí sim o VTEC faz a diferença.
                                                Eu para simplificar ou explicar, vejo as coisas da seguinte maneira:
                                                -Como normalmente as pessoas sabem, se quisermos espremer cv's de um motos aumentamos lhe a taxa de compressão, trabalhamos a cabeça, aumenta se o escape, injectores de maior debito, centralina reprogramada a altura, aumenta-se o corpo de admissão etc... para altas rotações ja convem uma muda de valvulas e a trabalharem com molas duplas etc...

                                                Agora temos que ver que um B16A1/B16A2 (civic i-VT ou civic VTi) já trás isto tudo de série! Logo estamos a falar de um motor trabalhado para altas porque caso ele não estivesse nesmo que mudasse o lobe da arvore de came que abre as valvulas não lhe traria os ganhos que realmente trás se o motor não tivesse esta preparação.

                                                Então, tendo em conta que o motor é assim, acham que o VTEC realmente está lá para baixas ou ser usavel ou está lá para altas?

                                                Para mim é relativamente simples, é um motor quase de competição que graças ao VTEC que só serve para haver relantim e disponibilidade de binário em baixas rotações se consegue usar diariamente.

                                                Por isto julgo que se devia ter por definição que o mesmo motor sem VTEC simplesmente iria perder a regularidade do relantim e força em baixas porque de facto o motor está projectado para a came de altas e não de baixas

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  Não é motivo para espancamento, mas fizeste duas relações
                                                  que não fazem sentido:

                                                  - comparar VTEC com TURBO
                                                  - associar VTEC com rotações

                                                  No primeiro caso, porque podes ter ambos em simultâneo.
                                                  Logo, a questão de um carro com TURBO não ter muito
                                                  binário em altas prende-se (mais uma vez e sempre) com o
                                                  compromisso assumido na escolha da árvore de cames.
                                                  Portanto, consegues esse binário elevado em altas em carros
                                                  com TURBO se:
                                                  - tiveres variador
                                                  - não assumires compromisso com as baixas e usares uma
                                                  árvore boa para altas.
                                                  Resumindo e baralhando, quanto mais rápida for a resposta do turbo menor ele será entregando assim a potência e binário a uma rotação inferior morrendo em altas ao bom estilo dos petroleiros

                                                  Mas como o nuno disse e muito bem, as arvores de cames definem em grande parte onde vai aparecer os valores maximos assim como a largura da linha de escape tambem ajuda a definir, maior escapamento e puxa-se os picos um pouco para cima. Daí muitas vezes o pessoal com aquelas panelas de escape tipo bazuca e linhas directas levar grandes bigodes dos full stock uma vez que perdem disponibilidade

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                    Sim, se usasse uma árvore de cames de configuração idêntica
                                                    à usada pelo VTEC em altas.
                                                    O problema é que não funcionaria de modo tão eficiente em
                                                    baixas. Poderia até falhar/engasgar em baixas.
                                                    Exacto. Daí eu defender que o Vtec melhora as baixas rpms. No fundo é um motor de alta performance que consegue ser utilizável no dia a dia.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                      Exacto. Daí eu defender que o Vtec melhora as baixas rpms. No fundo é um motor de alta performance que consegue ser utilizável no dia a dia.
                                                      Mas nem sei qual é a duvida. O VTEC apenas combina o melhor de "dois motores". Carros com 100cv/l podem existir sem ele. O que ele faz é ter as altas e as baixas boas.

                                                      Por isso é que concordo com o facto do VTEC existir para melhorar as baixas.

                                                      Comentário


                                                        Bem isto agora vai circulando à volta do mesmo, coisas certas mas de pontos de vista diferentes.

                                                        A reter é que não é necessário VTEC para atingir muita rotação e Cv/litro. Mas para atingir cv/litro sem turbo é necessário muita rotação.

                                                        Existem motas com 170cv/litro ou talvez mais e sem VTEC, são é capazes de fazer muita rotação. Claro que as baixas saem prejudicadas.

                                                        Comentário


                                                          Há motas com 200cv/l. As 600cc já ultrapassam os 120cv.

                                                          Não tendo sistemas como o VTEC vão compensar a falta de baixas com válvulas de escape e admissões de comprimento variáveis.

                                                          Existe uma mota com VTEC. A VFR 800.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                            Existe uma mota com VTEC. A VFR 800.
                                                            É verdade, e que por acaso é considerado o pior de todos os motores que a VFR teve.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                              É verdade, e que por acaso é considerado o pior de todos os motores que a VFR teve.
                                                              E os problemas estão relacionados com o VTEC?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X