Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vendedores...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
    E por isso entendo tão bem quando o Pug_Sales e outros se insurjem contra os curiosos e os TD's da treta
    Não custava nada que as pessoas que entram num stand (sem ser para
    comprar) dissessem: "Estou só a ver, obrigado".

    Quanto aos Test-Drives, até acho que deveriam ser pagos pelo cliente.
    Tipo: "Faça o Test-Drive por 50€. Valor devolvido no acto da compra."

    Comentário


      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
      Os vendedores são importantes para um negócio, mas isso é diferente de
      serem determinantes... na maioria das vezes (conforme disse, e pelos vistos
      ainda terei de repetir mais vezes). Não concordo mesmo nada...um vendedor é determinante no fecho OU NÃO do negócio. Se não consegue ser determinante no fecho, então é mau!

      Há, essencialmente, dois tipos de vendas:
      - Stand
      - Frotistas

      Até ao momento estava a falar de negócios de stand. A individuais. Dentro
      do espírito do post inicial deste tópico.

      Os valores de influência na venda por parte dos vendedores varia consoante
      estes tipos de vendas.
      No negócio para frotas de empresas, o vendedor é muito mais determinante
      na venda que no negócio do stand. É uma gestão de contactos e influências
      que ajudam REALMENTE à venda, mas que ainda assim é LARGAMENTE
      determinado pela capacidade negocial de preços, e como tal depende MUITO
      dos valores até aos quais o concessionário está disposto a ir. Isto vale para
      negócios feitos com gestoras de frotas e directamente com as empresas
      finais.

      Já no caso dos negócios de stand, as coisas são substancialmente diferentes.
      Primeiro porque não é um negócio de volume. Depois, porque não é na venda
      que o concessionário quer lucrar com o vendedor. Ou seja, tal como já disse,
      o vendedor não é determinante neste tipo de venda o suficiente para ter
      valor para o concessionário. Neste tipo de negócio, o vendedor paga o que
      custa ao vender os produtos acessórios, sejam opcionais do veículo, seja
      crédito. Ui, só se for em marcas tipo bmw com listas de extras extensas...na Honda por ex, nao tem nada a ver com isso q acabas de dizer!

      Para entender isto é necessário olhar para o negócio de vários pontos de
      vista diferentes.

      O que interessa ao concessionário? Vender carros? Só? Não me parece...
      - Interessa vender MUITOS carros (volume).
      - Interessa vender com MUITA margem.

      Ou seja, o negócio dá lucro no volume e/ou na margem. O volume parece
      óbvio, já a margem não o é assim tanto.
      Maximizar a margem no veículo é contraproducente, já que um PVP alto (com
      muita margem) iria afastar os clientes para a concorrência. Ora... a margem
      está nos extras (opcionais) e nos produtos acessórios como o crédito.

      É nisto que o vendedor é determinante, não na venda do veículo, mas na
      venda dos produtos acessórios.
      O vendedor raramente é determinante na venda do veículo (stand).
      Como já disse, não concordo. Um bom vendedor sabe quando apanha um "iluminado", ou um comum mortal, e sabe adaptar-se ao mesmo para tirar o máximo da situação! Um bom vendedor tem uma taxa de penetração muito mais elevada que um mau, e isso é o que eu chamo de determinante!
      E não estou a falar com base no "umbigo", dos 1% que representamos.

      Eu tenho 41 anos e, ao longo da vida, observei muitos familiares, amigos e
      colegas de trabalho nas suas compras de automóveis. E, tal como o fórum
      representa 1% da vida real, também eu sou o 1% neste grupo de familiares,
      amigos e colegas. Ou seja, "maluco dos carros" sou só eu... e ainda por cima
      com o estigma de "maluco dos ALFA's", que consegue ser pior que a anterior.

      E aquilo que observo é que, poucos, MUITO POUCOS, são aqueles que não
      pedem conselhos aos outros amigos, colegas e familiares. Ou seja, quando
      chegam ao vendedor já a venda está feita. Aquilo que o vendedor tem a
      fazer é vender extras.

      Estou num cliente há 10 anos. É uma multinacional com carro de empresa
      para os cargos de topo. Trocam de carro a cada 4 anos. As marcas vão
      variando. Normalmente têm duas ou três opções de escolha. Há uns anos
      eram BMW e AUDI para os cargos mais acima, e depois havia uns VW,
      RENAULT, PEUGEOT para os mais abaixo. Actualmente é AUDI para os de
      topo, VW para intermédios, e OPEL ou RENAULT para mais abaixo.

      O trabalho dos vendedores esteve no negócio do volume. Já a nível de
      marca, quanto à opção que cada um teve que tomar, os vendedores tiveram
      pouca influência na decisão. A maioria das escolhas entre as marcas
      disponíveis foi feita com base na conversa entre colegas de trabalho e
      amigos.

      Na minha empresa existe liberdade total de escolha (desde que não seja
      vermelho), e o mesmo se passa. Falam uns com os outros, e às vezes até
      vão juntos ver os carros.

      E até reconheço que há pessoas facilmente manipuláveis, o problema é que
      são manipuladas pelos colegas AINDA ANTES de chegarem ao stand (e ao
      vendedor, obviamente).

      Conclusão, muito dificilmente um vendedor consegue ser determinante na
      venda. Até porque, na maioria das vezes o cliente nem vai ver o seu produto,
      ou seja, nem aparece no stand. Como é que um vendedor influencia um
      cliente que nunca viu? Ui, de tanta maneira! Quantas pessoas é que vão ver todas as marcas que
      têm produtos no segmento que procuram? A maior parte! Quantas vêem mais de 3
      concessionários/marcas diferentes? A maior parte! Na maior parte dos casos, quando um
      cliente entra num stand (e não é daqueles que anda a passear) é porque
      está comprador daquela marca, pouco acrescenta a isso o vendedor. Falso, se assim fosse então um qualquer vendedor deveria fechar por volta dos 90% dos negocios que lhe entrassem pela porta, o que não tem nada a ver com a realidade!

      Por alguma razão se gasta tanto em publicidade... para levar os potenciais
      clientes ao stand. Correcto, o resto é com o vendedor! Ou seja, a publicidade faz grande parte da venda. LOL! Os
      amigos, familiares e colegas fazem tanto ou mais. O vendedor do stand faz
      o que faltar. que basicamente é a maior fatia!

      Não é à toa que chegaram à conclusão que ter áreas de vendas multi-marcas
      era melhor para o negócio...Isso tem a ver puramente com conveniencia! Conveniencia de logistica, pessoal, etc, e principalmente para o cliente, que ao deslocar-se a um sitio, tem logo "tudo" para ver e comprar...tal como acontece com as ruas do comércio em qq cidade!

      Acho que estás a colocar a tua visão pessoal a mais na equação...tu não representas de todo a maioria dos clientes. Se para ti um vendedor é uma inutilidade quando vais comprar um carro, para a maioria é determinante!

      Comentário


        Viva,

        Gostei de ler alguns comentários, acho que foram bastante proveitosos p/ perceber o porquê de certas atitudes/ comportamentos de certos vendedores.

        Como sou um puto novo, ainda nem sequer comprei 1 carro em 1º mão, não tenho experiência na negociação de um veículo novo c/ um stand. O meu carro,foi-me "oferecido" pelos meus Pais.

        Agora, levantou-se uma questão do gasóleo sair do bolso dos vendedores. Bem sei que regra geral, combustível dos vendedores/comerciais é regral geral assumido como custo pela empresa.

        No entanto, gostava de salientar que para ir trabalhar também pago quase 200€/mês em gasóleo e portagens. Ou seja, é o preço que eu tenho que pagar p/ ir trabalhar e receber o meu vencimento ao final do mês. Faço 100km/dia p/ ir trabalhar. Infelizmente na minha zona não surgiu nenhuma oportunidade satisfatória.

        Como já percebi, os comerciais pagam os test-drives (por acaso pensava q eram as concessões)... ou seja, fazem como eu, pagam p/ poder receber o vencimento ao fim do mês. Certamente q um test-drive de 30/40 km´s não fica uma fortuna, especialmente se for a gasóleo. Pelo que dá alguma margem de manobra aos comerciais para poderem através desta técnica cativar o cliente a efectuar a compra. No entanto, claro está, se querem dar a sua voltinha ao fim de semana c/ a esposa c/ o carro da empresa, fazer aquela viagem até ao Geres/Algarve p/ desanuviar um pouco, é natural que o valor dado pela concessão p/ os combustíveis esfuma-se num instante... Mas este tipo de deslocações já são de lazer e como tal penso que não devem entrar nas contas dos test-drives. (N sei se estavam a contabilizar como tal senão...)

        Vender 6 carros/mês não deve ser fácil, mas com o ordenado base e 6 carros vendidos se ganha 1000€ limpos não acho mal. Então quando se vender mais de 1,5 carros/semana imagino que o vencimento de vendedor de automóveis compense bastante

        Comentário


          Não concordo mesmo nada...um vendedor é determinante no fecho OU NÃO do negócio. Se não consegue ser determinante no fecho, então é mau!

          Acho que não me estou a fazer entender...

          Imagina que és um concessionário. O que será para ti ter um vendedor que é
          determinante na venda? Ser bom? Só isso? Ou equacionas a hipótese de como
          seria não teres vendedor?
          Imagina um conjunto de vendas. Em quantas a venda não se teria efectuado
          por ausência de vendedor?

          Aquilo que eu estou a colocar em causa é que, na maioria das vezes as
          pessoas já sabem que vão comprar, que não é o vendedor que está a fazer
          uma venda, que a venda teria sido feita mesmo sem esse vendedor.

          Ou seja, nem é tanto uma questão de o vendedor ser mau ou bom. É uma
          questão de a venda já "vir feita" quando o cliente passa pela porta do stand.
          Isto é, de o vendedor se ter limitado a "receber" a compra, por oposição a
          ter feito uma venda.

          Com isto, estou a dizer que, actualmente, as pessoas cada vez mais sabem
          o que querem quando entram num stand. E que cada vez é mais difícil
          "orientá-las" noutro sentido (vender).

          O meu conceito de vender é muito menos lato que aquele que julgo estares
          a considerar. O meu conceito de vender é o de provocar uma decisão de
          compra onde ela não existia à partida.

          Ui, só se for em marcas tipo bmw com listas de extras extensas...na Honda por ex, nao tem nada a ver com isso q acabas de dizer!
          É mais uma questão de ser uma margem maior para o stand. Não é pela
          quantidade de extras, mas sim pelo valor de margem contida nos preços.

          Como já disse, não concordo. Um bom vendedor sabe quando apanha um "iluminado", ou um comum mortal, e sabe adaptar-se ao mesmo para tirar o máximo da situação! Um bom vendedor tem uma taxa de penetração muito mais elevada que um mau, e isso é o que eu chamo de determinante!
          Pois, mas aí é que está a nossa diferença de visão.
          Para mim só é determinante quando provoca uma decisão de compra onde
          ela era inexistente.

          «Como é que um vendedor influencia um
          cliente que nunca viu?» Ui, de tanta maneira!
          De tanta maneira? Telefona-lhe? Para convidar a ir ao stand?
          Quando eu digo «que nunca viu» não é que "nunca viu antes de entrar no
          stand", é que nunca viu porque nem sabe que existe.

          Falso, se assim fosse então um qualquer vendedor deveria fechar por volta dos 90% dos negocios que lhe entrassem pela porta, o que não tem nada a ver com a realidade!
          Às tantas estás a contar com os que "andam a passear", e eu disse:
          «(e não é daqueles que anda a passear)»

          «Por alguma razão se gasta tanto em publicidade... para levar os potenciais
          clientes ao stand.»
          Correcto, o resto é com o vendedor!
          «Ou seja, a publicidade faz grande parte da venda.»
          LOL!
          «Os amigos, familiares e colegas fazem tanto ou mais. O vendedor do stand faz
          o que faltar.»
          que basicamente é a maior fatia!
          Leste o link (e citação) que coloquei mais atrás?
          Se calhar estás a pensar que as pessoas vão menos aconselhadas do que
          aquilo que na realidade vão. Era mais assim no passado. Cada vez menos
          é assim.

          Isso tem a ver puramente com conveniencia! Conveniencia de logistica, pessoal, etc, e principalmente para o cliente, que ao deslocar-se a um sitio, tem logo "tudo" para ver e comprar...tal como acontece com as ruas do comércio em qq cidade!
          Portanto... foi o que eu disse... não é à toa. É para potenciar as vendas de
          um modo que os vendedores não conseguem.

          Originalmente Colocado por pugdealer Ver Post
          Acho que estás a colocar a tua visão pessoal a mais na equação...tu não representas de todo a maioria dos clientes. Se para ti um vendedor é uma inutilidade quando vais comprar um carro, para a maioria é determinante!
          Sim, estou a colocar a minha visão, tal como estás a colocar a tua.
          É perfeitamente natural.

          E nenhuma delas é importante. A do concessionário é que interessa.
          Nós só estamos aqui a fazer um exercício de opinião.
          Simples.

          Comentário


            Originalmente Colocado por camisola25 Ver Post
            Vender 6 carros/mês não deve ser fácil, mas com o ordenado base e 6 carros vendidos se ganha 1000€ limpos não acho mal. Então quando se vender mais de 1,5 carros/semana imagino que o vencimento de vendedor de automóveis compense bastante
            Sim, compensa. Se tiveres em conta que um licenciado que esteja como
            técnico na função pública ganha cerca de 1.000 euros limpos por mês.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
              Quanto aos Test-Drives, até acho que deveriam ser pagos pelo cliente.
              Tipo: "Faça o Test-Drive por 50€. Valor devolvido no acto da compra."
              Só se tiveres direito a trazer o carro no fim de semana e sem vendedor incluido.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                Não custava nada que as pessoas que entram num stand (sem ser para
                comprar) dissessem: "Estou só a ver, obrigado".

                Quanto aos Test-Drives, até acho que deveriam ser pagos pelo cliente.
                Tipo: "Faça o Test-Drive por 50€. Valor devolvido no acto da compra."
                Marca/concessionário que me fizesse isso não me vendia o carro. Quer vender oferece condições para o vender, que meta depois os 50€ a mais no valor, se ficar a baixo das outras propostas que tenha não tenho nada contra..

                Se pago 50€ para andar num carro alugo-o e não tenho nenhum vendedor ao meu lado a encher-me os ouvidos.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                  Sim, compensa. Se tiveres em conta que um licenciado que esteja como
                  técnico na função pública ganha cerca de 1.000 euros limpos por mês.
                  Eu não ganho 1000€ limpos e sou técnico I, licenciado em Gestão, na empresa onde trabalho, que é do ramo automóvel... tou a ver que vou é pedir p/ mudar de posto e em x de controlling ir para o concessionário fazer vendas

                  Comentário


                    SE NÃO EXISTIR UM VENDEDOR:

                    terá de existir alguém que pelo menos dê alguma atenção ao cliente (a maioria se não fôr atendido de imediato, sente-se ignorado/humilhado, mesmo que por vezes reconheça que o atendimento imediato seja impossível), então o que seria se não houvesse esse alguém?

                    Terá de existir alguém que pelo menos verifique e observe a retoma (viatura actual do hipotético cliente, que existem em 90% ou mais dos casos), para que depois possa ser avaliada.

                    Terá de existir alguém que pelo menos dê algumas informações sobre opcões de financiamento, mesmo aqueles que pensam efectuar o mesmo na sua "instituição bancária", pois se não optarem por um crédito pessoal, alguém terá de intervir para que certa documentação (factura proforma, etc) seja remetida a essa mesma "instituição".

                    Terá de existir alguém que pelo menos, esteja disponível para que se efectuem os tão desejados "test drives".

                    Terá de existir alguém que pelo menos efectue o trabalho de prospecção, nem que seja o de tentar mostrar na sua zona (e não só) a dar a conhecer, um pouco do seu produto.

                    Terá de existir alguém que pelo menos, oiça e tente perceber as necessidades do cliente e por vezes também os seus problemas em casa e afins.

                    Terá de existir alguém que pelo menos, depois de muito negociado (por vezes várias horas/dias e até meses), "dê" o preço final e que o "contrato" seja assinado.

                    Terá de existir alguém que pelo menos, recepcione a retoma (na maioria das vezes também a escoe) e efectue a entrega da viatura nova (ou usada) e suas explicações e recomendações (mesmo para os mais informados e conhecedores).

                    Terá de existir alguém que pelo menos esteja presente fisicamente nos dias de semana (muitas vezes fora de hora de "expediente") na maioria dos Sábados, alguns Domingos, exposições, "feiras", etc, etc.

                    Terá de existir alguém que pelo menos............................................. .........................


                    Terá de existir alguém que pelo menos............................................. .........................

                    Será que tendo somente um empregado (utopia) para cada uma dessas tarefas, seria financeiramente viável para uma concessão/stand ?

                    P.S. Sei que alguns destes exemplos não são os mais correctos/ajustados, mas acreditem que pelo menos actualmente, um VENDEDOR ainda faz muita falta, tanto para o bem como para o mal.

                    Serei um pouco suspeito, pois a minha profissão é de vendedor auto.

                    Cumprimentos a todos.

                    Sandro Trigo

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                      Acho que não me estou a fazer entender...

                      Imagina que és um concessionário. O que será para ti ter um vendedor que é
                      determinante na venda? Ser bom? Só isso? Ou equacionas a hipótese de como
                      seria não teres vendedor?
                      Imagina um conjunto de vendas. Em quantas a venda não se teria efectuado
                      por ausência de vendedor? Na menor parte, ou nunca ouviste ninguém se queixar que deixou de comprar um carro porque entrou num stand e não estava ninguém para o receber?

                      Aquilo que eu estou a colocar em causa é que, na maioria das vezes as
                      pessoas já sabem que vão comprar, que não é o vendedor que está a fazer
                      uma venda, que a venda teria sido feita mesmo sem esse vendedor.

                      Ou seja, nem é tanto uma questão de o vendedor ser mau ou bom. É uma
                      questão de a venda já "vir feita" quando o cliente passa pela porta do stand. Não vem, se isso fosse assim então todos os vendedores deveriam fechar praticamente todos os negócios que entrassem pela porta!!!
                      Isto é, de o vendedor se ter limitado a "receber" a compra, por oposição a
                      ter feito uma venda.

                      Com isto, estou a dizer que, actualmente, as pessoas cada vez mais sabem
                      o que querem quando entram num stand. E que cada vez é mais difícil
                      "orientá-las" noutro sentido (vender). Estás tãaaaaao enganado...isso seria verdade para um mau vendedor, e por isso é que digo que me chateia este tipo de argumentação que desclassifica TODOS, especialmente os bons!!!

                      O meu conceito de vender é muito menos lato que aquele que julgo estares
                      a considerar. O meu conceito de vender é o de provocar uma decisão de
                      compra onde ela não existia à partida. E eu estou a falar do quê?



                      É mais uma questão de ser uma margem maior para o stand. Não é pela
                      quantidade de extras, mas sim pelo valor de margem contida nos preços. Não conheço pormenores desses para todas as marcas, mas não é nenhum negócio da china, nem muitos stands contam com isso para engordar!



                      Pois, mas aí é que está a nossa diferença de visão.
                      Para mim só é determinante quando provoca uma decisão de compra onde
                      ela era inexistente. E um vendedor pode ser determinante na maioria das visitas que tem, é uma questão de qualidade do próprio, porque a maior parte das pessoas que entra num stand, ainda não sabe o que vai comprar!



                      De tanta maneira? Telefona-lhe? Para convidar a ir ao stand?
                      Quando eu digo «que nunca viu» não é que "nunca viu antes de entrar no
                      stand", é que nunca viu porque nem sabe que existe. Eu percebi, e mantenho o que disse!



                      Às tantas estás a contar com os que "andam a passear", e eu disse:
                      «(e não é daqueles que anda a passear)»Não, esses eu não contei!



                      Leste o link (e citação) que coloquei mais atrás?
                      Se calhar estás a pensar que as pessoas vão menos aconselhadas do que
                      aquilo que na realidade vão. Era mais assim no passado. Cada vez menos
                      é assim. Cada vez estão mais informadas, mas LONGE daquilo que pensas!



                      Portanto... foi o que eu disse... não é à toa. É para potenciar as vendas de
                      um modo que os vendedores não conseguem.



                      Sim, estou a colocar a minha visão, tal como estás a colocar a tua.
                      É perfeitamente natural.

                      E nenhuma delas é importante. A do concessionário é que interessa.
                      Nós só estamos aqui a fazer um exercício de opinião.
                      Simples.

                      O que eu estou a "implicar" contigo, é que tu pensas que a maior parte das pessoas são esclarecidas, e que entram no stand só quando ja sabem o que vão comprar, e isso é falso! A grande maioria das pessoas que entra no stand, anda a "ver o que há"! Não têm conhecimento da gama, das caracteristicas, dos interiores, das campanhas, etc etc etc. Acho que estás a generalizar o teu ponto de vista ou maneira de ser aquando da compra de um carro, e isso nao corresponde à realidade!

                      Mesmo a maior parte dos "entendidos" que me aparece têm várias ideias erradas sobre o meu produto, ou o da concorrência, ou do mercado em geral!

                      Além do mais, ainda que tenhas o mesmo valor e direito que eu em exercer a tua opinião, acho que estás a querer dar "insight" acerca de uma coisa que não é a tua profissão, e que poderás não conhecer como pensas!

                      Comentário


                        post repetido... é favor apagar

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                          Não custava nada que as pessoas que entram num stand (sem ser para
                          comprar) dissessem: "Estou só a ver, obrigado".

                          Quanto aos Test-Drives, até acho que deveriam ser pagos pelo cliente.
                          Tipo: "Faça o Test-Drive por 50€. Valor devolvido no acto da compra."
                          lol? penso que isso não é conomicamente viável e nunca iria funcionar. eu por exemplo deixava de ir a stands. ia direito aos rent-a-car.
                          já agora porque não as lojas de roupa colocarem: quer experimentar? 1€!!!

                          Comentário


                            O facto de os vendedores não conhecerem a fundo o produto nem é muito preocupante. Tem n modelos, n variantes, n versões, podem sempre consultar. Aliás já me aconteceu várias vezes fazer perguntas e irem consultar, não são menos profissionais por isso. O que condeno é quando não sabem inventarem. Há uns anos atrás um vendedor da VW afirmou a pés juntos que por exemplo o sistema de travagem da sharan era muito melhor que o da galaxy. Ora os sistemas era exactamente os mesmos (eu trabalhava na autoeuropa).
                            Outra coisa que me incomoda são os extras. Quando é para os comprar são sempre fantásticos, úteis, bla bla. Quando vamos dar esse carro para retoma os extras não valem nada.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                              Não custava nada que as pessoas que entram num stand (sem ser para
                              comprar) dissessem: "Estou só a ver, obrigado".
                              O poder de vendedor está a ser subestimado..

                              Uma situação da qual tive conhecimento:

                              Na altura do Golf IV, dirigiu-se um cliente ao stand para comprar o 1.4 que custava cerca de 4000cts, mas o vendedor lá lhe vendeu a ideia da qualidade de vida melhor etc e saiu com um 1.9tdi 130cvs de 7000cts!!!!..

                              Agora uma das regras do consumerismo é ir ao supermecado com a lista de compras na mão e assim evitar gastos supérfluos.. logo, se esse senhor fosse a uma grande superfície, tipo Lidl na Alemanha (onde se vendem Corsa's e Polo's) comprar um carro, gastava 20000€*0,95= 19000€, ao invés dos 35000€ que gastou .. logo um bom vendedor é um gasto necessário nas concessões


                              quanto ao cliente "estou só a ver" .. mesmo esse tipo de cliente por vezes está disposto a fechar negócio

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
                                quanto ao cliente "estou só a ver" .. mesmo esse tipo de cliente por vezes está disposto a fechar negócio
                                Se está. Uma vez entrei no stand completamente na desportiva e passados 5 ou 6 dias voltei lá para encomendar o carro!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                  Se está. Uma vez entrei no stand completamente na desportiva e passados 5 ou 6 dias voltei lá para encomendar o carro!
                                  A mim dificilmente isso aconteceria. Sei o que quero, como quero e quando quero e não é um vendedor que me vai influenciar. Na minha já longa vida, nunca comprei nada de importante por impulso.

                                  É por isso que para pessoas como eu, o papel do vendedor é praticamente irrelevante.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    A mim dificilmente isso aconteceria. Sei o que quero, como quero e quando quero e não é um vendedor que me vai influenciar. Na minha já longa vida, nunca comprei nada de importante por impulso.

                                    É por isso que para pessoas como eu, o papel do vendedor é praticamente irrelevante.
                                    Isso é o que tu julgas !

                                    Já sei que também vais dizer que a publicidade para ti é irrelevante, mas também estarás errado.

                                    E agora vais-me dizer que eu não te conheço, como tal não posso fazer tais afirmações.

                                    Mas NINGUÉM é imune à influência, ainda que inconsciente, de outras pessoas, e do contacto com elas. Por vezes não lhe damos é conta.

                                    Comentário


                                      na minha opinião o papel do vendedor é fundamental!!! nem sei como o tópico descambou ao ponto de estarmos ainda a discuir a pertinência do vendedor. e nos tempos que correm é melhor não dar ideias às marcas...
                                      o importante aqui é que tipo de vendedor deve uma marca ter. aí sim, a porca torce o rabo. posso dizer que em 10 vendedores apanho 2-3 bons. e nem estou a falar do conhecimento, estou a falar em postura comercial. há pessoas que simplesmente não deveriam estar na área comercial seja ela qual for.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                        Já sei que também vais dizer que a publicidade para ti é irrelevante, mas também estarás errado.
                                        A publicidade para mim é irrelevante

                                        Mas NINGUÉM é imune à influência, ainda que inconsciente, de outras pessoas, e do contacto com elas. Por vezes não lhe damos é conta.
                                        Eu também não disse que era completamente imune, disse que dificilmente seria influenciado por um vendedor. A comprovar isto está a minha longa lista de aquisições de vários produtos. Não me lembro de um único vendedor que me tenha feito mudar de ideias...

                                        Ah.. espera... houve um. Fui a um stand da Toyota para comprar um Avensis e ele atendeu-me de tal forma (arrogante, com quase desprezo de quem pensa "este gajo não tem dinheiro para um Avensis e está só a fazer-me perder tempo"), que virei costas e acabei por comprar... uma Espace

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          A publicidade para mim é irrelevante

                                          Eu também não disse que era completamente imune, disse que dificilmente seria influenciado por um vendedor. A comprovar isto está a minha longa lista de aquisições de vários produtos. Não me lembro de um único vendedor que me tenha feito mudar de ideias...

                                          Ah.. espera... houve um. Fui a um stand da Toyota para comprar um Avensis e ele atendeu-me de tal forma (arrogante, com quase desprezo de quem pensa "este gajo não tem dinheiro para um Avensis e está só a fazer-me perder tempo"), que virei costas e acabei por comprar... uma Espace
                                          E sabias o que querias....faria se não soubesses...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                            O facto de os vendedores não conhecerem a fundo o produto nem é muito preocupante. Tem n modelos, n variantes, n versões, podem sempre consultar. Aliás já me aconteceu várias vezes fazer perguntas e irem consultar, não são menos profissionais por isso. O que condeno é quando não sabem inventarem. Há uns anos atrás um vendedor da VW afirmou a pés juntos que por exemplo o sistema de travagem da sharan era muito melhor que o da galaxy. Ora os sistemas era exactamente os mesmos (eu trabalhava na autoeuropa).
                                            Outra coisa que me incomoda são os extras. Quando é para os comprar são sempre fantásticos, úteis, bla bla. Quando vamos dar esse carro para retoma os extras não valem nada.
                                            dci80, concordo plenamente contigo, o termos necessidade de consultar, para que se tirem as dúvidas do cliente, não é falta de profissionalismo (longe disso) (um juíz/advogado/etc, inúmeras vezes têm de consultar os seus "livros", ninguém é obrigado a memorizar tudo na sua profissão).

                                            Sucederam-me algumas vezes e tentando de imediato obter informações (sobre as dúvidas do cliente e também na altura, minhas) e quando as não conseguia logo, comunicava ao cliente que depois de as obter, as transmitiria. (o cliente nessa situação é raro, mostrar desagrado ou antipatia, ao contrário do "inventar" por parte do vendedor, pois quase sempre, nessa situação, este "mete as mãos pelos pés").

                                            Nunca, mas nunca, se deve inventar (principalmente barbaridades/e existem muitas).

                                            Cumprimentos.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                              A publicidade para mim é irrelevante

                                              Eu também não disse que era completamente imune, disse que dificilmente seria influenciado por um vendedor. A comprovar isto está a minha longa lista de aquisições de vários produtos. Não me lembro de um único vendedor que me tenha feito mudar de ideias...

                                              Ah.. espera... houve um. Fui a um stand da Toyota para comprar um Avensis e ele atendeu-me de tal forma (arrogante, com quase desprezo de quem pensa "este gajo não tem dinheiro para um Avensis e está só a fazer-me perder tempo"), que virei costas e acabei por comprar... uma Espace
                                              ISto é algo que eu não entendo.

                                              Atão querias uma Avensis...e vais comprar uma Espace É que nem tem nada a ver.

                                              Mas mesmo que tivesse algo a ver...eu não iria mudar a minha opção de escolha de um carro por um vendedor (quando muito de concessão)

                                              Afinal eles são mesmo importantes

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                E sabias o que querias....faria se não soubesses...
                                                Originalmente Colocado por Nightlord
                                                Atão querias uma Avensis...e vais comprar uma Espace É que nem tem nada a ver.
                                                Vocês estão fora de contexto. Na altura precisava de um carro espaçoso por causa dos miúdos e das tralhas. Após algumas pesquisas, visitas e reflexões, seleccionei 3 opções:
                                                • Espace;
                                                • Avensis SW;
                                                • Mazda 6 SW;

                                                A minha preferência era a Espace, mas o preço era um problema... daí, passei à segunda opção, a Avensis SW. Após aquele episódio, e enquanto procurava outro stand Toyota, encontrei uma Espace de serviço (através da Internet) a um preço agradável e comprei a Espace.

                                                Ainda hoje agradeço àquele vendedor da Toyota

                                                Afinal eles são mesmo importantes
                                                Mas eu avisei que até hoje foi a única vez que um vendedor me fez mudar de ideias

                                                Comentário


                                                  Ahhh...ok

                                                  É que eu li isso asism do nada...e fiquei WTF Isto é que é volatilidade

                                                  Tá explicado assim sendo

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    A mim dificilmente isso aconteceria. Sei o que quero, como quero e quando quero e não é um vendedor que me vai influenciar. Na minha já longa vida, nunca comprei nada de importante por impulso.

                                                    É por isso que para pessoas como eu, o papel do vendedor é praticamente irrelevante.
                                                    Eu não disse que foi o vendedor que me influenciou, nem foi uma compra por impulso, tens de ver o contexto da minha resposta.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                      Eu não disse que foi o vendedor que me influenciou, nem foi uma compra por impulso, tens de ver o contexto da minha resposta.
                                                      Ok

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                        A publicidade para mim é irrelevante

                                                        Eu também não disse que era completamente imune, disse que dificilmente seria influenciado por um vendedor. A comprovar isto está a minha longa lista de aquisições de vários produtos. Não me lembro de um único vendedor que me tenha feito mudar de ideias...

                                                        Ah.. espera... houve um. Fui a um stand da Toyota para comprar um Avensis e ele atendeu-me de tal forma (arrogante, com quase desprezo de quem pensa "este gajo não tem dinheiro para um Avensis e está só a fazer-me perder tempo"), que virei costas e acabei por comprar... uma Espace



                                                        Esta agora foi demais!!!!!!!

                                                        Queria só salientar 2 pontos neste post:

                                                        Primeiro dizes que não te lembras de um único vendedor que te tenha feito mudar de ideias...ora, pelos vistos esse da toyota fez!!!

                                                        Agora a parte que me fez rir é que dizes que sabias exactamente o que querias, e depois passas duma avensis para uma espace...LOL!
                                                        Mas tu já explicaste e eu percebo...nós (compradores) muitas vezes temos 2 ou 3 modelos de eleição, e às vezes são diferentes, mas isso só prova que um bom ou mau vendedor pode influenciar a nossa decisão! Se tivesses apanhado um bom vendedor, poderias ter comprado a avensis!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                          Ah.. espera... houve um. Fui a um stand da Toyota para comprar um Avensis e ele atendeu-me de tal forma (arrogante, com quase desprezo de quem pensa "este gajo não tem dinheiro para um Avensis e está só a fazer-me perder tempo"), que virei costas e acabei por comprar... uma Espace
                                                          Tive uma situação similar no concessionário da vw em setubal. Fui lá saber as condições para adquirir um scirocco, o vendedor ficou de me fazer uma proposta no dia seguinte. Esperei uma semana e nada... Liguei ao vendedor, ele lá arranjou umas descuplas esfarrapadas. Peguei em mim e fiz negocio em 48h na Tecnitagus

                                                          Comentário


                                                            deleted

                                                            Comentário


                                                              deleted

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X