Uma escalada de potencia conforme com o que é de costume da marca. Vamos ver se este de 306cv chega para o 35i mesma potencia, e se chega para os 35d quitados, normalmente os cavalos de "fábrica" andam mais que os de programaçoes.
Uma escalada de potencia conforme com o que é de costume da marca. Vamos ver se este de 306cv chega para o 35i mesma potencia, e se chega para os 35d quitados, normalmente os cavalos de "fábrica" andam mais que os de programaçoes.
Já agora, li que o 35i do 5 GT será...monoturbo (denominado "Twin Power Turbo"), com os mesmos 306cv, e consome menos 9% que o actual 35i (esse não é biturbo sequencial?). E leva com Start&Stop.
Eu atrevo-me a dizer o contrário, ou pelo menos a duvidar. Quando mexido por quem sabe.
Sim, penso que errei na afirmação, quem fabrica e desenha os motores, quem especifica as medidas, que turbos, quem programa o motor, quem desenha os arrefecimentos, escapes não percebem nada daquilo.
Eu com o antigo motor só tenho a experiência de ter conduzido um X5 3.0sd e o carro era muito equilibrado, a caminhar para o explosivo
Este actual 35 deve ser, agora, um dos melhores motores a Diesel passiveis de se conduzir
Já o anterior estaria lá no pódio (top3) este terá elevado a fasquia.. Apesar da potência especifica ser importante, não esquecer que existem V10 e V12 a diesel modernos...
Se no de 286cv ja se conseguem extrair 370cv e 700Nm com uma repro (e tb com box!) neste novo é para se chegar aos 400cv e 750Nm!!!
Claro que sim...
Mas ai vai acontecer o mesmo que nos anteriores 35 d reprogramados...
Vêm para aqui dizer que o carro tem mais x% de cavalos e x% de NM e que papam tudo... ferraris, porsches, Austin Martin,...
Raros são os que vêm dizer que passados alguns milhares de Km (não muitos) o turbo partiu, a transmissão foi para o galheiro...etc... e falo de casos que conheço....
Mas ai vai acontecer o mesmo que nos anteriores 35 d reprogramados...
Vêm para aqui dizer que o carro tem mais x% de cavalos e x% de NM e que papam tudo... ferraris, porsches, Austin Martin,...
Raros são os que vêm dizer que passados alguns milhares de Km (não muitos) o turbo partiu, a transmissão foi para o galheiro...etc... e falo de casos que conheço....
Desculpem o off topic,,,
Dessas coisas convém não falar, é que afinal quem sabe, sabe
Esta nova versão vem com mais 5kW (6.5cv) do que eu esperava. Se seguisse a tendência teria 220kW que são cerca de 300cv.
1ª versão - 200kW = 272cv
2ª versão - 210kW = 286cv
3ª versão - 225kW = 306cv
Sobre potenciais repro's tenho a dizer que um incremento de potência de 30% dão realmente cerca de 400cv. Para quem lhe parece muito posso adiantar que é o mesmo que meter 170cv num TDi 130cv por exemplo
Tem é de ser um bom trabalho porque 35d é state of the art e meter-lhe 400cv não pode ser à toa.
Ah e fazendo + 30% de 600nm dão 750nm o que é o mesmo que um V10 TDi
Até já estou a imaginar 35d's com 800nm, só espero é que não "derretam" a caixa. Aliás nem sei como é que a caixa digere isso tudo.
Esta nova versão vem com mais 5kW (6.5cv) do que eu esperava. Se seguisse a tendência teria 220kW que são cerca de 300cv.
1ª versão - 200kW = 272cv
2ª versão - 210kW = 286cv
3ª versão - 225kW = 306cv
Sobre potenciais repro's tenho a dizer que um incremento de potência de 30% dão realmente cerca de 400cv. Para quem lhe parece muito posso adiantar que é o mesmo que meter 170cv num TDi 130cv por exemplo
Tem é de ser um bom trabalho porque 35d é state of the art e meter-lhe 400cv não pode ser à toa.
Ah e fazendo + 30% de 600nm dão 750nm o que é o mesmo que um V10 TDi
Até já estou a imaginar 35d's com 800nm, só espero é que não "derretam" a caixa. Aliás nem sei como é que a caixa digere isso tudo.
Deixa lá ver se eu entendo, o construtor, entre a 1ª e a 3ª versão temos uma diferença de 34cv, e já agora quantos meses de diferença entre o lançamento de uma versão e de outra ?
Depois fala-se aqui de um incremento de 94cv, considera-se isso normal, fico confuso, será que a BM, não devia de recrutar os entendidos que conseguem fazer esta "magia" ?
Sim, penso que errei na afirmação, quem fabrica e desenha os motores, quem especifica as medidas, que turbos, quem programa o motor, quem desenha os arrefecimentos, escapes não percebem nada daquilo.
Baseio-me na minha experiência. Quanto ao que dizes, não discuto, porque a resposta é óbvio.
De uma forma simplista, explico-te.
Já tive 4 carros reprogramados.
De origem tinham, respectivamente 110, 115, 130 e 163cv. Depois de mexidos ficaram com, respectivamente: 135, 145, 165 e 200cv.
Posso-te dizer que notei mais alteração de potência nos próprios carros antes e depois de reprogramados, do que a diferença dos carros entre si, no seu estado normal.
A minha mulher, por exemplo, tem actualmente um carro com 105cv. O meu tinha (+ou-) mais 60cv que o dela. Recentemente o meu ganhou cerca de 40cv com uma repro. Posso-te dizer que noto mais diferença dos 40cv que ganhei no meu carro, do que notava a diferença ente o carro dela e o meu de origem.
Deixa lá ver se eu entendo, o construtor, entre a 1ª e a 3ª versão temos uma diferença de 34cv, e já agora quantos meses de diferença entre o lançamento de uma versão e de outra ?
Depois fala-se aqui de um incremento de 94cv, considera-se isso normal, fico confuso, será que a BM, não devia de recrutar os entendidos que conseguem fazer esta "magia" ?
O primeiro 35d já saiu à uns 5 anos pelo menos.
Ah e antes disso já andavam em testes nos X5's que andavam no dakar ou lá o que é.
Eu não considero esses 94cv um aumento normal, só estou a dizer que se pode fazer e que em percentagem não é nada por aí além. Daí a dizer que não vai dar problemas existe uma grande diferença
Aliás gostava mesmo de quem tivesse 35d's reprogramados contasse a sua experiência.
Sei que andam aí 35d's com mais de 350cv, agora a sua fiabilidade desconheço.
Podem exisitir casos com incrementos superiores a 30%, mas é garantido que esses, no mínimo entram em safe-mode muito facilmente.
E depois vêm as avarias mais chatas, que podem ir desde um empeno dos colectores, como a sua quebra ou a quebra dos próprios turbos... Depois não esquecer as caixas auto, etc, etc...
Neste motor, eu diria que os 20% de incremento são "seguros", daí para a frente ainda há muito trabalho de casa a ser feito.
O Jaguar na versão de 275cv é as 4000rpm, dá-me ideia que a BMW anda a tirar mais potencia pela rotação ao contrario dos motores concorrentes.
Não havera desvantagens em ganhar a potencia maxima a uma rpm tão alta para ser usada 'constantemente' num diesel? O desgaste da mecanica não se torna evidente?
Alguem tem os graficos de potencia/binario dos 3L Biturbo BMW e Jaguar/PSA?
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