Carro agradável com um senão: esquece os equipados com o antiguinho motor 1100.
Este motor foi brilhante nos AX.
Equilibrado nos Saxo, 106 e 205... mas manifestamente insuficiente para o peso e dimensões do 206.
A Guia do Automóvel tem este mês um teste ao Pug 206+ com o 1.1 de 60cv e no arranque dos 0-100km/h fez mais de 17s, e tambem uns 16,9s na recuperação 40-100 em 3ª, o que é manifestamente mau, quando um Punto equivalente (II) fazia esse arranque em 15s e essa recuperação em 13,8s...
Os Unos MK1 1100 (Uno 60), ou melhor 1116 tinham o antiguinho motor SOHC desenhado por Lampredi e com carburador duplo.
Em teste faziam 13,0 segundos de 0-100 e acho que 162 Km/h de ponta em plano.
Os AX 1100 de 55cv batiam-se com eles e algumas medições ainda eram melhores.
A opinião que formei ao longo do tempo baseia-se nas experiências com carros que andaram na familia próxima.
Viatura que não deu problemas. Estética muito apreciada. Qualidade de montagem e materiais dos interiores bastante abaixo das expectativas.
Não conheci ninguém que tivesse o 1100 por isso refiro-me a um motor Diesel e a um CC (este último de amigos que ainda o mantêm com muito gosto).
Curiosamente as mesmas pessoas, quando perguntadas em relação ao 206+ foram unânimes...
Acho algum exagero... não é assim tão mau, apesar de não ter nada de apaixonante.
Lá em casa, existe um 206 1.4 e um CC.
Os materiais são os mesmos, por isso nesse aspecto acho que estão dentro da média para aquela gama.
Relativamente ao motor, é um 1.1 querem o quê?! 1 carro de corridas??
Claro que não anda nada... tb não tem um consumo demasiadamente elevado, é algo que serve para ir de A a B.
Originalmente Colocado por setyoureyestozionVer Post
Relativamente ao motor, é um 1.1 querem o quê?! 1 carro de corridas??
Claro que não anda nada... tb não tem um consumo demasiadamente elevado, é algo que serve para ir de A a B.
o clio 1.2 (que na realidade é um 1.1) era muito mais interessante de conduzir. quando a minha irmã fez os test-drive para escolher entre esses dois modelos (comprou o clio), eu também conduzi os carros e achei o 206 muito pior. atenção, sublinhe-se o "pior". o clio anda pouco. o 206 anda menos
Tive essa dúvida em 98 (Clio II vs 206) mas decidi-me pelo Clio.
Apesar da estética menos feliz, tinha um motor mais "vivo" e económico. Os materiais eram semelhantes, mas a montagem do Clio era superior. Em termos de comportamento o Clio é mais amigável que o o 206, pois este no limite tinha a traseira bem mais viva.
- Fiz uma viagem de ida e volta ao Algarve num 206 1.1 e doía a bacia ao fim de cada viagem com ele.
- O material da parte cima do tablier.
Troquei-o na altura com 1 307 1.4Hdi e foi o melhor que fiz na altura por causa dos km's que tinha de fazer por dia. Lembro-me que tinha 1 problema, ao virar a direcção fazia uma pequena chiadeira do lado direito. Ouvi dizer na altura que era um problema comum no 206.
Os Unos MK1 1100 (Uno 60), ou melhor 1116 tinham o antiguinho motor SOHC desenhado por Lampredi e com carburador duplo.
Em teste faziam 13,0 segundos de 0-100 e acho que 162 Km/h de ponta em plano.
Os AX 1100 de 55cv batiam-se com eles e algumas medições ainda eram melhores.
Segredo: o peso pluma
O AX já com a versão catalizada e de injecção do 1124cc e 60cv fazia cerca de 11s 0-100 e 167km/h.
Era o que dava ter 60cv para 660kg de peso!
Sabem-me dizer qual a opinião geral de quem teve este carro?
Peugeot 206.
206 a gasolina, seja qual for, tanto o 1.1 como o 2.0 acho que sempre consumiram muito, mas o 1.1 é lento, e o 2.0 de 180 nunca ouvi ninguem queixar-se
Motores a gasoleo já não peca do mesmo, todos eles bastante economicos, e o que era menos economico face à potencia se calhar era o 2.0, mas dotado de bastante fiabilidade e em questão de andamento, nenhum desiludia, então o 1.6HDi S16
Conforto, segurança, materiais, é tudo mediano, há quem goste, há quem não goste.
Comportamento, conforme o motor, muda bastante, há quem diga que a traseira é viva, e há quem diga que sabendo conduzi-lo, o 206 é um brinquedo.
Eu tive um 206 2.0hdi, mediano, e o meu velhote tem um 1.1, não têm NADA a ver um com o outro portanto, não te fies na opinião de quem conduziu um 206 1.1 ou 1.4, vão dizer que o carro não presta. O 206 tem várias gamas, não tem só as baixas!!
Eu tenho um pug206 1125cc acerca de nove anos. Já não sou eu que anda com ele, mas conheço-o bem.
É um carro com menos de 1000kg. E apesar de ser um 1.1, têm uma grande alma, o motor é o melhor que o carro tem juntamente com o conforto (o meu tem um extra que são bancos, interior das portas e tampa do porta luvas em veludo, ou qqr coisa assim, os bancos são bastante confortáveis).
O pior do carro são q caixa, o chassis e os travões, meu deus que chassis tão mauzinho. É muito falso nas curvas e a traseira foge com uma facilidade incrível, quando menos se espera. A caixa é muito fragil e incerta.
Nunca tive problemas como ele, depois da garantia nunca fiz revisões na marca e até hoje só troquei oleo, travões e pneus. Actualmente conta com cerca de 95000kms.
Não gasta muito se for conduzido com cuidado, se andarmos sempre ali nas 2000, 2200 rpm e nunca passar as 3000, fazem-se bons consumos.
Há só mais uma nota, não posso deixar o carro estacionado numa acentuada inclinação lateral, se o fizer o carro não pega. A gasolina não chega ao motor. Foi 2 vezes a pug por causa disso e não tinha qqr problema.
Afinal ha mais uma coisa, ele come canos de escape. O interior da penela apodrece e fura na ligação ao cano, não sei porquê. O meu já vai com 2 novos. Vai amanhá levar o 3º. Custam 53 euros.
Editado pela última vez por rjtd; 23 June 2009, 18:52.
Isso do carro n pegar numa subida acentuada n tem lógica, pois quase de certeza existe uma bomba no deposito que entra em funcionamento assim que rodamos a chave... outra coisa é teres muito pouca gasolina no deposito quando estacionaste nessa inclinação acentuada, assim compreendo...
Quanto ao carro... já conduzi um várias vezes, n considero o chassi mau como dizes, uns pneus porreiros e os amortecedores em bom estado, fazem maravilhas... Falando em consumos, o meu irmao consegue chegar aos 900 e tal kms com 1 deposito, ou seja, médias a rondar os 5L. Não sei como podes dizer que o motor é das melhores coisas do carro, é algo lento a subir de rotação, como citadino chega perfeitamente, e o maior trunfo desse motor será certamente a fiabilidade...
Tem uma manutenção barata, e esteticamente ainda me parece bastante actual e apelativo, tendo em conta o ano em que foi lançado(1998).
Tenho um 206 hdi vou dizer alguns pontos fortes e fracos:
Fortes:
Motor hdi é prestavel, economico.
Ainda tem um aspecto muito actual
fiavel
Um carro utilitario à antiga, ou seja pequeno e facil de estacionar
Fracos:
Barulhos parasitas
Alguns materiais da consola central sao muito fracos
Direcção um pouco pesada
Posicao de conducao
Dores nas costas em viagens longas lol
O pior do carro são q caixa, o chassis e os travões, meu deus que chassis tão mauzinho. É muito falso nas curvas e a traseira foge com uma facilidade incrível, quando menos se espera. A caixa é muito fragil e incerta.
Foge quando menos se espera? É um dos utilitários mais comunicativos q já conduzi, só é bruto quando se abusa dele, de resto "diz" sempre como e quando vai fugir. Há q saber o q fazer com essa informação. Mas também sei q diferentes pneus alteram a percepção da direcção e da traseira, já passei por essa situação.
Quanto aos travões, já ouvi muita gente a queixar-se deles, q são pouco potentes. Um ponto em comum é q todas essas pessoas tinham versões mais antigas q o meu (my 2002), pois a travagem é um dos pontos positivos do carro (sem abs). Sobre a caixa de velocidades, concordo plenamente. Acima de tudo, é muito áspera.
Quanto ao motor, sem comentários. Suficientemente ágil para cidade, e acima das 4000rpm dá muito gozo, principalmente em encadeados de curvas e contracurvas, mostra garra e até o som convida à diversão.
Fora dessas situações, é fraco, gastador e ruidoso. Cheguei a fazer viagens grandes em AE sem exceder os 100kms/h pq já não suportava ouvir o motor (a insonorização do carro também não é ponto forte). Extremamente sensível à inclinação da estrada e ao peso, ou se tentam fazer consumos baixos ou se tenta fazer com q o carro ande, pq as duas coisas em conjunto são impossíveis. Adoro o carro em si e acho q nunca me vou desfazer dele , já o tenho há quase 8 anos e voltaria a comprá-lo, mas nunca novamente com o 1.1 .
Editado pela última vez por Edge; 23 June 2009, 20:59.
Pros:
-Motor é bom para o peso do carro.
-Equipamento de serie (muito melhor que o 1.1)
-Muito divertido de conduzir.
-Travões bons. São maiores que os das versões mais baixas.
-Revestimentos do interior em alcantra. Tem um aspecto muito superior aos restantes 206.
-Eu cá consigo domar bem os consumos. O segredo não é só as rotaçoes, é tambem a pressao no pedal. Muita gente esquece-se disso.
-Som do motor
Contras:
-A traseira foge muito. Nem é preciso abusar de mais para isso acontecer.
-O manejamento da caixa é muito mau, impresiso e aspero. Quanto se abusa do motor, por vezes falho a por a mudança, ela nao entra e fica a acelerar em ponto morto Para compensar, a embraiagem é muito leve e o ponto-embraiagem entra cedo, o que dá menos desconforto em para-arrancas.
-Disponibilidade em baixas.
Cá em casa havia um 206 1.4, embora nao fosse eu que o conduzia. A opiniao geral foi boa passado 9 anos de uso... nunca teve problemas excepto avarias no quadrante (marcava mal a velocidade e rpms e depois deixou de marcar completamente). A pele do volante também nao durou os 9 anos.
De resto bebia bem e andava bem, sendo agradável de conduzir. Sem nada de maior a apontar. Diria que a opinião geral nesse periodo foi positiva.
tive um 1.1 de 2001, comprei-o com 120.000km, troquei com 125.000km
nao foi por ser mau, mas tava sempre parado e tal
acho que o motor ate se desenrasca bem para a cidade, tem um bom som ate convida para lhe dar uma apertadela, agora estabilidade nao ha, em curva dar de traseira nao é dificil tambem depende do conjunto pneu-suspensao, barulho de rolamente impossivel, nunca o levei para AE mas acho que nem me atrevia
o maximo que deu comigo foi 120 e ja nao ia confortavel a essa velocidade
no fim soube que tinha direcçao extremamente desalinhada, rolamentos nas lonas, amortecedores tambem nas lonas tudo o que era direcçao e suspensao tava mau, mas ate gostei do motor dele claro sao 60cv mas nao era nada mau para cidade que é o objectivo do carro.
O AX já com a versão catalizada e de injecção do 1124cc e 60cv fazia cerca de 11s 0-100 e 167km/h.
Era o que dava ter 60cv para 660kg de peso!
Isso já em 1993.
O AX foi dos poucos casos em que ao aparecer catalisado veio mais potente.
Claro que não tem nada a ver com o catalisador, pois este "abafa" sempre os motores, mas sim com a troca de uma carburação antiquada por uma injecção mais eficaz.
Isso do carro n pegar numa subida acentuada n tem lógica, pois quase de certeza existe uma bomba no deposito que entra em funcionamento assim que rodamos a chave... outra coisa é teres muito pouca gasolina no deposito quando estacionaste nessa inclinação acentuada, assim compreendo...
Quanto ao carro... já conduzi um várias vezes, n considero o chassi mau como dizes, uns pneus porreiros e os amortecedores em bom estado, fazem maravilhas... Falando em consumos, o meu irmao consegue chegar aos 900 e tal kms com 1 deposito, ou seja, médias a rondar os 5L. Não sei como podes dizer que o motor é das melhores coisas do carro, é algo lento a subir de rotação, como citadino chega perfeitamente, e o maior trunfo desse motor será certamente a fiabilidade...
Tem uma manutenção barata, e esteticamente ainda me parece bastante actual e apelativo, tendo em conta o ano em que foi lançado(1998).
Cumprimentos
Provavelmente aquilo aconteceu devido ao nível da gasolina estar baixo. Das duas vezes que falhou, foi no mesmo local e a peugeot não detectou qqr anomalia.
Em relação à plataforma, é mesmo, mas mesmo mesmo o pior chassis que passou pelas mãos, nas curvas, até costumo dizer para me rir, que me faz lembrar o prelude de um primo meu, parece que quer dar ao rabo por tudo e por nada. Claro que é um carro confortável, não se pode ter tudo.
O motor é muito bom, fraco em baixas é verdade, não se pode esperar muito de um 1.1, mas faz alegremente 7000rpms, mas é entre as 5 e as 6 mil que se sente bem, têm um bom ronco, especialmente com o escape roto.
Para quem não quiser um carro de corridas é um bom carrito.
Boa noite
Aproveitando este topico.
Tenho um negocio em vista. Um Peugeot 206 1.1 de 2000 com 150.000 Km
O carro é só para as voltinhas, dadoi possuir um outro. Levar o miudo à escola, ir às compras...
Pedia opiniao apena em relação ao carro, quilometragem, e finalidade da utilizaçaõ que pretendo.
O preço nao é relevante. 3000 euros
Obrigado
Comentário