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Os carros a gasolina e as caixas manuais não fazem sentido

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    Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
    Tu és viperino!
    Não resisti, sempre que se fala aqui nesse carro e me lembro do assunto dá-me uma vontade enorme de rir

    Comentário


      Originalmente Colocado por luisfilipe Ver Post
      Não resisti, sempre que se fala aqui nesse carro e me lembro do assunto dá-me uma vontade enorme de rir
      Esse é já um dos grandes mitos deste fórum!

      Comentário


        Originalmente Colocado por McFly Ver Post
        Ca pu** de curva que deve ser!

        Nenhum carro "normal" foi feito para "esconder-se em cima do redline sem dramas". Até num M3 há que ter cuidado. Se quisermos que o carro dure, claro.
        E, em segundo lugar, quando um carro a gasolina precisa de uma segunda velocidade, um carro a gasóleo em terceira (e em menor rotação) terá certamente um binário igual ou superior. Há que adaptar o estilo de condução ao carro e saber tirar proveito das características de cada motor.
        Exacto... ou seja... não há melhores nem piores... há diferentes (no que respeita a otto vs diesel).

        Nenhum carro normal foi feito para andar às 1.000Rpm's... mas há muita gente que anda.


        Pk carga de água é que as recuperações têm que ser medidas na mesma mudança entre dois carros?
        O que interessa é qual o mais rápido a fazer 60-100, por exemplo, em que mudança??? na mais adequada e que fizer o trabalho mais rapido... num modelo é a 3ª ou 4ª mas noutro poderá ser a 2ª ou 3ª... interessa é qual o mais rápido.
        Nos 0-100 também ninguém publica em que mudança chegaram aos 100 pois não... interessa é qual foi mais rápido e mais nada!

        De resto estão lá os consumos para fazerem as restantes diferenças, quem precisa de mais rotação irá certamente gastar mais.

        Comentário


          Gasolina/Gasoleo

          Do meu ponto de vista a manutenção de um motor a diesel é mais cara do que o motor a gasolina; velas para motor a gasolina fazem média 30.000kl
          bomba da gasolina quando avaria penso que poderá custar média 300euros
          No motor diesel as velas podem durar a vida do motor mas tambem podem queimar e custam quatro vezes mais que as velas dos motores a gasolina
          depois temos a Bomba injectora electronica que quando avaria, ou quando
          precisa de ser substituida penso que custa mais ou menos 2.500 euros.
          portanto tudo isto é uma questão de gosto e de ter dinheiro.
          quanto á durabilidade,fiabilidade com cilindradas e potencias semelhantes
          merecem ambos a mesma credibilidade.Quanto ás cx: automaticas direi que são espectaculares quando aplicadas a um motor diesel ou gasolina com potências que possam dar o mesmo entusiasmo que a cx: manual e para isso temos as cxs: automaticas/sequenciais e não só.
          Editado pela última vez por veterano; 06 July 2009, 21:17. Razão: completar cx: automaticas

          Comentário


            Originalmente Colocado por veterano Ver Post
            Do meu ponto de vista a manutenção de um motor a diesel é mais cara do que o motor a gasolina; velas para motor a gasolina fazem média 30.000kl
            bomba da gasolina quando avaria penso que poderá custar média 300euros
            No motor diesel as velas podem durar a vida do motor mas tambem podem queimar e custam quatro vezes mais que as velas dos motores a gasolina
            depois temos a Bomba injectora electronica que quando avaria, ou quando
            precisa de ser substituida penso que custa mais ou menos 2.500 euros.
            portanto tudo isto é uma questão de gosto e de ter dinheiro.
            quanto á durabilidade,fiabilidade com cilindradas e potencias semelhantes
            merecem ambos a mesma credibilidade.Quanto ás cx: automaticas direi que são espectaculares quando aplicadas a um motor diesel ou gasolina com potências que possam dar o mesmo entusiasmo que a cx: manual e para isso temos as cxs: automaticas/sequenciais e não só.
            Sequenciais ainda há muito poucas... penso que em carros "normais" só a mercedes é que as disponibiliza através da 7Gtronic.

            Comentário


              Originalmente Colocado por luisfilipe Ver Post
              O que destaquei a bold, tem um Engine brutal, muito bom mesmo

              por acaso, quando estava a escrever, lembrei-me dessa historia...

              Pode ser que qualquer dia eu possa, na realidade, mandar-me para uma maquina dessas, se bem que preferia um s8, por exemplo...

              Comentário


                Ainda continuo a rir

                Comentário


                  Caro amigo Miguelspc

                  EU respeito a sua boa disposição, mas quero lembrar-lhe que este forum não é um circo,portanto diga algo que justifique tanta (risota)

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                    Caro amigo Miguelspc

                    EU respeito a sua boa disposição, mas quero lembrar-lhe que este forum não é um circo,portanto diga algo que justifique tanta (risota)

                    Ele deve-se estar a referir ao episódio protagonizado por um user deste forum chamado Engine e á sua compra de um BMW m5...

                    É uma das lendas do AHO, um insólito...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                      Sequenciais ainda há muito poucas... penso que em carros "normais" só a mercedes é que as disponibiliza através da 7Gtronic.
                      Verdadeiramente sequenciais?

                      De memória lembro-me de:
                      85% da motos
                      Gumpert Apollo
                      Caterham R 500

                      Não há carros "normais" com caixas verdadeiramente sequenciais. 7/5G são caixas auto da Mercedes

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                        quero lembrar-lhe que este forum não é um circo
                        Participas num tópico com este título, e ainda fazes uma afirmação destas?!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                          Participas num tópico com este título, e ainda fazes uma afirmação destas?!

                          por acaso está bem visto!!!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por P0rnStar Ver Post
                            Verdadeiramente sequenciais?

                            De memória lembro-me de:
                            85% da motos
                            Gumpert Apollo
                            Caterham R 500

                            Não há carros "normais" com caixas verdadeiramente sequenciais. 7/5G são caixas auto da Mercedes
                            Nem essas??!! pensava que eram... então só o SLR é que tem não é? e esse já não faz parte dos normais.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                              Nem essas??!! pensava que eram... então só o SLR é que tem não é? e esse já não faz parte dos normais.
                              desculpem a ignorancia, mas qual é a diferença entre uma sequencial e uma auto?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                Ele deve-se estar a referir ao episódio protagonizado por um user deste forum chamado Engine e á sua compra de um BMW m5...

                                É uma das lendas do AHO, um insólito...
                                Nunca tinha ouvido falar dessa historia (Como sou um bocado novo neste forum!).. A bocado fiz uma pesquisa no forum e começei a ler o tal "diario de bordo imaginario do M5" (Não quero criar polimicas apenas tou a ironizar um bocado!)
                                É mesmo umas das maiores petas!
                                Editado pela última vez por Brunofig; 07 July 2009, 18:18.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                  desculpem a ignorancia, mas qual é a diferença entre uma sequencial e uma auto?
                                  Posso estar a dizer uma grande barbaridade (e com certeza me corrigem se o estiver), mas a verdadeira caixa sequencial é como a das motas, as mudanças são todas em linha em vez de em H, mas mete embraiagem na mesma para as mudar.

                                  Flappy paddle gear box e as outras que aí andam (tipo as tiptronic e assim) são somente caixas auto que permitem o input do condutor sobre quando e como é que se reduz ou sobe de mudança.

                                  É isto?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                    Nem essas??!! pensava que eram... então só o SLR é que tem não é? e esse já não faz parte dos normais.
                                    Nah, o SLR tem uma caixa 5Gtronic de conversores de binário (que é do mais velha-guarda e convencional que existe) mas com controlos electrónicos no volante. E são 5 velocidades pq as 7Gtronic não suportam muito binário

                                    Além do Gumpert Apollo e do Caterham R 500, lembro-me agora do Caparo T1.

                                    Há que distinguir a operação (electrónica) sequencial de uma caixa com uma caixa que mecânicamente é sequencial

                                    Subir e descer mudanças sequencialmente apenas significa que existe um comando (botão no volante, patilhas atrás do volante, etc) que permite que pressionado-o se chegue à mudança seguinte. Uma caixa Selespeed, SMG (sequential manual gearbox), são caixas que mecânicamente são 100% manuais, por dentro são idênticas às convencionais em "H" mas existem elementos electrónicos que aplicam manualmente a embraiagem e e engrenam as velocidades. O funcionamento chama-se "sequencial" apenas porque electrónicamente "engrenamos" sequencialmente as velocidades

                                    Uma caixa automática pode ter comandos sequenciais e estas tornam em minha opinião a condução ainda mais artificial! Uma caixa auto não tem uma embraiagem convencional (a seco, que funciona por fricção) mas sim conversores de binário que fazem o mesmo papel (conectando e desconectando a fonte de energia [motor] com a transmissão. O conversor de binário é na essência uma turbina que quando não é aplicado binário por parte do motor desliza com pouco atrito no veio principal da caixa, não fazendo o carro andar. Quando o motor ganha rotação existe óleo no interior que com o binário do motor transmite movimento à caixa. As caixas são mecânicamente diferentes das manuais e de funcionamento também automático, embora as modernas consigam simular que têm uma mudança engrenada e assim dar a liberdade ao condutor de "engrenar" a relação que quiser. O funcionamento chama-se "sequencial" apenas porque electrónicamente "engrenamos" sequencialmente as velocidades

                                    As caixas mecânicamente sequencial já são diferentes tantos das manuais (robotizadas ou em "H") e também diferentes das verdadeiras automáticas com conversores de binários e dentes planetários. Aqui é a própria mecânica que obriga a que o accionamento da mudança pretendida seja feito de forma sequencial :1ª; 2ª; 3ª, da 3ª passa-se para a 2ª se chegar de novo à primeira. Uma caixa destas troca de velocidade muito mais rápido que uma caixa "padrão H" e é à prova de erros já que se reduzirmos não saltamos uma velocidade e o mesmo acontece a subir na caixa. Nestas caixas ao empurrar o selector (ou pedal nas motos) vai mecânicamente fazer rodar um tambor cravado de sulcos e são estes sulcos que empurram os dentes para engrenar a mudança. Em TODAS as outras caixas "sequenciais" o que fazemos ao carregar num botão ou empurrar uma manete é fazer a electronica mexer e daí a relutância de muitos em caixas destas. Diz-se que cria distanciamento entre o condutor e a condução e para quem acredita nisso, sim, é verdade.

                                    Confesso que nunca guiei um carro com uma caixa destas (nem um Caterham R500 com opcional ZF ) mas motos já tive várias e não há nada melhor que saber usar uma caixa destas: é extremamente rápida, usa-se a embraiagem nos arranques e se tivermos experiência as trocas podem ser extremamente suaves, principalmente devido à rapidez.

                                    Para mim em ordem de feeling, feedback, prazer ponho esta ordem:
                                    - Sequenciais (motos, muito poucos carros)
                                    - Padrão H (generalidade dos carros)
                                    - dupla embraiagem (DSG grupo VW; M3 V8; Porsche PDK). Já deixei a minha opinião sobre estas e das auto/semi-auto nunca experimentei melhores
                                    - semi-auto robotizadas (SMG; Selespeed; Cambiocorsa)
                                    - Auto com controlos electrónicos (5/7Gtronic; Tiptronic)
                                    - CVT (como nas scooter em que a variação de relação é infinita)
                                    - Auto básica (carros amAricanos, autocarros, camiões máquinas industriais, etc)

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                                      cx:sequencial

                                      Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                      Sequenciais ainda há muito poucas... penso que em carros "normais" só a mercedes é que as disponibiliza através da 7Gtronic.
                                      Amigo Automobilista
                                      Conheço o Nissan primera do (ano 2000) com o motor 2000 de cilindrda e com 143cv que tem 4 velocidades no drive (D) e tem 5 velocidades sequenciais, esta viatura não têve a saida que a nissan esperava porque nós por cá valorizamos pouco este tipo de cxs:e o consumo desta viatura era elevado.

                                      Comentário


                                        Boa explicação Pornstar

                                        A caixa é para mim um elemento fundamental num carro. O seu escalonamento adequado ao motor, o seu feeling mecânico que nos envolve na condução e no automóvel, o seu curso curto, etc. são fundamentais na escolha.

                                        Logo autos com conversores de binário, CVT's, etc. estão para mim excluídas...lembram-me os autocarros da Carris. E esses sempre são mais baratos

                                        A única caixa do estilo, ou parecida, que gostei foi a DSG pela sua dupla embraiagem nas reduções.

                                        Infelizmente nunca conduzi um carro com uma verdadeira sequencial, mas já vi uns quantos (um até que originalmente tinha uma em H) e ficavam muuuuito mais rápidos nas passagens.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                                          Amigo Automobilista
                                          Conheço o Nissan primera do (ano 2000) com o motor 2000 de cilindrda e com 143cv que tem 4 velocidades no drive (D) e tem 5 velocidades sequenciais, esta viatura não têve a saida que a nissan esperava porque nós por cá valorizamos pouco este tipo de cxs:e o consumo desta viatura era elevado.
                                          O comando / interface é que era sequêncial... + ou -... subia ou descia de relação.
                                          Mas na verdade apenas dava uma indicação electrónica à CVT para esta se posicionar numa determinada relação pré definida... mal comparado... tipo comando de televisão no botão + e - dos canais.
                                          Mas a caixa era uma CVT (variação continua) com cintas de fricção se não me engano.

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                                            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                            Boa explicação Pornstar

                                            A caixa é para mim um elemento fundamental num carro. O seu escalonamento adequado ao motor, o seu feeling mecânico que nos envolve na condução e no automóvel, o seu curso curto, etc. são fundamentais na escolha.

                                            Logo autos com conversores de binário, CVT's, etc. estão para mim excluídas...lembram-me os autocarros da Carris. E esses sempre são mais baratos

                                            A única caixa do estilo, ou parecida, que gostei foi a DSG pela sua dupla embraiagem nas reduções.

                                            Infelizmente nunca conduzi um carro com uma verdadeira sequencial, mas já vi uns quantos (um até que originalmente tinha uma em H) e ficavam muuuuito mais rápidos nas passagens.
                                            Pensava que na DSG a dupla embraiagem só funcionava nas subidas de relação e nas reduções se tornava mais lenta por esse motivo.

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                                              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                              Boa explicação Pornstar

                                              A caixa é para mim um elemento fundamental num carro. O seu escalonamento adequado ao motor, o seu feeling mecânico que nos envolve na condução e no automóvel, o seu curso curto, etc. são fundamentais na escolha.

                                              Logo autos com conversores de binário, CVT's, etc. estão para mim excluídas...lembram-me os autocarros da Carris. E esses sempre são mais baratos

                                              A única caixa do estilo, ou parecida, que gostei foi a DSG pela sua dupla embraiagem nas reduções.

                                              Infelizmente nunca conduzi um carro com uma verdadeira sequencial, mas já vi uns quantos (um até que originalmente tinha uma em H) e ficavam muuuuito mais rápidos nas passagens.

                                              Não gostaste nada.

                                              A sério a caixa é bem engraçada, e vai de encontro áquilo que penso, a caixa tem é de ser boa, quer seja manual ou auto, e isso é que interessa

                                              Comentário


                                                Do que sei as DSG a subir são rápidas pq a mudança seguinte já está engrenada e é só uma questão de embraiagem, mas a reduzir pareceu-me igual. Experimentei DSG num Leon e num Golf TDI. A subir é impecável, mas a descer simula o ponta-tacão acertando rotação mas nada d revolucionário. A descer uma selespeed (experimentei num 156 2.0) faz o mesmo, a subir é que é impossivel ser tão rápida

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                                                  Originalmente Colocado por P0rnStar Ver Post
                                                  Do que sei as DSG a subir são rápidas pq a mudança seguinte já está engrenada e é só uma questão de embraiagem, mas a reduzir pareceu-me igual. Experimentei DSG num Leon e num Golf TDI. A subir é impecável, mas a descer simula o ponta-tacão acertando rotação mas nada d revolucionário. A descer uma selespeed (experimentei num 156 2.0) faz o mesmo, a subir é que é impossivel ser tão rápida
                                                  A subir passa rápido sim, sr., mas rapidez e milésimos de segundos pouco me importa.

                                                  O que me referia é mesmo ao ponta-tacão que ela torna fácil e que ajuda muito no "fun"

                                                  Comentário


                                                    sim, mas uma Selespeed faz isso também de forma exemplar. No 156 2.0 gostei e de andar à pendura num Stilo 2.4 também achei muito bom

                                                    Comentário


                                                      Então qual o tipo de caixa que é usado nos 535d? Eu sei que a caixa é diferente das restantes motorizações, inclusivé diferente da do x5 e x6 3.0sd... mas que tipo de caixa é???

                                                      Comentário


                                                        Há versões com a caixa SMG como do M5, mas as mais comuns são caixas auto de conversores de binário

                                                        As smg essas não existem nos X

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                                                          Caro amigo Miguelspc

                                                          EU respeito a sua boa disposição, mas quero lembrar-lhe que este forum não é um circo,portanto diga algo que justifique tanta (risota)
                                                          Serviu-te a carapuça??

                                                          Um bom humor faz falta , agora com arrogancias dessas ignoro completamente

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por P0rnStar Ver Post
                                                            Há versões com a caixa SMG como do M5, mas as mais comuns são caixas auto de conversores de binário

                                                            As smg essas não existem nos X
                                                            A que eu referia presumo ser SMG...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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