Originalmente Colocado por RedHeart
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Os carros a gasolina e as caixas manuais não fazem sentido
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por McFly Ver PostCa pu** de curva que deve ser!
Nenhum carro "normal" foi feito para "esconder-se em cima do redline sem dramas". Até num M3 há que ter cuidado. Se quisermos que o carro dure, claro.
E, em segundo lugar, quando um carro a gasolina precisa de uma segunda velocidade, um carro a gasóleo em terceira (e em menor rotação) terá certamente um binário igual ou superior. Há que adaptar o estilo de condução ao carro e saber tirar proveito das características de cada motor.
Nenhum carro normal foi feito para andar às 1.000Rpm's... mas há muita gente que anda.
Pk carga de água é que as recuperações têm que ser medidas na mesma mudança entre dois carros?
O que interessa é qual o mais rápido a fazer 60-100, por exemplo, em que mudança??? na mais adequada e que fizer o trabalho mais rapido... num modelo é a 3ª ou 4ª mas noutro poderá ser a 2ª ou 3ª... interessa é qual o mais rápido.
Nos 0-100 também ninguém publica em que mudança chegaram aos 100 pois não... interessa é qual foi mais rápido e mais nada!
De resto estão lá os consumos para fazerem as restantes diferenças, quem precisa de mais rotação irá certamente gastar mais.
Comentário
-
Gasolina/Gasoleo
Do meu ponto de vista a manutenção de um motor a diesel é mais cara do que o motor a gasolina; velas para motor a gasolina fazem média 30.000kl
bomba da gasolina quando avaria penso que poderá custar média 300euros
No motor diesel as velas podem durar a vida do motor mas tambem podem queimar e custam quatro vezes mais que as velas dos motores a gasolina
depois temos a Bomba injectora electronica que quando avaria, ou quando
precisa de ser substituida penso que custa mais ou menos 2.500 euros.
portanto tudo isto é uma questão de gosto e de ter dinheiro.
quanto á durabilidade,fiabilidade com cilindradas e potencias semelhantes
merecem ambos a mesma credibilidade.Quanto ás cx: automaticas direi que são espectaculares quando aplicadas a um motor diesel ou gasolina com potências que possam dar o mesmo entusiasmo que a cx: manual e para isso temos as cxs: automaticas/sequenciais e não só.
Comentário
-
Originalmente Colocado por veterano Ver PostDo meu ponto de vista a manutenção de um motor a diesel é mais cara do que o motor a gasolina; velas para motor a gasolina fazem média 30.000kl
bomba da gasolina quando avaria penso que poderá custar média 300euros
No motor diesel as velas podem durar a vida do motor mas tambem podem queimar e custam quatro vezes mais que as velas dos motores a gasolina
depois temos a Bomba injectora electronica que quando avaria, ou quando
precisa de ser substituida penso que custa mais ou menos 2.500 euros.
portanto tudo isto é uma questão de gosto e de ter dinheiro.
quanto á durabilidade,fiabilidade com cilindradas e potencias semelhantes
merecem ambos a mesma credibilidade.Quanto ás cx: automaticas direi que são espectaculares quando aplicadas a um motor diesel ou gasolina com potências que possam dar o mesmo entusiasmo que a cx: manual e para isso temos as cxs: automaticas/sequenciais e não só.
Comentário
-
Originalmente Colocado por luisfilipe Ver PostO que destaquei a bold, tem um Engine brutal, muito bom mesmo
por acaso, quando estava a escrever, lembrei-me dessa historia...
Pode ser que qualquer dia eu possa, na realidade, mandar-me para uma maquina dessas, se bem que preferia um s8, por exemplo...
Comentário
-
Originalmente Colocado por veterano Ver PostCaro amigo Miguelspc
EU respeito a sua boa disposição, mas quero lembrar-lhe que este forum não é um circo,portanto diga algo que justifique tanta (risota)
Ele deve-se estar a referir ao episódio protagonizado por um user deste forum chamado Engine e á sua compra de um BMW m5...
É uma das lendas do AHO, um insólito...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Automobilista Ver PostSequenciais ainda há muito poucas... penso que em carros "normais" só a mercedes é que as disponibiliza através da 7Gtronic.
De memória lembro-me de:
85% da motos
Gumpert Apollo
Caterham R 500
Não há carros "normais" com caixas verdadeiramente sequenciais. 7/5G são caixas auto da Mercedes
Comentário
-
Originalmente Colocado por P0rnStar Ver PostVerdadeiramente sequenciais?
De memória lembro-me de:
85% da motos
Gumpert Apollo
Caterham R 500
Não há carros "normais" com caixas verdadeiramente sequenciais. 7/5G são caixas auto da Mercedes
Comentário
-
Originalmente Colocado por Spinnaker Ver PostEle deve-se estar a referir ao episódio protagonizado por um user deste forum chamado Engine e á sua compra de um BMW m5...
É uma das lendas do AHO, um insólito...
É mesmo umas das maiores petas!Editado pela última vez por Brunofig; 07 July 2009, 18:18.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Postdesculpem a ignorancia, mas qual é a diferença entre uma sequencial e uma auto?
Flappy paddle gear box e as outras que aí andam (tipo as tiptronic e assim) são somente caixas auto que permitem o input do condutor sobre quando e como é que se reduz ou sobe de mudança.
É isto?
Comentário
-
Originalmente Colocado por Automobilista Ver PostNem essas??!! pensava que eram... então só o SLR é que tem não é? e esse já não faz parte dos normais.
Além do Gumpert Apollo e do Caterham R 500, lembro-me agora do Caparo T1.
Há que distinguir a operação (electrónica) sequencial de uma caixa com uma caixa que mecânicamente é sequencial
Subir e descer mudanças sequencialmente apenas significa que existe um comando (botão no volante, patilhas atrás do volante, etc) que permite que pressionado-o se chegue à mudança seguinte. Uma caixa Selespeed, SMG (sequential manual gearbox), são caixas que mecânicamente são 100% manuais, por dentro são idênticas às convencionais em "H" mas existem elementos electrónicos que aplicam manualmente a embraiagem e e engrenam as velocidades. O funcionamento chama-se "sequencial" apenas porque electrónicamente "engrenamos" sequencialmente as velocidades
Uma caixa automática pode ter comandos sequenciais e estas tornam em minha opinião a condução ainda mais artificial! Uma caixa auto não tem uma embraiagem convencional (a seco, que funciona por fricção) mas sim conversores de binário que fazem o mesmo papel (conectando e desconectando a fonte de energia [motor] com a transmissão. O conversor de binário é na essência uma turbina que quando não é aplicado binário por parte do motor desliza com pouco atrito no veio principal da caixa, não fazendo o carro andar. Quando o motor ganha rotação existe óleo no interior que com o binário do motor transmite movimento à caixa. As caixas são mecânicamente diferentes das manuais e de funcionamento também automático, embora as modernas consigam simular que têm uma mudança engrenada e assim dar a liberdade ao condutor de "engrenar" a relação que quiser. O funcionamento chama-se "sequencial" apenas porque electrónicamente "engrenamos" sequencialmente as velocidades
As caixas mecânicamente sequencial já são diferentes tantos das manuais (robotizadas ou em "H") e também diferentes das verdadeiras automáticas com conversores de binários e dentes planetários. Aqui é a própria mecânica que obriga a que o accionamento da mudança pretendida seja feito de forma sequencial :1ª; 2ª; 3ª, da 3ª passa-se para a 2ª se chegar de novo à primeira. Uma caixa destas troca de velocidade muito mais rápido que uma caixa "padrão H" e é à prova de erros já que se reduzirmos não saltamos uma velocidade e o mesmo acontece a subir na caixa. Nestas caixas ao empurrar o selector (ou pedal nas motos) vai mecânicamente fazer rodar um tambor cravado de sulcos e são estes sulcos que empurram os dentes para engrenar a mudança. Em TODAS as outras caixas "sequenciais" o que fazemos ao carregar num botão ou empurrar uma manete é fazer a electronica mexer e daí a relutância de muitos em caixas destas. Diz-se que cria distanciamento entre o condutor e a condução e para quem acredita nisso, sim, é verdade.
Confesso que nunca guiei um carro com uma caixa destas (nem um Caterham R500 com opcional ZF ) mas motos já tive várias e não há nada melhor que saber usar uma caixa destas: é extremamente rápida, usa-se a embraiagem nos arranques e se tivermos experiência as trocas podem ser extremamente suaves, principalmente devido à rapidez.
Para mim em ordem de feeling, feedback, prazer ponho esta ordem:
- Sequenciais (motos, muito poucos carros)
- Padrão H (generalidade dos carros)
- dupla embraiagem (DSG grupo VW; M3 V8; Porsche PDK). Já deixei a minha opinião sobre estas e das auto/semi-auto nunca experimentei melhores
- semi-auto robotizadas (SMG; Selespeed; Cambiocorsa)
- Auto com controlos electrónicos (5/7Gtronic; Tiptronic)
- CVT (como nas scooter em que a variação de relação é infinita)
- Auto básica (carros amAricanos, autocarros, camiões máquinas industriais, etc)
Comentário
-
cx:sequencial
Originalmente Colocado por Automobilista Ver PostSequenciais ainda há muito poucas... penso que em carros "normais" só a mercedes é que as disponibiliza através da 7Gtronic.
Conheço o Nissan primera do (ano 2000) com o motor 2000 de cilindrda e com 143cv que tem 4 velocidades no drive (D) e tem 5 velocidades sequenciais, esta viatura não têve a saida que a nissan esperava porque nós por cá valorizamos pouco este tipo de cxs:e o consumo desta viatura era elevado.
Comentário
-
Boa explicação Pornstar
A caixa é para mim um elemento fundamental num carro. O seu escalonamento adequado ao motor, o seu feeling mecânico que nos envolve na condução e no automóvel, o seu curso curto, etc. são fundamentais na escolha.
Logo autos com conversores de binário, CVT's, etc. estão para mim excluídas...lembram-me os autocarros da Carris. E esses sempre são mais baratos
A única caixa do estilo, ou parecida, que gostei foi a DSG pela sua dupla embraiagem nas reduções.
Infelizmente nunca conduzi um carro com uma verdadeira sequencial, mas já vi uns quantos (um até que originalmente tinha uma em H) e ficavam muuuuito mais rápidos nas passagens.
Comentário
-
Originalmente Colocado por veterano Ver PostAmigo Automobilista
Conheço o Nissan primera do (ano 2000) com o motor 2000 de cilindrda e com 143cv que tem 4 velocidades no drive (D) e tem 5 velocidades sequenciais, esta viatura não têve a saida que a nissan esperava porque nós por cá valorizamos pouco este tipo de cxs:e o consumo desta viatura era elevado.
Mas na verdade apenas dava uma indicação electrónica à CVT para esta se posicionar numa determinada relação pré definida... mal comparado... tipo comando de televisão no botão + e - dos canais.
Mas a caixa era uma CVT (variação continua) com cintas de fricção se não me engano.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostBoa explicação Pornstar
A caixa é para mim um elemento fundamental num carro. O seu escalonamento adequado ao motor, o seu feeling mecânico que nos envolve na condução e no automóvel, o seu curso curto, etc. são fundamentais na escolha.
Logo autos com conversores de binário, CVT's, etc. estão para mim excluídas...lembram-me os autocarros da Carris. E esses sempre são mais baratos
A única caixa do estilo, ou parecida, que gostei foi a DSG pela sua dupla embraiagem nas reduções.
Infelizmente nunca conduzi um carro com uma verdadeira sequencial, mas já vi uns quantos (um até que originalmente tinha uma em H) e ficavam muuuuito mais rápidos nas passagens.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostBoa explicação Pornstar
A caixa é para mim um elemento fundamental num carro. O seu escalonamento adequado ao motor, o seu feeling mecânico que nos envolve na condução e no automóvel, o seu curso curto, etc. são fundamentais na escolha.
Logo autos com conversores de binário, CVT's, etc. estão para mim excluídas...lembram-me os autocarros da Carris. E esses sempre são mais baratos
A única caixa do estilo, ou parecida, que gostei foi a DSG pela sua dupla embraiagem nas reduções.
Infelizmente nunca conduzi um carro com uma verdadeira sequencial, mas já vi uns quantos (um até que originalmente tinha uma em H) e ficavam muuuuito mais rápidos nas passagens.
Não gostaste nada.
A sério a caixa é bem engraçada, e vai de encontro áquilo que penso, a caixa tem é de ser boa, quer seja manual ou auto, e isso é que interessa
Comentário
-
Do que sei as DSG a subir são rápidas pq a mudança seguinte já está engrenada e é só uma questão de embraiagem, mas a reduzir pareceu-me igual. Experimentei DSG num Leon e num Golf TDI. A subir é impecável, mas a descer simula o ponta-tacão acertando rotação mas nada d revolucionário. A descer uma selespeed (experimentei num 156 2.0) faz o mesmo, a subir é que é impossivel ser tão rápida
Comentário
-
Originalmente Colocado por P0rnStar Ver PostDo que sei as DSG a subir são rápidas pq a mudança seguinte já está engrenada e é só uma questão de embraiagem, mas a reduzir pareceu-me igual. Experimentei DSG num Leon e num Golf TDI. A subir é impecável, mas a descer simula o ponta-tacão acertando rotação mas nada d revolucionário. A descer uma selespeed (experimentei num 156 2.0) faz o mesmo, a subir é que é impossivel ser tão rápida
O que me referia é mesmo ao ponta-tacão que ela torna fácil e que ajuda muito no "fun"
Comentário
-
Originalmente Colocado por veterano Ver PostCaro amigo Miguelspc
EU respeito a sua boa disposição, mas quero lembrar-lhe que este forum não é um circo,portanto diga algo que justifique tanta (risota)
Um bom humor faz falta , agora com arrogancias dessas ignoro completamente
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário