Já não se pode brincar;) Deixem lá a vossas meninas dos olhos em paz que médias dessas num diesel por +de 200Km/H, é para o carro durar uns meses...[8)]
Já não se pode brincar;) Deixem lá a vossas meninas dos olhos em paz que médias dessas num diesel por +de 200Km/H, é para o carro durar uns meses...[8)]
redliner, a foto nao é do meu GTC.
O meu é o 1.3 fazer media de 200kmh era dificil
;)
Por mim é na boa;) Mas depois não se queixem que os carros avariam...Os carros adiesel modernos são bastante sensíveis;)
a partir dos 120 km|h o carro em media gasta mais 20 % por cada 20 kms hora a mais
confirmo... o meu tdi a 120 gasta 4.7, a 140 - 6.2 a 190 - 8.5;)
É um Golf Plus 1.9 TDI?
Gasta "apenas" isso?
Não estás a ser um pouco optimista?
É apenas um Golf 1.9 TDI de 105cv, mas já se sabe que um TDI gasta quase sempre pouco...
atenção que n é velocidade media... é tipo... sair de casa normalmente, na AE vou +/- naquelas velocidades e chego ao destino... por muito que tente nc consegui passar dos 9l aos 100, mesmo na A25 a subir... mas obviamente que n gasta 6 a 180! lol
ainda assim as medias do CB sao essas ;)
Não sei consegues isso, mas enfim.
Primeiro, a velocidade real do teu carro, segundo dados do fabricantes é de 183 km/h. Dizes que gasta 190, que vamos assumir que é 183 com o erro de velocímetro. A fundo gasta 8.5 l?
Eu tenho um Golf IV TDI 110, que é mais leve, em principio mais aerodinâmico por ser mais baixo, mas também é verdade que é um motor mais antigo. Se fizer viagens sempre na casa dos 150 km/h, gasto sempre mais de 6 litros, perto dos 6.5l. Não tenho CB, por isso não posso precisar correctamente. Tu dizes que o teu gasta 6.2 a 140 km/h...
Tenho de fazer uma revisão a sério ao meu, isto é, limpeza de EGR e admissão. Se calhar começam a ficar um pouco entupidos. Sempre são 134000 km/h.
Um A3 a gastar 8l a 190 também é de estranhar.
Vejam o que gasta um 1.9 cdti com 178km/h de média....... 11.2l/100.
entao se gastas mais de 6 litros a 150, eu gasto mais de 6 litros a 140! lol qual é a duvida?
isso do carro ser mais aerodinamico é que n me parece, o golf V é muito mais redondo... e outra coisa... o meu tem caixa de 6v, o que ajuda muito nos consumos a altas velocidades!
e outra coisa... eles anunciam 192km/h e nao 183 de velocidade maxima, mas já deu em plano 210 de ponteiro!;)
Parece-me que eles anunciam 187km/h ;)
E os 210km/h de ponteiro devem ser num falso plano...daqueles que não dá bem para distinguir, parece plano mas tem uma pequena inclinação...mas pode ser que eu esteja enganado! ;)
Andar no limite dos motores pode não lhe dar muita saúde se tivermos a falar de motores pequenos, principalmente diesel.
Agora existem motores e motores...
Se falarmos do poderoso 320 CDI que montado num Classe E fez um teste de resistência de longa duração no ano 2005, em que percorreu 100 mil milhas (mais de 160000km) na pista de Laredo, no Texas a uma velocidade média de 224km/h, já é outro campeonato... ;)
Só por curiosidade: um colega q tem um Golf TDI 105 cv, deste ano, andava a duvidar dos 5.6 l/100 indicados pelo computador de bordo. Fez as contas à mão e a média confirmou as suspeitas: consumo real de 6.1 l/100.
Com o meu 206 2.0HDI anuncia consumos de 6.5 de média e na realidade anda com consumos de 5.3. Em relação à autonomia com o depósito cheio diz 700 e tal e faço 900 e tal. Não se pode guiar muito pelos valores dos CB´s.
CUMPS
O meu Astra tem computador de bordo, mas calculo sempre à mão, até hoje a máxima diferença foi de 0,3 L\100, e foi uma altura que andei muito tempo sem fazer reset, e apenas a colocar pequenas quantidades de combustivel, o que faz com que aumente o erro.
Mesmo no que toca à autonomia, nos litros consumidos na totalidade, bate muito certo. Siemens Rula :D
Já agora, por curiosidade, qual é a formula mais correcta para calcular a média manualmente?
Atestas o depósito, consomes,voltas a atestar. Depois vês a quantidade de litros q meteste e os km que fizeste. A seguir: litros x 100 a dividir pelo nº de km e aí tens a média.
Metes combustível até "chegar à rolha", colocas o contador parcial a zero. E andas, depois, passados uns quilómetros atestas novamente o deposito até à rolha (até ao mesmo sitio onde estava antes), vês os quilómetros do contador parcial, vês quantos litros colocaste (que será o que consumiu) e depois é apenas uma regra de 3 simples.
Para andar X quilómetros levou Y litros, por isso para andar 100 leva k litros (k é a média).
Ou então, atestas, e depois andas 100 Km, voltas a atestar, e vês quanto leva. Tens é que ter o cuidado de atestar sempre até ao mesmo sítio. O ideal é mesmo até cima, para ser sempre da mesma maneira.
Já agora, por curiosidade, qual é a formula mais correcta para calcular a média manualmente?
Levas um bloco tamanho A6 e uma esferográfica para dentro do carro. A cada abastecimento que faças, tomas nota dos km que marca lá no conta-km, € gastos e preço/litro do combustível (a cotação agora vareia quase a cada dia).
Ao fim de 1.000 km fazes as primeiras contas: x litros (calculas 1º os litros totais que meteste nesses 1.xxx km) a dividir por 1.xxx km vezes 100 (que é para dar a média de y litros/100 km).
Ao fim de 3.000 km voltas a repetir as contas agora para 3.xxx km.
Aos 5.000 km voltas a fazer o mesmo, e chega... 5.000 km já dá uma média muitíssimo fiável. Agora o método rápido de encher o depósito, gastar até acender a luzinha da reserva, voltar a encher e fazer as contas, tem muitos erros associados.
Aos 5.000 km voltas a fazer o mesmo, e chega... 5.000 km já dá uma média muitíssimo fiável. Agora o método rápido de encher o depósito, gastar até acender a luzinha da reserva, voltar a encher e fazer as contas, tem muitos erros associados.
Pois, mas para esperar 2 meses para se fazer uma média é demorado. As médias "parciais" (encher/gastar/voltar a encher) já dão para ser ir tendo uma ideia, e pegar nos dados ao longo da vida do carro e fazer uma média "vitalicia". Eu no meu antigo CLIO 1.2 fiz ao longo da vida uma média de 6,3. Ainda tenho o registo disso tudo em excel...
Mas eu com esta "brincadeira" do atestar e fazer médias, no outro dia fiquei de olho numa coisa: acho que a bomba onde atestei andava a "medir a mais". Como não tenho ainda dados muito exactos fiquei só na dúvida. Eu explico...
Tenho vindo a notar que o CB indica sempre 1 a 2 litros a mais do que o gasoleo efectivamente gasto (pelo menos tem sido assim nos outros depósitos), pois quando vou à bomba em geral só consigo meter tipo 44 litros, quando CB me diz que gastei 45 ou 46.
No outro dia, nas bombas da BP em Lourel fiz o procedimento habitual de atestar até cima. E segundo a bomba consegui meter lá 47 litros [:0]. Pode ter sido o contador da bomba que mediu mal, pode ter sido o depósito anterior que não ficou bem cheio, etc. O que é facto é que achei estranho.
Seja como for, isto fez-me pensar que aquilo que assumimos como "certo" (os litros que a bomba marca), poderão nem sempre estar bem medidos....
Aos 5.000 km voltas a fazer o mesmo, e chega... 5.000 km já dá uma média muitíssimo fiável. Agora o método rápido de encher o depósito, gastar até acender a luzinha da reserva, voltar a encher e fazer as contas, tem muitos erros associados.
Pois, mas para esperar 2 meses para se fazer uma média é demorado. As médias "parciais" (encher/gastar/voltar a encher) já dão para ser ir tendo uma ideia, e pegar nos dados ao longo da vida do carro e fazer uma média "vitalicia". Eu no meu antigo CLIO 1.2 fiz ao longo da vida uma média de 6,3. Ainda tenho o registo disso tudo em excel...
Mas eu com esta "brincadeira" do atestar e fazer médias, no outro dia fiquei de olho numa coisa: acho que a bomba onde atestei andava a "medir a mais". Como não tenho ainda dados muito exactos fiquei só na dúvida. Eu explico...
Tenho vindo a notar que o CB indica sempre 1 a 2 litros a mais do que o gasoleo efectivamente gasto (pelo menos tem sido assim nos outros depósitos), pois quando vou à bomba em geral só consigo meter tipo 44 litros, quando CB me diz que gastei 45 ou 46.
No outro dia, nas bombas da BP em Lourel fiz o procedimento habitual de atestar até cima. E segundo a bomba consegui meter lá 47 litros [:0]. Pode ter sido o contador da bomba que mediu mal, pode ter sido o depósito anterior que não ficou bem cheio, etc. O que é facto é que achei estranho.
Seja como for, isto fez-me pensar que aquilo que assumimos como "certo" (os litros que a bomba marca), poderão nem sempre estar bem medidos....
Pois no meu caso como já disse várias vezes, são +- 3,5L!
Quando no CB diz que gastei 51,5L só consigo meter no depósito 48,00L, ora isto vai implicar sempre um erro por excesso nos consumos apresentados pelo CB na ordem dos 0,35L/100km.
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