Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Jantes de ferro vs jantes de liga leve

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    A jante de liga tem a vantagem de ser menos dúctil, logo não deforma tanto quando submetida a esforços (passeios, buracos, etc).

    Provavelmente não há grande vantagem no peso pois, embora a densidade do material seja menor, o volume usado acaba por compensar...
    Por experiência própria, acho exactamente o contrário... as jantes de liga (normais) são bastante mais susceptiveis de empenos e vincos por pancada... até chegam a saltar bocados da liga. Já nas de ferro, o empeno é mais raro e quando amolgam uma borda resolve-se à moda antiga... de martelo!!!
    O desempeno, quando acontece, também é mais fácil e barato de resolver, se a isto tudo acrescentar-mos o facto de as jantes de liga "normais" não apresentarem ganhos em termos de peso... servem para quê??? só para efeito estético... mas para isso já existem tampões que simulam muitissimo bem umas jantes... ao longe nem se topa e só se topa mais pk a jantes de ferro pretas que andam lá dentro não seguem os recortes exteriores.
    Será assim tão dificil fazer jantes de ferro normalissimas mas com algum sentido estético?
    Eu, por exemplo, tenho um RAV 4 de 96 com jantes de ferro que considero giras... mais giras que as de liga que se vendiam como extra à época.
    Lembro-me também das jantes de ferro do 106 Rallye, AX Sport pintadas de branco ou do Clio S também pintadas de branco... na minha opinião davam imensa graça aos carros e não precisaram de ser em liga.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
      Não, não são.
      estás a querer dizer que o principal constituinte numa JLL não é o ferro?

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por javelar Ver Post
        Acho isso bem pesado.. não sei bem quanto pesa o pneu em si.. mas as jantes interlagos do scirocco em 18' sem pneu pesam cerca de 11,4 kg, tendo em conta que são enormes e são bastante fechadas até não parece muito mau...
        Devem ser de uma liga das pesadas.
        Dei uma volta na net e fiquei com a ideia que uma boa liga leve faz jantes de 18" com cerca de 7Kg.
        Mas o mais leve que encontrei foram jantes de competição de 13" para pneus prá ai 315mm ou mais (barchetas e formulas) com 3,5Kg cada uma.

        São estas EVO:



        Aro em Aluminio forjado e centro em Magnésio maquinado.
        São só 13"... mas com esta largura têm que ter tanto ou mais material que umas 18 bem mais estreitas.
        Editado pela última vez por Automobilista; 16 July 2009, 13:19.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
          estás a querer dizer que o principal constituinte numa JLL não é o ferro?
          Se for... não é das "boas"!

          Mas podes fazer o teste do iman... se agarrar é pk tem ferro... se não agarrar é pk não tem!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
            estás a querer dizer que o principal constituinte numa JLL não é o ferro?
            Não sei o que o que é JLL.

            O que sei é que há por aí jantes (opcioniais pelo menos em quase todos os carros, nada do outro mundo portanto) cuja composição química é maioritariamente alumínio, obviamente com outros elementos de liga com vista a melhorar as suas propriedades mecânicas. E como já disse a diferença de peso para as jantes de ferro de dimensões equivalente são notórias.

            Jantes, jantes liga leve, especiais, tudo sobre a jante, marcas (ver "jantes liga leve")

            Jantes Aluminio - Fórum Motociclismo

            Pneus - Pneus para veículos automóveis (ver "jantes")


            Acho que só o aspecto/textura de algumas não deixam grandes dúvidas que o principal constituinte não é ferro com certeza, independentemente da % de Carbono.....

            BMW M6 Cabrio: Equipamento exterior

            Comentário


              #36
              Eu tenho as duas versões, em liga leve e em aço, ambas de origem,









              e as de liga leve são bem mais leves. Têm quase metade do peso das de aço.
              Em termos de condução não noto diferença absolutamente nenhuma, nem na direcção, nem em consumos, nem em nada.
              Editado pela última vez por MGomes; 16 July 2009, 13:24.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                Por experiência própria, acho exactamente o contrário... as jantes de liga (normais) são bastante mais susceptiveis de empenos e vincos por pancada... até chegam a saltar bocados da liga. Já nas de ferro, o empeno é mais raro e quando amolgam uma borda resolve-se à moda antiga... de martelo!!!
                O desempeno, quando acontece, também é mais fácil e barato de resolver, se a isto tudo acrescentar-mos o facto de as jantes de liga "normais" não apresentarem ganhos em termos de peso... servem para quê??? só para efeito estético... mas para isso já existem tampões que simulam muitissimo bem umas jantes... ao longe nem se topa e só se topa mais pk a jantes de ferro pretas que andam lá dentro não seguem os recortes exteriores.
                Será assim tão dificil fazer jantes de ferro normalissimas mas com algum sentido estético?
                Eu, por exemplo, tenho um RAV 4 de 96 com jantes de ferro que considero giras... mais giras que as de liga que se vendiam como extra à época.
                Lembro-me também das jantes de ferro do 106 Rallye, AX Sport pintadas de branco ou do Clio S também pintadas de branco... na minha opinião davam imensa graça aos carros e não precisaram de ser em liga.
                Bom nisso vais desculpar-me mas trata-se de características dos materiais que não podes refutar.

                Assim como quando tu dizes

                as jantes de liga (normais) são bastante mais susceptiveis de empenos e vincos por pancada... até chegam a saltar bocados da liga.

                Isto é uma grande contradição...um material ou é mais dúctil ou é menos dúctil...não pode ser as duas coisas ao mesmo tempo!

                Vamos por partes...a liga é de facto mais resistente, menos dúctil. Isso não a impede de dobrar, mas dobra menos que o ferro. Por isso é que referes que chegam a saltar bocados da liga -> pouca ductilidade, alta resistência. Suporta tensões mais altas ao choque que o ferro (nem vale a pena contradizer, são características implícitas aos dois materiais em comparação) mas, chegado a uma certa tensão, parte simplesmente, pois não é um material feito para dobrar.

                As de ferro são mais fáceis de arranjar...sem dúvida...mas empenam com facilidade e tornam-se pouco úteis para uma utilização intensa de um veículo.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                  Se for... não é das "boas"!

                  Mas podes fazer o teste do iman... se agarrar é pk tem ferro... se não agarrar é pk não tem!
                  Devo começar por dizer que nem sei para que me dei ao trabalho pois não costumo "falar de cor".

                  Mas para acabar com qualquer possível dúvida fui lá fora com um magnético verificar nas jantes de um carro...

                  Para quem ainda tiver dúvidas pode experimentar o magnético nestas jantes por exemplo... (do mais banal possível) e depois vem aqui contar a experiência. lol



                  (imagem retirada da net)

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                    O swift de origem traz jantes de liga leve que pesam menos de 5kg cada e são as que tenho. As do corsa não as pesei na balança mas quando as comprei, ao pegar nelas quase que me fugiam da mão porque não estava à espera daquela leveza todaPara falar a verdade não sei quanto pesa uma jante de ferro mas não deve ser assim tão leve.
                    Que jantes são essas que tens no Corsa?
                    São mesmo da Opel?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                      Que jantes são essas que tens no Corsa?
                      São mesmo da Opel?
                      Não, são umas speedline de 5 braços cujo modelo não sei e não consigo encontrar fotos.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                        (...)

                        Sendo as rodas peças móveis e, se assim se pode dizer, parte integrante do sistema de transmissão de potência, o acréscimo de peso em qualquer uma das partes (volante motor, veios transmissão, embraiagem, jantes, pneus, etc, etc) vai-se notar.

                        A propósito da ideia da instalação de um Turbo num motor NA li num site, um trabalho brasileiro (vale o que vale ) que num modelo que ja nao sei o nome, o acréscimo de 1Kg em cada uma das rodas da frente (motrizes) equivalia a colocar 113Kg de lastro, em 1ª velocidade.

                        (...)
                        "Kudos for BJ40"

                        Na verdade, faz todo o sentido. Tudo o que é peça que "gira" e mexe ou tem um movimento cíclico gera momentos e inércia, que no geral se opõem às mudanças de estado (travagem, aceleração, mudança de direcção). Sendo que a massa influencia directamente esses momentos e inércias, é lógico que tem uma elevada importância.

                        Podem sempre fazer o teste (a roçar o absurdo) de girar o braço o mais rapidamente possível com o punho vazio ou com o saco das compras da maria. Depois, vêm qual é que conseguem "travar" primeiro, ou com menos esforço.

                        Agora...se se nota na condução ou não...isso já é outra história, pois depende muito de caso para caso...algumas particularidades podem anular os efeitos benéficos da troca de ferro para liga leve, o que não significa que não se justifique.

                        Comentário


                          #42
                          Tenho umas jantes 13" que também me parecem mais leves que as equivalentes em ferro, mas não tenho a certeza não pesei numa balança.

                          Caso não sejam mais leves acho um pouco ridículo mas ok, ainda hei-de fazer o teste.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                            Devem ser de uma liga das pesadas.
                            Dei uma volta na net e fiquei com a ideia que uma boa liga leve faz jantes de 18" com cerca de 7Kg.
                            Mas o mais leve que encontrei foram jantes de competição de 13" para pneus prá ai 315mm ou mais (barchetas e formulas) com 3,5Kg cada uma.

                            São estas EVO:



                            Aro em Aluminio forjado e centro em Magnésio maquinado.
                            São só 13"... mas com esta largura têm que ter tanto ou mais material que umas 18 bem mais estreitas.
                            Olha que as jantes que falei também não são nada estreitas, levam pneus 235. Mas de qualquer maneira o mais leva que encontrei para estas medidas foi cerca de 9 kilos sem pneus..

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por javelar Ver Post
                              Acho isso bem pesado.. não sei bem quanto pesa o pneu em si.. mas as jantes interlagos do scirocco em 18' sem pneu pesam cerca de 11,4 kg, tendo em conta que são enormes e são bastante fechadas até não parece muito mau...
                              11,4 Kg não é propriamente leve, mesmo para uma jante 18'.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                11,4 Kg não é propriamente leve, mesmo para uma jante 18'.
                                Eu também acho que até é para o pesado.. mas não acredito é que jantes de ferro do mesmo tamanho sejam mais leves...tendo em conta que um user pesou umas de 14' com pneus e deu 15 kg

                                Comentário


                                  #46
                                  Estão a meter tudo no mesmo saco, desde jantes antigas, com jantes recentes réplicas e jantes originais.

                                  Basicamente, jantes de aluminio originais pesam menos do que umas em ferro.

                                  O caso já dado aqui do Swift é mesmo extremo, pois a jante (Speedline) é estupidamente leve e do melhor que se fez OEM.

                                  Ah, e cuidado com as comparações feitas com diferentes marcas/modelos/medidas de pneu, pois a variação de pesos destes tb é grandita.

                                  Comentário


                                    #47
                                    ... falaram de jantes de liga leve .. mas em minha opinião concordo com alguns dos users ..
                                    De leve nada têm e na maioria dos casos resistencia tambem é inferior ás de ferro .

                                    Já ouviram falar de jantes de ligas plásticas .. ?!
                                    Existem uns LIBERATEUR com pneus de 4 metros de diâmetro que as usam á anos para cargas extremas .

                                    Máquinas de pedreira .. lol

                                    Já agora quem quiser jantes de ferro com estilo que bate qualquer uma de liga .. faça uma busca no google em algumas companhias chinesas .

                                    Fabricam jantes de raios com adaptadores centrais adaptaveis a qualquer tipo de furação .
                                    Os preços começavam nos 150 euros minimo e escalonava para lá dos400 euros por jante conforme os acabamentos a personalização da jante .

                                    O sitio que vi tinha uma data de carros modernos entre ferraris recentes , alfas , porsches , balangadãs .. lol

                                    Enfim é só pedir que os moços fabricam .

                                    Comentário


                                      #48
                                      Meus Amigos umas boas jantes de liga leve (liga de Magnésio), são muito mais leves que umas jantes de 'Ferro'.

                                      As jantes de liga de Magnésio não enpenam, devido a terem uma resistência mecânica muito superior, em caso estremo parte um bocado, as de ferro empenam a subir passeio, nos buracos, etc...obviamente umas jantes de magnesio são caras, são utilizadas em desportivos, competição, ou em quem queira investir a serio num veiculo.

                                      As jantes de liga leve que equipam a maioria das viaturas actuais, o meu incluido, são ligas de Aluminio, nem chegam ao que antigamente chamavam duro-aluminio, como todos sabem o Aluminio é um metal mais 'macio' que o ferro logo tem de se aumentar a quantidade de Aluminio para obter a mesma resistencia do Ferro, deste aumento de material advem o facto de algumas jantes de Aluminio serem mais pesadas que as equivalentes em ferro, por outro lado também à jantes em Ferro muito leves, como as de origem dos Peugeot 106, que são feitas da chapa tão fina que andam sempre a empenar, acredito que as equivalentes em Aluminio sejam mais pesadas mas poupa em empenos e ter de trocar jantes.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                        Meus Amigos umas boas jantes de liga leve (liga de Magnésio), são muito mais leves que umas jantes de 'Ferro'.

                                        As jantes de liga de Magnésio não enpenam, devido a terem uma resistência mecânica muito superior, em caso estremo parte um bocado, as de ferro empenam a subir passeio, nos buracos, etc...obviamente umas jantes de magnesio são caras, são utilizadas em desportivos, competição, ou em quem queira investir a serio num veiculo.

                                        As jantes de liga leve que equipam a maioria das viaturas actuais, o meu incluido, são ligas de Aluminio, nem chegam ao que antigamente chamavam duro-aluminio, como todos sabem o Aluminio é um metal mais 'macio' que o ferro logo tem de se aumentar a quantidade de Aluminio para obter a mesma resistencia do Ferro, deste aumento de material advem o facto de algumas jantes de Aluminio serem mais pesadas que as equivalentes em ferro, por outro lado também à jantes em Ferro muito leves, como as de origem dos Peugeot 106, que são feitas da chapa tão fina que andam sempre a empenar, acredito que as equivalentes em Aluminio sejam mais pesadas mas poupa em empenos e ter de trocar jantes.
                                        e novidades há?

                                        Qual 106? se é do Rallye que estás a falar... não concordo. Acho-as até bastante resistentes. Convivo regularmente com um 106 Rallye de 1994 que já leva quase 200.000Km e mantem as jantes de origem... já mandou uma vez desempenar uma jante... uma jante em 15 anos, não me parece mau.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                          e novidades há?

                                          Qual 106? se é do Rallye que estás a falar... não concordo. Acho-as até bastante resistentes. Convivo regularmente com um 106 Rallye de 1994 que já leva quase 200.000Km e mantem as jantes de origem... já mandou uma vez desempenar uma jante... uma jante em 15 anos, não me parece mau.

                                          Não, as jantes do 106 Rally são diferentes, era um 106 XR de 1992, e era a minha esposa que andava com ele, não subia passeios, mas também não se desviava dos buracos só se fossem grandes, mandar desempenar jantes(a martelo) e calibrar rodas perdi a conta, depois trocou-se a da frente direita com jante suplente, mais tarde comprei outra jante para o outro lado, eram baratas, são aquelas de 3 furos.
                                          As do 106 Rally, se forem as brancas de origem, são diferentes no feitio e mais robustas são umas jantes engraçadas.
                                          Nunca comprei jantes de liga leve por causa dos 3 furos, as jantes Peugeot 106 que eu gostava eram de 4 furos, teria que alterar cubos, iria ficar carote, morreu como de origem com jantes de aço com os tampões originais e Michelin's.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X