Chega ao mercado o Siena Tetrafuel, primeiro modelo nacional a sair de fábrica apto a consumir quatro tipos de combustível: álcool hidratado, gasolina brasileira (que atualmente possui 20% de álcool), gasolina pura (como a existente em outros países da América Latina e na Europa) e gás natural veicular, ou GNV. Uma única central eletrônica gerencia o uso das quatro opções de forma integrada, alternando-os de acordo com a necessidade, sem interferência do motorista. O sistema de gerenciamento, desenvolvido pela Magneti Marelli, prioriza a economia obtida com o GNV, mas, quando os sensores da central detectam a necessidade de torque extra -- como para uma ultrapassagem ou ladeira íngreme --, a comutação para combustível líquido é automática. A Fiat não informou sobre potência, torque, desempenho e consumo do motor de 1,4 litro
Cada um dos dois cilindros de GNV possui capacidade para 6,5 metros cúbicos a 200 bar de pressão. Como ficam no porta-malas, a suspensão traseira foi dotada de molas específicas, assim como a dianteira, onde também se adotou um estabilizador de maior diâmetro. Foi alterada a atuação dos freios traseiros e o quadro de instrumentos ganhou indicação do nível de GNV, advertência de baixo nível de gás e aviso de avaria no sistema. A partida é sempre feita com combustível líquido. Porém, se o volume de líquido no tanque for inferior a 4%, será feita com GNV. O sistema Tetrafuel é instalado pela fábrica e o Siena mantém a garantia de um ano sem limite de quilometragem (cinco anos para a carroceria). A versão vem de série com direção assistida, vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico, que são opcionais no ELX 1,4
"álcool hidratado, gasolina brasileira (que atualmente possui 20% de álcool), gasolina pura (como a existente em outros países da América Latina e na Europa) e gás natural veicular, ou GNV"
se se considerar a gasolina brasileira como mistura de gasolina pura mais 20% de alcool, tecnicamente aceita três tipos de combustível, variando-se a calibragem da porcentagem de alcool
A Magnetti Marelli, conceituada empresa italiana de sistemas para construtores automóveis (iluminação, escapes, suspensões, motores, foi quem desenvolveu o motor JTD para a Alfa Romeo, por exemplo.), acaba de anunciar o lançamento no Brasil (para 2009), pela 1ª vez, um sistema que funciona a 4 tipos de combustível!
Tem a designação de TetraFuel e o marca/modelo é o FIAT Siena.
Por enquanto é um 1.4 (1396cc) de 80cv, com veloc. máx. de apenas 165km/h.
Funciona a:
1.Gás;
2.Alcool;
3.Gasolina misturada com alcool;
4.Gasolina.
A maior inovação consiste na gestão electronica (centralina) que alterna o combustível usado, sem a necessidade do condutor carregar em botões.
No Brasil tem toda a lógica o uso do alcool (cultura da cana-de-açúcar) e assim esta tecnologia faz ainda mais sentido, pois pode ser facilmente adaptada à conjuntura de preço, oferta, postos de abastecimento, etc.
Fiquei com uma duvida. Este carro vai ficar com 2 depositos, uma para o metano e outro para o liquidos, sejam eles gasolina, E85 ou E100, correcto?
Será que o rendimento não será afectado por essa mistura de liquidos no deposito? É que num Nissan Sunny de 1992 nota-se a diferença entre as marcas de combustivel (BP, Repsol ou Jumbo), de modo que fiquei curioso quanto às misturas no Fiat.
Fiquei com uma duvida. Este carro vai ficar com 2 depositos, uma para o metano e outro para o liquidos, sejam eles gasolina, E85 ou E100, correcto?
Será que o rendimento não será afectado por essa mistura de liquidos no deposito? É que num Nissan Sunny de 1992 nota-se a diferença entre as marcas de combustivel (BP, Repsol ou Jumbo), de modo que fiquei curioso quanto às misturas no Fiat.
Ha dois depósitos separados: o de gasolina/etanol (que podem ser misturados em qualquer proporção). Os do GPL fica no porta-malas!
se se considerar a gasolina brasileira como mistura de gasolina pura mais 20% de alcool, tecnicamente aceita três tipos de combustível, variando-se a calibragem da porcentagem de alcool
mas diz-se 4 para criar impacto
Negativo, ele roda com os 4 combustíveis e não é Marketing.
Se você pegar um carro Brasileiro e abastecer com gasolina sem álcool ( Metano) com pouco tempo o motor estar a ir embora. ( Resumindo, Funde )
Agora a Renault bobiou, poderia muito bem chamar de tricombustível.
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