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    #61
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    Protótipo estático:

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      #62
      O vídeo com os três vencedores que tiveram o prazer de dar umas voltas no carro.

      YouTube - dontblogaboutthis.com: The Event

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        #63
        O video não é propriamente sobre o carro mas resolvi postar aqui.

        BMW Efficient Dynamics

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          #64
          BMW’s Vision ED-based Sports Car Likely to Cost Around US $200,000

          Back in November, BMW confirmed that a hybrid sports car based on its Vision EfficientDynamics Concept would enter production in 2013. However, the Bavarian automaker did not disclose any details about the price of its 'green' performance machine. Now, according to a report from InsideLine citing the BMW Sales and Marketing Director, Ian Robertson, the production version will cost a little under £150,000 [or US$234,000 / €177,000] in the UK, which suggests a price tag of around $200,000 for the States.

          Speaking at the BMW 1-Series M Coupe’s launch event in London, Mr. Robertson said the price would be “less than £150,000 ($240,000)” adding that "we [BMW] haven't finalized price point yet, but it will compete with Ferraris and high-end Porsches".

          Should this be the case, the Vision ED will be cheaper than the 2013 Mercedes-Benz SLS E-Cell, rumored to cost around $250,000 when it hits the market in 2012.

          The concept car boasts a 1.5-liter diesel engine and two electric motors for a total system output of 328 horsepower. The sprint from 0 to 100 km/h (62 mph) takes just 4.8 seconds, while average fuel consumption is an equally impressive 62.6 mpg US.

          The company official also stated that the road legal version will “redefine how we look at high-performance sports cars”, so it’s possible that the diesel-electric setup will be kept.
          Fonte: CarScoop

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            #65
            BMW: la Vision Efficient Dynamics di serie si chiamerà i8

            Il modello di serie che deriverà dalla BMW Vision Efficient Dynamics, prototipo che la casa bavarese presentò al Salone di Francoforte del 2009, si chiamerà BMW i8, secondo un’anticipazione lanciata ieri dai colleghi olandesi di AutoInternationaal. La i8 avrà il ruolo di antesignana, anche in termini di criteri di denominazione.

            Dopo di lei infatti, anche i futuri modelli caratterizzati da una spiccata propensione “ecologica” porteranno nel nome la “i”, accompagnata da una cifra. Con la nuova sportiva, si introdurrà dunque una vera e propria gamma parallela a quella tradizionale, da cui verrà distinta anche in termini di denominazione, per l’appunto. La BMW i8 dovrebbe essere presentata nella sua veste definitiva nel corso del 2013, un anno dopo le rivali Audi R8 e-tron e Mercedes SLS AMG E-Cell.
            Fonte: auto|blog.it

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              #66
              Faz sentido a designação dado que a BMW patenteou recentemente as designações "i" para alguns dos futuros modelos.

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                #67
                YouTube - Spotted by a TSer

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                  #68
                  Meanwhile, in Northern Sweden...











                  Fonte: CarsSpyPhotos

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                    #69
                    Reparem no 2º vídeo a partir do 1:20

                    YouTube - First spy video of BMW i8 hybrid sports car (1/3)

                    YouTube - First spy video of BMW i8 hybrid sports car (2/3)

                    YouTube - First spy video of BMW i8 hybrid sports car (3/3)

                    Fonte: Autoblog en Español

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                      #70
                      Acho a frente e o perfil deste carro fantásticos

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                        #71








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                          #72
                          YouTube - BMW i8 spied sliding on ice

                          Comentário


                            #73
                            espanta-me este modelo chegar à produção tão semelhante ao concept.

                            uma daquelas raras vezes em que se vê algo a quebrar o molde.
                            Depois de ter assustado meio-mundo com as superfícies dinâmicas, vamos entrar num período desconstrutivista.

                            As consequências do trabalho do Bangle ainda se fazem sentir na indústria, e apesar de termos visto muitos atentados ao bom gosto e ao bom styling por parte de muita boa gente, as superfícies dinâmicas parecem estar a "encontrar-se", conseguindo melhor equilibrio entre o dinamismo das mesmas, a profusão de linhas que geram , o que tem originado propostas mais elegantes.

                            E agora, a BMW quase esquece aquilo que fez e lança nova pedrada no charco, com este estilo por camadas, desconstruindo o monobloco que é o automóvel actual.
                            Apesar de parecer um desenvolvimento formal quase contra-natura, como já tenho dito em diversas ocasiões, existem sempre diversas soluções para um mesmo problema, e neste caso, o problema aerodinâmico é resolvido de forma original, com camadas de "pele", referentes aos mais diversos materiais usados, e todas elas moldadas de modo a cumprirem o seu papel eficazmente na redução de atrito.

                            Brilhante, como a resolução de um problema pode dar origem a uma nova linguagem visual. Como em qualquer boa solução de design, estilo e função em perfeita harmonia.
                            Claro que algumas daquelas superfícies "torcidas" só devem ser possiveis graças à fibra de carbono, pelo que não prevejo a curto prazo, este tipo de solução influenciar da mesma forma o resto da industria, como o fez o estilo do Bangle, que era algo bem mais acessivel no que toca à produção.

                            Como já tenho dito, também, não precisamos de andar a recriar ad-nauseum as soluções do passado, quando as possibilidades materiais e tecnológicas nos permitem hoje criar formas impossiveis de alcançar à poucas décadas.

                            Ainda existe espaço para realmente evoluir, e este BMW parece algo digno do século em que estamos e não apenas timidas evoluções de coisas com 2 ou 3 décadas.
                            E precisamos de soluçoes de design, não apenas soluções de estilo. Venham mais como este.

                            Comentário


                              #74
                              Mission: Impossible 4

                              Segundo consta, o carro entra no filme e com ele estava um Série 6 dos novos.











                              Neste caso, as filmagens estavam a decorrer em Mumbai, na Índia.

                              Fonte: Autoblog

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                                #75

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                                  #76
                                  ssmnp (ou alguém da moderação), acrescenta ao título "e modelo de produção i8".
                                  Vi-me grego para encontrar este tópico porque o título não ajuda muito e está desactualizado.
                                  Renders:


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                                    #77
                                    Já podiam actualizar o título, senão custa a encontrar o tópico.
                                    La generación i de BMW ya está aquí. Parece mentira que la dichosa tercera vocal se haya convertido en insignia de todos los que intentan hacer un producto "tecnológico, moderno, creador de tendencia, del siglo XXI", desde el iMac y el iPod hasta el iPañal...

                                    Pero bueno, centrémonos y no nos vayamos por los cerros de Úbeda (provincia de Jaén). Aquí tienes el primer vistazo a los dos prototipos conceptuales de los BMW i3 e i8 que podremos ver en persona en el Salón de Frankfurt. Y lees bien, son prototipos conceptuales, no unidades exactamente iguales a las que veremos cuando lleguen a la producción, aunque si no estamos mal informados, las diferencias entre lo que vemos aquí y los modelos definitivos serán de detalle y poco más.

                                    Vamos a analizarlos uno por uno.


                                    El i8 es harina de otro costal. La evolución sobre el concepto original es "para bien", y se consigue un deportivo de líneas muy modernas pero al mismo tiempo compensadas, musculosas, deportivas. A diferencia del i3, que es un híbrido de autonomía extendida, eléctrico en su formato de propulsión, el i8 será un hibrido enchufable, equipado con un motor turbo de 1,5 litros de gasolina que le otorgará 220 caballos.

                                    Este pequeño propulsor se combinará con otro eléctrico, de cifras no desveladas, para permitir un cero a cien en menos de cinco segundos, y un consumo combinado medio de tres litros a los 100 km, lo que no está nada mal. Según entendemos de la nota de prensa, tanto el motor de combustión como el eléctrico se sitúan bajo el capó delantero, pero el eléctrico (el mismo del i3) sólo impulsa las ruedas delanteras (autonomía máxima en este modo "puro eléctrico" de 35 kilómetros), mientras que el de combustión mueve las traseras.


                                    El i8 contará con un reparto de pesos 50/50, por lo que su dinámica de conducción debería estar a la altura de BMW. Sobre precios nadie habla, aunque dadas sus especificaciones (fibra de carbono, tren motriz híbrido eléctrico), el i8 no puede ser barato...

                                    Más sobre estos dos innovadores y arriesgados conceptos a finales de septiembre, desde el Salón de Frankfurt, si es que no se escapa alguna foto de verdad antes...

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                                      #78

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                                        #79

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                                          #80

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                                            #81

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                                              #82
                                              Nota de Imprensa BMW com toda a informação

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                                                #83
                                                Here are the first videos of the all-new BMW i3 andBMW i8 unveiled earlier in Frankfurt, Germany. The new BMW i3 and BMW i8 plan to disrupt the electric and hybrids segment delivering not only high-efficiency, but also performance.
                                                The i3, previously known as Megacity Vehicle, is based around a light CFRP body structure and rides on a predominantly aluminum chassis. The i3 produces 168 horsepower and 184lb ft of torque, and it has a top speed of 93 mph (150 km/h). It accelerates from 0 to 100 km/h (62 mph) in 7.9 s.
                                                At 349 horsepower and nearly 80 mpg fuel consumption, the BMW i8 will set a benchmark in the performance segment. BMW says the i8 runs a 0-62mph in just 4.6 sec – 0.3 sec faster than the M3 Coupe.

                                                Videos: BMW i3 and BMW i8
                                                Mais vídeos



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                                                  #84
                                                  The weight of 1480kg is the equivalent to a power-to-weight ratio of 236 horsepower per 1000 kilograms.
                                                  BMW i8 measures 4632mm in length, 1955mm in width and 1280mm in height, comparable to the 3 Series coupe in dimensions.
                                                  Length/Height/Width L 4632 mm, H 1280 mm, W 1955 mm
                                                  Wheelbase 2800 mm
                                                  Kerb weight 1480 kg
                                                  Output 260 kW /550 Nm system output of which petrol engine: 164 kW / 300 Nm of which electric motor: 96 kW / 250 Nm
                                                  Top speed 250 km/h / 155 mph governed
                                                  Acceleration 0-100 km/h / 62 mph 4.6 s
                                                  80-120 km/h / 50-75 mph 4.0 s
                                                  Fuel consumption (EU cycle): 2.7 l/100 km / 104 mpg imp (66 g CO2)
                                                  Electric range approx. 35 km / 20 miles
                                                  Battery charge time Standard: 1:45 h for 100% charge
                                                  Luggage compartment approx. 150 litres
                                                  No. of seats 2 + (2)
                                                  Interior do i8 concept:
                                                  Editado pela última vez por BLADERUNNER; 29 July 2011, 12:44.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Ao vivo de Munique:


                                                    Agora iremos ver a substituição dos painéis laterais das portas por metal, dos retrovisores e do interior. Mas as formas finais já lá estão.

                                                    Quanto ao logo "i" será igual ao da BMW, mas com um aro azul em redor. O azul será a cor que identificará a marca "i" em diversas das suas vertentes.

                                                    Render do modelo de produção:

                                                    Comentário


                                                      #86




                                                      Comentário


                                                        #87

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Comparativo estético entre o BMW i8 concept e o Audi R8.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Especificando aqui um pouco o i8.

                                                            Sem dúvida, o cartão de visita mais desejável para todas as novidades que a gama i traz, apesar do i3 ser aquele que realmente necessita de convencer.
                                                            Tal como já tinha falado sobre o Vision ED, o estilo a tender para um desconstrutivismo pode ser "the next big thing" no que toca ao styling automóvel.
                                                            No caso do i8, estilo e função fundem-se harmoniosamente, dado o papel fulcral na aerodinâmica do veículo que cada camada de pele tem.
                                                            A traseira é particularmente fascinante de analisar nesse aspecto.
                                                            Temos "flying butresses" como no Ferrari 599, os próprios farolins assumem-se como pequenos spoilers, e todos estes elementos distintos, de grande qualidade estetica e funcional, apesar de fisicamente separados, conjungam-se num todo único e coeso.
                                                            O estilo dado por estas camadas sobrepostas e elementos individuais, é bastante dinâmico e fluido, e apesar do estilo resultante não dar aquela ideia de depuração minimalista e limpeza que tantas vezes defendo, dado as diferentes peças distintas que formam o corpo, o resultado final é excelente na obtenção de algo que falta no desenho de muitos carros hoje em dia. Propósito.

                                                            Com carros a partilhar plataformas e um sem número de componentes, cabe aos estilist... correcção, designers, providenciar carroçarias que os façam distinguir dos seus irmãos.
                                                            Resultado: os estilos que marcam a realidade automóvel de hoje acabam por ser excessivamente decorativos. Ou seja, são trabalho que mais facilmente poderíamos associar ao Design Gráfico, mais precisamente na definição de identidades corporativas. Carro X tem de ser identificado à marca Y e não ao modelo irmão da marca Z, apesar de serem o mesmo modelo.
                                                            Isto provoca que temos linguagens estilisticas que apenas servem propósitos visuais, e até nem poderão ser a melhor opção quando se tenta misturar outros requisitos que uma carroçaria deveria oferecer, como questões relacionadas com aerodinâmica, acessibilidade ou visibilidade.

                                                            O que vemos no i8, e não sei se posteriormente poderei dizer isto de outros modelos que adoptarão esta linguagem (o estilo e a funcionalidade nasce com o Vision ED, antecessor directo do i8, e por isso, sabemos que funciona), é, um excelente exemplo de como esses requisitos podem ser cumpridos sem que isso signifique a ausência de inovação ou valor estético (ver os outros eco-veiculos já em produção).
                                                            O estilo não permite adivinhar que contribui para valores de drag bastante baixos. No geral, modelos com valores de Cx baixo, tendem para formas ovoides e ausência de "escultura". Acabam por parecer naves espaciais saídas de uma qualquer obra de ficção cientifica dos anos 50.
                                                            O i8 traz uma dose de dinamismo e tridimensionalidade, que apenas costumamos encontrar em algumas máquinas mais exóticas. E fá-lo de forma apelativa, apesar de ser expectável que seja um estilo que encontre resistência.

                                                            A extensa área vidrada lateral, como tinha dito no tópico do i3, é algo explorado por muito boa gente já faz muito tempo, mas até agora sem aplicação prática. Teremos que esperar pelo modelo de produção para ver se se mantém. Não acredito que o i3 a aplique (esperemos que resistam à tentação de colocar paineis plásticos pretos, como vemos em coisas como o Volt), mas dado o carácter mais exclusivo do i8, com um pouco de sorte a coisa chega até nós. Casa extremamente bem nesta lógica visual. É apenas mais uma Layer que funde de forma excelente necessidades práticas como visibilidade e até luminosidade no habitáculo; e visuais, ajudando a aligeirar todo o perfil, reflectindo até a lógica lightweight da sua concepção.

                                                            Pode-se dizer que 1480kg não é propriamente leve.
                                                            Mas 2 motores mais pack de baterias e as dimensões que tem (maior que o série 3 coupé), conseguir menos de 1500kg até é muito bom, quando comparado por exemplo com o 1M, que pesa 1495kg, tem uns 10-15cv a menos, e é bem mais compacto.
                                                            Se os rumores se confirmarem, veremos com base no i8, um desportivo que dará origem ao sucessor do M1, motorizado de forma mais convencional, e sem o lastro das baterias, poderá mesmo ainda ser mais leve que este. E isso deve dar algo que pensar à concorrência. Só o 911, actualmente, consegue ter pesos abaixo dos 1500kg

                                                            Ainda continuo um pouco surpreendido com o caminho que a BMW levou com estes modelos.
                                                            Pode ser que no final a montanha acabe por parir um rato, mas pelo menos sabemos que a nivel tecnológico é isto que já estamos a ver.
                                                            Mesmo que no final, acabemos com coisas mais convencionais do ponto de vista estético, pelo menos as entranhas já estão salvaguardadas, e com isso, possibilidades para mudanças mais drásticas na forma como os automóveis são concebidos e produzidos.

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                                                              #90
                                                              Se ao nível tecnológico a BMW está a apresentar uma autêntica revolução através da apresentação de produtos resultantes de 1 década de exploração da Fibra de Carbono nas suas mais variadas “confecções”, ao nível estilístico assistimos ao esforço titânico de dar primazia à “Função” arrastando a “Forma” atrás de si. E tudo isto sem perder a qualidade estética, abrindo novos horizontes formais no mundo automóvel.

                                                              O repensar do objecto locomotivo desta forma obrigou os designers a fazer um delete logo no início do processo projectual dando mais atenção à Biónica para enriquecer os seus conhecimentos no campo da morfologia e da métrica do mundo material circundante. Factores como a aerodinâmica e o peso estruturaram todo o trabalho estético, técnico e tecnológico conduzindo à invenção de novas soluções sintetizadas nos produtos que agora nos apraz apreciar.

                                                              Facilmente notamos que estamos perante a descendência do concept M1. Se no concept “Vision” um conjunto de planos esvoaçantes ondulavam soltos sobre a carroçaria com folhas e superfícies laminadas que terminavam em arestas vivas, neste concept “i8” os planos aproximam-se do miolo do carro e alguns até se colam a ele, enquanto diversas arestas proeminentes simplesmente desapareceram. De acordo com esta evolução conceptual, será de esperar que futuramente surja um modelo de produção com menos superfícies flutuantes num bloco mais uniforme, embora esteja verdadeiramente crente que o veículo não irá sofrer muito mais alterações.

                                                              Infelizmente acredito que os negros irão desaparecer parcialmente ou mesmo por completo, enquanto o sistema de luzes azuis também não deverá ter um destino diferente. A imagem de marca ficar-se-á pelo aro azul em redor do logótipo. As jantes – também sem o azul ciano – deverão ficar com uma bicoloração e o aspecto dinâmico que valoriza ainda mais o carro e deverão contribuir para uma maior eficiência energética oferecendo menor resistência ao vento.
                                                              As ópticas dianteiras cavernosas escondendo os “angel eyes” quadrangulares debaixo do sobrolho saliente do capô, conferem-lhe uma presença extremamente agressiva e viva, sem ter de recorrer a formatos de faróis rocambolescos. As ópticas traseiras ainda são um mistério por desvendar, mas dá a ideia que serão bem integradas no conjunto bebendo da clareza e síntese formal que constituem o modelo.

                                                              No interior está toda a linguagem plástica BMW, mas carregada de algumas folhas de “cristal” que provavelmente irão desaparecer. Só falta saber como irá o interior resultar no modelo de produção e quais o materiais e cores a serem aplicados para distinção desta nova linha.

                                                              Um carro que parece ter sido moldado pelo vento com curvas violentas provocando pontas “soltas” que chicoteiam dando a sensação de grande velocidade, aparenta suavidade. Tudo ali parece simples aerodinâmica aplicada. Continuo a achar magnífica a inclinação da dianteira e o arredondado que projecta o “nariz” para a frente. O lençol de folhas cobre uma volumetria compacta foi propositadamente deixada a descoberto. Ali não se faz um monobloco e depois enche-se de acessórios como pára-choques, ópticas volumétricas, grelhas, listeis, invólucros de farolins, aros e afins. A linguagem plástica rege-se pelo encontro de planos. Nada aparentemente mais simples.

                                                              Embora aos olhos do observador mais descuidado, este possa aparentar ser um produto complicado, facilmente se percebe que a sua génese segue um depurado método conceptual evocando os pressupostos desse grande designer que foi Bruno Munari, que achava “que tudo se devia resolver com simplicidade” favorecendo a funcionalidade dos objectos. Afinal, muitos floreados a encher para quê? E, no fim, funciona!

                                                              Voltar ao início redescobrindo o automóvel como um produto formal e funcional, foi a maior vitória da equipa que esteve por trás destes projectos e que obrigarão toda a indústria automóvel a começar a pensar diferente; a pensar “i”nteligente.

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