Olá, no inicio do ano comprei um carro Ford Focus 1800 TDDi - 90 cv do ano 2000, o carro tinha cerca de 205000 km, mas o motor apenas tinha 54000, quando o comprei assumi logo que passados uns quilómetros teria que substituir a embraiagem, ainda durou cerca de 10.000 km, mas tive de a substituir a semana passado. O trabalho foi todo realizado com equipamento de origem, e para além da embraiagem, substitui o enrolamento de encosto, óleo de caixa e uma série de retentores. Antes de substituir a embraiagem notei uma ligeira vibração no carro quando em 4 ou 5 velocidade me aproximo dos 100 km/h, quando ultrapasso este valor essa vibração deixa de existir. Depois de trocar a embraiagem esse problema manteve-se. Gostaria de saber qual a origem desta vibração e se é algo de grave.
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Vibração quando passo dos 100 km/h
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citação:Originalmente colocada por Eliselotus
nao é bem assim porque depende das frequencias da vibraçao.
se conduzires um carro com rodas descalibradas, so sentes a vibraçao dentro de um intervalo de velocidades! (tipo 80-110 ou 100-120 ou assim). acima e abaixo nao sentes
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Inicialmente pensava que estava relacionado com as rotações do motor, mas depois de alguns testes apercebi-me que estava relacionado com a velocidade e no intervalo [85;105] km/h.
Quanto aos pneus, substitui os quatro pneus à um mês, na altura o mecânico alinhou a direcção e calibrou as rodas e disse-me que as jantes estavam bastante empenadas e até me sugeriu que trocasse por umas jantes que tinha lá, mas optei por não o fazer. Depois disso troquei a embraiagem e voltei a alinhar a direcção. Depois da troca dos pneus não me apercebi da vibração que agora descrevo, mas a verdade é que comecei a senti-la antes de troca da embraiagem e pensava na altura que o problema era derivado da embraiagem, mas o problema continua.
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Se sentes a vibração ao redor dos 100 km/h e tanto faz ser em 4ª como em 5ª (regimes de rotação diferentes no motor), então não me parece ser nada de grave (embraiagem, caixa, transmissões, etc.).
O problema estará algures nas rodas, jantes empenadas, pneus ovalizados ou danificados internamente (é preciso desmontá-los das jantes e inspeccionar). Como já equilibraste os pneus (e o equilíbrio, em princípio, estará tão bom quanto o possível), tenta trocar as rodas da frente com as de trás (numa casa de pneus é rapidíssimo) para ver se a vibração se mantém igual ou se agora mudou de velocidade ou até se desapareceu.
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Com pneus novos, e com a calibração, o técnico da casa de pneus deve ter tentado minimizar o empeno ao máximo.
O problema é que as jantes empenadas podem ter um gasto assimétrico dos pneus e então podem ter começado outra vez a vibrar.
Basta um dos pesos ter caido de só 1 roda e começa logo a vibrar.
Claro que com as rodas muito empenadas podem haver danos nas suspenssões.
Eu no czt com apenas 7.000km tinha uma jante empenada, e estava muito pouco, mas já fazia vibrar bem o carro aos 110Km/h. Depois apartir dos 130 já não se notva.
Mandei reparar a jante e ficou impecável.
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Queria acrescentar um dado que a mim parece-me importante, a vibração que descrevi só se sente quando o carro está em tracção, ou seja quando está a subir e ou a desenvolver. A descer, quando a tracção não é muito elevada ou quando desengato o carro essa vibração não se sente. O problema será jantes empenadas ou poderá indicar algum problema de caixa de velocidades?
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