Esta semana tive a hipótese de fazer um "test-drive" de longa duração com uma Mazda 6 SW.
A carrinha tem um 2.0 a gasóleo de 140 cavalos e é o nível de equipamento Sport.
Acho a estéctica atractiva, fruto de uma frente agressiva e desportiva, com umas grandes jantes de 18 polegadas, com barras cinzentas no tejadilho, cromados quanto baste para fazerem contraste com o preto que lhe dá cor.
Por fora apenas acho "estranha" a forma como as luzes traseiras se "encaixam" no conjunto, mas nada que não nos habituemos.
Abrir a bagageira é sinónimo de boa capacidade para malas, carrinhos de bébé e o que mais uma família possa imaginar. Está bem acabada e é funcional.
Passando para o interior da carrinha, achei que tinha bastante espaço, bem acabado e acima de tudo com algum luxo, fruto da pele (ou pseudo-pele) e com um ou outro mimo. A consola central é bonita, mas dá-me a sensação que com o tempo se tornará "cansativa" para o seu utilizador, talvez pudesse ter menos luz na parte do interface multimédia.
O primeiro senão...instalo-me e fico com a cabeça a bater no tejadilho...que raio?????????? Lá tive de descer mais o banco e nada....tive de deitar mais as costas para que a cabeçorra não encontrasse o tejadilho a cada ressalto da estrada. Dou à chave e uma surpresa. Ao contrário da noção que tinha e vinha sendo reforçada, não achei a carrinha nada pastelona em baixas, julgo que é mais um hábito à dureza dos pedais. A caixa é boa. É dura, não é um prodígio de precisão, mas transmite um agradável feeling ao tacto e para quem, como eu não costuma ter uma sexta, torna-se engraçada. Claro que nos primeiros kms, de vez em quando saltava uma 4ª em vez da 6ª, mas como ia devagar, nada de sobressaltos.
Com 4 adultos dentro, e em AE, mantém bem os ritmos elevados, mas isso paga-se na bomba. A primeira parte da viagem viu uma média de 8,9.
A ajuda do AC é decisiva, mas quer-me parecer que o DFP também tem uma palavra a dizer. Resultado da semana ---média de 8,7, com cidade do Porto e Ae para cima e para baixo. Não achei muito, já que para cima e para baixo foi sempre com 4 adultos, AC ligado e muito carregada na volta, mas mesmo assim, creio que podia ser mais poupada.
Dentro da cidade (Porto, neste caso) achei que as dimensões me iam dificultar a vida, mas os sensores de estacionamento e a direcção dão uma grande ajuda.
Apesar das jantes, achei a carrinha confortável e mais que suficiente para uma qualquer família média. Gostei muito do apoio de braços e da sensação de não ir em cima do passageiro do lado.
Na volta, com uma ou outra peripécia à mistura, tomei mais atenção ao feeling da direcção e fiquei com uma sensação que há ali alguma coisa em AE, pelo menos, que faz com que a carrinha faça melhor viragens para a esquerda, que para a direita, mas pode ser algum problema de pressão de pneus ou algum toque numa jante. Ali no meio parece algo vaga para direita, mas nada que quem ande todos os dias, não se habitue, e nem é nada, que para já ponha em risco a segurança.
Tem bons travões, mas para travagens fortes, temos de ser decididos e atacar o pedal com força....o ABS e os Discos fazem o resto.
Ao fim de uns 700-800 kms, faço um balanço positivo da carrinha.
Acho-a uma boa alternativa ás marcas premium, sendo mais barata e com muito mais espaço. Depois de andar nela, prefiro-a por exemplo, a uma Passat.
Resumindo, de positivo: bem equipada, confortável (tendo em conta que é a SPORT), espaçosa e com consumos adequados (à condução que fiz)
de negativo: a pouca altura ao tecto (pelo menos para um condutor de 1,85 m ) que goste de andar mais "direito", as cores excessivas na consola central e o irritante zoom-zoom, que até deve ser desligável, mas como foi um TD de trabalho, nem procurei saber se dava para desligar.
No dia em que procurar ter um outro familiar....é uma opção a considerar, tal como foi em 2005, mas na altura preterida a 6SW por um Impreza.
A rever numa outra oportunidade, a "tal" posição de condução.
Nota finalíssima para dizer que quando voltei ao meu Astra 1.7...parecia que não tinha pedais....e quando arranquei, parecia que o 1.7 nem tinha turbo.
A carrinha tem um 2.0 a gasóleo de 140 cavalos e é o nível de equipamento Sport.
Acho a estéctica atractiva, fruto de uma frente agressiva e desportiva, com umas grandes jantes de 18 polegadas, com barras cinzentas no tejadilho, cromados quanto baste para fazerem contraste com o preto que lhe dá cor.
Por fora apenas acho "estranha" a forma como as luzes traseiras se "encaixam" no conjunto, mas nada que não nos habituemos.
Abrir a bagageira é sinónimo de boa capacidade para malas, carrinhos de bébé e o que mais uma família possa imaginar. Está bem acabada e é funcional.
Passando para o interior da carrinha, achei que tinha bastante espaço, bem acabado e acima de tudo com algum luxo, fruto da pele (ou pseudo-pele) e com um ou outro mimo. A consola central é bonita, mas dá-me a sensação que com o tempo se tornará "cansativa" para o seu utilizador, talvez pudesse ter menos luz na parte do interface multimédia.
O primeiro senão...instalo-me e fico com a cabeça a bater no tejadilho...que raio?????????? Lá tive de descer mais o banco e nada....tive de deitar mais as costas para que a cabeçorra não encontrasse o tejadilho a cada ressalto da estrada. Dou à chave e uma surpresa. Ao contrário da noção que tinha e vinha sendo reforçada, não achei a carrinha nada pastelona em baixas, julgo que é mais um hábito à dureza dos pedais. A caixa é boa. É dura, não é um prodígio de precisão, mas transmite um agradável feeling ao tacto e para quem, como eu não costuma ter uma sexta, torna-se engraçada. Claro que nos primeiros kms, de vez em quando saltava uma 4ª em vez da 6ª, mas como ia devagar, nada de sobressaltos.
Com 4 adultos dentro, e em AE, mantém bem os ritmos elevados, mas isso paga-se na bomba. A primeira parte da viagem viu uma média de 8,9.
A ajuda do AC é decisiva, mas quer-me parecer que o DFP também tem uma palavra a dizer. Resultado da semana ---média de 8,7, com cidade do Porto e Ae para cima e para baixo. Não achei muito, já que para cima e para baixo foi sempre com 4 adultos, AC ligado e muito carregada na volta, mas mesmo assim, creio que podia ser mais poupada.
Dentro da cidade (Porto, neste caso) achei que as dimensões me iam dificultar a vida, mas os sensores de estacionamento e a direcção dão uma grande ajuda.
Apesar das jantes, achei a carrinha confortável e mais que suficiente para uma qualquer família média. Gostei muito do apoio de braços e da sensação de não ir em cima do passageiro do lado.
Na volta, com uma ou outra peripécia à mistura, tomei mais atenção ao feeling da direcção e fiquei com uma sensação que há ali alguma coisa em AE, pelo menos, que faz com que a carrinha faça melhor viragens para a esquerda, que para a direita, mas pode ser algum problema de pressão de pneus ou algum toque numa jante. Ali no meio parece algo vaga para direita, mas nada que quem ande todos os dias, não se habitue, e nem é nada, que para já ponha em risco a segurança.
Tem bons travões, mas para travagens fortes, temos de ser decididos e atacar o pedal com força....o ABS e os Discos fazem o resto.
Ao fim de uns 700-800 kms, faço um balanço positivo da carrinha.
Acho-a uma boa alternativa ás marcas premium, sendo mais barata e com muito mais espaço. Depois de andar nela, prefiro-a por exemplo, a uma Passat.
Resumindo, de positivo: bem equipada, confortável (tendo em conta que é a SPORT), espaçosa e com consumos adequados (à condução que fiz)
de negativo: a pouca altura ao tecto (pelo menos para um condutor de 1,85 m ) que goste de andar mais "direito", as cores excessivas na consola central e o irritante zoom-zoom, que até deve ser desligável, mas como foi um TD de trabalho, nem procurei saber se dava para desligar.
No dia em que procurar ter um outro familiar....é uma opção a considerar, tal como foi em 2005, mas na altura preterida a 6SW por um Impreza.
A rever numa outra oportunidade, a "tal" posição de condução.
Nota finalíssima para dizer que quando voltei ao meu Astra 1.7...parecia que não tinha pedais....e quando arranquei, parecia que o 1.7 nem tinha turbo.
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