Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Punto 55s (mk1) Fiável? Opiniões precisam-se

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
    Tenho um Punto 55S à cerca de 10 anos e já gastei uma pipa de massa com ele.

    Comprei-o com 5 anos e com cerca de 80 000 kms. Na altura não sabia como ver se tinha sido batido ou não.

    Actualmente sei que já levou um porradão de frente e do lado do condutor também...

    Deu-me bastantes problemas principalmente com a refrigeração. Basicamente já levou as relas novas (uma delas 2 x), bomba de água, 2 juntas da cabeça, uma ventoinha do radiador... Desconfio que tem uma rachadela na cabeça do motor.

    Já se rebentou 2 tubos dos travões, já se partiram os calços dos travões de trás, já se estragou o cinto de segurança, existe um mau contacto terrível no conjunto de luzes traseiros do lado direito que teima em se revelar sempre em alturas da inspeção, já levou um braço da suspensão traseira do lado direito (dava estalos nos desniveis da estrada), já levou 2 distribuidores novos...

    Já me deixou apeado duas vezes, ambas por perder a água toda num instante (sempre por causa das relas).

    Nas minhas mão sempre levou um bom tratamento mas tenho plena consciência que deve ter sido todo abrasado nas mãos do dono anterior.

    Atualmente já não dá problemas há bastantes meses (toc toc toc) e serve perfeitamente para a minha esposa fazer uns fantabolásticos 6 kms diários.

    Como em tudo, é preciso ter sorte com o espécime que nos cai nas mãos.

    Ah, foge muito de frente...

    Amigo até me assustei com o seu relato de avarias, por momentos pensei que estivesse a falar de uma viatura chinesa, mas parece mais um caso de péssima manutenção, rebentar 2 tubos de travão!!! , não sei se conseguia voltar a conduzir um carro em que rebentassem os tubos de travão!!!, e o mecânico estava feito comigo, isso não acontece de uma hora para a outra, tenho 1 Fiat antigo com 40 anos, comprei-o em péssimo estado e nunca tal me aconteceu, é obvio que quando foi feita a revisão de travões levou os tubos novos, por 12Euros cada, não vale a pena arriscar.

    Quanto à viatura fugir muito de frente mande verificar o alinhamento das 4 rodas por um profissional competente e as distâncias entre rodas, podem estar alinhadas mas devido ao acidente haver uma mais recuada que outra.

    Em termos de motor o motor Fire de 55CV é um motor muito fiável, atenção que os Uno 60 montavam motores derivados dos 128, e a sua adaptação eletronica dava chatices.

    Nos Fire 1000cm3 existe um pequeno modulo electronico no distribuidor que avaria muito, e é chato porque por vezes falha depois anda um mês bem depois falha outra vez, ..., aquilo é de fácil substituição e barato, se for um mecânico experiente vai logo lá, muda aquilo num quarto de hora, está bom para mais 100.000km, se for um pseudo-mecânico muda velas, cabos, por vezes ignição, até por fim dar com o pequeno modulo barato!!!

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
      Tenho um Punto 55S à cerca de 10 anos e já gastei uma pipa de massa com ele.

      Comprei-o com 5 anos e com cerca de 80 000 kms. Na altura não sabia como ver se tinha sido batido ou não.

      Actualmente sei que já levou um porradão de frente e do lado do condutor também...

      Deu-me bastantes problemas principalmente com a refrigeração. Basicamente já levou as relas novas (uma delas 2 x), bomba de água, 2 juntas da cabeça, uma ventoinha do radiador... Desconfio que tem uma rachadela na cabeça do motor.

      Já se rebentou 2 tubos dos travões, já se partiram os calços dos travões de trás, já se estragou o cinto de segurança, existe um mau contacto terrível no conjunto de luzes traseiros do lado direito que teima em se revelar sempre em alturas da inspeção, já levou um braço da suspensão traseira do lado direito (dava estalos nos desniveis da estrada), já levou 2 distribuidores novos...

      Já me deixou apeado duas vezes, ambas por perder a água toda num instante (sempre por causa das relas).

      Nas minhas mão sempre levou um bom tratamento mas tenho plena consciência que deve ter sido todo abrasado nas mãos do dono anterior.

      Atualmente já não dá problemas há bastantes meses (toc toc toc) e serve perfeitamente para a minha esposa fazer uns fantabolásticos 6 kms diários.

      Como em tudo, é preciso ter sorte com o espécime que nos cai nas mãos.

      Ah, foge muito de frente...
      Depois disto, ficamos sem saber se os problemas se deveram à falta de qualidade/fiabilidade do carro, ou se foram problemas originados pelo(s) acidentes(s)!
      Ainda por cima, dizes que foge muito de frente....

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
        Depois disto, ficamos sem saber se os problemas se deveram à falta de qualidade/fiabilidade do carro, ou se foram problemas originados pelo(s) acidentes(s)!
        Ainda por cima, dizes que foge muito de frente....
        Também não disse em lado nenhum que era falta de fiabilidade. Se reparares até acrescentei: "Nas minhas mão sempre levou um bom tratamento mas tenho plena consciência que deve ter sido todo abrasado nas mãos do dono anterior."

        O fugir de frente esqueci-me de dizer "numa condução mais agressiva". Qualquer carro que tive, nas curvas solta-se a traseira sendo (relativamente) fácil controlar o carro, no Punto é a dianteira que se solta. Até parece que tem um motor com uma pontência fenomenal.

        Mas atenção, não é um carro assim tão mau quanto isso, provavelmente tive bastante azar com a unidade que me calhou.

        Aliás, por alguma coisa ainda o tenho...

        Comentário


          #34
          Mais uma coisa, nos Puntos só o GT tem calços traseiros, todos os outros têm cintas.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
            Em termos de motor o motor Fire de 55CV é um motor muito fiável, atenção que os Uno 60 montavam motores derivados dos 128, e a sua adaptação eletronica dava chatices.
            Completando...

            esse motor era nos MK1 e ainda assim não em todos.

            Uno MK1 55 S (Motor SOHC 1116 Lampredi) De Distribuidor com platinados. ATÉ 1986.

            Uno MK1 60 S e SL (Motor SOHC 1116 Lampredi) Já com Ignição Electrónica. 1986-89

            Uno MK2 60 S, Top Line e SX (Motor SOHC 1108 FIRE). Ignição Electrónica. 1989-1992

            Uno MK2 1.1 i.e. S, SX e Suite (Motor SOHC 1108 FIRE). Ignição Electrónica e Injecção Electrónica + Catalisador. 1992-1994

            Os Puntos 55 S herdaram a mecânica dos últimos Unos.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
              Também não disse em lado nenhum que era falta de fiabilidade. Se reparares até acrescentei: "Nas minhas mão sempre levou um bom tratamento mas tenho plena consciência que deve ter sido todo abrasado nas mãos do dono anterior."

              O fugir de frente esqueci-me de dizer "numa condução mais agressiva". Qualquer carro que tive, nas curvas solta-se a traseira sendo (relativamente) fácil controlar o carro, no Punto é a dianteira que se solta. Até parece que tem um motor com uma pontência fenomenal.

              Mas atenção, não é um carro assim tão mau quanto isso, provavelmente tive bastante azar com a unidade que me calhou.

              Aliás, por alguma coisa ainda o tenho...
              Uma ocasião uns amigos meus alugaram um Punto 55S (quando eles saíram para o mercado) e naquela altura um carro que nos parasse nas mãos levava um tratamento especial... olha que cheguei a abordar curvas mesmo a rasgar e o que se sentia era o típico "apontar" e escorregar da frente mas nada que não se resolvesse com o simples levantar o pé do acelerador e corrigir com o volante. A traseira realmente não dava chicotadas, como por exemplo, o faziam os Renault Supercinco ou um 128 SL 1300 que tive em tempos.

              O Punto tinha um comportamento bastante neutro para um carro com 55CV e pneus 155".
              Editado pela última vez por JorgeCorreia; 29 October 2009, 07:09.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                Uma ocasião uns amigos meus alugaram um Punto 55S (quando eles saíram para o mercado) e naquela altura um carro que nos parasse nas mãos levava um tratamento especial... olha que cheguei a abordar curvas mesmo a rasgar e o que se sentia era o típico "apontar" e escorregar da frente mas nada que não se resolvesse com o simples levantar o pé do acelerador e corrigir com o volante. A traseira realmente não dava chicotadas, como por exemplo, o faziam os Renault Supercinco ou um 128 SL 1300 que tive em tempos.

                O Punto tinha um comportamento bastante neutro para um carro com 55CV e pneus 155".
                Temos de nos encontrar então para experimentares o meu 55S para comprovares aquilo que eu disse.

                Para teres um termos de comparação, o meu Saxo 1.1 de 2001 ao pé dele tem um comportamento de carro de competição. Obviamente que é um exagero mas percebeste a ideia.

                Comentário


                  #38
                  Não me recordo de nenhum susto de traseira.
                  A subviragem era constante, mas facilmente corrigivel, como disse o JorgeCorreia.

                  Os sustos que apanhei foram a fugir às 4...quando aquela porra chegava ao limite de aderência, levantava vôo.

                  O maior foi na A24, a descer para a Régua - era a primeira vez que ali passava - e varri as 2 faixas de uma ponta à outra numa curva a 140. Felizmente entrei na curva por dentro (à dta) e quando já estava a chegar ao muro de jersey, a curva acabou e aquilo lá se compôs.

                  Comentário


                    #39
                    Fiat fiavel?? Isso nao sera uma missao para os caçadores de mitos??


                    É so uma piada não me matem por favor tenho mulher e filhos!! ( ok nao tenho mulher nem filhos apenas gosto de viver )

                    Comentário


                      #40
                      Ja agora, por quanto se arranja um Punto 55 de 98? e um 75 de 98?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                        Ja agora, por quanto se arranja um Punto 55 de 98? e um 75 de 98?
                        75 de 1998 não existem.
                        Nessa altura já eram os 85 16v.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por taberneiro Ver Post
                          Sendo possuidor de um punto 75, o que havia de realçar ja foi tudo dito.

                          O radiador da sofagem é cronico nestes modelos, se bem que a substituição foi barata (20€ na sucata) e uma boa dose de paciência para desmontar o tablier e a caixa de ventilação.

                          Material para o carro é muito barato, e na sucata encontra se tudo a preço da chuva. o Kit de embraiagem custa a volta de 150€, de resto tenho as pastilhas com 70mk e ainda não estão gastas.

                          O motor é bastante fiável, rola como um relógio sem se queixar. Problemas electronicos, so o elevador do pendura de vez em quando nao funciona, mas isso é o botao que deve ter mau contacto, e a luz da injecção de vez em quando lembra se de acender, mas se desligar e ligar novamente o carro apaga.

                          Consumo não é nada demais 6.5l/100km e pneus gosta bastante deles (185/55 r14) e são bem caros. Agora este jogo tá com 30mk, mas ja mandei uns mabor com 20mk nas lonas.

                          Ve como está o circuito de refrigeração, se tem muita ferrugem, se tiver o radiador da sofagem pode precisar de ser trocado, mas isso vê se quando vires que a água desaparece do radiador e as saídas de ar junto aos pés estarem molhadas.

                          A sonda lambda também pode dar problemas, mas material de puntos na sucata é como doces numa pastelaria

                          Qualquer esclarecimento diz.


                          PS. Cheguei aos 1000 posts
                          acrescento só a bomba de combustivel, quando começares a ouvir um zunido de debaixo dos bancos de trás já sabes que esta na altura de trocar...
                          De resto também mora lá em casa um 75ELX(de 95) e a namorada tem um TD70 comercial(de 98) e ambos se vão portando bem.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                            Temos de nos encontrar então para experimentares o meu 55S para comprovares aquilo que eu disse.

                            Para teres um termos de comparação, o meu Saxo 1.1 de 2001 ao pé dele tem um comportamento de carro de competição. Obviamente que é um exagero mas percebeste a ideia.
                            Stormskaer

                            Acredito no que dizes mas tens de reconhecer que o facto de teres um Punto que já levou uma porrada de frente poderá ter afectado o eixo dianteiro, aliás devias pedir a um mecânico que dê uma vista de olhos no charriot e nos elementos da suspensão e direcção. Podes ter isso tudo torcido.

                            Carro que me lembre que realmente saia de frente a relativamente baixas velocidades foi um Peugeot 104 e um Fiesta D de 1986.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                              acrescento só a bomba de combustivel, quando começares a ouvir um zunido de debaixo dos bancos de trás já sabes que esta na altura de trocar...
                              Confirmo! O meu também já tinha esse zumbido.

                              O carro não gostava nada de andar na reserva - queimei uma sonda lambda e a bomba ficou nesse estado depois de esgotar a reserva na AE, literalmente a fundo (chegou à bomba a vapores...enfim, inconsciências de juventude).
                              Substituiram-me a sonda, a bomba ficou a fazer esse barulho abaixo do 1/4 de deposito e a alimentação nunca mais foi a mesma.

                              Comentário


                                #45
                                Caro companheiro de forum.

                                Perguntar se esse carro é fiavel é o mesmo que perguntar se o Papa é velhote e veste de branco...

                                Mas é óbvio que sim!!!!!!!!!!
                                Já reparou que o "punto" é provavelmente o carro anterior a 1998 que mais circula nas nossas estradas e sempre com um aspecto decente?

                                Quem fala mal da fiat, tem algum complexo a roçar o recalcamento por pagar sempre mais por algo que avaria muito e paga sempre mais por isso.

                                Se estiver em bom estado e compensar no preço, compre sem medo!

                                Cumprimentos

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por zed Ver Post
                                  Caro companheiro de forum.

                                  Perguntar se esse carro é fiavel é o mesmo que perguntar se o Papa é velhote e veste de branco...

                                  Mas é óbvio que sim!!!!!!!!!!
                                  Já reparou que o "punto" é provavelmente o carro anterior a 1998 que mais circula nas nossas estradas e sempre com um aspecto decente?

                                  Quem fala mal da fiat, tem algum complexo a roçar o recalcamento por pagar sempre mais por algo que avaria muito e paga sempre mais por isso.

                                  Se estiver em bom estado e compensar no preço, compre sem medo!

                                  Cumprimentos
                                  É verdade.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por zed Ver Post
                                    Caro companheiro de forum.

                                    Perguntar se esse carro é fiavel é o mesmo que perguntar se o Papa é velhote e veste de branco...

                                    Mas é óbvio que sim!!!!!!!!!!
                                    Já reparou que o "punto" é provavelmente o carro anterior a 1998 que mais circula nas nossas estradas e sempre com um aspecto decente?

                                    Quem fala mal da fiat, tem algum complexo a roçar o recalcamento por pagar sempre mais por algo que avaria muito e paga sempre mais por isso.

                                    Se estiver em bom estado e compensar no preço, compre sem medo!

                                    Cumprimentos

                                    Realmente tem razão, deve existir muito recalcamento em quem paga sempre mais por algo que também avaria, mas a questão porque muitas pessoas falam mal da Fiat é uma questão de status, fica bem falar mal da Fiat, e dizer que comprou um Mercedes ou BMW e que esse sim é um automovel, eu falo à vontade porque tenho um Fiat para desgraçar nos percursos urbanos e Mercedes para viajar, mas a maior parte dos Portugueses transmitem demasiada importância ao Status que uma viatura de luxo transmite.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Eu tenho um 75 ELX de 94 e até agora apenas tive um problema no radiador do aquecimento, e mais recentemente na caixa de velocidades que esta menos sauve, mas tambem o carro ja conta com 140 000Km

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por zed Ver Post
                                        Caro companheiro de forum.

                                        Perguntar se esse carro é fiavel é o mesmo que perguntar se o Papa é velhote e veste de branco...

                                        Mas é óbvio que sim!!!!!!!!!!
                                        Já reparou que o "punto" é provavelmente o carro anterior a 1998 que mais circula nas nossas estradas e sempre com um aspecto decente?

                                        Quem fala mal da fiat, tem algum complexo a roçar o recalcamento por pagar sempre mais por algo que avaria muito e paga sempre mais por isso.

                                        Se estiver em bom estado e compensar no preço, compre sem medo!

                                        Cumprimentos
                                        é logico,até porque o punto nessa epoca era o carro mais vendido em portugal.
                                        quanto ao falarem mal da fiat não acho que isso seja algum complexo ou recalcamento é mais uma imagem que ficou de alguns problemas cronicos da fiat no passado,e quem teve fiats nesse tempo poderá ter ficado com má imagem da marca.
                                        quanto ao punto em questão(55) o motor é bastante fiavel,a caixa é bem melhor que era a dos unos( e embora faça um barulho metalico a engrenar é bem mais precisa que era a dos unos),os travoes são pouco progressivos(ou seja ate meio do pedal trava pouco e no final do curso trava repentinamente)mas nada que a habituação não resolva,a direcção(principalmente sem ser assistida)tende a ficar com alguma folga e a fazer ruido(principalmente nas manobras a baixa velocidade),tem um problema cronico que é o radiador da chaufagge,as bobines tambem costumam avariar,e os motores embora sejam fiaveis normalmente ficam sempre babados de oleo.
                                        de resto como as peças são baratissimas mesmo na marca,as reparaçoes são geralmente baratas e pode-se por o carro impecavel com pouco dinheiro

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                          acrescento só a bomba de combustivel, quando começares a ouvir um zunido de debaixo dos bancos de trás já sabes que esta na altura de trocar...
                                          De resto também mora lá em casa um 75ELX(de 95) e a namorada tem um TD70 comercial(de 98) e ambos se vão portando bem.
                                          A minha já faz esse barulho à muito tempo e ainda esta fina, é mesmo feitio, uma fazem outras não

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por zed Ver Post
                                            Caro companheiro de forum.

                                            Perguntar se esse carro é fiavel é o mesmo que perguntar se o Papa é velhote e veste de branco...

                                            Mas é óbvio que sim!!!!!!!!!!
                                            Já reparou que o "punto" é provavelmente o carro anterior a 1998 que mais circula nas nossas estradas e sempre com um aspecto decente?

                                            Quem fala mal da fiat, tem algum complexo a roçar o recalcamento por pagar sempre mais por algo que avaria muito e paga sempre mais por isso.


                                            Cumprimentos
                                            Calma lá que uma coisa é falar da Fiat mais recente, outra é falar da "antiga" Fiat, da era dos Uno e dos Punto.

                                            O facto de se verem muitos não quer dizer que seja muito fiável (Curiosamente também se vêm muitos Unos e Puntos encostados...)

                                            Prova disso é voltar então um pouco mais atrás - quantos Uno se vêm a circular em condições? E da época deles andam ai Micras, Starlets, Corsas e outros que agora não me lembro a trabalhar como manda a lei.

                                            Eu tive um belo complexo. Era um Uno comprado por 1500€, que deu 1000€ de despesas no 1º ano, e acabei por vender passado 1 ano por 1000€. Foi definitivamente um rico investimento que fiz nessa altura...

                                            A Fiat nessa era podia ter muitas virtudes, mas a fiabilidade não era uma delas (começou a surgir com os JTD, ai sim a coisa mudou muito!).

                                            Comentário


                                              #52
                                              Eu já tive um 75ELx que foi 5estrelas, mudou embraegem com 80.000km´s e duas bobines "crónico" de resto sempre a rasgar,continua na familia muito estimadinho para um carro de 96 já tem A\C etc.......a ultima vez que o vi tinha perto de 288.000......coisa pouca!!!


                                              PS: tambem furou o radiador da saufagem!! deu trabalho tirar todo o tablier!!! mas o radiador em si foi barato!!!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Não tenho tido tempo, e o cartão do telemóvel morreu

                                                Amanhã vou lá ver o número e ligo da cabine, a oferecer pouquinho dinheiro...
                                                Editado pela última vez por TiagoLeal; 31 October 2009, 23:04.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Tanto os Unos e os Puntos são carros fiáveis, baixa manutenção e peças baratas. Não é por acaso que a FEUP adoptou esses carros para as suas competições de velocidade.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                                                    Eu já tive um 75ELx que foi 5estrelas, mudou embraegem com 80.000km´s e duas bobines "crónico" de resto sempre a rasgar,continua na familia muito estimadinho para um carro de 96 já tem A\C etc.......a ultima vez que o vi tinha perto de 288.000......coisa pouca!!!


                                                    PS: tambem furou o radiador da saufagem!! deu trabalho tirar todo o tablier!!! mas o radiador em si foi barato!!!
                                                    Esqueci-me de mencionar as bobines, mas ainda só meti uma. Avariou durante uma noite de Janeiro, em que chovia a cântaros, mas fiz o resto da viagem cerca de 100km com subidas e descidas com o carro assim. Em certas subidas não passava dos 40km/h, isto numa IC, tremia que parecia um tractor. Mas o certo é que aguentou! Foram cerca de 40€, nova.

                                                    Mas li que aquela cobertura plástica que elas têm por cima, faz com que aqueçam e acabei por retirá-la. A outra ainda anda lá com os seus 15 anos, vamos a ver até quando

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Vou desenterrar este tópico porque tem informação bastante útil e não há necessidade de abrir um novo.

                                                      Ora bem, surgiu a necessidade de comprar um charuto qualquer para fazer essencialmente percurso citadino.

                                                      O carro nunca vai ultrapassar um raio de 60km de casa, nem tão pouco fazer qualquer viagem porque para isso existem outros.

                                                      Tenho a oportunidade de comprar um Punto 55s de 97/98 (não me recordo bem ) por um preço simbolico(simbólico mesmo! ).
                                                      Apesar de o carro estar a circular, os problemas são: relas a perder água e penso que o radiador da chaufagge também está a perder água.

                                                      Estes problemas são difíceis de resolver? O problema das relas significa que já muita coisa está estragada "para trás"?

                                                      E já agora, para fazer, no máximo dos máximos 10.000km por ano, é um bom carrito? Os consumos são altos?

                                                      Sei que são muitas perguntas Mas agradeço desde já todas as respostas.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Os FIAT com motor fire são carros de guerra e de manutenção barata , alem disso são motores com genica e economicos.
                                                        Acredita .... tive um fire 1000 de 45 cv que em dois anos fez 103.000 km
                                                        era só por gasolina o trivial e andar.
                                                        Em relação a esse, gasta o minimo possivel com ele, desde que ande

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          A ideia seria gastar aí uns 250€ (acho que mais do que isso neste carro talvez não compense) para pelo menos dar uma revisão. A situação das relas é que me deixa um pouco de pé atrás.

                                                          O punto não fazia parte da lista inicial mas como é quase dado se calhar é de aproveitar porque até é um carro muito simpático.

                                                          Quanto aos consumos, não deve baixar dos 7 pois não?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Bruno, os abates e o seu terminus fizeram que só no mês de Dezembro tenham entrado Puntos ás centenas para abate; alguns impecáveis.

                                                            Ainda hoje fui a uma pequena Sucata e só 6 Speed tem 3
                                                            10 dos outros.

                                                            Epá, amigo do peito comprou 6 Speed agora e pequenos arranjos, por isso vamos sucatas / centros abate.

                                                            Esse amigo tem 2 Punto 55 6 Speeds e não quer outra coisa.

                                                            Aparece!
                                                            De que sítio do Porto és?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Moro perto dos carvalhos, talvez conheças.
                                                              Este era para ser um dos tais Puntos para abate

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X