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100 cv/litro: atmosfericos ou turbinados?

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    #31
    Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
    Contudo, aquele que é provavelmente o desportivo mais hardcore de sempre, o F40, era bi-turbo.

    Mas também acho que NA encaixa melhor com um super-desportivo.
    Bom apontamento este. Eu diria que este carro é da época dos turbos à homem em carros leves...mas depois veio o F50 que em pista é superior (ainda que tendo mais alguns cavalos e isso possa favorecer o comparativo).
    Já agora, eu gosto mais do F40.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
      Podes explicar isto ?

      Felling em quê ?

      Não fui eu que disse, mas concordo e acho que posso explicar..

      Quando se conduz no limite numa curva rápida (por exemplo) o carro está no seu limite de aderência e todos sabemos que qualquer solavanco, saltinho ou descarga violenta de potência podem, e provavelmente vão, perturbar a postura do carro em curva... Certo?

      Um motor NA é certamente mais linear que um motor turbo e, por isso mesmo, mais fácil de controlar no limite (dá mais feeling). Logo.... mais rápido.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
        Podes explicar isto ?

        Felling em quê ?

        Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
        Deduzo que se refira ao facto da relação entre o pé e o acelerador sem muito mais táctil e modelável...mais fácil de dosear e com resultados muito mais imediatos, o que em várias partes num circuito se torna uma vantagem

        É ver e ouvir o que o walter rohrl diz sobre isso.
        Não vou procurar o video, mas ele refere isso mesmo.
        Para track car o atmosferico do gt3 é melhor que o turbo do gt2 ou do "turbo".

        A sensibilidade ao pe, mais linearidade nas transferência de massa, da colocação da potencia no pavimento.. etc, sao mais previsíveis no gt3, melhor do que no motor a turbo.
        Editado pela última vez por DiogoPinto; 28 October 2009, 16:07.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por DiogoPinto Ver Post
          É ver e ouvir o que o walter rohrl diz sobre isso.
          Não vou procurar o video, mas ele refere isso mesmo.
          Para track car o atmosferico do gt3 é melhor que o turbo do gt2 ou do "turbo".

          A sensibilidade ao pe, mais linearidade nas transferência de massa, da colocação da potencia no pavimento.. etc, sao mais previsível..no gt3, melhor que no motor a turbo.
          É isso mesmo. Eu sempre gostei de motores com turbo, em especial quando mais brutos mas tendo já experimentado NAs de grande nível, confesso que para fazer de tudo um pouco, estes são ideais sobre os primeiros. A maioria dos superdesportivos é NA...alguns somam-lhe também compressor e menos ainda recorrem aos turbos.

          Comentário


            #35
            Atmosférico sempre!!!

            Turbinados otto só mesmo os "Bi", como um F40 ou Maserati deste tipo:


            Para mim, o turbo encaixa na perfeição com os diesel, nos otto é mais um "desenrasca".

            Comentário


              #36
              Uma opção que pode ser engraçada é o motor só com compressor.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                Há muitos V8 conhecidos por terem baixas fraquinhas p ex o Aston V8 4.3 ou o Granturismo 4.3 tb...
                Isso foi opção dos engenheiros... tem a ver com o mapa da injecção, curso, etc...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                  Podes explicar isto ?

                  Felling em quê ?
                  Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                  Deduzo que se refira ao facto da relação entre o pé e o acelerador sem muito mais táctil e modelável...mais fácil de dosear e com resultados muito mais imediatos, o que em várias partes num circuito se torna uma vantagem
                  Acho que o DonJuan explicou bem o porquê Rui.


                  Por exemplo nos rallyes eles quando não estão a acelerar e sabem que o vão fazer seguidamente têm de usar o chamado de "fresh air" que mantém as pás do turbo a rodar para quando calcarem o turbo-lag ser mínimo.

                  Com um NA isto não seria preciso e a resposta seria ainda mais imediata. E nos carburados com acelerador por cabo ainda parece se sente mais isto da resposta imediata. Mas pode ter sido sensação minha quando conduzi um "carb". Aqui não tenho bem a certeza, alguém que perceba mais disto que se acuse e que diga de sua justiça.


                  Um NA é um naturalmente aspirado, a potência é extraída de forma natural logo qualquer pessoa rapidamente fica a conhecer como o carro desenvolve sem ser preciso muita experimentação nem ser preciso saber as linhas de potência e binário.



                  Pensei que gostasses de NA's Rui visto teres um, mas os de baixa cilindrada chegam até a ser frustrantes, ainda para mais com cx's longas. Eu sei bem o que isso é acredita.


                  Mas atenção os turbo também têm defeitos e o meu charuto do dia-a-dia é particularmente irritante em lag

                  Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                  Contudo, aquele que é provavelmente o desportivo mais hardcore de sempre, o F40, era bi-turbo.

                  Mas também acho que NA encaixa melhor com um super-desportivo.
                  Olha nem me tinha lembrado desse, mas lá está é uma excepção. Uma excepção muito boa por sinal.

                  Originalmente Colocado por DiogoPinto Ver Post
                  É ver e ouvir o que o walter rohrl diz sobre isso.
                  Não vou procurar o video, mas ele refere isso mesmo.
                  Para track car o atmosferico do gt3 é melhor que o turbo do gt2 ou do "turbo".

                  A sensibilidade ao pe, mais linearidade nas transferência de massa, da colocação da potencia no pavimento.. etc, sao mais previsíveis no gt3, melhor do que no motor a turbo.
                  Bom apontamento

                  Em carros mais potentes e sobrealimentados podem-se ter surpresas desagradáveis e em pista NA é rei e senhor.

                  Nos diesel sim faz todo o sentido. Nos otto's desportivos um compressor é melhor solução.
                  Editado pela última vez por ClioIIIRS; 28 October 2009, 17:45.

                  Comentário


                    #39
                    Eu tinha um carro com 120cv, mas que só eram atingidos às 6300rpm.
                    Ora eu no dia-a-dia uso mais até às 3500rpm, altura em que tinha disponíveis apenas 70cv (mais ou menos).
                    Se o motor tivesse turbo, desenvolveria mais potência em rotações baixas e teria uma maior agradabilidade de utilização no dia-a-dia.
                    Claro que vê-lo ganhar vida às 4500rpm e chegar ainda com fôlego às 7000rpm era entusiasmante, mas não é o que pretendo na maioria das situações.

                    Por isso, para o dia-a-dia, um turbinado com pouco lag..

                    Comentário


                      #40
                      Nos carros com acelerador por cabo, desde que este não esteja frouxo, a resposta é imediata. Nos drive-by-wire podemos ter electrónica e com isso maior ou menor rapidez de resposta, sport mode, etc...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                        Bom apontamento este. Eu diria que este carro é da época dos turbos à homem em carros leves...mas depois veio o F50 que em pista é superior (ainda que tendo mais alguns cavalos e isso possa favorecer o comparativo).
                        Já agora, eu gosto mais do F40.
                        O F50 também tinha a vantagem de ter tudo melhor que o F40 como o chassis, travões e estabilidade.

                        Para mim é um dos melhores Ferrari construídos até hoje.

                        P.S. - chegaram a sair alguns F40 com 600cv de potencia, devido á instalação de um upgrade

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                          O F50 também tinha a vantagem de ter tudo melhor que o F40 como o chassis, travões e estabilidade.

                          Para mim é um dos melhores Ferrari construídos até hoje.

                          P.S. - chegaram a sair alguns F40 com 600cv de potencia, devido á instalação de um upgrade
                          Tenho uma Turbo (dos bons velhos tempos) com uma análise muito boa ao F50...mas os "looks" do F40 sempre me cativaram mais...e não sabia desse upgrade.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                            Tenho uma Turbo (dos bons velhos tempos) com uma análise muito boa ao F50...mas os "looks" do F40 sempre me cativaram mais...e não sabia desse upgrade.
                            Conheço quem cá tinha esses dois mas agora tem o F40 á venda

                            Comentário


                              #44
                              Eu sempre fui um adepto ferrenho de motores sobre-alimentados.
                              Mas hoje em dia dá-me mais prazer conduzir um bom motor atmosférico.

                              Não vejo que o atmosférico seja melhor do que o motor sobre-alimentado nem vice versa porque os 2 acabam por ter vantagens e desvantagens.

                              O motor turbo é mais brusco em aceleração o que em pista e em curva o pode tornar demasiado ríspido. Por outro lado em utilização quotidiana dá-nos normalmente sempre uma boa dose extra de testosterona, desde que não haja turbo lag.

                              O atmosférico torna-se por sua vez mais deliciosamente cremoso de conduzir.
                              É linear, dá para espremer bem o sumo mas este espremer faz-se á custa de rotações, o que pode elevar a fasquia dos consumos.
                              Em condução natural o turbo terá normalmente mais vantagem.

                              Comentário


                                #45
                                O meu carro é um TDI com tudo o que tem associado a ele. Mas aqui comprei um gasolina atmosférico. O queima juntas Rover 200 1.6 com 111 cv.

                                Como comprei com a junta queimada () agora ainda ando em rodagem, mas puxei-o uns segundos às 5.000 rpm e a partir das 4.000 rpm é que o carro começa a mostrar a sua garra!! No TDI às 4.000 já está mais que murcho

                                De qual gosto mais? Bem é difícil dizer. Será que posso ter 2 amoreS?

                                Comentário


                                  #46
                                  100 cv/litro sem turbos, nem ABS, nem ESP, nem nada disso.

                                  Deliciem-se

                                  YouTube - From Stratos to Escort with pure engine sounds - Lombard RAC Rally 1977

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                    Eu tinha um carro com 120cv, mas que só eram atingidos às 6300rpm.
                                    Ora eu no dia-a-dia uso mais até às 3500rpm, altura em que tinha disponíveis apenas 70cv (mais ou menos).
                                    Se o motor tivesse turbo, desenvolveria mais potência em rotações baixas e teria uma maior agradabilidade de utilização no dia-a-dia.
                                    Claro que vê-lo ganhar vida às 4500rpm e chegar ainda com fôlego às 7000rpm era entusiasmante, mas não é o que pretendo na maioria das situações.

                                    Por isso, para o dia-a-dia, um turbinado com pouco lag..
                                    X2, para o "desatino" e afins NA é melhor, no dia-a-dia que não queremos gastar muito e queremos potência logo a baixo/médio regime os sobrealimentados fazem todo o sentido.

                                    Porquê ??

                                    Porque estamos na europa onde devido a impostos anda tudo com motores pequenos e aqui os turbos dão muito jeito.

                                    Claro que nos states podemos ter tudo com os motores grandes. Tudo excepto está, bons consumos claro.

                                    Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                                    Nos carros com acelerador por cabo, desde que este não esteja frouxo, a resposta é imediata. Nos drive-by-wire podemos ter electrónica e com isso maior ou menor rapidez de resposta, sport mode, etc...
                                    Afinal não foi só sensação minha das vezes que conduzi carros com acelerador por cabo. A resposta é imediata o que é bem engraçado. E um deles foi um 205 1.1 carb

                                    Já num NA lá de casa já com injecção directa e toda a tecnologia recente a resposta não é tão imediata.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                      Isso foi opção dos engenheiros... tem a ver com o mapa da injecção, curso, etc...
                                      Claro, por isso é que ambos os motores foram substituidos...(o do maserati ainda se vende...mas quase nada)

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                                        Tenho uma Turbo (dos bons velhos tempos) com uma análise muito boa ao F50...mas os "looks" do F40 sempre me cativaram mais...e não sabia desse upgrade.
                                        Também tenho essa revista e a do F40. Nessa altura ainda se escrevia sobre algo sem ser plásticos duros.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por DiogoPinto Ver Post
                                          É ver e ouvir o que o walter rohrl diz sobre isso.
                                          Não vou procurar o video, mas ele refere isso mesmo.
                                          Para track car o atmosferico do gt3 é melhor que o turbo do gt2 ou do "turbo".

                                          A sensibilidade ao pe, mais linearidade nas transferência de massa, da colocação da potencia no pavimento.. etc, sao mais previsíveis no gt3, melhor do que no motor a turbo.
                                          Quem?

                                          Isso até é explicado pelo Ryosuke quando o Takumi corre no seu high rev 86 contra o Wataru Akiyama no 86 Turbo.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post


                                            Afinal não foi só sensação minha das vezes que conduzi carros com acelerador por cabo. A resposta é imediata o que é bem engraçado. E um deles foi um 205 1.1 carb

                                            Já num NA lá de casa já com injecção directa e toda a tecnologia recente a resposta não é tão imediata.
                                            Nalguns casos poderá ser só sensação, mas em muitos não é assim. O acelerador FBW do Civic VIII da patroa até faz impressão do lag que tem entre uma sapatada e o ponteiro do conta-rotações mexer alguma coisa.

                                            Carburadores puxados pelo cordel é outra coisa, inclusivamente ouvir o som da admissão mudar com pequenos movimentos do pé em situações de carga do motor diferentes.

                                            Pequenas coisinhas que se vão perdendo e que no conjunto fazem os carros antigos serem especiais.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                                              Pequenas coisinhas que se vão perdendo e que no conjunto fazem os carros antigos serem especiais.
                                              Grande verdade.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                Quem?
                                                Walter Röhrl - Wikipedia, the free encyclopedia

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por DiogoPinto Ver Post
                                                  Ironia - Wikipédia, a enciclopédia livre

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                    lol.
                                                    pois..realmente não tinha captado.

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                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      100 cv/litro sem turbos, nem ABS, nem ESP, nem nada disso.

                                                      Deliciem-se

                                                      YouTube - From Stratos to Escort with pure engine sounds - Lombard RAC Rally 1977
                                                      WOW! Fantástico!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                                                        Também tenho essa revista e a do F40. Nessa altura ainda se escrevia sobre algo sem ser plásticos duros.
                                                        É verdade. Tenho pena de não ter também a do F40. Se puderes fazer uns scans ao teste agradeço.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                                                          É verdade. Tenho pena de não ter também a do F40. Se puderes fazer uns scans ao teste agradeço.
                                                          Fica prometido. Só pode ser é daqui a 3 semanas que é quando consigo chegar perto da revista.

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                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                            Acho que o DonJuan explicou bem o porquê Rui.


                                                            Por exemplo nos rallyes eles quando não estão a acelerar e sabem que o vão fazer seguidamente têm de usar o chamado de "fresh air" que mantém as pás do turbo a rodar para quando calcarem o turbo-lag ser mínimo.

                                                            Com um NA isto não seria preciso e a resposta seria ainda mais imediata. E nos carburados com acelerador por cabo ainda parece se sente mais isto da resposta imediata. Mas pode ter sido sensação minha quando conduzi um "carb". Aqui não tenho bem a certeza, alguém que perceba mais disto que se acuse e que diga de sua justiça.


                                                            Um NA é um naturalmente aspirado, a potência é extraída de forma natural logo qualquer pessoa rapidamente fica a conhecer como o carro desenvolve sem ser preciso muita experimentação nem ser preciso saber as linhas de potência e binário.



                                                            Pensei que gostasses de NA's Rui visto teres um, mas os de baixa cilindrada chegam até a ser frustrantes, ainda para mais com cx's longas. Eu sei bem o que isso é acredita.


                                                            Mas atenção os turbo também têm defeitos e o meu charuto do dia-a-dia é particularmente irritante em lag


                                                            E gosto...estou é farto.

                                                            O próximo...quando houver t€mpo...será otto turbo.

                                                            Ou então N/A com 200cv ou mais cv...são os meus requisitos

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                                                              Fica prometido. Só pode ser é daqui a 3 semanas que é quando consigo chegar perto da revista.
                                                              Eu espero!!!

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