Originalmente Colocado por Vibri
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O Topico dos motores 5 cilindros
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostO user Pornstar dará uma ajuda bem preciosa neste tópico.
Poderá até eventualmente corrigir algo que eu possa ter dito de errado.
Deixo no entanto um pequeno vídeo elucidativo
YouTube - Firing Order of a 5 Cylinder Engine
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Originalmente Colocado por P0rnStar Ver PostO P0rnStar anda doente e não tá capaz de aprofundar este tema, mas genericamente do que pareces estar bastante à vontade
Deixo no entanto um pequeno vídeo elucidativo
YouTube - Firing Order of a 5 Cylinder Engine
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Originalmente Colocado por bacalao Ver PostDecidi colocar um topico em volta dos motores 5 cilindros, talvez pouco falados por aqui no forum.
Tambem não são comuns, mas sempre há alguns carros com esta tipo de motorização.
Assim de repente, me recordo dos Volvo 2.5T, os anteriores 2.0T, o D5, O motor do Fiat Marea 2.0, o 3.5l do Hummer H3, acho que o 270 CDI da Mercedes, o actual 2.4 Multijet, o 1.8T do grupo VW, e ja agora, o original V5 que equipou o new beetle algum tempo atras.
Então assim podemos falar das caracteristricas, vantagens e desvantagens.
Opps, já vi que já foram mencionados...é o que dá lêr apenas o 1º post...Editado pela última vez por DonJuanZ; 02 November 2009, 10:32. Razão: Opps, já vi que já foram mencionados...é o que dá lêr apenas o 1º post...
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A única experiência ao vivo e a cores que tenho com 5 cilindros, foi com um Stilo Abarth.
Podia não ser o rei dos números, com "apenas" 170cv para 2.4l, mas, como costuma ser apanágio das mecânicas italianas, era um mimo em utilização e pujança.
E com a benesse extra da sonoridade mais rica, relativamente aos comuns 4 cilindros.
É um daqueles motores que dá vontade de expremer pelo menos uma vez por dia!
Pena o resto do carro não acompanhar o brilhantismo do motor.
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Cá em casa mora um 5 cilindros diesel, um 270CDI:
Considero-o um motor interessante, com uma sonoridade forte e com um rendimento muito aceitável.
Os consumos também são bons tendo em conta o peso do carro (~1900kg), que neste momento rondam os 7.5L (misto). Em percursos diários de cidade (sem muito trânsito) está a fazer médias em torno dos 8.2L, o que continua a ser bom. De qualquer forma os consumos ressentem-se muito com uma utilização mais afoita.
A fiabilidade tem sido boa.
Tenho um colega que tem um Bravo HGT (2.0 20V 5 cilindros, com 155cv) comprado novo, e que tem actualmente 240.000km, sem problemas dignos de registo!
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Creio que um dos primeiros 5 cilindros até foi o Mercedes Diesel de 3.0L salvo erro era o 240D 3.0 . Depois apareceu também o 2.5 que mais tarde evoluiu para 2.7.
A Audi e VW foi quem apareceu a seguir com os 2.0 o 2.1 e o 2.3. Diesel e gasolina. Tinham versões turbo tanto a gasolina como Diesel.
Mais tarde creio que apareceram os Fiat, VM, Volvo, Land Rover e mais recentemente Ford.
Isto em carros, em Camioes tenho ideia que a Berliet tinha 5 cilindros e isto muito antes da Mercedes apresentar o 3.0 Diesel.
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Originalmente Colocado por joaoabreu Ver Posteu tenho um 5 cilindros 2000cc 225cv e 317Nm, gosto bastante de conduzir o carro com este motor.
tens um Volvo?
com 5 cilindros há o 2.500cc, não sei de nenhum 5 cilindros turbinado com apenas 2.000cc
Qual é esse carro que referes?
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostO código é a forma mais correcta de se falar num motor.
O mesmo se aplica ao código do modelo.
Mas... e aquelas pessoas que não conhecem o código, já pensaram? ficam às aranhas! A simplicidade de diálogo facilita muito a transmissão do conhecimento...
Eu se no meu trabalho começar a falar de códigos das matérias com que lido, ninguémpercebe patavina..
Atenção que eu até gosto de conhecer os códigos dos motores, mas às vezes a expressão dos mesmos torna-se confusa.
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Originalmente Colocado por gemini Ver PostOk, concordo.
Mas... e aquelas pessoas que não conhecem o código, já pensaram? ficam às aranhas! A simplicidade de diálogo facilita muito a transmissão do conhecimento...
Eu se no meu trabalho começar a falar de códigos das matérias com que lido, ninguémpercebe patavina..
Atenção que eu até gosto de conhecer os códigos dos motores, mas às vezes a expressão dos mesmos torna-se confusa.
Eu lido com motores e mecânica, na minha vida tenho de distinguir blocos, cabeças, transmissões e afins pelos códigos.
Mas como o MadDragon disse e muito bem, o código é a forma mais correcta de se referir a um motor, pois este dissipa qualquer dúvida sobre o que se está a falar. No meu antigo carro tinha 3 códigos para o mesmo modelo de 5 cilindros, mas comercialmente nunca houve alterações na designação do modelo. Por outro lado para o bloco (o meu carro: Coupé 20VT 1998cc) houve quase uma dezena de códigos, com sufixos e prefixos: houve versões atmosféricas (com e sem sistema de válvulas de admissão variável) e dentro dos turbo houve várias especificações para mercados diferentes e para os diferentes modelos em que o motor foi aplicado.Editado pela última vez por P0rnStar; 03 November 2009, 11:48.
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Ok..tudo bem, percebo isso perfeitamente.
Mas vê a coisa por outro prisma: alguém que está fora do meio.
Neste caso particular, era muito mais simples dizer "o motor de 2000cc tb tem 5 cilindros", em vez do seu código, porque assim alguém "de fora" já percebia perfeitamente
Mas siga o tópico
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Cá por casa temos um Land Rover Discovery TD5.
Gosto muito do motor, tem uma boa sonoridade, bastante força que se faz sentir a partir das 1500rpm e um andamento engraçado para um jipe.
O consumo combinado anda-se pelos 9-10.
O senão deste carro é ter o peso que tem, que apesar de ter 138cv's tem de fazer andar cerca de 2150kg's.
Som de um TD5 sem a panela do meio:
YouTube - Discovery TD5 sem panela do meio
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Originalmente Colocado por godfather89 Ver PostCá por casa temos um Land Rover Discovery TD5.
Gosto muito do motor, tem uma boa sonoridade, bastante força que se faz sentir a partir das 1500rpm e um andamento engraçado para um jipe.
O consumo combinado anda-se pelos 9-10.
O senão deste carro é ter o peso que tem, que apesar de ter 138cv's tem de fazer andar cerca de 2150kg's.
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