Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A febre da Linearidade!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
    Ora vejam a linearidade do meu (familiar) GTS!

    YouTube - Vectra GTS

    Cumps!

    lá está.... o GTS manda o kick das 1800rpm mas se for preciso , tem sempre força e pulmão até às 5000...

    eu tou farto de dizer que um 2.0tdi 140cv é um menino à beira do gts, pelos vistos não é só o meu :P

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
      Penso que seja os dois...mas nada como perguntar a quem lá andou in loco.

      Oh Nigthlord chega aqui pah...
      ATR só conheci o do Paulo Raposo, mas nunca cheguei a andar.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por revmachine Ver Post
        ATR só conheci o do Paulo Raposo, mas nunca cheguei a andar.
        Exactamente.
        Eu tambem não andei...estive ao lado dele só.

        Mas há por cá quem tenha tido o prazer de andar.

        Comentário


          #64
          Eu andei nesse ATR muitas vezes e também o conduzi.

          Não era propriamente linear. Do que me lembro, as baixas não eram más, mas notava-se, de forma clara, a passagem por uma determinada rotação. Dava quase a sensação de ser sobrealimentado.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
            Eu andei nesse ATR muitas vezes e também o conduzi.

            Não era propriamente linear. Do que me lembro, as baixas não eram más, mas notava-se, de forma clara, a passagem por uma determinada rotação. Dava quase a sensação de ser sobrealimentado.
            mas isso é assim na maioria dos Honda's... um que tem baixas mesmo muito muito más é o S2000 (salvo erro, acho que mais tarde apareceu o motor 2.2 para tentar colmatar a falha em baixas).

            Comentário


              #66
              Quando digo que o ATR nao é mau em baixas, é mesmo a pensar em exemplos como o do S2000.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                Exactamente.
                Eu tambem não andei...estive ao lado dele só.

                Mas há por cá quem tenha tido o prazer de andar.
                E de o ouvir!

                Proporcionou um dos melhores momentos na LA, quando no meio de uma conversa se ouve o seu "gritar" a aproximar-se, e um dos users deste forum só diz "fdp de som"!

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  E de o ouvir!

                  Proporcionou um dos melhores momentos na LA, quando no meio de uma conversa se ouve o seu "gritar" a aproximar-se, e um dos users deste forum só diz "fdp de som"!
                  Aquele som que mandava, era algo sem palavras, andar nele, foi algo de memorável.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                    Está aí algum exagero, não?

                    Cá por casa passou uma A4 130cv e o kick era perfeitamente controlável, só alguém sem sensibilidade no pé direito poderá ter esse tipo de surpresas, basicamente, só tinha essa característica se eu quisesse.
                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                    Sabes bem que não é assim, até porque já disseste aqui que conduziste alguns, de colegas teus.

                    Para teres um kick, tens de carregar no pedal de forma brusca (diria a 30 ou 40%) na zona pré-turbo em torno das 1400RPM e deixar o pé na mesma posição até às ~2200RPM.

                    Assim tens um kick forte. Se for feita uma condução normal, esse kick é plenamente controlável, até a minha mulher que não a gistava de conduzir (pelo tramanho apenas, atenção) conduzi-a com uma suavidade normalissima.

                    Mas até digo mais... nas condições que disse acima, o 1.3 MJT é bem mais brusco!
                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                    Eu não estava a dizer que era a ti que faltava o kit. lol

                    Não foste tu que bateste com ele.

                    Já me fartei de andar em 1.9 TDI 130cv, e todos em A4, e é um carro perfeitamente normal. Não engana no kick.

                    O 1.3 Multijet também dá kick. Se deixarmos as rotações em baixo e acelerarmos a fundo. É bastante normal.
                    Tanto eu, como o Bruno e como o Rogério já conduzimos carros com ambos estes motores.

                    Aliás os carros que mais conduzo têm estes motores


                    Na A4 só a minha mãe mete aquilo a dar kick mas despropositadamente pois mete-se a entrar em rotundas a pisar um 1ª e passar das 2000rpm

                    Claro que num actual 2.0TDi 143cv CR isto já não acontece.

                    Eu e o meu pai sabemos muito bem o que fazer para quem vai no carro não levar "safanões". Basta não acelerar a fundo entre as 1500-2500rpm. Isto em 1ª,2ª e 3ª pelo menos.

                    No meu Corsazito o gajo em 2ª se se acelerar a fundo às 1500rpm ele quando chega às 2000rpm dá um pequeno kick mas lá está é aquilo que o Arturval refere, é o motor a mostrar sinais de vida tarde e mal e eu concordo totalmente.

                    Como sei isto em 1ª,2ª e mesmo 3ª nunca acelero a fundo até às 2500rpm. Basta esticar a 2ª até às 2300/2400rpm e 3ª até às 2100/2200rpm mas sem acelerar a fundo que ele desenvolve sem kicks. Mal muito mal mas sem kicks.

                    Agora claro que nem toda a gente tem esta sensibilidade e conhece os carros e acho normal que a industria queira fazer motores redondos, elásticos e lineares.


                    Aliás sobre o post do Arturval eu ainda acrescento mais um ponto tendo em conta um motor em particular:

                    O facto do 1.25 Mjet/CDTi não existir antes das 2000rpm chega a ser perigoso (pelo menos para quem não conhece o motor) pois por exemplo a entrar numa rotunda o gajo não desenvolve quando é preciso e depois quando já estamos dentro dela eu gajo distraído passa as 2000rpm e o gajo lá anda e ainda se bate em alguém...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                      Exactamente!!

                      O problema é que na Mazda não se sente a puxar nada, é tão suave que parece que não sabes o que se está a passar com o motor, percebes? É aqui onde quero chegar, eu não gosto de kicks brutais, mas gosto de sentir o carro a puxar!!!

                      Eu sei que é difícil de explicar, mas...!!!


                      Não sei que Mazda 5 conduzis-te, se foi na nova (pós-restayling) talvez tenham mexido na gestão do motor??, mas na minha, isso da sensação de não puxar nada não se passa , ela puxa bem e de que maneira.
                      Aliás a M5 pode ter alguns defeitos, mas o de não sentir que o motor está a puxar não é certamente um deles.
                      Tenho pena que neste forum não existam mais proprietários da M5 para poderem dizer de sua justiça....mas pode ser que a minha seja diferênte

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por revmachine Ver Post
                        exacto... por exemplo nos Honda's...hoje em dia o unico em que se sente o (i)vtec é o Type R (3p) e nos restantes não se sente o vtec. E a malta diz toda que os Honda's old school é que são porque nesses é que se sente o vtec a entrar.
                        Txii nem de propósito, estava mesmo a lembrar-me do meu Ex CRX VTEC 150...

                        Aquilo para mim era estranho...
                        -Que caraças de conta-rotações tão grande!
                        Foi a primeira coisa que me lembro, por causa da graduação até perto das 8000 (se me lembro bem)...

                        A primeira vez que o conduzi, foi uma desilusão...
                        -Fogo que isto não anda nada, já levei um barrete daqueles!!!
                        -Isto só gasta e não anda nada!!!

                        Foi quando reparei que estava a trocar por volta das 6000, e até aí não acontecia nada, nas altura também tinha um Corolla GTAE86 que com 125cv parecia mais impressionante em baixas, era mais homogéneo...

                        Mas assim que comecei a conduzir o CRX como devia, Fdp do carro assim que passava das 6000 (tinha uma fuga qualquer, acho que só quando o vendi o tinha a 100%) parecia ter um segundo motor 1600 que começava a trabalhar e empurrava o conta rotações até ás 8000 em menos de nada e com um grito brutal...
                        Fora os sobrealimentados, acho que nunca tive um NA tão pontudo e com um carácter tão vincado ao nível da dupla-personalidade, baixos-altos regimes!

                        Comentário


                          #72
                          Tu nao tens carta!

                          avaliar um carro no pendura nao é grande cena

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por ABS Ver Post
                            Não sei que Mazda 5 conduzis-te, se foi na nova (pós-restayling) talvez tenham mexido na gestão do motor??, mas na minha, isso da sensação de não puxar nada não se passa , ela puxa bem e de que maneira.
                            Aliás a M5 pode ter alguns defeitos, mas o de não sentir que o motor está a puxar não é certamente um deles.
                            Tenho pena que neste forum não existam mais proprietários da M5 para poderem dizer de sua justiça....mas pode ser que a minha seja diferênte
                            Não conduzi pah Ia à pendura.

                            Era uma Mazda 5 Sport de Abril de 2007.

                            Eu não disse que a carrinha não puxa aliás, deixei bem patente que a carrinha mexia-se muito bem, mas o que é certo é que não manda aquela impressão de andamento como manda o Focus ou o A4...

                            Agora falando mais da 5: Tens uma boa carrinha, para mim tá porreirissima, e apesar de estar longe de ser desconfortável, tem um pisar firme na estrada (isto provavelmente é devido a ser a Sport), de resto tinha uns ruídos lá para trás dos bancos modulares, mas de resto é mt fixe.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                              Não conduzi pah Ia à pendura.

                              Era uma Mazda 5 Sport de Abril de 2007.

                              Eu não disse que a carrinha não puxa aliás, deixei bem patente que a carrinha mexia-se muito bem, mas o que é certo é que não manda aquela impressão de andamento como manda o Focus ou o A4...

                              Agora falando mais da 5: Tens uma boa carrinha, para mim tá porreirissima, e apesar de estar longe de ser desconfortável, tem um pisar firme na estrada (isto provavelmente é devido a ser a Sport), de resto tinha uns ruídos lá para trás dos bancos modulares, mas de resto é mt fixe.

                              Ena, não percebi que ias a pendura ok
                              A minha também é uma Sport(2006). Sim, é uma boa carrinha por isso é que a tenho

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                O facto do 1.25 Mjet/CDTi não existir antes das 2000rpm chega a ser perigoso (pelo menos para quem não conhece o motor) pois por exemplo a entrar numa rotunda o gajo não desenvolve quando é preciso e depois quando já estamos dentro dela eu gajo distraído passa as 2000rpm e o gajo lá anda e ainda se bate em alguém...
                                Que exagero. O meu carro puxa antes das 2.000rpm. Só se nota o fosso se for numa 4º ou 5ª a morrer e carregar a fundo. Ai demora a sair, mas isso é em qualquer carro.

                                Claro que quanto mais cilindrada menos isso se nota porque o peso a puxar não aumenta em proporção.

                                Agora em condução normal não há problema nenhum. Faz esta semana 80.000km e acho que o motor é excelente. Dá para trocar de mudanças abaixo das 2.000rpm, tem umas altas muito boas, vibra muito pouco e o ruído não nem elevado nem cansativo.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                  Txii nem de propósito, estava mesmo a lembrar-me do meu Ex CRX VTEC 150...

                                  Aquilo para mim era estranho...
                                  -Que caraças de conta-rotações tão grande!
                                  Foi a primeira coisa que me lembro, por causa da graduação até perto das 8000 (se me lembro bem)...

                                  A primeira vez que o conduzi, foi uma desilusão...
                                  -Fogo que isto não anda nada, já levei um barrete daqueles!!!
                                  -Isto só gasta e não anda nada!!!

                                  Foi quando reparei que estava a trocar por volta das 6000, e até aí não acontecia nada, nas altura também tinha um Corolla GTAE86 que com 125cv parecia mais impressionante em baixas, era mais homogéneo...

                                  Mas assim que comecei a conduzir o CRX como devia, Fdp do carro assim que passava das 6000 (tinha uma fuga qualquer, acho que só quando o vendi o tinha a 100%) parecia ter um segundo motor 1600 que começava a trabalhar e empurrava o conta rotações até ás 8000 em menos de nada e com um grito brutal...
                                  Fora os sobrealimentados, acho que nunca tive um NA tão pontudo e com um carácter tão vincado ao nível da dupla-personalidade, baixos-altos regimes!
                                  acho o CRX de 130 bastante mais agrádavel de conduzir, e no fim em termos de performances, graças à linearidade e baixas do de 130, fica ela por ela com o de 150...até determinada altura, em que o de 150 se vai embora :P

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por revmachine Ver Post
                                    acho o CRX de 130 bastante mais agrádavel de conduzir, e no fim em termos de performances, graças à linearidade e baixas do de 130, fica ela por ela com o de 150...até determinada altura, em que o de 150 se vai embora :P
                                    Sou sincero, na altura podia ter comprado o de 130...
                                    Comprei o de 150 pelos bancos em pele, eram bem fixes
                                    (que raio de motivo para se comprar um carro)

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                      Penso que seja os dois...mas nada como perguntar a quem lá andou in loco.

                                      Oh Nigthlord chega aqui pah...
                                      O que é que tu queres pahh?

                                      Considero os motores Honda gasolina bastante lineares até porque têm uma faixa de utilização bastante grande.

                                      O que se passa, e como o Cobra disse e bem, é que alguns desses (não é exclusivo da marca) com variador de fase virado mas para a performance mudam muito a meio...

                                      Não conheci de perto o 1.6VTI...mas conheci bem os 2 que considero mais representativos do Vtec à séria :

                                      O 2.2Vtec do ATR e o 2.0Vtec do S2000. Esses eram normais motores aspirados a baixas/médias rpms para depois mudarem radicalmente...um pouco à imagem dos seus carros.

                                      O CTR tinha já um motor i-vtec, muito mais dócil em comparação com estes...melhor em baixas/médias do que um "normal" 2.0, e com uma mudança menos perceptível em altas - actualmente isso desapareceu por completo.

                                      O que se quer é linearidade e força/empuxo em toda a faixa de rpms, e os construtores têm feito por isso.

                                      O motor do meu actual mx5 também tem variador de fase na admissão, faz bem rpms e lá por isso é bastante linear e nem se sente a mudança de fase.

                                      PS: Para terminar...será que o titulo do tópico não devia ser: "A Febre do Kick!"? É que essa é que acho uma febre

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                        Eu andei nesse ATR muitas vezes e também o conduzi.

                                        Não era propriamente linear. Do que me lembro, as baixas não eram más, mas notava-se, de forma clara, a passagem por uma determinada rotação. Dava quase a sensação de ser sobrealimentado.
                                        Lembro-me perfeitamente...de inicio achavas que o carro nem puxava ao mudar a fase - "epá, mas falta aí um bocadinho no acelerador! tens de carregar mesmo"..."ahhhhhhh, agora já vi"

                                        Grandes memórias que tenho desse ATR tanto à pendura como ao volante (fica-me na memória a situação já relatada do Esprit e outras na mesma estrada, um 1º contacto com um carro com autoblocante e um belo slide numa rotunda a caminho do autodromo ), lembro-me perfeitamente da última voltinha que dei...o Paulo deu-me as chaves só para ir dar uma volta com ele ficando alguns engasgados

                                        Por falar nele...espero que esteja bem e se ler isto que diga alguma coisa à malta que temos saudades Um grande abraço ao Paulo!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Mendinhas Ver Post
                                          Tu nao tens carta!

                                          avaliar um carro no pendura nao é grande cena
                                          Não tem carta como assim? Então como falou tanto?
                                          EDIT: Agora é que vi, pá, isto é post do ano, a sério, há cada um. Eu a pensar que ele tinha conduzido extensivamente os 3 carros, aparece-me esta peça

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Fumega Ver Post
                                            Não tem carta como assim? Então como falou tanto?
                                            EDIT: Agora é que vi, pá, isto é post do ano, a sério, há cada um. Eu a pensar que ele tinha conduzido extensivamente os 3 carros, aparece-me esta peça
                                            Mas para falar das sensações que um carro transmite aos passageiros é preciso ter a carta?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              Mas para falar das sensações que um carro transmite aos passageiros é preciso ter a carta?
                                              É preciso conduzires tu mesmo o carro que é diferente.
                                              Como é que vais falar sobre um carro se não o conduzes, como sabes qual se a senação é a correcta se não és tu que estás a comandar, a acelerar, a travar etc..
                                              A experiência que ele teve como pendura é 100% subjectiva, já que não foi ele a conduzir. O condutor pura e simplesmente podia estar a puxar mais pelo carro uma vezes, menos outras vezes, e transmitir uma sensação diferente ao pendura.
                                              Como pendura é tudo muito bonito e fácil, mas só quando se passa para o lado do condutor é que tens a "big picture", até lá, não se sabe nada.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                Mais uma achega...
                                                O facto de um motor ser atmosférico, não o torna automaticamente linear...
                                                Então motores com variador de fase...
                                                Correcto.

                                                Mas essa do variador de fase deve ter mais haver com os Vtec´s, penso que te estejas a referir a esses, pois nos TS´s por exemplo o aumento da potência é perfeitamente linear sem sobressaltos e usam porém variador de fase.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                                  Correcto.

                                                  Mas essa do variador de fase deve ter mais haver com os Vtec´s, penso que te estejas a referir a esses, pois nos TS´s por exemplo o aumento da potência é perfeitamente linear sem sobressaltos e usam porém variador de fase.
                                                  é tão linear, que no 1.6 quase não se sente

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                                    Correcto.

                                                    Mas essa do variador de fase deve ter mais haver com os Vtec´s, penso que te estejas a referir a esses, pois nos TS´s por exemplo o aumento da potência é perfeitamente linear sem sobressaltos e usam porém variador de fase.
                                                    Sim a do variador de fase estava a pensar mais nos Vtec dos 90's, a minha experiência com os Alfa TS não é assim tão significativa, e não a tenho tão presente que possa servir para ter opinião formada.

                                                    Mas para mim e neste caso a falta de linearidade, ou o carácter vincado nem é um defeito grande, obriga a usar mais a caixa fora da zona ideal, mas depois as transições de regime mais brutas têm a sua piada!

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                                      é tão linear, que no 1.6 quase não se sente
                                                      Lá estás tu...

                                                      Oh DarthVader compra lá um 156 GTA porque estás mesmo mal habituado, mas não te esqueças de me convidares para dar uma volta.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                        Sim a do variador de fase estava a pensar mais nos Vtec dos 90's, a minha experiência com os Alfa TS não é assim tão significativa, e não a tenho tão presente que possa servir para ter opinião formada.

                                                        Mas para mim e neste caso a falta de linearidade, ou o carácter vincado nem é um defeito grande, obriga a usar mais a caixa fora da zona ideal, mas depois as transições de regime mais brutas têm a sua piada!
                                                        Concordo, o "problema" nesses carros que a determinada faixa da rotação têm uma entrega de potência mais acentuada está muitas vezes no saber dosear o acelerador nessas transições do "nada" para "tudo" principalmente à saída das curvas.

                                                        Pelo menos quem conduzir à campeão pode-se dar mal nesse tipo de carros.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Não se sente no 1.6 nem em nenhum outro TS.

                                                          Aliás, o 1.6 até é o mais pontudo dos TS... a "sentir-se" até seria neste.

                                                          É o acesso à gama, mas alguns devem ter comprado a pensar que era o topo.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                            E de o ouvir!

                                                            Proporcionou um dos melhores momentos na LA, quando no meio de uma conversa se ouve o seu "gritar" a aproximar-se, e um dos users deste forum só diz "fdp de som"!

                                                            Foi a unica vez que consegui presenciar a chegada do ATR à lagoa, pois das restantes vezes já o motor estava quase frio quando se chegava LA

                                                            Simplesmente brutal... não havia pássaro que conseguisse dormir

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Nero Ver Post
                                                              Não se sente no 1.6 nem em nenhum outro TS.

                                                              Aliás, o 1.6 até é o mais pontudo dos TS... a "sentir-se" até seria neste.

                                                              É o acesso à gama, mas alguns devem ter comprado a pensar que era o topo.

                                                              Essas boquinhas


                                                              Nem topo nem nada, gasta muito anda pouco...è assim.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X