citação:Originalmente colocada por Sapina
O motor da minha moto 4 é assim. A mota em questão é uma Polaris Scrambler 500.
Quando tiver tempo e me lembrar tiro uma foto ao motor e coloco aqui para puderem ver, é exactamente o que o Rui Cruz disse!
citação:Originalmente colocada por rui_cruz
Cárter seco é um design em que o óleo do motor, ao contrário do carter húmido, é armazenado num reservatório externo. Obriga a que existam duas bombas de óleo (uma para enviar o óleo ao motor e outra para o retorno) ao contrário do sistema de cárter húmido.
Vantagens do cárter seco: mais potência disponível na cambota (que deixa de estar encharcada em óleo, apenas é lubrificada pelo mínimo exigível), inexistência de baixas de nível por curvas, acelerações ou travagens bruscas e permite um cárter mais pequeno, podendo aproveitar-se esse facto para baixar o centro de gravidade do motor pela sua colocação mais baixa.
As desvantagens são o custo, o peso e a maior complexidade do sistema.
Cárter seco é um design em que o óleo do motor, ao contrário do carter húmido, é armazenado num reservatório externo. Obriga a que existam duas bombas de óleo (uma para enviar o óleo ao motor e outra para o retorno) ao contrário do sistema de cárter húmido.
Vantagens do cárter seco: mais potência disponível na cambota (que deixa de estar encharcada em óleo, apenas é lubrificada pelo mínimo exigível), inexistência de baixas de nível por curvas, acelerações ou travagens bruscas e permite um cárter mais pequeno, podendo aproveitar-se esse facto para baixar o centro de gravidade do motor pela sua colocação mais baixa.
As desvantagens são o custo, o peso e a maior complexidade do sistema.
Quando tiver tempo e me lembrar tiro uma foto ao motor e coloco aqui para puderem ver, é exactamente o que o Rui Cruz disse!
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