Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Leon I de 2000 c/ 350000 Km - Trocar ou Aguentar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #32
    Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
    Sim, estou um pouco cansado do carro: Embraiagem dura de fazer doer o pé (até já tenho calo e doi até quando caminho), embora tenha mudado a embraiagem por esse motivo há um ano atrás; O motor também não parece o mesmo de outrora e mais um outro pormenor de desgaste como suspensões e etc.



    São carros robustos que em termos de relação preço/qualidade considero imbatíveis. E até já olhei para outros.



    Er, isso eu já fiz. Recordo que comprei um e92 há um anito...


    (...)
    já percebi, tens é que comprar um carro menos fiavel, assim ao fim de 200.000km (mais ou menos) já tens motivo pra trocar de carro


    agora a sério, acho que não te consigo ajudar, parece-me que o carro ainda está bom, mas tu queres algo diferente... e como estás em condições pra isso, ainda mais vontade te dá em trocar... escolhe o que mais te agradar e faz a troca... quando te decidires a trocar, ai ajudamos na escolha um fiat bravo, o novo 149, o kia ceed, etc... depois aí falamos

    o actual leon, teve recentemente uma renovação (como já deves saber), mas dá-me ideia que não aguenta mais 3 anos... pelo que daqui a 3 anos te iria voltar a aparecer o "bixinho" em te apetecer trocar de carro

    Comentário


      #33
      Eu sou um bocado agarrado, mas acho que devias manter o carro... Quer dizer, apesar de tudo sempre foste tu que o conduziste e tens +- noção de como ele está.. E sendo que vale tão pouco numa retoma...

      Comentário


        #34
        Originalmente Colocado por LH Ver Post
        já percebi, tens é que comprar um carro menos fiavel, assim ao fim de 200.000km (mais ou menos) já tens motivo pra trocar de carro
        Oxalá eu não tivesse motivos para trocar de carro. Nessa altura toda esta indecisão não faria sequer sentido. Tenho mais motivos objectivos (racionais) do que emocionais.


        Originalmente Colocado por LH Ver Post
        agora a sério, acho que não te consigo ajudar, parece-me que o carro ainda está bom, mas tu queres algo diferente... e como estás em condições pra isso, ainda mais vontade te dá em trocar... escolhe o que mais te agradar e faz a troca...
        Au contraire... Porque terei condições para trocar tal não significa que tenha vontade. Como já dizia a minha querida avó, o dinheiro não basta saber ganhá-lo, é preciso saber gastá-lo.

        Acho até que neste caso em particular a ordem se inverte: a Razão atira-me para a troca; é o Coração que me impede.


        Originalmente Colocado por LH Ver Post
        quando te decidires a trocar, ai ajudamos na escolha um fiat bravo, o novo 149, o kia ceed, etc... depois aí falamos
        Hehehe, essa é a parte mais fácil

        Originalmente Colocado por LH Ver Post
        o actual leon, teve recentemente uma renovação (como já deves saber)
        Um pertinente facelift. A traseira ficou mais bonita.


        Originalmente Colocado por LH Ver Post
        , mas dá-me ideia que não aguenta mais 3 anos... pelo que daqui a 3 anos te iria voltar a aparecer o "bixinho" em te apetecer trocar de carro
        Se bem me recordo o actual apareceu em 2005 e não senti apetite em trocar (o que até podia acontecer mas não aconteceu). De facto só comecei a pensar em trocar de carro quando os gastos se começaram a manifestar de uma forma não despicienda. Aliás devo acrescentar que o próprio chefe de oficina de um concessionário SEAT me aconselhou a não gastar mais dinheiro neste carro. E penso que ele terá sido sincero.

        A minha maior dúvida é se eu, não trocando de carro agora, não estarei a adiar uma fatalidade. E, quanto mais tempo adiar mais dinheiro enterro.

        ...mas confesso que me falta alguma coragem

        Comentário


          #35
          ok,

          então afinal ainda não percebi bem o que é que já trocaste no carro...

          e o que achas que poderá vir a dar problemas dentro de pouco tempo?

          Comentário


            #36
            ja agora, falei que por cá também há um carro semelhante (toledo 1.9 tdi 110cv de 1999) e está também com 350.000km

            já deu os seus problemas e até já pensamos trocar este carro de principal para secundário... de forma a poupá-lo um pouco... mas por cá a opção nunca foi de o vender, isto porque o valor dele vai ser muito baixo... nós gostamos do carro, foi pintado recentemente, gasta pouco e não se prevê problemas (caros) a curto prazo...

            por cá, temos visto as coisas nesta optica... mas é certo que começam surgir pequenos problemas...

            Comentário


              #37
              Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
              A bold coloquei a situação actual e em parêntesis rectos refinei a descrição.
              Acho que dá algo entre x.1-x.2
              De certeza?
              Olha que pelos "bolds" deu x.2-x.3!
              Até vicias resultados só para meter as mãos num carro novo...

              Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
              Mas por outro lado, pensa comigo, se é neste carro que passo a maior parte da minha vida acordada, não seria lógico que este correspondesse na justa proporção?
              É verdade, e pelo que dizes tens pouco tempo para curtir o BM.
              Se é esse o caso, para que é que tens o BM na garagem?

              Confesso que apesar de gostar muito de carros, angustia-me o dinheiro que a desvalorização nos leva nos 4 primeiros anos. E quando a coisa começa a acalmar (a partir daí), começa a oficina a bombar.

              Como disse, já vivi essa situação várias vezes, e depois de meter embraiagens, amortecedores e afins, nunca consegui vender o carro.
              Aliás, temos cá em casa um Golf 1.9d com 420kkm por esse motivo - só anda em cidade e faz neste momento 5kkm. Está uma lástima de aspecto, amortecedores com 210kkm, embraiagem completamente nas couves. Anda quase todos os dias e está disponivela para pelo menos 6 lhe pegarem (carro de desenrasque ou de carga), tratando-o "abaixo de cão". E continua a ser o carro mais fiável da familia.
              Outro foi vendido com 310kkm, quando partiu o motor (era igual a do Leon, 110cv - as touches partiram e a minha mãe ainda consegui fazer 50km a embrulhar motor. Quando chegou ao destino, telefonou a dizer que o carro fazia um barulho estranho... Nem deixei mexerem, foi vendido no reboque e por mais do que pensei conseguir).
              Ainda tenho mais 2 casos destes actualmente em casa. Um vai para abate e o outro só o guardo por valor estimativo.

              Contudo, gastamos muito pouco em oficina com estes carros.
              Têm os órgãos fundamentais sempre observados, os problemas crónicos estão identificados e a sua utilização é condicente com eles - ninguém os leva para AE ou nacional, para isso cada um tem o seu carro recente (no máximo 4 anos).

              Neste momento tenho carro de empresa e faço bastante estrada/AE. Mas quando estou "por casa" gosto de muito andar no referido Golf nos percursos citadinos do entra-sai, esmurra, pára-arranca, etc. E faço-o frequentemente.

              Tudo isto para dizer que qualquer Leon ou Ibiza que compres novo vai ser sempre uma amostra de carro face ao BM.
              Vai cheirar a novo no primeiro ano e gastar-se como o actual Leon, mesmo só fazendo 15kkm anuais.
              Vais stressar com riscos, buracos e estar a pensar quando o trocar, para não caíres no mesmo "erro".
              Se fizeres as contas a trocar de Leon de 4 em quatro anos face ao que gastaste em oficina no actual desde 2005 (altura da troca), verificas que poupaste dinheiro.

              De qualquer forma, e visto que tens os órgãos fundamentais revistos (amortecedores, embraiagem e motor revisionado) eu optava por arriscar os 3k€ que te dão agora e andar com esse até partir (daqui a 1 ano, 2 anos, 1 mês), alternando com o BMW.
              Quando partir, mandas abater isso e compras outro - ainda valerá uns 1k€, mesmo no reboque.

              Comentário


                #38
                Originalmente Colocado por LH Ver Post
                ok,

                então afinal ainda não percebi bem o que é que já trocaste no carro...

                e o que achas que poderá vir a dar problemas dentro de pouco tempo?
                Recentemente, há um ano, troquei a embraiagem -- só que ficou pior! -- e troquei também amortecedores à frente, na marca e, parece que já estão todos rebentados. Antes disso, há dois anos tinha trocado muitas coisas também no eixo da frente, braços de suspensão e etc.

                Ou seja, num espaço de 2 anos gastei 3000€.
                Isto além daqueles pequenos problemas iniciais que nem contabilizo como medidor de massa de ar, etc.

                Neste momento a embraiagem não está bem e faz um barulho estranho e irritante ao ralenti e a SEAT está-se a querer descartar; o motor da ventoínha do radiador queimou (agora que é Inverno estou a usar a do Ar Condicionado que no meu carro anda sempre ligado) e o motor já não aguenta as baixas como há uns tempos, pedindo a mudança abaixo, o que me deixa um pouco desconfiado.


                Originalmente Colocado por LH Ver Post
                ja agora, falei que por cá também há um carro semelhante (toledo 1.9 tdi 110cv de 1999) e está também com 350.000km

                já deu os seus problemas e até já pensamos trocar este carro de principal para secundário... de forma a poupá-lo um pouco... mas por cá a opção nunca foi de o vender, isto porque o valor dele vai ser muito baixo... nós gostamos do carro, foi pintado recentemente, gasta pouco e não se prevê problemas (caros) a curto prazo...

                por cá, temos visto as coisas nesta optica... mas é certo que começam surgir pequenos problemas...
                Ah, não tinha percebido que o Toledo é teu, pelo "cá" entendi pelo "forum". Pois, é possível que estes carros ainda durem muito. Eu até se tivesse a quem dá-lo de presente até o dava, também me custa deixá-lo ir por 3500€. O problema é a incógnita e como faço muitos quilómetros por dia, penso que é só uma matéria de (pouco) tempo a definitivamente ter de trocar de carro. Por isso eu penso, que adianta aguentar mais 2 anos se vou acabar por ter de o trocar e andei a gastar dinheiro, tempo e a aborrecer-me para ao fim e ao cabo, nada?

                Comentário


                  #39
                  Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
                  Recentemente, há um ano, troquei a embraiagem -- só que ficou pior! -- e troquei também amortecedores à frente, na marca e, parece que já estão todos rebentados. Antes disso, há dois anos tinha trocado muitas coisas também no eixo da frente, braços de suspensão e etc.

                  Ou seja, num espaço de 2 anos gastei 3000€.
                  Isto além daqueles pequenos problemas iniciais que nem contabilizo como medidor de massa de ar, etc.

                  Neste momento a embraiagem não está bem e faz um barulho estranho e irritante ao ralenti e a SEAT está-se a querer descartar; o motor da ventoínha do radiador queimou (agora que é Inverno estou a usar a do Ar Condicionado que no meu carro anda sempre ligado) e o motor já não aguenta as baixas como há uns tempos, pedindo a mudança abaixo, o que me deixa um pouco desconfiado.




                  Ah, não tinha percebido que o Toledo é teu, pelo "cá" entendi pelo "forum". Pois, é possível que estes carros ainda durem muito. Eu até se tivesse a quem dá-lo de presente até o dava, também me custa deixá-lo ir por 3500€. O problema é a incógnita e como faço muitos quilómetros por dia, penso que é só uma matéria de (pouco) tempo a definitivamente ter de trocar de carro. Por isso eu penso, que adianta aguentar mais 2 anos se vou acabar por ter de o trocar e andei a gastar dinheiro, tempo e a aborrecer-me para ao fim e ao cabo, nada?

                  Já gastaste um bocado, mas o carro tem os kms que tem! Eu aconselho a troca, agora outro leon? Daqui a 2 anos deve sair um novo, e há por ai mais carros.

                  Comentário


                    #40
                    Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
                    Recentemente, há um ano, troquei a embraiagem -- só que ficou pior! -- e troquei também amortecedores à frente, na marca e, parece que já estão todos rebentados. Antes disso, há dois anos tinha trocado muitas coisas também no eixo da frente, braços de suspensão e etc.

                    Ou seja, num espaço de 2 anos gastei 3000€.
                    Isto além daqueles pequenos problemas iniciais que nem contabilizo como medidor de massa de ar, etc.

                    Neste momento a embraiagem não está bem e faz um barulho estranho e irritante ao ralenti e a SEAT está-se a querer descartar; o motor da ventoínha do radiador queimou (agora que é Inverno estou a usar a do Ar Condicionado que no meu carro anda sempre ligado) e o motor já não aguenta as baixas como há uns tempos, pedindo a mudança abaixo, o que me deixa um pouco desconfiado.
                    Tens que trocar é de concessionário...

                    Da embraiagem, não há motivo para ter ficado pior - provavelmente o problema não está na embraiagem, mas sim num componente auxiliar - como a espia.

                    Quanto à ventoinha do radiador, não te fies na do AC! Cada uma tem a sua função.
                    A temperatura da água do motor tem-se aguentado nos 90º (ponteiro a meio)?? Se passar essa marca o motor escalda e bye-bye Tdi.

                    A fata de força em baixas é o medidor de massa de ar nas couves outra vez. A boa noticia é que agora já só custa 50€...

                    Comentário


                      #41
                      Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                      De certeza?
                      Olha que pelos "bolds" deu x.2-x.3!
                      Até vicias resultados só para meter as mãos num carro novo...
                      É claro que tens razão! Acho que o meu subconsciente me pregou uma partida (mas também ambos os x.2 com a alteração que fiz, ficaram muito próximos dos x.1... Hehe, lá estou eu novamente)


                      Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                      É verdade, e pelo que dizes tens pouco tempo para curtir o BM.
                      Se é esse o caso, para que é que tens o BM na garagem?
                      Na verdade a minha profissional vida alterou-se ainda mesmo antes de ter o BM nas mãos. Quando o encomendei tinha uns "planos" para ele, mas (ainda) não se chegaram a concretizar. (Embora já tenha feito uns 25kkm -- Nada mau )


                      Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                      Confesso que apesar de gostar muito de carros, angustia-me o dinheiro que a desvalorização nos leva nos 4 primeiros anos. E quando a coisa começa a acalmar (a partir daí), começa a oficina a bombar.
                      É isso mesmo.


                      Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                      Tudo isto para dizer que qualquer Leon ou Ibiza que compres novo vai ser sempre uma amostra de carro face ao BM.
                      Vai cheirar a novo no primeiro ano e gastar-se como o actual Leon, mesmo só fazendo 15kkm anuais.
                      Vais stressar com riscos, buracos e estar a pensar quando o trocar, para não caíres no mesmo "erro".
                      Se fizeres as contas a trocar de Leon de 4 em quatro anos face ao que gastaste em oficina no actual desde 2005 (altura da troca), verificas que poupaste dinheiro.
                      Evocas pontos muito certeiros. Mas por outro lado, se fiz 10 anos/350kkm com este, não vejo porque não possa fazer uns 15anos/200kkm (agora faço menos kms e em estraditas melhores) com um novo. E nesse caso, comprar hoje um carro para 10-15 anos penso que é um "investimento" que se dilui harmoniosamente. (20000€/180meses=120€/mês)

                      Dito isto, parece-me, e concordando com o que mais à frente dizes, que a melhor forma de rentabilizar o "investimento" feito num carro é mesmo "andar até partir".


                      Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                      De qualquer forma, e visto que tens os órgãos fundamentais revistos (amortecedores, embraiagem e motor revisionado) eu optava por arriscar os 3k€ que te dão agora e andar com esse até partir (daqui a 1 ano, 2 anos, 1 mês), alternando com o BMW.
                      Pois, os orgãos fundamentais é que não estão assim tão revistos. Aliás, referes justamente os 3 que apresentam doenças e sintomas.

                      Comentário


                        #42
                        Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                        Tens que trocar é de concessionário...
                        ... e já tenho passado por vários...


                        Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                        Da embraiagem, não há motivo para ter ficado pior - provavelmente o problema não está na embraiagem, mas sim num componente auxiliar - como a espia.
                        É. Eles na SEAT dizem que foi uns rolamentos que se calhar não suportaram uma embraiagem nova... O certo é que o motivo pela qual eu troquei a embraiagem (dureza de fazer doer o pé), afinal mantém-se...


                        Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                        Quanto à ventoinha do radiador, não te fies na do AC! Cada uma tem a sua função.
                        A temperatura da água do motor tem-se aguentado nos 90º (ponteiro a meio)?? Se passar essa marca o motor escalda e bye-bye Tdi.
                        Nada. Eu estou atento ao acontecimento! 90º ali certinho. A ventoínha do AC ainda é grandinha e enquanto eu não decidir se troco ou não, não gasto mais tusta. (Embora ainda anteontem fui à muda de óleo -- eh pá aquilo tava baixinho!)


                        Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                        A fata de força em baixas é o medidor de massa de ar nas couves outra vez. A boa noticia é que agora já só custa 50€...
                        Da 1ª vez o carro perdeu notavelmente a força. Agora não. Ele continua com pujança, só que não aguenta as baixas rotações tão bem. Motor cansadito?

                        Comentário


                          #43
                          Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                          agora outro leon?
                          Porque não? Acho o melhor carro na relação preço/qualidade.

                          Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                          Daqui a 2 anos deve sair um novo,
                          Do que vi não gostei. Tal como o novo Ibiza, diga-se.

                          Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                          e há por ai mais carros.
                          Sou um homem de mente aberta. Aceito sugestões

                          Comentário


                            #44
                            Tu entraste no "caminho da perdição" e já não encontras a porta de saída...
                            Nunca se vai experimentar um carro sem a decisão tomada.

                            Já fui cliente VW e Seat, e para mim a diferença entre as duas está no preço, no design e no marketing.

                            Estão a propor-te um Leon novo por cerca de 23k€. Consegues o Golf 1.6 por pouco mais (nos 25k€ já és capaz de arranjar negócio).

                            Na lógica dos "15 anos", no teu lugar iria para o Golf.
                            Digo-o por experiència própria -aquele Golf que referi anteriormente tem precisamente 15 anos. Não o vou vender porque não vale nada, mas a verdade é que ainda não estou cansado do carro.
                            Até estou a pensar recuperá-lo até ao osso para lhe fazer os 500kkm daqui por uns tempos.
                            Curiosamente ninguém em casa sugeriu vendê-lo - todos (irmãos) fizemos grandes viagens de juventude nele e apesar dos maus tratos, todos gostamos do carro.

                            Mas aquilo que constato é que envelheceu muito bem, como todos os Golfs. Se tivesse comprado um Ibiza - que na altura foi uma hipótese - já o teria vendido há muito tempo. O design da Seat cansa mais, porque é menos intemporal.
                            Compara com um Renault 19, um Citroen ZX, um Pug 306, um Ford Escort, um Fiat Bravo, um Nissan Sunny, um Opel Astra F, o mencionado Seat Ibiza mk2 ou o Toyota Corolla - todos modelos de 95 - e concordarás que o Golf III acaba por ser o menos "malhado" pelos anos, mesmo com a quantidade de carros nacionais, importados e axanatados que por aí circulam.
                            Ah, e mesmo com 10 anos e 350kkm, vale sempre mais que o Leon - tal como em novo. Marketing rules!

                            Comentário


                              #45
                              Parece-me a mim que tens de trocar é de oficina.

                              Cumprimentos.

                              Comentário


                                #46
                                Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                Tens que trocar é de concessionário...

                                Da embraiagem, não há motivo para ter ficado pior - provavelmente o problema não está na embraiagem, mas sim num componente auxiliar - como a espia.

                                Quanto à ventoinha do radiador, não te fies na do AC! Cada uma tem a sua função.
                                A temperatura da água do motor tem-se aguentado nos 90º (ponteiro a meio)?? Se passar essa marca o motor escalda e bye-bye Tdi.

                                A fata de força em baixas é o medidor de massa de ar nas couves outra vez. A boa noticia é que agora já só custa 50€...
                                do meu toledo troquei embraiagem aos 300.000km, mas assim que foi trocada, o pedal ficou bem mais leve...

                                Comentário


                                  #47
                                  não trocaste o volante do motor?
                                  a problema também pode ser daí...

                                  Comentário


                                    #48
                                    Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                    do meu toledo troquei embraiagem aos 300.000km, mas assim que foi trocada, o pedal ficou bem mais leve...
                                    Pois, no meu também! Tão levezinha que parecia manteiga derretida. Mas isso foi só nos primeiros 3 meses, agora está dura outra vez. Será normal que até o meu calçado fique invariavelmente com a sola esquerda desfeita?

                                    Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                    não trocaste o volante do motor?
                                    a problema também pode ser daí...
                                    Nope, só a embraiagem. Na SEAT adiantaram-me que pode ser duns rolamentos terem folga mas que só se nota por a embraiagem ser nova. Mas para analizarem a situação tenho de deixar lá o carro uns dias e como não têm viatura de substituição ou alugo um carro ou simplesmente não trabalho. Também me dizem que aquilo não faz mal nenhum, apenas incomoda (recordo que só faz este barulho ao ralenti).

                                    Comentário


                                      #49
                                      Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                      Tu entraste no "caminho da perdição" e já não encontras a porta de saída...
                                      Nunca se vai experimentar um carro sem a decisão tomada.
                                      "Olhe que não doutor, olhe que não"

                                      Fui experimentar uma viatura de serviço para também aferir do seu estado. Também porque fui fazer um test-drive a um classe E não significa que estou comprador A oportunidade surgiu e eu anuí.


                                      Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                      Já fui cliente VW e Seat, e para mim a diferença entre as duas está no preço, no design e no marketing.

                                      Estão a propor-te um Leon novo por cerca de 23k€. Consegues o Golf 1.6 por pouco mais (nos 25k€ já és capaz de arranjar negócio).

                                      Na lógica dos "15 anos", no teu lugar iria para o Golf.
                                      O Golf, esteticamente, não me entusiasma, sorry. E já ouvi dizer que esse 1.6 é significativamente menos pujante e parecido nos consumos. Mas aceito e pelo que a seguir dizes que o Golf desvalorize menos. Tem sido um carro que envelhece relativamente bem.

                                      Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                      Digo-o por experiència própria -aquele Golf que referi anteriormente tem precisamente 15 anos. Não o vou vender porque não vale nada, mas a verdade é que ainda não estou cansado do carro.
                                      Certo. Mas se fizesses 150km/dia com ele não sei se já não estavas farto...

                                      Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                      Até estou a pensar recuperá-lo até ao osso para lhe fazer os 500kkm daqui por uns tempos.
                                      Curiosamente ninguém em casa sugeriu vendê-lo - todos (irmãos) fizemos grandes viagens de juventude nele e apesar dos maus tratos, todos gostamos do carro.

                                      Mas aquilo que constato é que envelheceu muito bem, como todos os Golfs. Se tivesse comprado um Ibiza - que na altura foi uma hipótese - já o teria vendido há muito tempo. O design da Seat cansa mais, porque é menos intemporal.
                                      Eu por acaso até acho que o Leon I, não o meu modelo concretamente, mas por exemplo o FR, é um modelo intemporal. Será até um menor clássico, penso eu.

                                      Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                      Compara com um Renault 19, um Citroen ZX, um Pug 306, um Ford Escort, um Fiat Bravo, um Nissan Sunny, um Opel Astra F, o mencionado Seat Ibiza mk2 ou o Toyota Corolla - todos modelos de 95 - e concordarás que o Golf III acaba por ser o menos "malhado" pelos anos, mesmo com a quantidade de carros nacionais, importados e axanatados que por aí circulam.
                                      Ah, e mesmo com 10 anos e 350kkm, vale sempre mais que o Leon - tal como em novo. Marketing rules!
                                      O Golf III de facto envelheceu bem, melhor que os mencionados, sem dúvida.

                                      ---

                                      Hoje estive a reflectir bastante sobre o tema que me fez abrir este tópico. Cheguei à conclusão que de facto não me apetece nada trocar de carro (leia-se, gastar dinheiro). Fiz um inventário dos problemas/sintomas que o carro tem e todos à excepção de um são resoluvéis e/ou de solução adiável:

                                      1. Ventoínha de Radiador: Não dá que pensar, é pegar em 400€ e trocar por uma nova;

                                      2. A questão do barulho ao ralenti: Dizem-me na SEAT que não estraga nada, apenas incomoda, portanto let it be;

                                      3. A questão do motor estar ou não um pouco cansado. Hoje ensaiando um pouco mais a fundo parece-me na verdade que ele ainda está ali para durar. Portanto é pagar para ver. Literalmente

                                      4. Suspensões/Amortecedores/Eixo dianteiro. Alguma coisa terei de rever aqui pois a resposta em piso irregular é bastante deficitária.

                                      E estes são os resoluveis ou de solução adiável. Mas este último está-me a tirar do sério e já não sei como resolvê-lo:

                                      5. Embraiagem exasperadamente dura. Já tentei. Já mudei. E nada. No princípio era manteiga, passado uns 3 meses está outra vez dura. E eu que nem sou homem de me queixar muito, confesso que andar sempre com o pé esquerdo a "arder" não é pêra doce.

                                      Vou, numa última tentativa, consultar a SEAT para uma possível solução deste problema. A resposta ditará a sentença ao título do tópico. Com o pragmatismo de quem sabe que deveria ter trocado de carro no primeiro momento em que a ideia me atravessou a mente, que foi há 2 anos, um ano antes de ter experimentado o filet mignon alemão, portanto

                                      Comentário


                                        #50
                                        O teu carro é filet mignon para qualquer concessionário SEAT...

                                        Cá em casa, qualquer carro deixa de fazer a manutenção no concessionário a partir da revisão dos 180kkm.
                                        Por 2 motivos:

                                        1. a assistência oficial é uma treta. Salvo raras excepções, a formação é incipiente, o pessoal desmotivado, não sabem nem querem aprender.
                                        A única coisa que sabem fazer é cumprir à risca as normas estabelecidas pelo fabricante, cujo "core business" é vender peças - se um orgão não funciona, a solução é sempre substituir o órgão, independentemente da origem do problema.
                                        Ou seja, não há análise nem capacidade critica. Lêem (mal e porcamente, diga-se) o manual de manutenção e pouco mais.

                                        2. tenho um excelente "ManelGT", com o know-how, paciência e ferramentas necessárias para dar conta do recado. É impecável, mesmo.
                                        Curto tanto, que quando estou de férias costumo lá passar um dia com eles de volta dos carros (dos meus, claro! )

                                        Precisavas de arranjar um para analisar isso com "olhos de ver"
                                        O problema é que encontrar um de confiança é como agulha em palheiro e o meu está em Coimbra.

                                        Já cheguei ao cumulo de tirar um A4 desmontado da J.M.Seguro (estava por Lx e o carro já lá tinha feito revisóes, pelo que foi o destino "natural" quando a caixa de vel decidiu bloquear) e mandá-lo de reboque para Coimbra.
                                        A diferença no orçamento foi de apenas 4500€ (sim, está correcto ), pelo que valeu a pena (a diferença foi entre meter embraiagem e caixa de velocidades novas na J.M. Seguro vs trocar um rolamento gripado, substituir embraiagem e desarmar a caixa para verificar se estava tudo ok, em Cbr).

                                        Comentário


                                          #51
                                          Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
                                          Pois, no meu também! Tão levezinha que parecia manteiga derretida. Mas isso foi só nos primeiros 3 meses, agora está dura outra vez. Será normal que até o meu calçado fique invariavelmente com a sola esquerda desfeita?



                                          Nope, só a embraiagem. Na SEAT adiantaram-me que pode ser duns rolamentos terem folga mas que só se nota por a embraiagem ser nova. Mas para analizarem a situação tenho de deixar lá o carro uns dias e como não têm viatura de substituição ou alugo um carro ou simplesmente não trabalho. Também me dizem que aquilo não faz mal nenhum, apenas incomoda (recordo que só faz este barulho ao ralenti).

                                          E o BMW?

                                          Comentário


                                            #52
                                            Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                            O teu carro é filet mignon para qualquer concessionário SEAT...

                                            Cá em casa, qualquer carro deixa de fazer a manutenção no concessionário a partir da revisão dos 180kkm.

                                            E acho demasiado...

                                            Cobram demasiado dinheiro, mesmo para coisas simples...

                                            No Jazz paguei 15*€ pela primeira muda de óleo (1 ano) e achei caro...
                                            O Clio III 1.2 da namorada pagou 21*€ pelo mesmo serviço, com 11.000 km's

                                            Já nem falo das revisões que é preciso mudar peças....

                                            Vi, para a mesma revisão, mesmas coisas substituidas, e na Honda (diferentes concessionários), preços de 300 e de 400 euros...

                                            Desde que se perceba o mínimo, sabemos o que substituir e quando....e sabemos se temos um possível problema no carro, e levamos a uma oficina...

                                            O pior é arranjar uma oficina de confiança....

                                            Comentário


                                              #53
                                              Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                              E o BMW?
                                              Por diversas razões o meu trabalho e o BM não são compatíveis.

                                              Comentário


                                                #54
                                                O anuncio do laguna deve ser fake.

                                                Duas saidas de escape
                                                uma foto com tampões outra com jante

                                                e tão barato?


                                                Duvido muito.

                                                Comentário


                                                  #55
                                                  Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                                  O teu carro é filet mignon para qualquer concessionário SEAT...

                                                  Cá em casa, qualquer carro deixa de fazer a manutenção no concessionário a partir da revisão dos 180kkm.
                                                  Por 2 motivos:

                                                  (...)

                                                  2. tenho um excelente "ManelGT", com o know-how, paciência e ferramentas necessárias para dar conta do recado. É impecável, mesmo.
                                                  Curto tanto, que quando estou de férias costumo lá passar um dia com eles de volta dos carros (dos meus, claro! )

                                                  Precisavas de arranjar um para analisar isso com "olhos de ver"
                                                  O problema é que encontrar um de confiança é como agulha em palheiro e o meu está em Coimbra.
                                                  Pois, isso para mim não é nada fácil uma vez que não tenho um tipo de vida sedentário. Normalmente apenas estou 1 ou 2 anos num mesmo local. (Já morei em Antanhol, deves conhecer) Assim torna-se difícil encontrar uma oficina de confiança, e mesmo que a encontrasse só iria desfrutar durante um tempo limitado. Daí recorrer aos serviços da SEAT. Mas concordo, a SEAT tem-me deixado muito a desejar, quer em termos de Oficina, quer em termos de Vendedores. Às vezes parece que ainda fazem o favor de nos venderem um carro...

                                                  Comentário


                                                    #56
                                                    Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                                    O anuncio do laguna deve ser fake.

                                                    Duas saidas de escape
                                                    uma foto com tampões outra com jante

                                                    e tão barato?


                                                    Duvido muito.
                                                    Confesso q normalmente só vejo a 1ª rodada de fotos e ñ costumo ir ver as outras, mas realmente é demasiado "descarado"!
                                                    Eu desconfiei logo pelo preço... Tudo bem q o Laguna III anda a vender pouco, mas ñ acredito 1 modelo destes saia p/o mercado de usados a menos de 27-28mil€...

                                                    Comentário


                                                      #57
                                                      O problema aqui é sem dúvida a (má) assistência.

                                                      Porque não procurares resolver estes problemas num bosch car service, por exemplo. Certamente não será pior que na marca

                                                      São estas pequenas chatisses que nos acabam por torrar a paciência fazendo com que se troque de carro mais cedo...o pior é que é um ciclo vicioso...

                                                      Se está decidido a ficar com o carro, procura quem realmente percebe do teu carro. Até numa pesquisa por foruns da marca deves de encontrar indicações de pelo menos 1 oficina completa para a zona sul/centro/norte. Já é um principio.

                                                      Há que perder tempo a resolver estas questões, para não perder dinheiro


                                                      Cump.

                                                      Comentário


                                                        #58
                                                        Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                                                        Confesso q normalmente só vejo a 1ª rodada de fotos e ñ costumo ir ver as outras, mas realmente é demasiado "descarado"!
                                                        Eu desconfiei logo pelo preço... Tudo bem q o Laguna III anda a vender pouco, mas ñ acredito 1 modelo destes saia p/o mercado de usados a menos de 27-28mil€...
                                                        Houve um user que no final do ano passado, creio eu, comprou um Laguna 1.5dciIII semi-novo (<1 ano) importado por 19500€ .. o melhor preço que tinha nos stands portugueses para um III novo era 30000€

                                                        Portanto, eu (não especificamente nesse anuncio) acredito..

                                                        Comentário


                                                          #59
                                                          Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
                                                          Pois, isso para mim não é nada fácil uma vez que não tenho um tipo de vida sedentário. Normalmente apenas estou 1 ou 2 anos num mesmo local. (Já morei em Antanhol, deves conhecer) Assim torna-se difícil encontrar uma oficina de confiança, e mesmo que a encontrasse só iria desfrutar durante um tempo limitado. Daí recorrer aos serviços da SEAT. Mas concordo, a SEAT tem-me deixado muito a desejar, quer em termos de Oficina, quer em termos de Vendedores. Às vezes parece que ainda fazem o favor de nos venderem um carro...
                                                          Pois...essa vida nómada não facilita nada.
                                                          Conheço Antanhol, sim senhor. Só estou em Cbr ao fim-de-semana, mas a confiança é tanta que consigo resolver tudo por telefone - estou meses sem ver mecânicos, arranjo sempre alguém para deixar e ir buscar carros.

                                                          Quanto ao Leon, acho que já começam a ser muitas condicionantes - o melhor é mesmo despachares isso.
                                                          Mas para ter o carro 10 ou 15 anos, aconselhava-te a escolher um carro de que gostes realmente, para não te fartares.

                                                          Comentário


                                                            #60
                                                            Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                                            Pois...essa vida nómada não facilita nada.
                                                            Justamente. Neste momento preciso de um carro que não me deixe ficar mal pois não possuo referências de apoio imediato e eficaz. Ainda este Sábado apanhei um grande susto. Quando pus o carro a trabalhar, o motor embrulhou e não arrancou. Desliguei e tentei novamente ligar e eis que reparo que a resistência não acende. Mau. Saio do carro e como quem (não) percebe patavina da coisa, espreito por dentro do capot. Nada. Entro novamente e para minha surpresa a resistência acende e o motor pega. Não tornou a dar o mesmo problema, mas que foi um grande susto foi. Estava a chover e eu ali no meio do mato (está bem, metaforicamente) e, se o problema persistisse teria o dia de trabalho arruinado (e também o Domingo). Fez-me pensar...

                                                            Terá sido um aviso?

                                                            Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                                            Quanto ao Leon, acho que já começam a ser muitas condicionantes - o melhor é mesmo despachares isso.
                                                            É, chego à conclusão que pesados os prós e os contras, terá mesmo chegado o momento de eu me despedir deste meu velho companheiro.

                                                            Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                                            Mas para ter o carro 10 ou 15 anos, aconselhava-te a escolher um carro de que gostes realmente, para não te fartares.
                                                            Já está escolhido. SEAT Leon II 1.9 TDI Ecomotive STyle 105cv PTS (PTS = Pacote que a SEAT está a oferecer neste carro e que inclui Sistema Navegação c/ Bluetooth, BiXenon e Parqueamento à frente e atrás.)

                                                            A cor será Preto Mágico. Gosto do branco, mas só Cupra ou FR. Há uns cinzas interessantes, mas o Preto continua a ficar muito bem neste carro, e como eu não ligo se há mais 1000 iguais na minha rua...

                                                            A minha experiência com os Seats (2 Ibizas, 1 Leon) é por demais positiva e como diria um vendedor da Toyota, neste segmento, com um ar desportivo e com este nível de equipamento, económico, seguro, e eu ainda acrescento fiável, não há concorrência.

                                                            Tenho duas propostas, uma em que dou o meu mais 21300€ e a outra dou o meu mais 21800€, esta última sendo mais elevada tem ainda menos cores à disposição. (Esta série com este pacote PTS de oferta é, pelos vistos, limitada). Portanto, a escolha entre estas duas não há-de ser difícil.

                                                            Amanhã coloco aqui a decisão final.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X