Originalmente Colocado por Olimpo
Ver Post
Em relação a alguém comprar ou não, mas isso tem alguma coisa a ver com a qualidade do carro???!!? Um carro q custa mais de 40 000€ (e mais uma vez relembro, estamos a falar de um "mísero" 170 cv) não me parece q seja mau... agora vender, isso é outra coisa. Da mesma maneira q vês meia dúzia de C6 nas estradas. E é por isso q são maus?
Também existe um Superb 3.6 V6 250 cv à venda noutros países, q obviamente não tem lugar no nosso mercado. Agora imagina um Superb 3.6 V6 250 cv 4x4 DSG em Portugal... custaria quanto, 60 000€?
Agora o q eu acho piada aqui no fórum é q se quer à força q se uma marca generalista lança um modelo de topo e é barato é porque não presta ou tem de ser obrigatoriamente inferior a um modelo premium de preço semelhante. Mas se o modelo é caro (e até mais do q alguns premiuns) continua a não prestar na mesma. É o chamado "ser preso por ter cão e por não ter".
Já agora deixa-me dizer-te q eu NÃO considero o Skoda Superb um modelo premium, porque a Skoda não é uma marca premium e nem esse é o objectivo da marca nem do modelo. Considero, sim, q o Superb tem a qualidade geral de um premium mediano (classe D), sendo superior nalgumas coisas e inferior noutras. Tal como o C5, Laguna, Mondeo, Insignia, etc. Obviamente q é irrealista comparar um Superb ou Insignia com algo acima dum Serie 3/Classe C/A4, etc.
Já agora falas em "Qualidade, motores, luxo, segurança, design, imagem de marca? Os Skodas lembram sempre carros com 5 anos de atraso a nível de design."?
Nem quero só pegar no Superb, mas acho q falas com muito desconhecimento de causa. Eu estou-me a borrifar se gostas ou não do Superb, C5, Mondeo, etc, (felizmente não temos todos de gostar das mesmas coisas) mas acho q fores aqui ?koda Superb Break - Look vais ver q o Superb não é só "um carro grande" e depois negligencia o resto.
Tem os mesmos motores de 170 cv dum Audi (obviamente q uma das diferenças do Superb em relação aos "premiuns a sério" é q dentro dos diesel está confinado aos 170 cv), caixas DSG, 9 airbags de série (quantos premiuns é q os têm??), além de n elementos mais de segurança passiva e activa. Em relação a luxos, não terá obviamente os mesmos opcionais do um Serie 3, Audi A4 ou Classe C, mas lá está, um premium é um premium, e é mesmo suposto ser assim, o premium estar à frente do generalista. Mas está longe de não ser medianamente luxuoso, com alguns pormenores de requinte bem interessantes para a classe.
Agora se pegares num Serie 1 ou Audi 3 também não o têm e continuam a ser premiuns. Percebes o q quero dizer? Aliás, nem precisamos de ir aos extras. Pegas num Serie 1 e diz-me se pelo preço encontras algum carro no mercado com um interior com tantos materiais duvidosos e acabamentos dum nível abaixo. É público. Não entanto não deixa de ser um premium e de ser um excelente carro para quem procura um belo motor e dinâmica apurada.
Em relação ao design, mas o q é q isso tem a ver com ser premium ou não? É preciso pôr aqui fotos de premiuns "abortos"?
Tu tens de ver e situar uma marca dentro dum contexto social, estético, comercial, tradicional, etc. A Skoda é uma marca conservadora (bem, nem sempre) q não pretende fazer carros lindo de morrer. Os mercados onde mais vende (Alemanha, China, Áustria, Finlândia, Países de Leste, etc) estão habituadas a esta linguagem estilística e identificam-na como "imagem de marca". Todo o grupo VW trabalha assim, para o bem e para o mal, e não tem nada a ver com "design atrasado". Para nós, "ocidentais", é q temos um ponto de vista de estética algo distinto, mais "latino". A própria Toyota, uma das líderes mundiais a nível de vendas, quantos carros consensualmente bonitos ou "modernos" tem?
Só para veres o chefe de design exterior da Skoda é só o tipo q foi chefe de design exterior da Audi durante alguns anos e um dos designers q construiu o Veyron, e no entanto foi ele q desenhou a Superb break. Jozef Kaban is new Skoda Design Director
Já agora uma pergunta: tu por exemplo consideras q em termos de qualidade pura e dura q um Serie 7 ou Classe S são assim tão inferiores a um Bentley Continental ao ponto do Bentley ser em média cerca de 120 / 150 000€ mais caro, ou achas q existe mais algum motivo para esse desfasamento de preço entre os modelos?
Comentário