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    Tome,

    Com os FAP, nao acaba essas particulas nos Diesel?

    Comentário


      citação:Originalmente colocada por tome coelho

      Sim, todos os carbonetos alifaticos, quer do disel quer da gasolina aumentam as probabilidades do cancro.

      A diferença está em que vais pela estrada fora e contas quanto carros a gasolina "vês" a fazer fumo versus diesel... O fumo nos diesel é gasoleo não queimado...
      Eu acho muito pior os otto k fazem fumo pois tao a queimar oleo e cada carro desses equivale pra ai a 30 carros a diesel em bom estado e recentes... Não?

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por Christian

        citação:Originalmente colocada por tome coelho

        Sim, todos os carbonetos alifaticos, quer do disel quer da gasolina aumentam as probabilidades do cancro.

        A diferença está em que vais pela estrada fora e contas quanto carros a gasolina "vês" a fazer fumo versus diesel... O fumo nos diesel é gasoleo não queimado...
        Eu acho muito pior os otto k fazem fumo pois tao a queimar oleo e cada carro desses equivale pra ai a 30 carros a diesel em bom estado e recentes... Não?
        Os diesel velhos, como os otto velhos que falas, também queimam oleo! ;)
        Aquelas camionetas de carreira dos anos 70 e 80 que parecem maquinas de fazer fumo! As dynas mais antigas... as ford transit que até metem medo!

        Comentário


          citação:Originalmente colocada por Taveirada

          citação:Originalmente colocada por Christian

          citação:Originalmente colocada por tome coelho

          Sim, todos os carbonetos alifaticos, quer do disel quer da gasolina aumentam as probabilidades do cancro.

          A diferença está em que vais pela estrada fora e contas quanto carros a gasolina "vês" a fazer fumo versus diesel... O fumo nos diesel é gasoleo não queimado...
          Eu acho muito pior os otto k fazem fumo pois tao a queimar oleo e cada carro desses equivale pra ai a 30 carros a diesel em bom estado e recentes... Não?
          Os diesel velhos, como os otto velhos que falas, também queimam oleo! ;)
          Aquelas camionetas de carreira dos anos 70 e 80 que parecem maquinas de fazer fumo! As dynas mais antigas... as ford transit que até metem medo!
          Pois tens razão mas nada é perfeito... [:X] Mas eu acho que quando as normas apertarem ja os diesel poluem muito menos... E ha novidades ai nos diesel como os diesel/hibridos da psa... Abraços.

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por Afcivic

            citação:Originalmente colocada por Chewbacca

            Uma dúvida; se a norma euroV entra em 2009 a EuroVI entrará quando?

            Prevejo k ainda vai dar tempo para o ppl vender o seu actual carro e comprar um novo!

            outubro de 2006;)
            ????????????

            Há aqui alguma coisa mal... Ou o 3com trocou o lugar do I e pos EuroVI (6) em vez de EuroIV (4), ou o seis vai entrar antes do quatro, ou eu n percebo nada disto!!! [xx(]

            Tomé, falaste mt bem, tens de postar mais!

            Comentário


              Ele trocou as datas comas normas:D

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por Christian

                citação:Originalmente colocada por Taveirada

                citação:Originalmente colocada por Christian

                citação:Originalmente colocada por tome coelho

                Sim, todos os carbonetos alifaticos, quer do disel quer da gasolina aumentam as probabilidades do cancro.

                A diferença está em que vais pela estrada fora e contas quanto carros a gasolina "vês" a fazer fumo versus diesel... O fumo nos diesel é gasoleo não queimado...
                Eu acho muito pior os otto k fazem fumo pois tao a queimar oleo e cada carro desses equivale pra ai a 30 carros a diesel em bom estado e recentes... Não?
                Os diesel velhos, como os otto velhos que falas, também queimam oleo! ;)
                Aquelas camionetas de carreira dos anos 70 e 80 que parecem maquinas de fazer fumo! As dynas mais antigas... as ford transit que até metem medo!
                Pois tens razão mas nada é perfeito... [:X] Mas eu acho que quando as normas apertarem ja os diesel poluem muito menos... E ha novidades ai nos diesel como os diesel/hibridos da psa... Abraços.
                Antes de mais os meus parabéns ao Tomé, que veio postar de uma forma muito clara e coerente! [^]

                Quanto à questao de os diesel poluirem menos em CO2 e mais em NOx entao está tudo equilibrado nao é bem assim.

                É que o CO2 apesar de ser um gas com efeito estufa que todos os seres vivos produzem (eu também lol) tem também outra particularidade. É que é "reciclado" pela natureza... e as particulas nao. Ou seja é muito mais grave um motor que produz particulas e outros gases tóxicos porque o meio-ambiente nao está preparado para lidar com eles do que produzir CO ou CO2 que é perfeitamente possível "fixar" de novo no meio terrestre.

                Conclusao produzir mais NOX e particulas e menos CO2 nao é exactamente equivalente a produzir mais CO2 e menos NOX e particulas.

                Se querem ter uma noçao do que isto significa na prática façam uma visita a uma grande capital de um país menos desenvolvido. Passem umas horas no meio do trânsito e depois venham cá contar se conseguiram respirar como deve ser. É que nesses países os combustíveis sao menos limpos e as tecnologias dos motores sao dos anos 70-80 sem as restriçoes ambientais actuais. [)][)]

                Comentário


                  citação:Originalmente colocada por Taveirada

                  Tome,

                  Com os FAP, nao acaba essas particulas nos Diesel?
                  não acaba, apenas diminuem mesmo com estes filtros parece que emitem cerca de 6 vezes mais particulas que os otto que é insignificante nestes, mas tens que ver que com estes filtros lá se vai a poupança diesel, pois têm manutenção os psa falam em 400€ de 80000 em 80000km's.;) e continuam a emitir o nox.
                  quanto ao CO esse problema já está resolvido nos otto com os catalizadores.

                  Comentário


                    citação:Há aqui alguma coisa mal... Ou o 3com trocou o lugar do I e pos EuroVI (6) em vez de EuroIV (4), ou o seis vai entrar antes do quatro, ou eu n percebo nada disto!!!
                    exatamente, a norma euro 4 em outubro deste ano e a euro 5 em 2009, a euro 5 já não tem redução das particulas apenas se refere ás emissões de nox.;)

                    Comentário


                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por Afcivic

                        citação:Originalmente colocada por Taveirada

                        Tome,

                        Com os FAP, nao acaba essas particulas nos Diesel?
                        não acaba, apenas diminuem mesmo com estes filtros parece que emitem cerca de 6 vezes mais particulas que os otto que é insignificante nestes, mas tens que ver que com estes filtros lá se vai a poupança diesel, pois têm manutenção os psa falam em 400€ de 80000 em 80000km's.;) e continuam a emitir o nox.
                        quanto ao CO esse problema já está resolvido nos otto com os catalizadores.
                        O que as pessoas se esquecem é que as normas apesar de terem o mesmo nome têm critérios e valores diferentes de emissoes para diesel e gasolina.... uma norma EuroIV para gasolina nao é a mesma que EuroIV para diesel, em valores absolutos. Se se igualassem... bye bye diesel.

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por Duro

                          citação:Originalmente colocada por Afcivic

                          citação:Originalmente colocada por Taveirada

                          Tome,

                          Com os FAP, nao acaba essas particulas nos Diesel?
                          não acaba, apenas diminuem mesmo com estes filtros parece que emitem cerca de 6 vezes mais particulas que os otto que é insignificante nestes, mas tens que ver que com estes filtros lá se vai a poupança diesel, pois têm manutenção os psa falam em 400#8364; de 80000 em 80000km's.;) e continuam a emitir o nox.
                          quanto ao CO esse problema já está resolvido nos otto com os catalizadores.
                          O que as pessoas se esquecem é que as normas apesar de terem o mesmo nome têm critérios e valores diferentes de emissoes para diesel e gasolina.... uma norma EuroIV para gasolina nao é a mesma que EuroIV para diesel, em valores absolutos. Se se igualassem... bye bye diesel.
                          [:0][:0][:0]

                          Pois, é obvio que não são a mesma coisa, são normas diferentes:D

                          Comentário


                            E porque não diminuir o preço dos gasolina em vez de aumentar o dos diesel??

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por JRodrigues

                              E porque não diminuir o preço dos gasolina em vez de aumentar o dos diesel??
                              porque assim o estado deixava de ganhar o que ganha.;) e assim passa a ganhar ainda mais.[8][8)]

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por JRodrigues

                                E porque não diminuir o preço dos gasolina em vez de aumentar o dos diesel??
                                Todo o sector da logistica utiliza veiculos a diesel....
                                Isso iria ter um enorme impacto na economia! (seria necessário criar um diesel mais barato como se fez com o agricula)

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por 3com
                                  Todo o sector da logistica utiliza veiculos a diesel....
                                  Isso iria ter um enorme impacto na economia! (seria necessário criar um diesel mais barato como se fez com o agricula)
                                  Eu estava a falar dos automóveis, não dos combustíveis ;)

                                  Comentário


                                    Ups, moca minha ;)

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por 3com

                                      citação:Originalmente colocada por JRodrigues

                                      E porque não diminuir o preço dos gasolina em vez de aumentar o dos diesel??
                                      Todo o sector da logistica utiliza veiculos a diesel....
                                      Isso iria ter um enorme impacto na economia! (seria necessário criar um diesel mais barato como se fez com o agricula)
                                      ?!?!?!?!?!?!?


                                      Porque é que se baixar o ISP da gasolina de forma a igualar o diesel o sector da logistica é afectado? Se nao se tocar no preço do diesel, nao se podem queixar de nada.

                                      Nao tem impacto nenhum na economia (a nível inflacionista como gostam tanto de apregoar), a nao ser reduçao de receitas para o Estado (ou entao nao...) e menos gastos para os consumidores.

                                      Comentário


                                        redução porquê? até se poderia dar o contrário, pois baixando o isp da gasolina poderia aumentar o seu consumo, certo?

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                          redução porquê? até se poderia dar o contrário, pois baixando o isp da gasolina poderia aumentar o seu consumo, certo?
                                          pois. menor imposto mas mais volume. mas à partida o que se espera é uma quebra nas receitas, ainda por cima com a dieselizaçao do mercado. Por isso os governos nao têm tomates para este tipo de medidas e no fundo nem lhes interessa muito. Depois tinham de justificar a "perda" do beneficio que tem o diesel actualmente e ia haver manifestaçoes a pedir a reduçao do ISP sobre o gasóleo... [8)]

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por Duro

                                            citação:Originalmente colocada por 3com

                                            citação:Originalmente colocada por JRodrigues

                                            E porque não diminuir o preço dos gasolina em vez de aumentar o dos diesel??
                                            Todo o sector da logistica utiliza veiculos a diesel....
                                            Isso iria ter um enorme impacto na economia! (seria necessário criar um diesel mais barato como se fez com o agricula)
                                            ?!?!?!?!?!?!?


                                            Porque é que se baixar o ISP da gasolina de forma a igualar o diesel o sector da logistica é afectado? Se nao se tocar no preço do diesel, nao se podem queixar de nada.

                                            Nao tem impacto nenhum na economia (a nível inflacionista como gostam tanto de apregoar), a nao ser reduçao de receitas para o Estado (ou entao nao...) e menos gastos para os consumidores.
                                            Porque é impossivel baixar o preço da gasolina sem subir o do diesel....
                                            Isso tem um enorme peso nas contas do estado!

                                            Acredita, se fosse possivel um destes ultimos governos já o tinha feito, nem que fosse como medida populista[xx(]

                                            Comentário


                                              acredito na falta de tomates do governo, mas daí a fazerem manifestações.............. pelo menos assim da parte do governo conseguiriam atrasar um pouco mais o avanço das energias alternativas, que parece que o governo está a fazer tudo para as travar.

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por 3com

                                                citação:Originalmente colocada por Duro

                                                ?!?!?!?!?!?!?


                                                Porque é que se baixar o ISP da gasolina de forma a igualar o diesel o sector da logistica é afectado? Se nao se tocar no preço do diesel, nao se podem queixar de nada.

                                                Nao tem impacto nenhum na economia (a nível inflacionista como gostam tanto de apregoar), a nao ser reduçao de receitas para o Estado (ou entao nao...) e menos gastos para os consumidores.
                                                Porque é impossivel baixar o preço da gasolina sem subir o do diesel....
                                                Isso tem um enorme peso nas contas do estado!

                                                Acredita, se fosse possivel um destes ultimos governos já o tinha feito, nem que fosse como medida populista[xx(]
                                                impossivel nao é. Trata-se de assumir a perda de receitas ou nao. De qualquer das formas essa perda já começa a ser evidente pela crescente importancia do diesel no dia a dia. Um governo sério se calhar até aproveitava a ocasiao para tornar esse imposto mais equitativo. Mas na conjuntura económica que enfrentamos nao tenho perspectivas de que venha a acontecer.

                                                Por outro lado tenho a convicçao de que se isso acontecesse iriam chover os protestos dos consumidores diesel a dizer que é injusto e a reinvidicar igual descida para o gasoleo. [|)]

                                                Comentário


                                                  mas não será isso que o governo vai fazer? aplicar a "dose" aos carros mais poluidores? e assim em vez de baixar a gasosa sobe o diesel.

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                                    mas não será isso que o governo vai fazer? aplicar a "dose" aos carros mais poluidores? e assim em vez de baixar a gasosa sobe o diesel.
                                                    do ponto de vista da fiscalidade é o mais vantajoso. Mantém as receitas da gasolina, e ainda aumenta e muito no sector diesel. Tudo isto perfeitamente justificado e suportado pelas normas anti-poluiçao.

                                                    O descontentamento vai ser grande, veremos se aguentam a pressao...

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por Duro

                                                      citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                                      mas não será isso que o governo vai fazer? aplicar a "dose" aos carros mais poluidores? e assim em vez de baixar a gasosa sobe o diesel.
                                                      do ponto de vista da fiscalidade é o mais vantajoso. Mantém as receitas da gasolina, e ainda aumenta e muito no sector diesel. Tudo isto perfeitamente justificado e suportado pelas normas anti-poluiçao.

                                                      O descontentamento vai ser grande, veremos se aguentam a pressao...
                                                      mas achas que os cromos do parlamento vão fazer isso?[8)]

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                                        citação:Originalmente colocada por Duro

                                                        citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                                        mas não será isso que o governo vai fazer? aplicar a "dose" aos carros mais poluidores? e assim em vez de baixar a gasosa sobe o diesel.
                                                        do ponto de vista da fiscalidade é o mais vantajoso. Mantém as receitas da gasolina, e ainda aumenta e muito no sector diesel. Tudo isto perfeitamente justificado e suportado pelas normas anti-poluiçao.

                                                        O descontentamento vai ser grande, veremos se aguentam a pressao...
                                                        mas achas que os cromos do parlamento vão fazer isso?[8)]
                                                        acho que vao andar entretidos com demagogia, a discutir o défice e tal em vez de se preocuparem com uma politica sustentável para o país, mesmo que isso signifique apertar alguns calos pelo caminho... e mudar radicalmente o posicionamento do país em termos energéticos.

                                                        Comentário

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