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    #31
    citação:Originalmente colocada por mnovo

    citação:Originalmente colocada por AF147

    citação:Originalmente colocada por bookman

    Correia de distribuição mudada, bem como pastilhas da frente e de trás. Tudo confirmado por factura, onde consta a matrícula.
    eh pá, maravilha! [:X]


    depois existem dois promenores que podem ocorrer.
    links da barra estabilizadora e variador de fase.
    Por acaso o meu 156 está com o barulho do variador de fase e outro que parece vir da barra estabilizadora. Em quanto me pode ficar a brincadeira, alguém me sabe dizer?
    Mudar o variador de fase implica mudar correia de distribuição+tensores, o que ronda os 250€. Os links da BE são pouco mais de 30€ cada e fazem muita diferença! Sente um "clock clock" em piso mais degradado e um barulho idêntico quando em manobras, parado?

    Comentário


      #32
      O que é um variador de fase? Qual a sua função?

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por BLOOD_WARRIOR

        O que é um variador de fase? Qual a sua função?
        A função é alterar a abertura das valvulas de admissão conforme as rpms.

        Comentário


          #34
          valvulas de admissão de ar?

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por BLOOD_WARRIOR

            valvulas de admissão de ar?
            Nos cilindros, sim.

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por Throttleman

              citação:Originalmente colocada por mnovo

              citação:Originalmente colocada por AF147

              citação:Originalmente colocada por bookman

              Correia de distribuição mudada, bem como pastilhas da frente e de trás. Tudo confirmado por factura, onde consta a matrícula.
              eh pá, maravilha! [:X]


              depois existem dois promenores que podem ocorrer.
              links da barra estabilizadora e variador de fase.
              Por acaso o meu 156 está com o barulho do variador de fase e outro que parece vir da barra estabilizadora. Em quanto me pode ficar a brincadeira, alguém me sabe dizer?
              Mudar o variador de fase implica mudar correia de distribuição+tensores, o que ronda os 250€. Os links da BE são pouco mais de 30€ cada e fazem muita diferença! Sente um "clock clock" em piso mais degradado e um barulho idêntico quando em manobras, parado?
              o mais irrante é o ranger, principalmente agora no tempo quente. então quando se liga o A/C ainda fica pior. [xx(]

              Comentário


                #37
                citação:Originalmente colocada por Throttleman

                citação:Originalmente colocada por BLOOD_WARRIOR

                O que é um variador de fase? Qual a sua função?
                A função é alterar a abertura das valvulas de admissão conforme as rpms.
                Isso não é a fase ;)

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por 3com

                  citação:Originalmente colocada por Throttleman

                  citação:Originalmente colocada por BLOOD_WARRIOR

                  O que é um variador de fase? Qual a sua função?
                  A função é alterar a abertura das valvulas de admissão conforme as rpms.
                  Isso não é a fase ;)
                  Eu entendo onde quer chegar com essa afirmação. Mas nada como ser simples para explicar uma coisa complexa, sobretudo quando, me pareceu, há algum desconhecimento sobre o assunto. O nome do sistema chama-se variator de fase de facto, e o que faz é alterar o timing da abertura das valvulas, ou seja, permite que as valvulas de admisão (no caso dos TS) se mantenham mais tempo abertas durante um ciclo. Neste caso, o variador de fase, actua sobre as cams de admisão, fazendo-as "descer" mais sobre as valvulas a partir, sencivelmente, das 4300rmp, permitindo que o timing de abertura seja superior quando o motor mais precisa de ar.

                  Comentário


                    #39
                    citação:Originalmente colocada por Throttleman

                    citação:Originalmente colocada por 3com

                    citação:Originalmente colocada por Throttleman

                    citação:Originalmente colocada por BLOOD_WARRIOR

                    O que é um variador de fase? Qual a sua função?
                    A função é alterar a abertura das valvulas de admissão conforme as rpms.
                    Isso não é a fase ;)
                    Eu entendo onde quer chegar com essa afirmação. Mas nada como ser simples para explicar uma coisa complexa, sobretudo quando, me pareceu, há algum desconhecimento sobre o assunto. O nome do sistema chama-se variator de fase de facto, e o que faz é alterar o timing da abertura das valvulas, ou seja, permite que as valvulas de admisão (no caso dos TS) se mantenham mais tempo abertas durante um ciclo. Neste caso, o variador de fase, actua sobre as cams de admisão, fazendo-as "descer" mais sobre as valvulas a partir, sencivelmente, das 4300rmp, permitindo que o timing de abertura seja superior quando o motor mais precisa de ar.
                    Caro Throttleman, aproveitando este post, pergunto se o variador
                    não cumprindo a sua função (danificado) tem influência em altas ou
                    em baixas rotações, uma vez que as opiniões dividem-se neste sentido?
                    Cumpts.

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por M3

                      Caro Throttleman, aproveitando este post, pergunto se o variador
                      não cumprindo a sua função (danificado) tem influência em altas ou
                      em baixas rotações, uma vez que as opiniões dividem-se neste sentido?
                      Cumpts.
                      As opiniões dividem-se porque a resposta não é clara. Isto é, o sistema electro-hidraulico que comanda o variador, transmite e recebe os dados da ECU quanto às rmp e outros valores. Em repouso, o sistema mantêm o timing maior mas, a partir do momento em que damos à chave é dada a ordem ao comando hidraulico para fechar o timing - para a resposta em baixas ser melhor, entrando menos ar. [u]Geralmente</u>, quando o varidor já não funciona correctamente perdem-se baixas, com menor binário porque o variador fica "preso" onde o timing é maior. Mas... isto não assim tão linear, pois também pode ficar entre os dois como pode "encravar" no timing menor, perdendo altas. Seja de que forma for, a perca de performance acontece, seja em que rotação for.

                      Solução... mudar o variador.

                      Comentário


                        #41
                        Bem parace que tenho que ter muito cuidado com este carro, ou não?
                        Tive a ler os posts só agora e pude verificar que apesar da correia de distribuição já vir mudada tenho k ter em atenção aos tensores e aos links da BE.
                        Em todo o caso já confiemei o negócio com o actual proprietário e o carro está pronto de estufa na 6.ª feira...em princípio! Se realmente for assim , logo que possa post fotos do meu bichano!
                        Já agora pedi para ele me pintar os retrovisores e o meu pedido foi atendido.
                        Muiyo Obrigado a todos uma vez mais...

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por bookman

                          Bem parace que tenho que ter muito cuidado com este carro, ou não?
                          Não. O que foi referido atrás são só situações normais, não são surpresas. Se a correia foi mudada, certamente que os tensores também o foram.
                          Mas algum cuidado com tudo nunca fez mal a ninguém.


                          citação:Já agora pedi para ele me pintar os retrovisores e o meu pedido foi atendido.
                          Optimo.

                          Comentário


                            #43
                            Throttleman...

                            Não te esqueceste de nada nem ninguém??...!![xx(] :D

                            Comentário


                              #44
                              citação:Originalmente colocada por Throttleman

                              citação:Originalmente colocada por bookman

                              Bem parace que tenho que ter muito cuidado com este carro, ou não?
                              Não. O que foi referido atrás são só situações normais, não são surpresas. Se a correia foi mudada, certamente que os tensores também o foram.
                              Mas algum cuidado com tudo nunca fez mal a ninguém.
                              exactamente.

                              Bookman, não estejas com nenhum tipo de receio, avança sem medos. o que aqui se relatou são situações que podem ocorrer. a questão de correia faz parte do plano de manuntenção do veículo, pelo que não se pode considerar um problem, será um problema se essa manuntenção for ignorada.
                              relativamente ao links da BE ou ao variador de fase, são situações que podem ocorrer, não significa que vais ter esses problemas, mas se os tiveres tb já ficaste a saber que tb não é assim nada de outro mundo o custo de reparação desses elementos.
                              contola sempre o nivel de óleo do motor, porque isso pode influenciar a questão do variador de fase.

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por alfamaniaco

                                Throttleman...

                                Não te esqueceste de nada nem ninguém??...!![xx(] :D
                                Darn! [8)] :D

                                E não és o único a quem tenho que responder...

                                Ai ai ai...

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por AF147


                                  o mais irrante é o ranger, principalmente agora no tempo quente. então quando se liga o A/C ainda fica pior. [xx(]
                                  Esse ranger nota-se quando?

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por PowerSlide

                                    citação:Originalmente colocada por AF147


                                    o mais irrante é o ranger, principalmente agora no tempo quente. então quando se liga o A/C ainda fica pior. [xx(]
                                    Esse ranger nota-se quando?
                                    quando os links da barra estabilizadora estão f*didos.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Eu queria dizer, quando é que notas? Em mau piso, quando curvas, etc etc. ;)

                                      Comentário


                                        #49
                                        Alguem sabe qual é o preço do variador de fase? Vou mudar as correias ao meu e aproveitava e mudava isso tb. Já agora alguem adquiriu o "kit" de reparação do variador de fase?

                                        Comentário


                                          #50
                                          citação:Originalmente colocada por PowerSlide

                                          Eu queria dizer, quando é que notas? Em mau piso, quando curvas, etc etc. ;)
                                          depende. penso depende um pouco do modo de actuação da suspenção naquele momento. ou seja, por exemplo, passar por cima um buraco ou andar numa estrada de paralelo não faz, mas se for aqueles "buracos" mais subtis quase tipo lomba, é quando faz, mas só ao fim de algum tempo a circulares nessas condições.
                                          se o AC estiver ligado, então aí piora, fica mais sensivel as oscilações, apesar de continuar a não fazer naquelas situações que referi.
                                          mas isto é no tempo quente, durante o inverno não faz (pelo menos não senti que fizesse). provavelmente fará, mas só mesmo ao final de mto tempo a andar à maluco por estradas todas rebentadas.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Ok. Obrigado. Parece-me que tenho exactamente o mesmo problema. Mas como não ouço sempre, achava estranho. Ia falar com um mecânico sobre isso na próxima revisão.

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por PowerSlide

                                              Ok. Obrigado. Parece-me que tenho exactamente o mesmo problema. Mas como não ouço sempre, achava estranho. Ia falar com um mecânico sobre isso na próxima revisão.
                                              pelo que pesquisei na altura, com um bocado de spray lubrificante sobre o sitio melhorava mto. mas claro, o melhor mesmo é substituir os links. como Throttleman referiu, são +- 30€ cada, + a M.O.

                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por Throttleman

                                                citação:Originalmente colocada por 3com

                                                citação:Originalmente colocada por Throttleman

                                                citação:Originalmente colocada por BLOOD_WARRIOR

                                                O que é um variador de fase? Qual a sua função?
                                                A função é alterar a abertura das valvulas de admissão conforme as rpms.
                                                Isso não é a fase ;)
                                                Eu entendo onde quer chegar com essa afirmação. Mas nada como ser simples para explicar uma coisa complexa, sobretudo quando, me pareceu, há algum desconhecimento sobre o assunto. O nome do sistema chama-se variator de fase de facto, e o que faz é alterar o timing da abertura das valvulas, ou seja, permite que as valvulas de admisão (no caso dos TS) se mantenham mais tempo abertas durante um ciclo. Neste caso, o variador de fase, actua sobre as cams de admisão, fazendo-as "descer" mais sobre as valvulas a partir, sencivelmente, das 4300rmp, permitindo que o timing de abertura seja superior quando o motor mais precisa de ar.
                                                Da maneira como tinhas escrito, descreveste um sistema que varia apenas a dimensão da abertura das valvulas e não o cruzamento entre as valvulas de admissão e escape.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por Throttleman

                                                  Mudar o variador de fase implica mudar correia de distribuição+tensores, o que ronda os 250€.
                                                  Onde é que fazes a mudança da correia de distribuição mais o variador de fase por 250€?!?!? [:0]

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por Baiones

                                                    citação:Originalmente colocada por Throttleman

                                                    Mudar o variador de fase implica mudar correia de distribuição+tensores, o que ronda os 250€.
                                                    Onde é que fazes a mudança da correia de distribuição mais o variador de fase por 250€?!?!? [:0]
                                                    penso que ele se tenha referido apenas ao material, ou seja, sem MO.
                                                    acho que o variador de fase em si não chega a 150€.
                                                    a MO é que f*de tudo. [xx(]

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por AF147

                                                      pelo que pesquisei na altura, com um bocado de spray lubrificante sobre o sitio melhorava mto. mas claro, o melhor mesmo é substituir os links. como Throttleman referiu, são +- 30€ cada, + a M.O.
                                                      Realmente mais vale substituir.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        citação:Originalmente colocada por AF147

                                                        citação:Originalmente colocada por Baiones

                                                        citação:Originalmente colocada por Throttleman

                                                        Mudar o variador de fase implica mudar correia de distribuição+tensores, o que ronda os 250€.
                                                        Onde é que fazes a mudança da correia de distribuição mais o variador de fase por 250€?!?!? [:0]
                                                        penso que ele se tenha referido apenas ao material, ou seja, sem MO.
                                                        acho que o variador de fase em si não chega a 150€.
                                                        a MO é que f*de tudo. [xx(]
                                                        Variador + correia + tensor 250€?

                                                        Só se baixou de preço, ou então com um desconto de amigo...


                                                        É que o valor de uma revisão para mudar variador + correia + tensor fica na casa dos 750€...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Boas!
                                                          Epa, se calhar vou ser o unico a dizer-te que o preço é um pouco puxado!!
                                                          Olha, eu comprei um 156 1.8sport de 98, com 92 mil quilometros, por 4000 mil euros!
                                                          E em relação aos cuidados a ter, liga o carro a frio, ve se ouves o motor a fazer barulho a disel.
                                                          Se sim, é o variador de fases nas couves, o que convei mudar urgentemente!
                                                          Outra coisa, certifica-te que o carro so levou oleo Selenia 20k!
                                                          Se não levou, é precisso muiiiiiito cuidado com as capas de biela!
                                                          Outra coisa, tira a vareta do oleo e ve de que cor é o oleo.
                                                          Tem que estar amarelinho! Se estiver preto, é mau sinal!
                                                          De que sitio do pais es?
                                                          Um abraço

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            [QUOTE=Baiones;429581]Variador + correia + tensor 250€?

                                                            Só se baixou de preço, ou então com um desconto de amigo...


                                                            É que o valor de uma revisão para mudar variador + correia + tensor fica na casa dos 750€...[/QUOTE]
                                                            Isto deve ser na Alfa Romeo não!!!!
                                                            Eu mudei a correia, mais variador de fases por 150 euros!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Elmarkito Ver Post
                                                              Boas!
                                                              Epa, se calhar vou ser o unico a dizer-te que o preço é um pouco puxado!!
                                                              Olha, eu comprei um 156 1.8sport de 98, com 92 mil quilometros, por 4000 mil euros!
                                                              E em relação aos cuidados a ter, liga o carro a frio, ve se ouves o motor a fazer barulho a disel.
                                                              Se sim, é o variador de fases nas couves, o que convei mudar urgentemente!
                                                              Outra coisa, certifica-te que o carro so levou oleo Selenia 20k!
                                                              Se não levou, é precisso muiiiiiito cuidado com as capas de biela!
                                                              Outra coisa, tira a vareta do oleo e ve de que cor é o oleo.
                                                              Tem que estar amarelinho! Se estiver preto, é mau sinal!
                                                              De que sitio do pais es?
                                                              Um abraço
                                                              Já chegaste um bocado tarde .

                                                              Comentário

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