Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPL o que realmente se perde em termos de condução ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    190 D a GPL ...mmmmm.....não mesmo.

    Posso dizer que já andei num Qashqai (táxi de Guimarães). Comportamento excelente. O taxi foi comprado novo e no dia seguinte já estava a meter o Kit....

    Comentário


      #62
      Quais os melhores motores/carros para ser colocado GPL?

      E comparando o mesmo modelo, qual sairia vencedor? No campo da fiabilidade e CUSTO.

      (ex.): Jeep Grand Cherokee 3.1 TD VS Jeep Grand Cherokee 4.0

      Nota: Os 3.1TD têm quando não bem estimados e com manutenção em dia, problemas nas juntas, colassas rachadas, sobre-aquecimento, caixas auto maradas, enquanto que o 4.0 sendo a gasolina não tem nada disso, o custo (digamos) que ao fim de 50.000 km´s (combustível e manutenção) ficaria mais barato em qual? Não esquecer que o 4.0 190cv deve beber uns 15L...
      Editado pela última vez por Wolfman; 10 January 2010, 14:33.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
        Não esquecer que o 4.0 190cv deve beber uns 15L...

        15L bebe o 3.1TD ... e nao é preciso puxar muito !

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
          15L bebe o 3.1TD ... e nao é preciso puxar muito !
          Um familiar já teve o 3.1td e fazia médias de 10l, agora não posso precisar, porque não rolei o suficiente para lhe tirar as médias.

          15L deve ser em cidade e sem preocupações...

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
            Um familiar já teve o 3.1td e fazia médias de 10l, agora não posso precisar, porque não rolei o suficiente para lhe tirar as médias.

            15L deve ser em cidade e sem preocupações...

            Eu ja tive 2 sei bem do que falo ... aquilo gasta muitoooo


            Alias ... agora tenho o sucessor deste motor ... o 2.8 CRD (no Wrangler)...e gasta 14/15 na mesma !


            O 4.0 deve consumir por volta dos 20L !

            Claro que pisar ovos ... tudo é possivel !! acredito que se consiga 10 e 15L respectivamente...
            Editado pela última vez por Duratorq; 10 January 2010, 15:08.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
              Eu ja tive 2 sei bem do que falo ... aquilo gasta muitoooo


              Alias ... agora tenho o sucessor deste motor ... o 2.8 CRD (no Wrangler)...e gasta 14/15 na mesma !


              O 4.0 deve consumir por volta dos 20L !

              Claro que pisar ovos ... tudo é possivel !! acredito que se consiga 10 e 15L respectivamente...
              Quando se fala em médias, geralmente é o melhor consumo (mais baixo) que o veículo consegue fazer, logo pisar ovos ou não, o que interessa é o melhor consumo, senão o carro também bebe 30L, a subir o marão de gás á tábua.

              Já agora, o que aconcelhavas? Achas o 3.1TD melhor ou pior do que o pintam? (o 2.5td também).

              Desculpem o off-topic...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                Quando se fala em médias, geralmente é o melhor consumo (mais baixo) que o veículo consegue fazer, logo pisar ovos ou não, o que interessa é o melhor consumo, senão o carro também bebe 30L, a subir o marão de gás á tábua.

                Já agora, o que aconcelhavas? Achas o 3.1TD melhor ou pior do que o pintam? (o 2.5td também).

                Desculpem o off-topic...
                Desde quando é que a média é o consumo mais baixo?

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por pretobranco Ver Post
                  Desde quando é que a média é o consumo mais baixo?

                  ia pergutar o mesmo.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por pretobranco Ver Post
                    Desde quando é que a média é o consumo mais baixo?
                    Desde nunca.

                    Há médias altas e médias baixas, a média varia com o percurso e a forma de conduzir.

                    Agora na generalidade a "média" tende sempre a ser os valores mais baixos.

                    No meu carro, já fiz a melhor média de 7.5l, MAS também já o fiz com 17l (1 depósito).

                    Jamais a média se situa nos 15l, porque no geral o pessoal faz 11/12l, portanto poderá ser 15l para uma condução ou percurso, mas no geral é 11/12...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                      4
                      Já agora, o que aconcelhavas? Achas o 3.1TD melhor ou pior do que o pintam? (o 2.5td também).

                      Desculpem o off-topic...
                      Todos os 2.5 que tive deram-me problemas ... os 3.1 sao melhores um bocadinho ... mas sou da opinião que comprar um TT é comprar japonês

                      Comentário


                        #71
                        Eu quando comprei o meu em 2ª mão à 3 anos, fiz muito bem as contas à média que o meu anterior carro gastava (Audi 80 1.9TD) +- 6.5L/100km e o actual, 8.7L/100km!

                        À 1ª vista pode parecer mais, mas o 80 com o 1.9TD de 75cv fazia-me gastar 6.92€/100km (isto se o diesel estivesse a 1.065€/L).

                        O Octavia com o 1.6 faz-me gastar 5,73€/100km. É menos 1.19€/100km.

                        Como já foi dito que normalmente quando as pessoas compram um carro para converter a GPL tendem normalmente para motores de maiores cilindradas/potência, agora, se forem para carros dentro da mesma gama, aí sim, já se nota algo!

                        O meu carro já tem quase 200000km, a GPL! No total tem mais!

                        Comentário


                          #72
                          Boas,

                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          - O barulho é exactamente igual ?
                          Nunca notei diferença...

                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          - As performances ? mantêm-se ? perde-se um bocadinho ? perde-se consideravelmente ?
                          Num sistema de injecção sequencial a perda de potência (real) vai depender do mapa de injecção instalado nunca sendo superior (numa situação normal) a 5%.

                          Aspirado (motor a carburador) -10~15% a gpl e perda de 5% a gasolina.

                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          - A longevidade do motor é afectada ?
                          No caso de um motor de válvulas "macias" sem lubrificante a longevidade é afectada negativamente...

                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          - Gasta mais ? Porquê ? faltam octanas ?
                          Sim, aspirado + 25~30%, nos de inj. seq. vai variar conforme o mapa... o tecto máximo será 27% quando é utilizado apenas propano e cerca de 17% para mistura 60/40 de butano/propano.

                          Não é por falta de octanas... Propano = 110 octanas...

                          A repsta é que um litro GPL tem menos poder energético que um litro de gasolina.


                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Um carro a GPL deve ser considerado um carro a gasolina ou deve ser considerado um carro a GPL ?
                          Deve ser considerado Bi-Fuel...

                          O meu carro apenas "cheira" gasolina no inverno quando dou a primeira vez à chave... apesar de ser um sistema de injecção sequencial tem a possibilidade de não precisar de gasolina para trabalhar...


                          ... é um táxi.

                          Cumps

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                            Quando se fala em médias, geralmente é o melhor consumo (mais baixo) que o veículo consegue fazer, logo pisar ovos ou não, o que interessa é o melhor consumo, senão o carro também bebe 30L, a subir o marão de gás á tábua.

                            Já agora, o que aconcelhavas? Achas o 3.1TD melhor ou pior do que o pintam? (o 2.5td também).

                            Desculpem o off-topic...
                            Se optasse por um jipe a gasolina... Tentava encontrar um destes dois...


                            Range Rover V8


                            Pajero 3.5 V6

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                              Boas,



                              Nunca notei diferença...



                              Num sistema de injecção sequencial a perda de potência (real) vai depender do mapa de injecção instalado nunca sendo superior (numa situação normal) a 5%.

                              Aspirado (motor a carburador) -10~15% a gpl e perda de 5% a gasolina.



                              No caso de um motor de válvulas "macias" sem lubrificante a longevidade é afectada negativamente...



                              Sim, aspirado + 25~30%, nos de inj. seq. vai variar conforme o mapa... o tecto máximo será 27% quando é utilizado apenas propano e cerca de 17% para mistura 60/40 de butano/propano.

                              Não é por falta de octanas... Propano = 110 octanas...

                              A repsta é que um litro GPL tem menos poder energético que um litro de gasolina.




                              Deve ser considerado Bi-Fuel...

                              O meu carro apenas "cheira" gasolina no inverno quando dou a primeira vez à chave... apesar de ser um sistema de injecção sequencial tem a possibilidade de não precisar de gasolina para trabalhar...


                              ... é um táxi.

                              Cumps

                              Olha o Botabaixo!!!! Grande frequentador do autogas! Aqui está alguém que tem muitas milhas sentado num carro a GPL.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                Olha o Botabaixo!!!! Grande frequentador do autogas! Aqui está alguém que tem muitas milhas sentado num carro a GPL.
                                Ia dizer o mesmo!!! Tá em todas!!!

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                  Sim, a grande questão é mesmo a falta de oferta por cá, conjugada a legislação dos parques, não ajudam a uma implementação a 100% do GPL.
                                  É que a questão da rede de abastecimento, já não é grande problema, no meu caso na viagem casa-trabalho passo por 3 bombas com GPL de três marcas diferentes!

                                  Há algumas marcas de autos que permitem a instalação antes da entrega da viatura, sem perda de garantia, mas não é a mesma coisa que ter no lineup uma versão a GPL de um determinado modelo...

                                  Acredito que modelos como Mito GPL 1.4T 120cv, e outros semelhantes com estes motores de pequena cilindrada e turbo mas sem a injecção directa, fossem opções reais ao diesel, pela sua eficiência e baixo custo de utilização.

                                  Em Itália por exemplo e no caso da Fiat em particular, eles até têm uma boa gama de motores diesel de baixa cilindrada, e gasolina atmosféricos e turbo de bom nível, mas mesmo assim disponibilizam metano e GPL como opção...

                                  A questão é mesmo saber se a procura justificaria a venda destes carros por cá, e entrando pelo modo teoria da conspiração, será que interessaria ao governo (que pouco legisla em favor dos carros a GPL, como mais limpos que os convencionais) que o GPL tivesse uma fatia maior em termos de mercado?

                                  (Não é retórica, queria mesmo saber a tua opinião)
                                  Antes de responder à tua pergunta, deixa-me comentar um pouco o teu post.
                                  Assim que reli o post, lembrei-me logo que os users mais atentos ao mercado europeu, rapidamente encontrariam mercados em que as versões GPL e Diesel cohabiam com sucesso.
                                  No entanto, a Itália n é um bom exemplo, porque é uma excepção à regra. Como já disse aqui várias vezes, a Itália é um país com grande tradição em tecnologia para gás. A própria legislação para as aplicações domésticas de gás, possui uma permissividade superior à nossa.
                                  É preciso lembrar, que a primeira legislação sobre GPL-Auto em Portugal terá À volta de 20 anos, no entanto se perguntarem aos vossos pais, no caso de ainda n andarem por cá na dácada de 60 e 70 do século passado, eles vão dizer-vos que se lembram de várias pessoas circularem com carros convertidos para GPL, com instalações artesanais, usando garrafas de gás iguais à que usamos em casa. O GPL-Auto existe legislado noutros países há mais de 50 anos, e teve um pequeno boom com as crises do petróleo, crises essas que também impulsionaram as conversões artesanais de que falo acima.

                                  Nos outros países com uma forte integração do GPL-Auto, gostava de salientar a Alemanha, cuja politica recente do estado em comparticipar todas as versões que permitam uma diminuição de emissões, fez com que muitos importadores e marcas comercializassem versões a GPL.
                                  É preciso admitir, que somos tradicionalmente um país em que as pessoas gostam pouco de pensar e fazer contas, n é por acaso que dois dos países com grande tradição em GPL-Auto são a França e Holanda. Contas feitas, e na maioria das vezes, para casos equivalentes, o GPL-Auto será a opção mais barata, embora muitas vezes motorheads como eu e tu, olhamos para o GPL como maneira de racionalizar bestas de 200 ou mais cavalos.

                                  Quanto à tua questão gostava de a dividir em duas partes.
                                  A parte que foca o ISP inferior para o GPL-Auto, costumo sempre dizer que em 1997 já ouvia dizer que era um erro converter carros porque o estado mais ano menos ano acabava com a "benesse", em 2003 ouvi o mesmo, e em 2010 ouço o mesmo. O departamento do estado que trata destes assuntos, tem perfeita consciência, do que significa o GPL-Auto nas receitas provenientes de ISP, dos custos superiores de distribuição, manutenção e produção de gás e de que se n fosse o menor ISP o valor por litro seria superior ao da gasolina. Ninguém promete nada, mas a verdade é que verdadeiras intenções de auumentar o valor nunca apareceram.
                                  Quanto à oferta de veículos. Antes de mais é preciso perceber uma coisa, n há carros de série a GPL-Auto, há isso sim, versões que as marcas comercializam, e que em algum ponto da cadeia, é feita a conversão por técnicos credenciados com a aprovação da marca, de maneira a que a garantia n seja afectada. Os que conheço, a conversão é, e penso que terá sempre que ser, finalizada em Portugal, até porque a legislação tem pequenas nuances de país para país. Portanto, pensem no aspecto detsa maneira, tenho ou n tenho garantia num carro novo a GPL e n em se sentirem seguros por ter sido feito pela marca.
                                  Se há procura por veículos a GPL-Auto? Não. Infelizmente a resposta tem que ser esta. Aliás um dos importadores que mais benificiaria de uma versão a GPL, recusou há dois anos uma parceria nesse sentido. Pergunta aos comerciais do sector que "andam" por este forum, quantas vezes é que lhe entrou um potencial cliente no stand a perguntar por uma versõa a gás? É um nicho de mercado. De que a Subaru antes, e a Chevrolet agora e de uma maneira correcta, tende a aproveitar por necessidade sua.
                                  Quanto à legislação, a legislação para o GPL-Auto tem dois entraves. O primeiro de que n se pode libertar de alguma ligação à legislção referente a todas as outras aplicações de GPL. O segundo, as participações de entidade ligadas apenas ao GPL-Auto na realização de legislação é relativamente recente, e mesmo assim compreende pouco que o GPL n serve apenas para os automoveis, e e tem uma história de quase 100 anos de legislação neste país.
                                  O estado, deveria fazer também o seu papel em termos de sensibilização e esclarecimento, para o uso de GPL-Auto. Especialmente na parte dos parques de estacionamento, visto que vários parques municipais e de superficies comerciais ao qual estão vedados o estacionamento de veículos de GPL-Auto, essa proibição está incorrecta. Já aqui falei do Rio Sul no Seixal (ou será Fogueteiro, Amora?) e por exemplo o Shopping de Coimbra. Gostava também que soubesses, que é pena que apenas uma das distribuidora esteja permanentemente a incentivar o uso de GPL-Auto, quer por novidades quer por comparticipações em campanhas e iniciativas por parte da Apetro.

                                  Como o testamento já vai longo, gostava aqui de relembrar um coisa que o Paulo FVF disse e que acho que resume muita coisa, ninguem usa GPL-Auto porque gosta.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Embora já se vejam alguns, continuo estupefacto como não vejo muitos mais taxis a GPL-Auto.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                      Olha o Botabaixo!!!! Grande frequentador do autogas! Aqui está alguém que tem muitas milhas sentado num carro a GPL.

                                      E o "ciclo Miller" já rola a gpl? ;)

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                        Embora já se vejam alguns, continuo estupefacto como não vejo muitos mais taxis a GPL-Auto.
                                        Em grande parte pela "contra-informação" que vai sendo prestada por oficinas que trabalham com motores diesel...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                                          E o "ciclo Miller" já rola a gpl? ;)
                                          Já faltou mais... Passar de 12 L de gasosa para o equivalente de 7 ou 8L anda-me a tentar há muito e se não fosse em 2008 dizerem-me que era impossível converter o miller.... Já tinha amortizado 2 kits!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                            a Itália é um país com grande tradição em tecnologia para gás. A própria legislação para as aplicações domésticas de gás, possui uma permissividade superior à nossa.

                                            Como o testamento já vai longo, gostava aqui de relembrar um coisa que o Paulo FVF disse e que acho que resume muita coisa, ninguem usa GPL-Auto porque gosta.
                                            (1) Eu vivi quatro anos em Itália e confirmo a primeira sentença. O GPL é activamente incentivado em Itália até por via de incentivos estatais. Se um italiano tiver um carro com emissões acima de certo valor e quiser abater o carro para um GPL, o Governo atribui um subsídio de € 800 para a transformação.

                                            E não há obrigações de dísticos e as restrições de estacionamento são inexistentes. Apesar de ser proibido estacionar em subterrâneos abaixo do primeiro piso, como não há dísticos identificadores ninguém respeita a regra e não tenho conhecimento de incidentes.

                                            (2) Quanto ao segundo ponto, temos que ver as vantagens comparativas de cada combustível. O pessoal do diesel farta-se de elogiar o "kick" do diesel - que em nada se distingue do kick dos motores a gasolina modernos - mas a realidade é apenas uma: estão a pensar na economia do combustível. E o resto é conversa pois não acredito que alguém vá pagar mais €4000 por um carro com a mesma potência por causa do suposto "kick" do gasóleo !

                                            O GPL é uma óptima alternativa ao diesel para quem a economia for muito importante. Como a carga fiscal é a mesma do que a gasolina e o custo de conversão e manutenção são geralmente menores do que a versão diesel do carro, então é uma opção muito mais racional para a poupança. O investimento recupera-se muito mais rapidamente do que a versão diesel do carro com a mesma potência e a economia mensal é maior! E como a perda de rendimento apenas se nota em altas rotações, a maior parte das pessoas nunca há-de notar uma perda perceptível de potência.

                                            Além disso: como o GPL é menos poluidor, é igualmente melhor para a saúde do automobilista e, se as válvulas forem bem lubrificadas, a vida útil do motor prolonga-se! Um amigo meu tem um Jeep e um Volvo gaseados e disse que, apesar de ter inicialmente ido por razões de economia, actualmente não quer outra coisa: economia, saúde e prolongamento da vida útil do motor!

                                            Eu apenas não meti GPL no meu por duas razões: porque ainda tenho a garantia de fábrica no carro e porque ainda não faço KM que chegue para compensar a instalação. No dia em que começar a rodar já sei onde me dirigir e investir 1750 euritos.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Em menos de 40.000 Kms amortizas, depois é sempre a ganhar.

                                              Mais,
                                              se um dia quiseres trocar de carro podes mudar a instalação de um carro para outro.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                Em menos de 40.000 Kms amortizas, depois é sempre a ganhar.

                                                Mais,
                                                se um dia quiseres trocar de carro podes mudar a instalação de um carro para outro.
                                                Conto fazer cerca de 12.000 -15.000 KM/ano. Ainda ia demorar uns tempos a amortizar. Mas, como gosto do meu carro e não penso trocá-lo tão cedo, é capaz de valer a pena quando terminar a garantia.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                  Sim, a grande questão é mesmo a falta de oferta por cá, conjugada a legislação dos parques, não ajudam a uma implementação a 100% do GPL.
                                                  É que a questão da rede de abastecimento, já não é grande problema, no meu caso na viagem casa-trabalho passo por 3 bombas com GPL de três marcas diferentes!

                                                  Há algumas marcas de autos que permitem a instalação antes da entrega da viatura, sem perda de garantia, mas não é a mesma coisa que ter no lineup uma versão a GPL de um determinado modelo...

                                                  Acredito que modelos como Mito GPL 1.4T 120cv, e outros semelhantes com estes motores de pequena cilindrada e turbo mas sem a injecção directa, fossem opções reais ao diesel, pela sua eficiência e baixo custo de utilização.

                                                  Em Itália por exemplo e no caso da Fiat em particular, eles até têm uma boa gama de motores diesel de baixa cilindrada, e gasolina atmosféricos e turbo de bom nível, mas mesmo assim disponibilizam metano e GPL como opção...

                                                  A questão é mesmo saber se a procura justificaria a venda destes carros por cá, e entrando pelo modo teoria da conspiração, será que interessaria ao governo (que pouco legisla em favor dos carros a GPL, como mais limpos que os convencionais) que o GPL tivesse uma fatia maior em termos de mercado?

                                                  (Não é retórica, queria mesmo saber a tua opinião)

                                                  Esse caso da Fiat é sem duvida de elogiar .. eu em 2003 aquando da aquisição de veiculo novo optei pela Fiat recaindo no modelo punto active e relembro o catálogo da altura ter á disposição para Portugal o mesmo modelo ou versão superior a GPL preparado de fábrica .. salvo o erro eram mais 1000 euros ou coisa próxima .

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X