Anúncio

Collapse
No announcement yet.

2 a 3 Minutos ao Ralenti, de manhã, nos dias frios

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
    Sobretudo os turbo, embora, por hábito, eu tenha esse procedimento desde sempre, seja com motores a gasolina, seja a diesel, tenham turbo ou não, quer no arranque, quer antes de desligar.
    Eu tenho esse cuidado com os turbo. Se fôr um Diesel normal aspirado só náo estico as rpm a frio tal como nos otto. Mas desligar, desligo logo.

    Já nos Turbo espero, cerca de 30seg depois de estacionar, para o Turbo mandar tudo cá para fora

    Comentário


      #32
      Pessoalmente, deixo à volta de um minutinho antes de arrancar e depois disso não passo das 3000rpm.

      E o motor aquece na mesma ao ralenti. Ao fim de 10 minutos, já tá a temperatura quase a meio. Claro que isso não faço.

      Comentário


        #33
        Antes de desligar os carros tem de se esperar? Quer dizer eu sempre fiz isso na minha Casal Boss, mas é porque se fizer uma viagem sempre a fundo (60 km/h logo não é dificil ir sempre a fundo) mesmo sendo a viagem pequena se desligar logo corro o risco de colar o motor. Por isso e k espero sempre uma beca. Não sabia é que havia necessidade disso nos carros...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
          Todos ou só os Turbo ?
          Hoje em dia já não há diesel atmosféricos novos, mas é óbvio que são só os turbo que precisam disso.

          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
          Nao foram, nem são poucas as vezes que entro no carro e galgo logo uma 1ª e 2 ª a fundo...

          Quando já tou a meter 3ª é que me lembro.
          Tá tudo explicado!

          Comentário


            #35
            Eu ligo e arranco logo. É o que diz no manual

            Hoje de "manhã" liguei o carro e a rotação ficou mais elevada que o normal (1000rpm) quando o normal é cerca de 800rpm. Foi a 1ª vez que isto aconteceu... e desta vez esperei um bocadinho até baixar a rotação. Foi cerca de 30/40 segundos.

            Comentário


              #36
              Acho que isso é normal. O meu Auris as vezes, quando está mais frio, sobre a rotação às 1000RPM +/-, durante um par de minutos, depois volta a perto das 800 (ralenti normal).

              Curiosamente, "falamos" em cuidados com rotações, aquecer, etc, o meu anterior carro (toyota starlet de 99), ao ligar a frio, acelerava sozinho até às 2000RPM, e ia baixando até ao ralenti normal, o que ainda demorava alguns minutos

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Hoje em dia já não há diesel atmosféricos novos, mas é óbvio que são só os turbo que precisam disso.
                Foi por isso mesmo que perguntei.


                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Tá tudo explicado!
                Queres desenvolver Lino ?

                Comentário


                  #38
                  A forma como tratam o carro nos primeiros 5 minutos vai condicionar fortemente a duração do motor. Aliás, os óleos são formulados especialmente para lidar com esta situação agressiva para o desgaste do motor.

                  Eu, mesmo em carros velhos, sou incapaz de cometer o assassinato mecânico que é puxar pelo motor frio. Ligo o carro, espero uns 30 segundos e começo a viagem sem esforçar o motor. Só quando a temperatura chega ao normal é que começo a explorar mais as rotações.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    A forma como tratam o carro nos primeiros 5 minutos vai condicionar fortemente a duração do motor. Aliás, os óleos são formulados especialmente para lidar com esta situação agressiva para o desgaste do motor.

                    Eu, mesmo em carros velhos, sou incapaz de cometer o assassinato mecânico que é puxar pelo motor frio. Ligo o carro, espero uns 30 segundos e começo a viagem sem esforçar o motor. Só quando a temperatura chega ao normal é que começo a explorar mais as rotações.
                    Exactamente,

                    O chato é naqueles dias em que tudo corre mal e um gajo não tem tempo para essas coisinhas...

                    Comentário


                      #40
                      Penso que já tudo foi dito.

                      O motor aquece ao se mover. Ao relanti, estamos a atrasar o aquecimento do motor, o que se traduz num desgaste acentuado dos componentes e combustível.
                      Importante é não esforçar o motor e quando digo esforçar, falo em puxar e também em andar em rotações baixas.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por bezugo1 Ver Post
                        Eu ligo e arranco logo. É o que diz no manual

                        Hoje de "manhã" liguei o carro e a rotação ficou mais elevada que o normal (1000rpm) quando o normal é cerca de 800rpm. Foi a 1ª vez que isto aconteceu... e desta vez esperei um bocadinho até baixar a rotação. Foi cerca de 30/40 segundos.
                        Tive um 1.6 TS que ia sempre para as 1300rpm quando o ligava a frio. O normal eram 900rpm. Agora tenho um boxer que mesmo no momento inicial do arranque vai logo para perto das 1800rpm, baixando pouco depois para as 1300rpm e só passado um bocado para as 800/900rpm.

                        Comentário


                          #42
                          Boas! Basta entar no carro, liga-lo, e fazer o resto (cinto etc) e seguir viagem. Nos manuais dos meus carros recomenda isso mesmo...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                            Penso que já tudo foi dito.

                            O motor aquece ao se mover. Ao relanti, estamos a atrasar o aquecimento do motor, o que se traduz num desgaste acentuado dos componentes e combustível.
                            Importante é não esforçar o motor e quando digo esforçar, falo em puxar e também em andar em rotações baixas.
                            Tocas aqui num ponto interessante.

                            A maioria pensa que esforçar é andar no redline.

                            Já tive clientes que me diziam que as vibrações no carro eram tantas que só podia estar qualquer coisa mal...chegou-se À conclusão que andava em 6ª a 35/40km/h sempre com o carro a morrer.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                              Exactamente,

                              O chato é naqueles dias em que tudo corre mal e um gajo não tem tempo para essas coisinhas...
                              Também há dias assim, mas dá para imprimir andamentos decentes sem termos que ir às 6000 ou 7000rpm.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                Eu tenho esse cuidado com os turbo. Se fôr um Diesel normal aspirado só náo estico as rpm a frio tal como nos otto. Mas desligar, desligo logo.

                                Já nos Turbo espero, cerca de 30seg depois de estacionar, para o Turbo mandar tudo cá para fora
                                Nem mais.

                                Comentário


                                  #46
                                  Há uns anos atrás fazia isso, deixava o carro a funcionar pelo menos um minuto e antes de viagens, ligava o carro e depois carregava a tralha ou preparava as coisas com o carro ao ralenti.

                                  Depois os constutores começaram a aconselhar o arranque imediato. Agora só ligo o carro imediatamente antes de arrancar se bem que só puxo depois de atingir a temperatura normal de funcionamento.

                                  Eles é que sabem!

                                  Nota curiosa, num test-drive com um BMW 330i, depois de ligar, o carro acelerou quase até às 3000rpm, diminuindo gradualmente. Fiquei admirado pois nos meus Otto, em aquecimento, pouco subiam para lá das 1000rpm.

                                  Cumps!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                    Também há dias assim, mas dá para imprimir andamentos decentes sem termos que ir às 6000 ou 7000rpm.
                                    Isso depende óbviamente do carro.

                                    E nem falo em 6000 ou 7000rpm...mas um arranque mais vigoroso, ou uma 2ª e 3ª mais puxadas mesmo que seja até ás 4500 5000rpm, com o motor frio já é suficientemente mau.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      A forma como tratam o carro nos primeiros 5 minutos vai condicionar fortemente a duração do motor. Aliás, os óleos são formulados especialmente para lidar com esta situação agressiva para o desgaste do motor.

                                      Eu, mesmo em carros velhos, sou incapaz de cometer o assassinato mecânico que é puxar pelo motor frio. Ligo o carro, espero uns 30 segundos e começo a viagem sem esforçar o motor. Só quando a temperatura chega ao normal é que começo a explorar mais as rotações.
                                      E mesmo isso não impediu que o teu dCi 120 sofresse exactamente dos mesmos problemas crónicos conhecidos do motor.

                                      Veja-se que, ou o bloco é fiável de base, ou de nada serve andar cheio de cuidadinhos. Os problemas vão aparecer à mesma.

                                      Depois, já noutro plano, nem sempre o mundo real os permite.

                                      Exemplo: em tenho uma rampa com uma consideração considerável na saída garagem, logo, necessariamente tenho de carregar bem na primeira pouco tempo depois de ligar o carro.

                                      Outro: Eu não vou, de certezinha, estar 30s à espera para desligar o carro, após entrar numa estação de serviço de uma AE para atestar o carro.

                                      Etc, etc, etc.

                                      Com isto não quero obviamente dizer que não se deve ter cuidados com o tipo de regime nos primeiros minutos, se o carro é turbinado, etc.

                                      Existe é um mundo real de dia-a-dia e os motores têm que ter a fiabilidade suficiente para viver nele e com ele.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Nao tenho um turbinado e mesmo se tivesse nunca ficaria 2 a 3 minutos a espera nem para aquecer nem para arrefecer.


                                        Tenho um 1.0 a gasolina, é ligar e andar, puxo ate as 4000 passados prai 5 minutos de ligar o carro (cerca de 100km/s).

                                        Tenho uma ideia contraria do roger....penso que o oleo fica a temperatura operativa mais rapidamente do que a temperatura da agua chegar aos 90ªC.

                                        Alguem confirma que o óleo demora mais tempo até ficar a uma boa temperatura para se puxar do que a "agua"??

                                        Pensava que quando a agua chega aos 90 o oleo ja esta bom a muitoooo tempo.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                          Isso depende óbviamente do carro.

                                          E nem falo em 6000 ou 7000rpm...mas um arranque mais vigoroso, ou uma 2ª e 3ª mais puxadas mesmo que seja até ás 4500 5000rpm, com o motor frio já é suficientemente mau.
                                          Tens razão. O ideal é sermos cuidadosos quando podemos, para depois termos alguma margem para aqueles dias mais lixados

                                          Comentário


                                            #51
                                            Em tempos idos tinha muito esse habito agora, com o diesel turbo é o tempo de meter cinto arrumar telemóvel etc e arranco e só passo das 2000rpm após o ponteiro da temperatura mexer, quando estou a chegar não desligo logo, venho uns km's devagar ou ao relantim, com o otto multiponto se estiver com pressa ele logo aquece, se for para divertir deixo as vezes uns minutos e depois mais uns km's para a caixa ficar ok!

                                            O mais importante acho que é não puxar a frio e não estar já a arrancar ainda nem o motor pegou

                                            Engraçado que o Golf II GTD que conheci a durar mais sem abrir a perna, era um que mesmo em pleno gelo arrancava logo a ouvirmos o turbo a queixar-se....

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                              Nao tenho um turbinado e mesmo se tivesse nunca ficaria 2 a 3 minutos a espera nem para aquecer nem para arrefecer.


                                              Tenho um 1.0 a gasolina, é ligar e andar, puxo ate as 4000 passados prai 5 minutos de ligar o carro (cerca de 100km/s).

                                              Tenho uma ideia contraria do roger....penso que o oleo fica a temperatura operativa mais rapidamente do que a temperatura da agua chegar aos 90ªC.

                                              Alguem confirma que o óleo demora mais tempo até ficar a uma boa temperatura para se puxar do que a "agua"??

                                              Pensava que quando a agua chega aos 90 o oleo ja esta bom a muitoooo tempo.
                                              O óleo demora sempre mais tempo a atingir a temperatura ideal do que a água

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                E mesmo isso não impediu que o teu dCi 120 sofresse exactamente dos mesmos problemas crónicos conhecidos do motor.

                                                Veja-se que, ou o bloco é fiável de base, ou de nada serve andar cheio de cuidadinhos. Os problemas vão aparecer à mesma.

                                                Depois, já noutro plano, nem sempre o mundo real os permite.

                                                Exemplo: em tenho uma rampa com uma consideração considerável na saída garagem, logo, necessariamente tenho de carregar bem na primeira pouco tempo depois de ligar o carro.

                                                Outro: Eu não vou, de certezinha, estar 30s à espera para desligar o carro, após entrar numa estação de serviço de uma AE para atestar o carro.

                                                Etc, etc, etc.

                                                Com isto não quero obviamente dizer que não se deve ter cuidados com o tipo de regime nos primeiros minutos, se o carro é turbinado, etc.

                                                Existe é um mundo real de dia-a-dia e os motores têm que ter a fiabilidade suficiente para viver nele e com ele.
                                                Eu também tenho, mas jogo com as manobras necessárias para posicionar o carro antes de acelerar para subir. Claro que as manobras são feitas em torno das 1000rpm e como demoram cerca de 1 ou 2 minutos no problem. No desligar dos carros deixo sempre estar, no mínimo, 1 minuto ao ralenti, se não puder estar um pouco mais!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                                  O óleo demora sempre mais tempo a atingir a temperatura ideal do que a água
                                                  Olhe que não, olhe que não

                                                  Duas dicas:

                                                  Sabem para que serve a válvula do termostato?

                                                  Em qual dos líquidos se dá a primeira transferência de temperatura, dito de outro modo, qual deles está mais próximo da fonte de calor?

                                                  Cumps!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Eu costumo pôr o carro a trabalhar um pouco, entretanto vou pondo o cinto de segurança, ligo o rádio e procuro uma música que goste ou oiço um cd, entretanto já lá passaram 1 minuto, depois é que arranco e nunca passo das 2.500-3.000rpm, enquanto o motor está frio claro.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                                                      Olhe que não, olhe que não

                                                      Duas dicas:

                                                      Sabem para que serve a válvula do termostato?

                                                      Em qual dos líquidos se dá a primeira transferência de temperatura, dito de outro modo, qual deles está mais próximo da fonte de calor?

                                                      Cumps!
                                                      Em todos os carros que andei (e um que tive) com manómetro de temperatura do óleo este demorava sempre mais a subir. Aliás, no XSI que tive muitas vezes tinha a temperatura da água já nos 90º ainda o ponteiro da temperatura do óleo mal tinha mexido.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                        E mesmo isso não impediu que o teu dCi 120 sofresse exactamente dos mesmos problemas crónicos conhecidos do motor.
                                                        O rebentamento do Turbo do 1.9 dCi deve-se a um erro de concepção da lubrificação do Turbo. Quanto a isso, o condutor não pode fazer nada.

                                                        Mas, independentemente de o motor ser ou não fiável por natureza, puxar por ele em frio é sempre mau. Como o óleo ainda não atingiu a viscosidade ideal, os atritos vão ser muito superiores com o consequente desgaste. Além disso, os componentes móveis precisam também de dilatar com a temperatura para atingir as dimensões/folgas ideais.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Os carros de injecção já estão preparados para andar mesmo a frio...mas os antigos a carburador precisam do ar aberto e tal...e muitos vão facilmente abaixo num ponto de embraiagem mais puxado.

                                                          No meu caso, quando conduzo o turbinado a carburador cá de casa, são uns 5 minutos que espero que o motor aqueça, que a temperatura de água chegue à ideal, a controlar a pressão o turbo para ver se está tudo bem...

                                                          Mas é o único carro com que tenho tais cuidados. De resto é pegar e andar.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            Os carros de injecção já estão preparados para andar mesmo a frio...mas os antigos a carburador precisam do ar aberto e tal...e muitos vão facilmente abaixo num ponto de embraiagem mais puxado.

                                                            No meu caso, quando conduzo o turbinado a carburador cá de casa, são uns 5 minutos que espero que o motor aqueça, que a temperatura de água chegue à ideal, a controlar a pressão o turbo para ver se está tudo bem...

                                                            Mas é o único carro com que tenho tais cuidados. De resto é pegar e andar.
                                                            Primeiro não se abre o ar. É fechado.

                                                            Depois os carros a injecção também o fecham. É por isso que o relanti sobe quando está frio.
                                                            A minha mota por acaso é de injecção e ainda tem a patilha do ar. Há motas com injecção que não têm (a maioria).

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              30 segundos são mais que suficientes para iniciar a marcha, a não ser que seja um carro a carburador ou com problemas de injecção que não consigam lidar bem com o arranque matinal ou prolongado.
                                                              Editado pela última vez por BrunoD; 10 January 2010, 23:00.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X