Fiat à frente da PSA... já chamei o corpo de intervenção!
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citação:Originalmente colocada por Bolide
http://www.omniauto.it/awpImages/pho...2006_32872.jpg
Fiat à frente da PSA... já chamei o corpo de intervenção!
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conclusões/mitos AHO:
lexus - é toyota, carro de velhos, não presta, frigorificos, estudo sem credibilidade.
honda - é japones, não presta, estudo sem credibilidade.
skoda - na frente da audi e da vw, não pode ser, estudo sem credibilidade.
toyota - carro de velhos, não presta, frigorificos, estudo sem credibilidade.
bmw - atras das marcas anteriores? estudo sem credibilidade.
- bla
- bla
- bla
land rover - o supra sumo do tt no fim da lista? estudo sem credibilidade.
citroen - bom, aqui o estudo finalmente ganha credibilidade
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epah, mas convençam-se que isto é um estudo de SATISFAÇÃO!!!
E a satisfação é a relação entre espectativas e resultados. Vou-vos dar um exemplo que não meta carros. Quando vocês compram um relógio se compram um swatch esperam com certeza algo giro a um preço razoável, divertido em termos de design etc etc. Já se comprarem um Omega Speedmaster esperam uma qualidade de acabamentos irrepreensivel, um movimento de qualidade que garanta precisao, uma assistencia tecnica caso algo corra mal, uma durabilidade excelente etc etc....
Se o swatch durar 5 anos e continuar sem riscos e a funcionar bem vão se dar por contentes de certeza. Se o Omega ao fim de 10 anos perder a coroa e o fabricante disser q nao tem anda a ver com isso vocês vão se chatear. Isso significa que o Omega é pior que o Swatch? NÃO!!! Isso significa que estao mais satisfeitos com o swatch do que com o Omega? SIM!!!
Percebem a diferença? Logo começem a tratar estes estudos como eles devem ser tratados e não como medidores da qualidade das marcas.
P.S.: O argumento inteligente de quem não concordar comigo agora será algo como "mas as marcas devem satisfazer os clientes e como tal essa deve ser a medida absoluta da sua qualidade" e isso é verdade... mas o mais difícil com qualquer produto é gerir as espectativas dos clientes e se eles esperam muito é dificil atingi-las. Como eu gosto de carros mas nao tanto de marketing prefiro saber apenas do produto e nao da forma como eles gerem as espectativas dos clientes.
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quem conheçe o serviço pos-venda citroen e peugeot em inglaterra até fica surpreendido com os 759pontos da citroen.
os serviços citroen sao acessiveis (preço). de resto, é preferivel nao por lá o carro...yah, andar sem fazer as revisoes!
o cliente citroen nao espera mordomias, mas o que recebe é inqualificavelmente mau.
agora com o fim da fabrica, a situaçao nao deve melhorar.
o futuro da citroen em inglaterra pode nao ser mt diferente do da Lancia....retirar-se do mercado.
a peugeot nao está tão má mas...
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Feito na Inglaterra não me admira que esse estudo coloque a Alfa Romeo tão em baixo.
É que é nesse país onde a assistência pós-venda da Alfa é a pior da Europa. Mas é mesmo mau.
A malta compra um Alfa e, depois, que se amanhe.
Penso ser essa uma das explicações para uma má performance da Alfa no que respeita à satisfação dos seus clientes...
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isto de ler tabelas tem muito que se lhe diga. o estudo inclui assistencia, mas tb inclui qualidade interior (ao nivel do que se espera, melhor/pior), qualidade em geral, agradibilidade e muitos outros parametros..
o serviço alfa nao é diferente do da fiat. ambos sao maus...o cliente do alfa é que espera um "standard" bem mais elevado!
P.S. - como nao poderia deixar de ser, apareceram logo os comentarios-perola:D
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Retirando a Lexus do barulho, porque essa parece "bastante" destacada do resto da matilha, eu vejo ali que os donos dos Hondas estão, em média, 11,7% mais satisfeitos com os seus carros e assistências do que os donos dos Citroen, também em média.
11,7% mais satisfeitos? Ok... é por aí que vou escolher o meu próximo automóvel! Um que me deixe 5 ou 6% mais satisfeito do que estou hoje. [xx(]
Metendo a Lexus ao barulho, então os proprietários dos Lexus estão 15% mais satisfeitos que os proprietários de Citroens, em média... :D
Mais detalhes: http://www.whatcar.com/news-special-...aspx?NA=220291
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Desculpem lá, mas eu não acredito muito nesse argumento do "numas marcas os clientes têm melhores expectativas que noutras". Pelo menos, não com a importância que lhe querem dar! E não me venham com coisas, pois um cliente Lexus fica tão chateado com um vidro eléctrico avariado como um cliente Alfa!
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citação:Originalmente colocada por Lino Marques
Desculpem lá, mas eu não acredito muito nesse argumento do "numas marcas os clientes têm melhores expectativas que noutras". Pelo menos, não com a importância que lhe querem dar! E não me venham com coisas, pois um cliente Lexus fica tão chateado com um vidro eléctrico avariado como um cliente Alfa!
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citação:Originalmente colocada por Lino Marques
Desculpem lá, mas eu não acredito muito nesse argumento do "numas marcas os clientes têm melhores expectativas que noutras". Pelo menos, não com a importância que lhe querem dar! E não me venham com coisas, pois um cliente Lexus fica tão chateado com um vidro eléctrico avariado como um cliente Alfa!
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citação:Originalmente colocada por AF147
citação:Originalmente colocada por Lino Marques
Desculpem lá, mas eu não acredito muito nesse argumento do "numas marcas os clientes têm melhores expectativas que noutras". Pelo menos, não com a importância que lhe querem dar! E não me venham com coisas, pois um cliente Lexus fica tão chateado com um vidro eléctrico avariado como um cliente Alfa!
por serem anonimos e nao haver clubite-cronica-generalizada, nao tem problemas em dizer o que REALMENTE sente.
acredito que um estudo destes em portugal iria originar uma grande quantidade de respostas de veiculos perfeitos, sem falhas, clientes completamente satisfeitos em tudo. claro, dizem que estao satisfeitos, espalham a palavra que estao satisfeitos, mesmo que "cá dentro" nao estejam assim, nem perto. basta ver as amostras aqui no forum para se perceber a quantidade de gente qeu ha a pensar assim...
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imported_bizopt
Nisso das espectativas tenho opinião de q depende da marca...
P.ex. Ainda outro dia parei num semaforo e começei a ouvir um matraquear estranho.. Pensei logo, foi o variador de fase q finalmente se acabou.. Espero q ainda chegue a casa.. Ai esta Alfa Romeo. Mas ate ja me tinha conformado. É normal nos Alfas e tal.
Então decidi desligar o motor e voltar a ligar a ver se aquilo lá se compunha.
Desliguei e o "troc troc crii troc" continuava.
Olhei para o lado e uma bela de uma kangoo 1.9d lá estava..
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Os japoneses virem no topo já é tradição, a BMW e a Mini logo a seguir tambem não me surpreende, a Skoda esteve muito bem, bem com a Audi e a VW que se classificaram acima daquilo que estava à espera.
A posição da Nissan dá que pensar, está claramente abaixo daquilo que eu esperava, a Mercedes não me surpreende absolutamente nada, embora nunca tenha tido um MB, se for a avaliar pelo "ouvi dizer" e por casos de amigos e conhecido, então algo se passa com a marca, pois a fama dos 190 não está a passar para a MB dos nossos dias.
Contrariamente à Nissan, a Renault acho que até se classificou positivamente.
A Fiat e a Alfa tambem parecem ter evoluido, enfim, o estudo não traz nada de totalmente novo, apenas confirma a tendencia de subida de algumas marcas e a tendencia por demais evidente de descida de outras marcas.
Cumprimentos
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citação:Originalmente colocada por 3com
citação:Originalmente colocada por AF147
citação:Originalmente colocada por 3com
Subida da Alfa Romeo ?
Se bem que [u]para ti</u> é como se tivesse 1000 pontos[}]
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