Afinal, corremos o risco de as tecnologias de redução de consumos não passarem de gags de marketing, já que a relação custo benefício é muito reduzida ou apenas se atinge após muito tempo de utilização.
(Traduzido por mim a parte de: Verbrauchstests: Spritspartechnik lohnt sich erst nach Jahren - auto motor und sport)
A tecnologia de poupança de combustível só compensa após vários anos
Os automobilistas que, ao comprarem carros novos, não se importam de assumir os elevados custos das tecnologias de redução de consumo, só irão ser compensados em termos financeiros após muitos anos.
Alguns testes práticos demonstram que os consumos pouco baixam, enquanto os preços pagos a mais anulam as vantagens durante largos períodos de tempo. Em alguns modelos, os preços extra até são mais altos que a poupança. Exemplo VW Golf: por comparação com o 1.6 TDI normal, o Golf 1.6 TDI Blue Motion com sistema automático de desligamento e arranque do motor, carroçaria optimizada e pneus de baixo atrito custa mais 1050 €.
Preço extra só é amortizado bastante mais tarde
De acordo com o consumo normalizado, o preço extra em relação ao 1.6 TDI só é rentabilizado aos 126.500 km. No Volvo C30, o investimento compensa após 56.000 km, enquanto que o condutor de um Hyundai i30 CW Blue precisa de percorrer 227.000 km (!!!)até amortizar o preço pago a mais, ou seja, praticamente a vida útil do veículo.
Apesar de tudo, segundo o teste de consumos realizado a 10 modelos compactos, o Golf Blue Motion é, em conjunto com o Volvo C30 com pack "e-drive", o Diesel mais poupado do seu segmento dos compactos. No teste prático da auto motor und sport, ambos gastaram 4,7 L de combustível em 100 km, emitindo apenas 124 g de CO2 por km. Apesar disso, o consumo real destes 2 modelos está 0,9 L acima do consumo oficial "ECE". Em 3.º lugar entre os compactos mais poupados está o Toyota Prius, com 5,5 L de gasolina/100 km - quase mais 40% que o consumo oficialmente declarado - emitindo assim 128 de CO2 por km. Segue-se, em 4.º lugar, o Mercedes B180 movido a gás (131 g de CO2/km), assim como, ex-aequo em 5.º lugar, o Audi A3 1.6 TDIe e o Mercedes A 160 CDI, ambos com 5,1 L/100 km e emissões de 135 g de CO2/km.
Eis as formas de poupar combustível e respectivas percentagens na redução dos consumos:
De cima para baixo: motor optimizado; pneus de baixo atrito; aerodinâmica; downsizing (redução da cilindrada dos motores); optimização térmica; sistemas de arranque e desligamento automático
Alguns exemplos para vocês fazerem as contas:
BMW 118d (modelo antigo): 122 CV, consumo normalizado: 5,6 L, Preço (na Alemanha!): 23.492 €, vs.
BMW 118d (Efficient Dynamics): 143 CV, consumo normalizado: 4,5 L, Preço: 25.250 €
Ford Fiesta 1.6 TDCi: 90 CV, consumo normalizado: 4,2 L, Preço: 14.750 €, vs.
Ford Fiesta 1.6 TDCi Econetic: 90 CV, consumo normalizado: 3,7 L, Preço: 15.000 €
Opel Insignia 2.0 CDTi: 160 CV, consumo normalizado: 5,8 L, Preço: 30.255 €, vs.
Opel Insignia 2.0 CDTi Ecoflex: 160 CV, consumo normalizado: 5,2 L, Preço: 30.605 €
VW Passat 1.4 TSI: 122 CV, consumo normalizado: 6,6 L, Preço: 25.100 €, vs.
VW Passat 1.4 TSI Blue Motion: 122 CV, consumo normalizado: 5,9 L, Preço: 25.650 €
Volvo C30 1.6D: 109 CV, consumo normalizado: 4,5 L, Preço: 21.750 €, vs.
Volvo C30 1.6D Drive: 109 CV, consumo normalizado: 3,9 L, Preço: 22.140 €
(Traduzido por mim a parte de: Verbrauchstests: Spritspartechnik lohnt sich erst nach Jahren - auto motor und sport)
A tecnologia de poupança de combustível só compensa após vários anos
Os automobilistas que, ao comprarem carros novos, não se importam de assumir os elevados custos das tecnologias de redução de consumo, só irão ser compensados em termos financeiros após muitos anos.
Alguns testes práticos demonstram que os consumos pouco baixam, enquanto os preços pagos a mais anulam as vantagens durante largos períodos de tempo. Em alguns modelos, os preços extra até são mais altos que a poupança. Exemplo VW Golf: por comparação com o 1.6 TDI normal, o Golf 1.6 TDI Blue Motion com sistema automático de desligamento e arranque do motor, carroçaria optimizada e pneus de baixo atrito custa mais 1050 €.
Preço extra só é amortizado bastante mais tarde
De acordo com o consumo normalizado, o preço extra em relação ao 1.6 TDI só é rentabilizado aos 126.500 km. No Volvo C30, o investimento compensa após 56.000 km, enquanto que o condutor de um Hyundai i30 CW Blue precisa de percorrer 227.000 km (!!!)até amortizar o preço pago a mais, ou seja, praticamente a vida útil do veículo.
Apesar de tudo, segundo o teste de consumos realizado a 10 modelos compactos, o Golf Blue Motion é, em conjunto com o Volvo C30 com pack "e-drive", o Diesel mais poupado do seu segmento dos compactos. No teste prático da auto motor und sport, ambos gastaram 4,7 L de combustível em 100 km, emitindo apenas 124 g de CO2 por km. Apesar disso, o consumo real destes 2 modelos está 0,9 L acima do consumo oficial "ECE". Em 3.º lugar entre os compactos mais poupados está o Toyota Prius, com 5,5 L de gasolina/100 km - quase mais 40% que o consumo oficialmente declarado - emitindo assim 128 de CO2 por km. Segue-se, em 4.º lugar, o Mercedes B180 movido a gás (131 g de CO2/km), assim como, ex-aequo em 5.º lugar, o Audi A3 1.6 TDIe e o Mercedes A 160 CDI, ambos com 5,1 L/100 km e emissões de 135 g de CO2/km.
Eis as formas de poupar combustível e respectivas percentagens na redução dos consumos:
De cima para baixo: motor optimizado; pneus de baixo atrito; aerodinâmica; downsizing (redução da cilindrada dos motores); optimização térmica; sistemas de arranque e desligamento automático
Alguns exemplos para vocês fazerem as contas:
BMW 118d (modelo antigo): 122 CV, consumo normalizado: 5,6 L, Preço (na Alemanha!): 23.492 €, vs.
BMW 118d (Efficient Dynamics): 143 CV, consumo normalizado: 4,5 L, Preço: 25.250 €
Ford Fiesta 1.6 TDCi: 90 CV, consumo normalizado: 4,2 L, Preço: 14.750 €, vs.
Ford Fiesta 1.6 TDCi Econetic: 90 CV, consumo normalizado: 3,7 L, Preço: 15.000 €
Opel Insignia 2.0 CDTi: 160 CV, consumo normalizado: 5,8 L, Preço: 30.255 €, vs.
Opel Insignia 2.0 CDTi Ecoflex: 160 CV, consumo normalizado: 5,2 L, Preço: 30.605 €
VW Passat 1.4 TSI: 122 CV, consumo normalizado: 6,6 L, Preço: 25.100 €, vs.
VW Passat 1.4 TSI Blue Motion: 122 CV, consumo normalizado: 5,9 L, Preço: 25.650 €
Volvo C30 1.6D: 109 CV, consumo normalizado: 4,5 L, Preço: 21.750 €, vs.
Volvo C30 1.6D Drive: 109 CV, consumo normalizado: 3,9 L, Preço: 22.140 €
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