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Originalmente Colocado por crash Ver PostCruising...
Conduzir a velocidades moderadas, a rotações baixas, graças à maior disponibilidade de binário.
Temos de compreender o contexto. As distâncias percorridas são em média bem superiores às europeias, e no geral, em autoestrada ou algo semelhante.
No que toca a conforto de utilização dia após dia, o que soa melhor?
Um pequeno motor com "buzzzz" constante às 4000rpm e 120km/h ou a mesma velocidade feita a umas mais moderadas 2500rpm?
Conforto acústico, conservação mecânica, e, por incrivel que pareça, menor consumo de combustivel.
Estes motores 2.4/2.5 que equipam maior parte dos sedans e crossovers (na generalidade, correspondente ao nosso segmento D) são otimizados não para a performance pura, mas mais para o "relax" mecânico, adaptando-se bem melhor ao uso real que é feito dos automóveis por lá. E as novas caixas automáticas de 7, 8, e até 9 velocidades fazem pequenos milagres na poupança de combustivel quando associadas a estes motores.
A tendência agora é substituir esses motores por novos sobrealimentados de cilindradas inferiores. A VW, por exemplo, introduziu o novo Passat com 1.8 Turbo em vez do anterior 2.5 NA de 5 cilindros, e já outros apresentaram motores 2.0 litros turbo para o mesmo efeito, e a Ford já comercializa um Fusion com o 1.5 Ecoboost.
Mas, tal como aqui, o que se está a verificar, é que apesar dos motores mais pequenos turbo apresentarem consumos inferiores no papel, na prática, consomem tanto ou mais que os "jurássicos" NA de grande cilindrada.
A questão de andar depressa ou não terá a ver com os limites de velocidade, mas isso não invalida a potencia, porque acelerar dos 0 aos 120 não é muito menos prazeroso que dos 120 para cima.
Como foi referido, o consumo tem mais a ver com a rotação e principalmente, com a variação de rotação, do que a cilndrada.
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