Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comprar carro novo - bom investimento ou enforcamento?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
    o ISV é o imposto que pagas para um carro ter matrícula. não interessa se é comprado, oferecido ou caído do céu. para o carro ter matrícula, alguém tem de pagar o ISV.
    esclarecido!

    Comentário


      #62
      Eu volto a dizer que não sou defensor da Lexus porque também gosto de outras marcas, aliás, tenho um Audi mas preferia bem ter um Lexus se houvesse dinheiro para tal. Agora que é das mais fiáveis é, em todo o mundo se diz o mesmo.

      p.s.: porque se diz "diesel" em vez de gasóleo? É feio dizer gasóleo? Ou é para ser mais distinto e ter status? LOL
      Acho que vou dizer que tenho um carro a "petrol" (À british) ou a "gasoline" (À americano" ou ainda a "benzin" (à deutsche).

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
        Eu volto a dizer que não sou defensor da Lexus porque também gosto de outras marcas, aliás, tenho um Audi mas preferia bem ter um Lexus se houvesse dinheiro para tal. Agora que é das mais fiáveis é, em todo o mundo se diz o mesmo.

        p.s.: porque se diz "diesel" em vez de gasóleo? É feio dizer gasóleo? Ou é para ser mais distinto e ter status? LOL
        Acho que vou dizer que tenho um carro a "petrol" (À british) ou a "gasoline" (À americano" ou ainda a "benzin" (à deutsche).
        Não nos diesel certamente.

        Tal como diz um conhecido que tem uma concessão Toyota "os Toyota a sério acabaram na década de 90, daí para a frente passou a ser uma marca como as outras..."

        Porquê diesel em vez de gasóleo? Porque é mais rápido a escrever (pelo menos para mim...) não tem nada a ver com status...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
          Não nos diesel certamente.

          Tal como diz um conhecido que tem uma concessão Toyota "os Toyota a sério acabaram na década de 90, daí para a frente passou a ser uma marca como as outras..."

          Porquê diesel em vez de gasóleo? Porque é mais rápido a escrever (pelo menos para mim...) não tem nada a ver com status...

          Olha que muita gente com que falo pessoalmente não gosta nada da palavra "gasóleo", pela cara deles é como dizer tenho um "Fiat" ou um "Mercedes".
          Não quero comparar as marcas mas é a realidade, gasóleo é assim tão difícil de dizer? Uma rapariga uma vez ficou muito envergonhada quando lhe perguntei se ela gostava do carro a gasóleo (tinha acabado de comprar) e respondeu: "não, o meu carro é um diesel, o gasóleo é só o nome do combustível"

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Tiltslb Ver Post
            Os carros só pagam ISV em novos, sejam eles de serviço ou não.

            A minha Altea foi comprada na Seat como viatura de serviço e estava cerca de 5.000€ mais barata que o modelo novo, e com 2 anos.

            Como já referi atrás, há cerca de 1 ano negociei um carro novo cujo preço de tabela era superior a 26.000€ e no final ficou por 20.230€, isto só contando o desconto e o abate. O valor pago foi os 20.230 - o valor da retoma de outro carro. Ou seja, quem compra carros semi-novos/de serviço não se pode guiar pelos preços de tabela.

            Tenho lido por aì muitos casos de carros que têm preço de tabela de 27/28.000€ e depois dos descontos e abate vêm para 23/24.000€. Um exemplo disso é o novo Mégane.

            Parece-me que anda muita gente mesmo a comprar carros usados por um preço igual ou semelhante ao do carro novo bem negociado. Em muitas marcas actualmente pode-se tirar entre 3 a 5000€ ao preço de tabela!
            Editado pela última vez por figon; 10 February 2010, 16:31.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por figon Ver Post
              Como já referi atrás, há cerca de 1 ano negociei um carro novo cujo preço de tabela era superior a 26.000€ e no final ficou por 20.230€, isto só contando o desconto e o abate. O valor pago foi os 20.230 - o valor da retoma de outro carro. Ou seja, quem compra carros semi-novos/de serviço não se pode guiar pelos preços de tabela.

              Tenho lido por aì muitos casos de carros que têm preço de tabela de 27/28.000€ e depois dos descontos e abate vêm para 23/24.000€. Um exemplo disso é o novo Mégane.

              Parece-me que anda muita gente mesmo a comprar carros usados por um preço igual ou semelhante ao do carro novo bem negociado. Em muitas marcas actualmente pode-se tirar entre 3 a 5000€ ao preço de tabela!

              Subscrevo no meu caso consegui um desconto de cerca de 4000€ mais a retoma. Total 7000€

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                Olha que muita gente com que falo pessoalmente não gosta nada da palavra "gasóleo", pela cara deles é como dizer tenho um "Fiat" ou um "Mercedes".
                Não quero comparar as marcas mas é a realidade, gasóleo é assim tão difícil de dizer? Uma rapariga uma vez ficou muito envergonhada quando lhe perguntei se ela gostava do carro a gasóleo (tinha acabado de comprar) e respondeu: "não, o meu carro é um diesel, o gasóleo é só o nome do combustível"

                O óleo diesel (no Brasil) ou gasóleo (em Portugal) é um derivado da destilação do petróleo bruto usado como combustível nos motores Diesel, constituído basicamente por hidrocarbonetos. O óleo diesel é um composto formado principalmente por átomos de carbono, hidrogênio e em baixas concentrações por enxofre, nitrogênio e oxigênio. O diesel é selecionado de acordo com suas características de ignição e de escoamento, adequadas ao funcionamento dos motores ciclo diesel. É um produto pouco inflamável, medianamente tóxico, pouco volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico. Recebeu este nome em homenagem ao engenheiro alemão Rudolf Diesel que inventou um meio mecânico para explorar a reação química originada da mistura de óleo e do oxigênio presente no ar.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por caseiro Ver Post
                  O óleo diesel (no Brasil) ou gasóleo (em Portugal) é um derivado da destilação do petróleo bruto usado como combustível nos motores Diesel, constituído basicamente por hidrocarbonetos. O óleo diesel é um composto formado principalmente por átomos de carbono, hidrogênio e em baixas concentrações por enxofre, nitrogênio e oxigênio. O diesel é selecionado de acordo com suas características de ignição e de escoamento, adequadas ao funcionamento dos motores ciclo diesel. É um produto pouco inflamável, medianamente tóxico, pouco volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico. Recebeu este nome em homenagem ao engenheiro alemão Rudolf Diesel que inventou um meio mecânico para explorar a reação química originada da mistura de óleo e do oxigênio presente no ar.

                  Cá em Portugal é rei e senhor, mas na Inglaterra ou na América (quase) ninguém o quer. Se não fosse pela economia será que quem usa este combustível continuava a comprar este tipo de veículos? Eu fico fiel à velha guarda da benzin ou do lpg

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por figon Ver Post
                    Como já referi atrás, há cerca de 1 ano negociei um carro novo cujo preço de tabela era superior a 26.000€ e no final ficou por 20.230€, isto só contando o desconto e o abate. O valor pago foi os 20.230 - o valor da retoma de outro carro. Ou seja, quem compra carros semi-novos/de serviço não se pode guiar pelos preços de tabela.

                    Tenho lido por aì muitos casos de carros que têm preço de tabela de 27/28.000€ e depois dos descontos e abate vêm para 23/24.000€. Um exemplo disso é o novo Mégane.

                    Parece-me que anda muita gente mesmo a comprar carros usados por um preço igual ou semelhante ao do carro novo bem negociado. Em muitas marcas actualmente pode-se tirar entre 3 a 5000€ ao preço de tabela!
                    É verdade figon, mas quem compra assim é completamente burro! Para se comprar um carro usado recente, de serviço ou mesmo daqueles novos mas já matriculados há 2 ou 3 meses a regra de ouro é sempre saber preço de novo e negociar o melhor desconto, preferencialmente num stand diferente daquele que está a vender o carro em que se está interessado.

                    No meu caso, o meu Megane III novo, já com despesas e extras, custaria de tabela cerca de ~28200€. Com descontos arranjava-o por ~26300€ e eu comprei-o com 6 meses por 22000€.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por blackalfa Ver Post
                      Parece que 95% do pessoal optaria em comprar carros usados ou semi-novos, em vez de novos. E é compreensível.

                      Mas atenção, para poderem comprar semi-novos, alguém teve de os comprar em novos, portanto, o mercado facilmente rebentaria se nao houvesse vendas de carros em 1ª mão.

                      A compra de um carro em 1ª ou 2ª mão, é um acto que conta com N variáveis, desde a racionalidade, financeira, gosto pessoal, mas muitas vezes e acima de tudo, a paixão.

                      Eu, actualmente, estou pre-disposto a comprar um carro, e ando com séruas dúvidas se novo ou semi-usado. E ando cheio de duvidas!!

                      Mas sim, quando dizem que a compra de um carro novo é um mau negócio, sem dúvida que é.
                      Originalmente Colocado por CarlosCosta Ver Post
                      Eu até ao dia de hoje, comprei 2 carros novos. Não o volto a fazer porque perde-se muito dinheiro. Um semi novo com 2 anos de garantia, com menos de 1 ano e com cerca de 15 mil km, custa menos 6000 euros do que o novo. Mas afinal este também é novo e 1200 cts é dinheiro.
                      "Carro" e "investimento" na mesma frase não liga.

                      Um carro é um bem de desvalorização muito rápida. Isso aplica-se tanto a novos como a usados. Toda a gente fala das desvalorização dos novos mas tentem vender um carro usado a um terceiro comprador....aí vao ver a desvalorização!

                      A única diferença é que o semi-novo e o usado são mais acessíveis à compra. Eu vejo isso com o Fiat Bravo: encontram-se bons carros a 16000 euros com pouca KM. Mas uma pessoa expõe-se a riscos pois não sabemos os defeitos ocultos que o carro tem e a maneira como o anterior dono o tratou. Se comprarmos novo temos a garantia de fábrica: mas isso paga-se!

                      Um carro é um bem que serve uma necessidade e devemos adquirir um carro em funçao das nossas necessidades. Eu comprei o meu Golf porque me descontaram a desvalorização (5000 euros de desconto; comprei-o por 23000) e quero mantê-lo uns bons anos! Caso contrário andava de G.Punto. Não comprei diesel porque não faço KM que chegue para compensar a diferença.

                      Agora querer comprar carro para ganhar dinheiro com ele é de loucos....

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                        É verdade figon, mas quem compra assim é completamente burro! Para se comprar um carro usado recente, de serviço ou mesmo daqueles novos mas já matriculados há 2 ou 3 meses a regra de ouro é sempre saber preço de novo e negociar o melhor desconto, preferencialmente num stand diferente daquele que está a vender o carro em que se está interessado.

                        No meu caso, o meu Megane III novo, já com despesas e extras, custaria de tabela cerca de ~28200€. Com descontos arranjava-o por ~26300€ e eu comprei-o com 6 meses por 22000€.
                        Tenho ideia que já li testemunhos aqui pelo fórum de pessoal que comprou Mégane III Dynamic S (se não estou em erro) novos por menos de 24.000€ e com um ou outro extra.

                        De qualquer forma, se o melhor preço final em novo para o modelo que compraste é realmente esse, parece-me muito bom negócio.

                        Edit: Se calhar não deste nenhum abate e escolheste mais extras, daí a diferença!

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por figon Ver Post
                          Tenho ideia que já li testemunhos aqui pelo fórum de pessoal que comprou Mégane III Dynamic S (se não estou em erro) novos por menos de 24.000€ e com um ou outro extra.

                          De qualquer forma, se o melhor preço final em novo para o modelo que compraste é realmente esse, parece-me muito bom negócio.
                          Com abate sim, sem abate não. O desconto "puro" anda a roçar os 2000€.

                          Por acaso cada vez mais as pessoas têm essa mania de dizer o preço final com abate como se tivessem tido um desconto de 3000€ quando efectivamente tiveram apenas um desconto do stand de 1500€ e uma comparticipação do estado de 1500€, são coisas bem diferentes! É que nem toda a gente tem xarutos para entregar...

                          EDIT: Pois, lá está, abate não é desconto. Os valores que dei foram obtidos para os mesmo extras que tem o carro que comprei (de serviço) - PM, cartão mãos-livres, sensores de pressão de pneus, sensores de estacionamento á frente e atrás e rádio com BT. Se o carro só tivesse PM, tinha pesquisado preços finais para veiculos apenas com PM.
                          Editado pela última vez por Vanquish; 10 February 2010, 22:13.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                            Com abate sim, sem abate não. O desconto "puro" anda a roçar os 2000€.

                            Por acaso cada vez mais as pessoas têm essa mania de dizer o preço final com abate como se tivessem tido um desconto de 3000€ quando efectivamente tiveram apenas um desconto do stand de 1500€ e uma comparticipação do estado de 1500€, são coisas bem diferentes! É que nem toda a gente tem xarutos para entregar...
                            Depois de colocar o Post lembrei-me imediatamente do abate e editei logo para referir isso.
                            Poupar mais de 4000€ num carro apenas com 6 meses é negócio, assim vale a pena comprar semi-novo.

                            Eu sei diferenciar o abate do desconto, sei que são coisas independentes e que é possivel obter um desconto sem dar abate, que um provém do Estado e o outro do Stand!
                            Editado pela última vez por figon; 10 February 2010, 22:18.

                            Comentário


                              #74
                              A malta que fala mal dos novos esquece-se de uma coisa...que é que nem toda a gente tem confiança para comprar um usado. Quem não tem, compra novo..e a garantia está lá

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                A malta que fala mal dos novos esquece-se de uma coisa...que é que nem toda a gente tem confiança para comprar um usado. Quem não tem, compra novo..e a garantia está lá
                                Comprei o meu usado com 6 meses e com a garantia Legal de fábrica de 2 anos e extensão até aos 3 anos ou 60000kms.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por figon Ver Post
                                  Depois de colocar o Post lembrei-me imediatamente do abate e editei logo para referir isso.
                                  Poupar mais de 4000€ num carro apenas com 6 meses é negócio, assim vale a pena comprar semi-novo.

                                  Eu sei diferenciar o abate do desconto, sei que são coisas independentes e que é possivel obter um desconto sem dar abate, que um provém do Estado e o outro do Stand!
                                  Não disse que era o teu caso, refiro-me a valores que leio por ai e quando se vai ver tem o abate incluído. Isso induz em erro, como te aconteceu a ti.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                    Não disse que era o teu caso, refiro-me a valores que leio por ai e quando se vai ver tem o abate incluído. Isso induz em erro, como te aconteceu a ti.
                                    Pois.. eu já nem sei se falavam em abate ou não, já li isso há algum tempo, apenas fiquei com uma vaga ideia.

                                    Comentário


                                      #78
                                      deleted

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                        A malta que fala mal dos novos esquece-se de uma coisa...que é que nem toda a gente tem confiança para comprar um usado. Quem não tem, compra novo..e a garantia está lá
                                        Eu quando tiver que comprar um carro, gostava que fosse novo porque assim sei por onde andou.. Mas há oportunidades de carros usados que são de aproveitar.. por isso não excluo essa possibilidade.

                                        Conheço uma pessoa que comprou em meados de 2009 um Peugeot 407 1.6HDI de 2007 de serviço, com 13.000kms, todo equipado, GPS integrado, etc.. por 19.000€ e com 2 anos de garantia. O preço do carro em novo com aquele nivel de equipamento não anda seguramente abaixo dos 31/32.000€. Eu não virava a cara a um negócio destes.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por - Ver Post
                                          Andas a perder demasiado tempo com coisas que não interessam a ninguem.

                                          Incrivel o filme que estás a tentar criar e o "estudo de mercado" que fazes em torno disso.

                                          O teu coração palpita muito, transpiras, sentes-te nervoso quando alguem diz diesel invés de gasóleo? É que esse drama todo é um bocado a tender para a OCD...

                                          quero lá saber, chamem o que quiserem que eu ando a petrol
                                          Foi só um exemplo de partir a rir. Na altura todos acharam piada ao que a moça disse

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                            A malta que fala mal dos novos esquece-se de uma coisa...que é que nem toda a gente tem confiança para comprar um usado. Quem não tem, compra novo..e a garantia está lá
                                            não que prefira usados, mas essa dos novos terem garantia pelo menos no nosso pais pode sair mal. há muitos relatos de pessoas com problemas em carros novos e a marca vai se esquivando com arranjos e mais arranjos e a coisa nunca fica resolvida.
                                            E a verdade é que com a justiça que temos e que com poucas ou nenhuma identidade que defenda eficazmente o consumidor quase nada podemos contra uma marca que se pode dar ao luxo de ficar anos num tribunal.
                                            Claro, é sempre mais seguro que um usado.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por - Ver Post
                                              Andas a perder demasiado tempo com coisas que não interessam a ninguem.

                                              Incrivel o filme que estás a tentar criar e o "estudo de mercado" que fazes em torno disso.

                                              O teu coração palpita muito, transpiras, sentes-te nervoso quando alguem diz diesel invés de gasóleo? É que esse drama todo é um bocado a tender para a OCD...
                                              lol, tambem axei um exagero e é coisa que nunca vi, uma pessoa ficar ofendida por dizerem que o carro é a gasóleo.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                                Eu prefiro comprar carros novos , mas baratuxos! E nunca me fazem menos de 10 anos!
                                                Há pessoal que defende que quando se compra um carro novo se perde logo imenso dinheiro à saída do stand, mas quando lhes pergunto quanto deram pelo seu carro usado, invariavelmente constato que foi muito mais do que o seu valor comercial, logo perdem tanto à saída do stand como se tivessem comprado um novo! É claro que os seus carros fazem mais "figura" que o meu, mas o meu corresponde perfeitamente às minhas reais necessidades, e sei por onde andou!
                                                Não necessariamente

                                                Eu por exemplo se quisesse vendia hoje um carro usado mais caro do que o valor que paguei por ele há 2 anos atrás! (tem mais é mais de 10 anos, ou seja já está numa fase em que a desvalorização é muito baixa, e atendendo ao bom preço a que foi comprado, ainda conseguia ganhar dinheiro).

                                                Agora claro que se for um "semi-novo" irá perder igualmente muito valor... (ainda assim não será tanto como um novo...)

                                                Mas tudo isto é sempre relativo. Como já foi dito um carro em 95% das vezes não é um investimento mas sim uma despesa; por essa razão nem sempre é bom pensar 100% racionalmente, se depois não ficarmos satisfeitos com a compra que fizemos...

                                                Cumprimentos

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                  não que prefira usados, mas essa dos novos terem garantia pelo menos no nosso pais pode sair mal. há muitos relatos de pessoas com problemas em carros novos e a marca vai se esquivando com arranjos e mais arranjos e a coisa nunca fica resolvida.
                                                  E a verdade é que com a justiça que temos e que com poucas ou nenhuma identidade que defenda eficazmente o consumidor quase nada podemos contra uma marca que se pode dar ao luxo de ficar anos num tribunal.
                                                  Claro, é sempre mais seguro que um usado.
                                                  Percebo a tua ideia, mas se falarmos de coisas graves, compras um Auris por ex novo. O caro passado 6 meses e 8 mil kms parte um turbo. Achas que a Toyota se vai negar a arranjar o carro? Pode fazer algum finca-pé, mas com jeitinho a coisa resolve-se.

                                                  Compras um Auris com 2 anos e 50 mil kms. Passado 5 mil kms por azar parte o turbo...como é?...

                                                  Eu não sou grande fã de carros novos também. Paga-se muito em relação a um usado. Agora eu sou assim porque tenho alguma confiança em mim quando escolho um usado. Porque tenho alguns conhecimentos de mecânica. Se não percebesse um boi de carros, muito dificilmente compraria um usado. Só por sorte é que não era comido ;)

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                                    Percebo a tua ideia, mas se falarmos de coisas graves, compras um Auris por ex novo. O caro passado 6 meses e 8 mil kms parte um turbo. Achas que a Toyota se vai negar a arranjar o carro? Pode fazer algum finca-pé, mas com jeitinho a coisa resolve-se.

                                                    Compras um Auris com 2 anos e 50 mil kms. Passado 5 mil kms por azar parte o turbo...como é?...

                                                    Eu não sou grande fã de carros novos também. Paga-se muito em relação a um usado. Agora eu sou assim porque tenho alguma confiança em mim quando escolho um usado. Porque tenho alguns conhecimentos de mecânica. Se não percebesse um boi de carros, muito dificilmente compraria um usado. Só por sorte é que não era comido ;)
                                                    Sim eu disse que era mais seguro que um carro usado mas essa do "com jeitinho vai" já vi algumas vezes, e em várias marcas, dar para o torto.
                                                    E é o que digo, infelizmente cá em Portugal um consumidor tem muito pouco com que se defender, é triste principalmente para o preço que damos pelos nossos carros.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Comprei aqui o meu carrito por 500 eur com a junta da cabeca queimada. Gastei mais 600 eur para o arranjar. Fiquei com um carro de 1998 com 70.000km muito bem estimado por pouco mais de 1.000 eur.

                                                      Se comprasse um carro novo ou semi-novo quanto iria perder daqui a 1 ou 2 anos? Bem mais do que o valor do meu carro. E o meu ainda espero vende-lo a ganhar dinheiro!

                                                      Se estou satisfeito? So podia estar mais se os bancos em pele fossem aquecidos! E' que entrar no carro com -6 graus e sentar em bancos em pele custa mesmo...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        "Matemáticamente" falando, não há a mínima dúvida que comprar usado é a melhor maneira de perder menos dinheiro. É lógico, mas a maioria das pessoas prefere novo (e até se compreende).

                                                        Conheço gente que nunca comprou um carro novo, e mesmo assim já ficou com carros mais de 6 ou 7 anos...essa desculpa do "se é para ficar durante muito tempo..." não significa nada.

                                                        Tambem há gente que compra carros por 1000/2000€, e quando estes necessitam de uma intervenção mais aguda (+500€, e dependendo de vários factores, p.e.) vendem a sucata e compram outra. E não, não são pessoas com pouca capacidade económica, apenas olham para o carro como um meio de transporte, e fazem as coisas de maneira a gastar o mínimo nesse campo.

                                                        Se as pessoas se contentarem com pouco, é a melhor maneira de gastarem pouco
                                                        Se "eu" comprasse um 106 rallye agora por 2500€ (até arranjava uns quantos jeitosos por esse valor), e o esmifrasse apenas para ir para a voltinha diária (com calma dá uns 8/9k por ano), penso que ele me durava pelo menos dois anos sem chatisses, no final dos quais podia vender a sucata (aínda via uns 1000 euritos de volta) e comprava outro igual...
                                                        Ao final de 5 anos não tinha gasto 5000 euros em carros...

                                                        Mas "eu" prefiro um golf full extras com tudo o que eu nunca vou usar por mais de 35 mil euros (por acaso axo um carro aborrecido)...daqui por 5 anos talvez alguém muito cego me dê 20 mil por ele.

                                                        (não estou a comparar os carros, longe disso, apenas situações idênticas e a fazer entender que muita gente podia passar com bem "menos" e ficar com muito mais)

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X