Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como travar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
    Imagina que estás num carro fraco parado no inicio de uma subida bastante íngreme, arrancas, passas para 2ª e a meio da subida começa-te a morrer, reduzes para 1ª ou vais em 2ª a morrer até ao fim da subida?
    Todas as primeiras velocidades do parque automóvel novo actual são sincronizadas, ou seja, significa que as podes engrenar com o carro em andamento.
    Mas não aconselho. Os sincronizadores vão à vida muito mais facilmente desta forma.
    A primeira deve ser usada para arrancar ou na eminência de paragem.

    No exemplo que deste e tendo eu um automóvel cuja primeira velocidade não é sincronizada, nessa situação, tiraria a segunda e colocaria a primeira, com o carro quase a estar estático.
    Ou seja, no tempo que demorava a colocar de 2ª para 1ª, a velocidade do carro caia (pois é a subir) e aí teria o problema resolvido, sem ter até que fazer um ponto de embraiagem numa subida, coisa chata.


    No meu caso até, existem muitas vezes onde tenho que travar para colocar a primeira, fazendo para momentâneamente o trânsito (coisa de 1seg.), mas é a vida. Ninguém morre por isso.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
      Não sei em detalhe como funciona o sistema pois nunca vi nenhum, apenas ouvi algumas explicações sobre ele.
      Segundo essas explicações, havia um parafuso sem fim, que fazia o bloco dos cilindros subir em relação ao eixo da cambota, alterando o tamanho da câmara de combustão.
      A taxa de compressão é dada pela formula = (Vh + Vc) / Vc
      Sendo que o Vh é a cilindrada e Vc é o volume da câmara de combustão, que é todo o volume ocupado pelos fluidos de combustão acima do pistão quanto este está no Ponto Morto Superior.
      Ora alterando este valor através do método já descrito acima varia-se a taxa de compressão do motor, e assim é possível utilizar diferentes combustíveis (como diesel e gasolina) no mesmo motor.

      Sei que a explicação não é brilhante mas agora também estou um bocado apertado de tempo, espero que dê para perceber.


      Cumps.
      Nunca tinha ouvido falar disso!
      O que eu conheço é o sistema que a Saab está a desenvolver há anos.
      Recomendo o estudo do sistema.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
        Não percebi bem se essa é para mim mas penso que não, compressão variável também nunca ouvi falar.

        Obviamente que num motor a compressão à partida não aumenta, pela lógica da batata diminui a cada ciclo do motor por perda de eficácia na "vedação" das válvulas e segmentos fruto da fricção dos materiais e no desgaste da superficie do pistão e da camara de combustão embora este ultimo aspecto me pareça completamente negligenciável mas matemáticamente a cada volta e explosão no motor houve desgaste e consequentemente perda de compressão claro que isso não é mensurável Daí não compreender o que foi dito pelo user e ter feito o post anterior.
        O que o user disse não tem lógica, mas a taca de compressão variável existe, e funciona, pelo menos em teoria.
        A Saab, Nissan e Renault já andam há uns anos a desenvolver isso, mas até hoje.

        Aqui fica uma demonstração da Prodrive e do seu sistema.
        YouTube - Prodrive Variable Compression Ratio Engine

        Reparem que no ponto morto superior cosneguem ver pelo menos duas medidas distintas da viagem do êmbolo.
        A forma como o fizeram é alterando a posição da biela na cambota.

        Existe outra forma (que não sei se não passa de papel) que é alterando a altura da cabeça do motor. Esta pode viajar para cima e para baixo dependendo da taxa de comrpessão que queremos.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post

          No meu caso até, existem muitas vezes onde tenho que travar para colocar a primeira, fazendo para momentâneamente o trânsito (coisa de 1seg.), mas é a vida. Ninguém morre por isso.
          Exacto, não é por aí que vem o mal ao mundo.
          Acho que nunca conduzi um carro que "gostasse" de reduções para primeira em andamento, mas se usares o método da dupla embreagem não ajuda?
          Digo isto porque no meu caso já com 153 mil kms e embreagem de origem que está a pegar muito "em cima" noto nos dias mais frios um ligeiro arranhar na troca de primeira para segunda, uma pessoa que ligue pouco a carros nem nota mas ainda assim sinto essa dificuldade, penso que a embreagem tá a causar ou a amplificar esta dificuldade. Tenho então optado por fazer esta troca de relações com dupla embreagem e ela entra lindamente. Será que no teu caso não constituia uma ajuda? Pelo menos em certos casos onde é realmente chato ter de parar o carro para colocar primeira.
          Editado pela última vez por FernandoAc; 10 February 2010, 20:45. Razão: ortografia

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
            O que o user disse não tem lógica, mas a taca de compressão variável existe, e funciona, pelo menos em teoria.
            A Saab, Nissan e Renault já andam há uns anos a desenvolver isso, mas até hoje.

            Aqui fica uma demonstração da Prodrive e do seu sistema.
            YouTube - Prodrive Variable Compression Ratio Engine

            Reparem que no ponto morto superior cosneguem ver pelo menos duas medidas distintas da viagem do êmbolo.
            A forma como o fizeram é alterando a posição da biela na cambota.

            Existe outra forma (que não sei se não passa de papel) que é alterando a altura da cabeça do motor. Esta pode viajar para cima e para baixo dependendo da taxa de comrpessão que queremos.
            Muito interessante, irei pesquisar esse assunto!

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
              Exacto, não é por aí que vem o mal ao mundo.
              Acho que nunca conduzi um carro que "gostasse" de reduções para primeira em andamento, mas se usares o método da dupla embreagem não ajuda?
              Digo isto porque no meu caso já com 153 mil kms e embreagem de origem que está a pegar muito "em cima" noto nos dias mais frios um ligeiro arranhar na troca de primeira para segunda, uma pessoa que ligue pouco a carros nem nota mas ainda assim sinto essa dificuldade, penso que a embreagem tá a causar ou a amplificar esta dificuldade. Tenho então optado por fazer esta troca de relações com dupla embreagem e ela entra lindamente. Será que no teu caso não constituia uma ajuda? Pelo menos em certos casos onde é realmente chato ter de parar o carro para colocar primeira.
              Sim a dupla embraiagem ajuda bastante, seja em que relação for.
              A caixa do K10 é fraquita e todas neste momento arranham um bocado.
              Se fizer dupla embraiagem entram melhor, mas dá uma trabalhão.

              De qualquer forma, a dupla embraiagem não me safa na primeira velocidade!
              Tenho que parar quase o carro. Não tem sincronizadores.
              A do teu já terá de certeza.

              Comentário


                #37
                Estive agora a ver no livro da haynes e afinal a minha primeira é sincronizada!
                Muito curioso.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                  Sim a dupla embraiagem ajuda bastante, seja em que relação for.
                  A caixa do K10 é fraquita e todas neste momento arranham um bocado.
                  Se fizer dupla embraiagem entram melhor, mas dá uma trabalhão.

                  De qualquer forma, a dupla embraiagem não me safa na primeira velocidade!
                  Tenho que parar quase o carro. Não tem sincronizadores.
                  A do teu já terá de certeza.
                  Sim tem sincronizadores, só tenho que estar com o carro mesmo parado para colocar a marcha-atrás. Mas parece que é feitio dos japoneses uma vez que outros nipónicos como os Civic é a mesma coisa.

                  No meu caso só preciso fazer de 1ª para 2ª, se for o contrário nem é preciso. De qualquer forma já estou a treinar para a caixa do Carocha que deve estar uma bela trampa, vou ficar com musculo na perna esquerda maior que o da direita certamente.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                    Sim tem sincronizadores, só tenho que estar com o carro mesmo parado para colocar a marcha-atrás. Mas parece que é feitio dos japoneses uma vez que outros nipónicos como os Civic é a mesma coisa.

                    No meu caso só preciso fazer de 1ª para 2ª, se for o contrário nem é preciso. De qualquer forma já estou a treinar para a caixa do Carocha que deve estar uma bela trampa, vou ficar com musculo na perna esquerda maior que o da direita certamente.

                    O carocha é que não tem mesmo sincronizador de primeira (quase 100% de certeza).
                    Eu acho que isso da marcha atrás é comum a todos os carros!
                    Aliás, a marcha atrás não tem sincronizador e o carreto é de dentes direitos, pelo que nunca poderá entrar em movimento!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post

                      O carocha é que não tem mesmo sincronizador de primeira (quase 100% de certeza).
                      Eu acho que isso da marcha atrás é comum a todos os carros!
                      Aliás, a marcha atrás não tem sincronizador e o carreto é de dentes direitos, pelo que nunca poderá entrar em movimento!
                      Já conduzi alguns carros que são bastante tolerantes nesse aspecto, é possivel por MA sem dificuldade.

                      E ainda bem que a MA não entra em movimento (mesmo parado é dificil) é que já não foi uma nem duas vezes que pensava que estava a colocar uma 6ª. É grande susto devido ao GHHRRRR, até doi a alma quando acontece.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                        Não sei em detalhe como funciona o sistema pois nunca vi nenhum, apenas ouvi algumas explicações sobre ele.
                        Segundo essas explicações, havia um parafuso sem fim, que fazia o bloco dos cilindros subir em relação ao eixo da cambota, alterando o tamanho da câmara de combustão.
                        A taxa de compressão é dada pela formula = (Vh + Vc) / Vc
                        Sendo que o Vh é a cilindrada e Vc é o volume da câmara de combustão, que é todo o volume ocupado pelos fluidos de combustão acima do pistão quanto este está no Ponto Morto Superior.
                        Ora alterando este valor através do método já descrito acima varia-se a taxa de compressão do motor, e assim é possível utilizar diferentes combustíveis (como diesel e gasolina) no mesmo motor.

                        Sei que a explicação não é brilhante mas agora também estou um bocado apertado de tempo, espero que dê para perceber.


                        Cumps.
                        Obrigado de qualquer maneira.
                        A parte da explicação do que é a taxa de compressão já sabia, mas acho que foi bom para quem n sabe.
                        A teoria de como funciona o sistema é essa, e é a que já vi da Saab e da Renault, mas nunca soube de um motor em que estivesse a funcionar sem ser protótipos. E de facto, possuindo sistemas de injecção para os dois tipos, ou então injecção directa que fosse compativel seria teoricamente possivel trocar de combustivel. Mas n será misturar os dois?
                        Quando puderes mete mais sobre quais os veículos militares que já trazem essa solução.

                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                        Não percebi bem se essa é para mim mas penso que não, compressão variável também nunca ouvi falar.

                        Obviamente que num motor a compressão à partida não aumenta, pela lógica da batata diminui a cada ciclo do motor por perda de eficácia na "vedação" das válvulas e segmentos fruto da fricção dos materiais e no desgaste da superficie do pistão e da camara de combustão embora este ultimo aspecto me pareça completamente negligenciável mas matemáticamente a cada volta e explosão no motor houve desgaste e consequentemente perda de compressão claro que isso não é mensurável Daí não compreender o que foi dito pelo user e ter feito o post anterior.
                        Não era para ti, e nem era uma critica, era apenas um fenómeno que acho estranho neste forum, é que as pessoas "dizem" que gostam de carros, mas não pesquisam nada sobre mecânica e a taxa de compressão é até uma "coisa" fácil de perceber porque é "fisica".

                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                        O que o user disse não tem lógica, mas a taca de compressão variável existe, e funciona, pelo menos em teoria.
                        A Saab, Nissan e Renault já andam há uns anos a desenvolver isso, mas até hoje.

                        Aqui fica uma demonstração da Prodrive e do seu sistema.
                        YouTube - Prodrive Variable Compression Ratio Engine

                        Reparem que no ponto morto superior cosneguem ver pelo menos duas medidas distintas da viagem do êmbolo.
                        A forma como o fizeram é alterando a posição da biela na cambota.

                        Existe outra forma (que não sei se não passa de papel) que é alterando a altura da cabeça do motor. Esta pode viajar para cima e para baixo dependendo da taxa de comrpessão que queremos.
                        Pelos vistos já existe!
                        Agora imagina se os franceses realmente apostassem no motor de taxa/cilindrada variavel e com distribuição sem ligação fisica? Já viste as possibilidades/potencial enorme que teria?

                        Comentário


                          #42
                          Eu travo com travões.

                          Comentário


                            #43
                            Eu travo sempre com os dois...

                            Qual é a cena?

                            Quando travamos o suficiente para reduzir uma mudança devemos reduzir, certo?

                            O desgaste não é grande, desgasta mais a embreagem, por exemplo...

                            Quando reduzo e vai cair numa rotação... tipo superior ás 2000rpm, tenho de ter cuidados especiais.

                            Ou faço ponta tacção, ou aperto primeiro a embreagem a fundo, largo, e reduzo... fazem os dois trabalhos idênticos...

                            O segundo, é muito utilizado por camionistas, por exemplo

                            Comentário


                              #44
                              Os motoristas usam duplas e não ponta tacão.

                              Cumprimentos.

                              Comentário


                                #45
                                Ja tinha ouvido falar de motores com compressao variavel. Em 2 min:

                                NISSAN | Variable Compression Ratio Piston-Crank System

                                Variable Compression Engine

                                Edit: Parece que devia ter lido a segunda pagina... Lol
                                Editado pela última vez por air; 11 February 2010, 11:17.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                  Eu travo sempre com os dois...

                                  Qual é a cena?

                                  Quando travamos o suficiente para reduzir uma mudança devemos reduzir, certo?

                                  O desgaste não é grande, desgasta mais a embreagem, por exemplo...

                                  Quando reduzo e vai cair numa rotação... tipo superior ás 2000rpm, tenho de ter cuidados especiais.

                                  Ou faço ponta tacção, ou aperto primeiro a embreagem a fundo, largo, e reduzo... fazem os dois trabalhos idênticos...

                                  O segundo, é muito utilizado por camionistas, por exemplo

                                  Ao travares com o motor, desgastas para além da embraiagem, os travoes, correias etc etc...além de que alongas a travagem.

                                  Para um travagem de emergência, e para parar o que se faz é travar pisando a embraiagem a fundo, e não reduzir.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                    Ao travares com o motor, desgastas para além da embraiagem, os travoes, correias etc etc...além de que alongas a travagem.

                                    Para um travagem de emergência, e para parar o que se faz é travar pisando a embraiagem a fundo, e não reduzir.
                                    ???



                                    Sim, desgasta embraiagem... agora o resto não! É precisamente o inverso!

                                    Desgasta muito mais os travões com a embraiagem no fundo (ou em ponto-morto que é a mesma coisa) e para que consigas parar a tempo vais aplicar mais dose de travão, desgastando as pastilhas e aquecendo as mesmas e os discos. Se travares com o travão e com o motor, a dose a aplicar nos travões é bem menor, logo menor desgaste... e mais importante de tudo é bem mais seguro assim, paras o carro bem mais eficazmente. E ainda te digo mais, muitas vezes só travando com o motor reduz bastante o número de vezes que recorres por alguns momentos aos travões para que o carro não ganhe velocidade, poupando-os.

                                    Outra coisa... se fizeres isso que disseste numa zona com muitas descidas depois não te queixes que ficas sem travões...
                                    Editado pela última vez por blindness2005; 11 February 2010, 12:51.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                      Para um travagem de emergência, e para parar o que se faz é travar pisando a embraiagem a fundo, e não reduzir.
                                      Ao fazeres isso é que vais alongar bastante a travagem

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                        ???



                                        Sim, desgasta embraiagem... agora o resto não! É precisamente o inverso!

                                        Desgasta muito mais os travões com a embraiagem no fundo (ou em ponto-morto que é a mesma coisa) e para que consigas parar a tempo vais aplicar mais dose de travão, desgastando as pastilhas e aquecendo as mesmas e os discos. Se travares com o travão e com o motor, a dose a aplicar nos travões é bem menor, logo menor desgaste... e mais importante de tudo é bem mais seguro assim, paras o carro bem mais eficazmente. E ainda te digo mais, muitas vezes só travando com o motor reduz bastante o número de vezes que recorres por alguns momentos aos travões para que o carro não ganhe velocidade, poupando-os.

                                        Outra coisa... se fizeres isso que disseste numa zona com muitas descidas depois não te queixes que ficas sem travões...



                                        Exprimenta reduzires à bruta e vê os danos que um redução causa na distribuição.

                                        Uma coisa é travar com o motor, outra, é reduzir para auxiliar uma travagem...parece-me que não sabes a diferença.


                                        A força exercida pelo motor em desaceleração, vai criar uma sobrecarga no sistema de travagem, logo alonga as travagens.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                          Exprimenta reduzires à bruta e vê os danos que um redução causa na distribuição.

                                          Uma coisa é travar com o motor, outra, é reduzir para auxiliar uma travagem...parece-me que não sabes a diferença.


                                          A força exercida pelo motor em desaceleração, vai criar uma sobrecarga no sistema de travagem, logo alonga as travagens.
                                          Parece que não leste o meu post um pouco mais atrás. Eu não experimento nem faço reduções à bruta... em travagens com reduções mais fortes, sempre que possível, uso a técnica do ponta-tacão para não esforçar nada! Quando não me é possível em travagens bruscas/emergência travo a fundo com a embraiagem no fundo para não deixar o motor ir abaixo ou fazer com que o motor não faça o efeito contrário à travagem, ou seja, acelere o andamento do carro.

                                          Eu percebi perfeitamente o que queres dizer. O que te referes é aqueles condutores que fazem reduções de caixa tardias (ou nem sequer as fazem deixando o motor ir engatado numa mudança muito alta e cair demasiado as rotações a ponto de tremer por todos os lados ou não sabem fazer como deve ser) e o motor em vez de fazer o efeito de travagem numa redução, começa a puxar o carro e a dificultar o trabalho dos travões desgastando-os. Mas isso é má condução e para isso mais vale não usar a caixa para reduzir com o motor e usar os travões para parar o carro. Quando se fala em reduzir com a caixa considera-se fazê-lo como deve ser e muita gente até faz porque é fácil de fazer, não é nada do outro mundo. Eu quando faço reduções, num diesel, a rotação da mudança inferior tem que ser sempre acima das 1700 rpm para conseguir o efeito de travagem do motor... senão abaixo disso não dá rendimento na travagem.

                                          Agora explica-me uma coisa... o que é que um motor (em desaceleração ou não) tem directamente a ver com os travões e por isso em que medida cria uma sobrecarga no sistema de travagem? "O que é que o cu tem a ver com as calças"? Só pode ser pelo que acabei de referir em cima (má condução), mas acho que não te deves ter explicado muito bem o que querias dizer e o pessoal não vai com certeza concordar contigo porque não vai entender muito bem o que querias dizer (e não os censuro).
                                          Editado pela última vez por blindness2005; 11 February 2010, 15:20.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                            Parece que não leste o meu post um pouco mais atrás. Eu não experimento nem faço reduções à bruta... em travagens com reduções mais fortes, sempre que possível, uso a técnica do ponta-tacão para não esforçar nada! Quando não me é possível em travagens bruscas/emergência travo a fundo com a embraiagem no fundo para não deixar o motor ir abaixo ou fazer com que o motor não faça o efeito contrário à travagem, ou seja, acelere o andamento do carro.

                                            Eu percebi perfeitamente o que queres dizer. O que te referes é aqueles condutores que fazem reduções de caixa tardias (ou nem sequer as fazem deixando o motor ir engatado numa mudança muito alta e cair demasiado as rotações a ponto de tremer por todos os lados ou não sabem fazer como deve ser) e o motor em vez de fazer o efeito de travagem numa redução, começa a puxar o carro e a dificultar o trabalho dos travões desgastando-os. Mas isso é má condução e para isso mais vale não usar a caixa para reduzir com o motor e usar os travões para parar o carro. Quando se fala em reduzir com a caixa considera-se fazê-lo como deve ser e muita gente até faz porque é fácil de fazer, não é nada do outro mundo. Eu quando faço reduções, num diesel, a rotação da mudança inferior tem que ser sempre acima das 1700 rpm para conseguir o efeito de travagem do motor... senão abaixo disso não dá rendimento na travagem.

                                            Agora explica-me uma coisa... o que é que um motor (em desaceleração ou não) tem directamente a ver com os travões e por isso em que medida cria uma sobrecarga no sistema de travagem? "O que é que o cu tem a ver com as calças"? Só pode ser pelo que acabei de referir em cima, mas acho que não te deves ter explicado muito bem o que querias dizer e o pessoal não vai com certeza concordar contigo porque não vai entender muito bem o que querias dizer (e não os censuro).

                                            A bold...está a resposta à tua pergunta.

                                            Foi sempre isso que disse, falei na força que o motor exerce no sistema de travagem...logo, sendo essa força contrária vai alongar as travagens
                                            Editado pela última vez por RuiSoad; 11 February 2010, 15:29.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                              A bold...está a resposta à tua pergunta.

                                              Foi sempre isso que disse, falei na força que o motor exerce no sistema de travagem...logo, sendo essa força contrária vai alongar as travagens
                                              Certo! Mas generalizaste, deste a entender que é em todas as reduções que isso acontece, mesmo as bem feitas. Faltou-te dizer que é quando o condutor faz mal as reduções, deixando-as cair muito. Se não dizes isso os restantes users não vão obviamente concordar e até dizem que é precisamente o contrário. Foi o que eu e o Leverage dissemos. E assim se geram desnecessariamente os mal entendidos.

                                              Assim já nos entendemos.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                                Certo! Mas generalizaste, deste a entender que é em todas as reduções que isso acontece, mesmo as bem feitas. Faltou-te dizer que é quando o condutor faz mal as reduções, deixando-as cair muito. Se não dizes isso os restantes users não vão obviamente concordar e até dizem que é precisamente o contrário. Foi o que eu e o Leverage dissemos. E assim se geram desnecessariamente os mal entendidos.

                                                Assim já nos entendemos.
                                                Eu às vezes esqueço-me que nem todos percebemos de carros.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                  Exprimenta reduzires à bruta e vê os danos que um redução causa na distribuição.

                                                  Uma coisa é travar com o motor, outra, é reduzir para auxiliar uma travagem...parece-me que não sabes a diferença.


                                                  A força exercida pelo motor em desaceleração, vai criar uma sobrecarga no sistema de travagem, logo alonga as travagens.
                                                  Há uns tempos andava a discutir isso aqui e havia quem jurasse a pés juntos que travar em cima de uma mudança encurtava a travagem....

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                    Ok concordo mas há casos extremos, o meu pai por exemplo também usa a primeira apenas para arrancar, mas mete a segunda demasiado cedo e o carro morre em segunda ou entao solavanca de falta de sensibilidade na embraiagem, nem 8 nem 80

                                                    Outra coisa é que para ele, o carro só tem 2 velocidades, 1ªra para arrancar e 5ªta para andar, as vezes dou por ele a 40 kms/h em quinta e o carro a 800 rpm Até doi.
                                                    Isso também não. Quando meto 2ª, já em primeira ia nas 3 mil rpm ou mais.

                                                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                    Imagina que estás num carro fraco parado no inicio de uma subida bastante íngreme, arrancas, passas para 2ª e a meio da subida começa-te a morrer, reduzes para 1ª ou vais em 2ª a morrer até ao fim da subida?
                                                    Se estou parado no início de uma subida bastante ingreme, vou sempre em 1ª. Quando alguém mete 2ª, já sabe que o carro vai morrer.

                                                    Ou então se tiver em 2ª e o carro começar a morrer, subo a rotação um pouco e meto 1ª.

                                                    Mas isso são casos raros. Por exemplo, aqui na ilha são poucas as subidas que não se sobe em 2ª.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      Há uns tempos andava a discutir isso aqui e havia quem jurasse a pés juntos que travar em cima de uma mudança encurtava a travagem....
                                                      Espera lá... desculpa lá, mas... qual foi a parte que não percebeste dessa explicação que te deram, tendo também em conta aquilo que já se falou aqui?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Há uns tempos andava a discutir isso aqui e havia quem jurasse a pés juntos que travar em cima de uma mudança encurtava a travagem....
                                                        Lá está...há quem não perceba, e tem de se explicar tudo.


                                                        Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                        Outra coisa é que para ele, o carro só tem 2 velocidades, 1ªra para arrancar e 5ªta para andar, as vezes dou por ele a 40 kms/h em quinta e o carro a 800 rpm Até doi.
                                                        No Honda não é certamente...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                                          Espera lá... desculpa lá, mas... qual foi a parte que não percebeste dessa explicação que te deram, tendo também em conta aquilo que já se falou aqui?
                                                          Explicação? A malta que defende isto (como tu ) não explica nada...simplesmente quer que os outros concordem com a sua ideia só porque sim.

                                                          Vou terminar como terminei no outro tópico onde se discutiu isto. Vai testar o carro num sítio sem ninguém, com e sem mudança engrenada. E tira as tuas próprias conclusões.

                                                          Se quiseres ir pela teoria, basta pensar que os travões, quando está uma mudança engrenada, têm de travar a inércia do motor, o alternador, as correias, a distribuição etc, para além de terem de parar as rodas.
                                                          Editado pela última vez por Movyk; 11 February 2010, 16:19.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            Explicação? A malta que defende isto (como tu ) não explica nada...simplesmente quer que os outros concordem com a sua ideia só porque sim.

                                                            Vou terminar como terminei no outro tópico onde se discutiu isto. Vai testar o carro num sítio sem ninguém, com e sem mudança engrenada. E tira as tuas próprias conclusões.

                                                            Se quiseres ir pela teoria, basta pensar que os travões, quando está uma mudança engrenada, têm de travar a inércia do motor, o alternador, as correias, a distribuição etc, para além de terem de parar as rodas.
                                                            Parece-me lógico.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              A explicação que deram ao Movyk é bem lógica se considerarmos que a redução efectuada é bem feita, produz o efeito de travagem. Se o motor já está a "travar" o carro, porque é que é o carro não irá encurtar a travagem ao travar com o travão de pé? Será que vai alongar a travagem? Não vai não! Atenção que refiro a reduções bem feitas em que o motor está mesmo a travar, ou seja, que o motor não está a fazer inércia contrária aos travões... está mesmo a ajudar os travões na travagem, aliviando-os do esforço e poupando-os! Vocês têm razão mas é só quando o motor não estiver a fazer o efeito de travagem (por o motor levar uma rotação baixa), ou seja, está a exercer uma inércia contrária aos travões, alongando a travagem! E mais não digo por ser uma questão bem óbvia que sei na prática e não na teoria e não sou o único a dizê-lo!
                                                              Editado pela última vez por blindness2005; 11 February 2010, 16:44.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X