Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como travar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
    Respondo-te com o quote acima.
    és pouco arrogante és, devo-te dizer

    vais torrar os travões dos 180 aos 0 invés de usares o motor? a metade da velocidade já estão exaustos.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
      Já li aqui algumas asneiras.

      Das que achei mais perigosas é a ideia que se deve carregar no travão e na embraiagem simultâneamente numa travagem de emergência.

      Ora, tal é completamente errado. Devem carregar a fundo no travão, apenas e só no travão.

      Cumprimentos
      Por acaso não concordo com isso...

      Ainda no curso de condução da BMW me disseram o contrário do que acabaste de dizer.

      Travar a fundo numa situação de emergência até à imobilização faz-se com um pé no travão (basta um, porque com os sistemas actuais a força mantêm-se constante desde que não se tire o pé) e o outro pé a fundo na embraiagem.
      E até é fácil de ver porque isto é lógico, é que quando estiveres próximo da imobilização, o motor tem de se desligar caso não se carregue na embraiagem, e como os motores têm sistemas de compensação do ralenti, que aceleram o motor para este não se desligar, isto cria uma força anti travagem...
      Inclusivé já li/ouvi instrutores de condução defensiva dizer que uma pessoa a fazer reduções durante a travagem, perde tempo e a travagem não é tão eficaz.

      Agora o que eu faço: se for uma travagem forte, mas sem ser até à imobilização, normalmente reduzo sempre uma ou duas velocidades porque ao aumentar a rotação do motor melhoro a actuação do servo-freio, não sei se travo em menos metros, mas sinto que preciso de fazer menos força no travão e isso de alguma forma dá uma sensação (talvez errada) de segurança extra.
      Se for travar até parar, é pé a fundo no travão, o ABS entra se precisar e pé a fundo também na embraiagem.

      Esta é a minha opinião, se estiver errada e alguém me poder demonstrar onde erro, força, estou cá para aprender.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por kpt Ver Post
        és pouco arrogante és, devo-te dizer

        vais torrar os travões dos 180 aos 0 invés de usares o motor? a metade da velocidade já estão exaustos.
        Continuo no mesmo registo.

        Para me fazeres essa pergunta...das duas, uma..

        - Ou não sabes do que tás a falar.
        - Ou nunca conduziste.

        Como eu sei que já conduzes...e por exclusão de partes...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
          Continuo no mesmo registo.

          Para me fazeres essa pergunta...das duas, uma..

          - Ou não sabes do que tás a falar.
          - Ou nunca conduziste.

          Como eu sei que já conduzes...e por exclusão de partes...
          Ok, vai lá numa AE e trava a fundo num carro com uns travões mediocres

          Estás a defender uma ideia que eu próprio ja testei, a travar dos 160 aos 0, quando ia nos 60 o carro já não travava quase nada, ja que és tão entendido no assunto explica-me lá porque é que há discos de travão rasurados e perfurados? Para enfeitar?

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por kpt Ver Post
            Ok, vai lá numa AE e trava a fundo num carro com uns travões mediocres

            Estás a defender uma ideia que eu próprio ja testei, a travar dos 160 aos 0, quando ia nos 60 o carro já não travava quase nada, ja que és tão entendido no assunto explica-me lá porque é que há discos de travão rasurados e perfurados? Para enfeitar?
            Para que é que te vou explicar uma coisa que não entendes ?

            Passa à frente.

            Tás a entrar em promenores e em suposições...faz uma poll no fórum a perguntar quantos já precisaram e efectuar uma travagem dos 180 aos 0 e vais comprovar o quão irrisória é essa situação.

            Se tens um carro com travões mediocres é simples...não te aventures. Só colhes o que semeias.

            Como se uns só os discos fizessem toda a diferença.

            Situação prática:

            Estrada de serra, vais a rasgar, aproveitas todas as rectas para dar gás e travas o mais tarde possível à entrada das curvas...a certa altura, ficas com o pedal esponjoso, e travar já era...

            Agora diz-me com uns discos perfurados/ranhurados esta situação acontecia ?
            Editado pela última vez por RuiSoad; 12 February 2010, 12:54.

            Comentário


              #96
              RuiSoad devias participar com mais humildade, menos arrongância e sem menosprezar os demais

              Se é para participares como se fosses dono da verdade absoluta mais vale fazeres Logout...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Leverage Ver Post
                RuiSoad devias participar com mais humildade e menos arrongância

                Se é para participares como se fosses dono da verdade absoluta mais vale fazeres Logout...
                Foi a tua resposta à pergunta no post acima ?

                Eu não tou a ser arrogante...nem tão pouco sou dono da verdade absoluta...isso cabe ao "Mestre"

                Agora quando sou confrontado com perguntas básicas...epah não sei responder de outra forma.
                Editado pela última vez por RuiSoad; 12 February 2010, 13:33.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                  Para que é que te vou explicar uma coisa que não entendes ?

                  Passa à frente.

                  Tás a entrar em promenores e em suposições...faz uma poll no fórum a perguntar quantos já precisaram e efectuar uma travagem dos 180 aos 0 e vais comprovar o quão irrisória é essa situação.

                  Se tens um carro com travões mediocres é simples...não te aventures. Só colhes o que semeias.

                  Como se uns só os discos fizessem toda a diferença.

                  Situação prática:

                  Estrada de serra, vais a rasgar, aproveitas todas as rectas para dar gás e travas o mais tarde possível à entrada das curvas...a certa altura, ficas com o pedal esponjoso, e travar já era...

                  Agora diz-me com uns discos perfurados/ranhurados esta situação acontecia ?
                  Pronto, acabaste de me dar razão com as tuas experiências de togue.

                  Continuo a dizer, nas condições que disse, pisar a embraiagem e o travão não resulta, mais vale travar com o motor, mais não digo.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                    Pronto, acabaste de me dar razão com as tuas experiências de togue.

                    Continuo a dizer, nas condições que disse, pisar a embraiagem e o travão não resulta, mais vale travar com o motor, mais não digo.
                    Citando-te a ti e a mim...

                    "Pronto, acabaste de me dar razão..."

                    Para que é que te vou explicar uma coisa que não entendes ?

                    Travar com o motor dos 180 aos 0 é delicioso Aparece-te um ET à frente e tu a 180km/h tens descernimento para travar e ainda reduzir...

                    Qual é a parte das reduções, desacelerações e travagem que não percebes ?

                    O problema é que muita gente fala daquilo que sente dentro do carro...porque não realidade numa travagem de emergência em que se precise de travar, parar mesmo o carro, efectuar uma redução de caixa só vai alongar a travagem...tem a ver com leis da fisica...forças exercidas pelo motor...

                    Tenho esperança de uma resposta tua à minha questão "
                    Editado pela última vez por RuiSoad; 12 February 2010, 13:47.

                    Comentário


                      Se é para travar de repente, é calcar o travão ao máximo e o da embraiagem também porque pode interferir com o desempenho do ABS. Vão a 180? Aguentam, batem ou se puderem vão reduzindo para o motor ajudar a parar e mal possam aliviam os travões para arrefecerem um pouco. Se possível não parem de circular para que a deslocação do ar arrefeça os travões.

                      Travagens normais? Reduzir sempre, ou seja, travar com a ajuda do motor ao mesmo tempo que usamos os travões.

                      Vocês estão é habituados a ligeiros porque nos pesados já sabiam isto de cor e salteado .

                      Cumprimentos.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                        Ok, vai lá numa AE e trava a fundo num carro com uns travões mediocres

                        Estás a defender uma ideia que eu próprio ja testei, a travar dos 160 aos 0, quando ia nos 60 o carro já não travava quase nada, ja que és tão entendido no assunto explica-me lá porque é que há discos de travão rasurados e perfurados? Para enfeitar?
                        Desde quando é que discos perfurados e ranhurados aumentam a capacidade travagem?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                          Desde quando é que discos perfurados e ranhurados aumentam a capacidade travagem?
                          Explica lá tu! Eu é que fiz a pergunta e tu é que, aparentemente, és o entendido.

                          Comentário


                            Pessoalmente em travagem normal ou de emergência, sem imobilização ou com imobilização, a baixa ou alta velocidade, num chaço com 25anos ou num carro novo, num ligeiro ou num "pesado" faço sempre com redução e travão. Em caso de emergência faço os possíveis para chegar perto do limite de entrade do ABS, mas não o activar (nos carro que o têm), ou seja travar o mais perto possível do limite do bloqueio das rodas...mas isto só é praticável em carros que ande regularmente.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                              Pronto, acabaste de me dar razão com as tuas experiências de togue.

                              Continuo a dizer, nas condições que disse, pisar a embraiagem e o travão não resulta, mais vale travar com o motor, mais não digo.
                              Numa travagem de emergencia nos actuais (que são todos equipados com ABS) é muito simples fazer uma travagem de emergencia, dás uma "patada" no pedal e deixas a electronica fazer o trabalho todo. Quando muito carregas na embraiagem quando o carro está quase parado para não deixar o motor ir abaixo.

                              Reduzir durante uma travagem de emergencia só prejudica as distancias de travagem, exerce força contrarias nas rodas que dificultam o trabalho do ABS e caso seja um carro sem ABS vai ser mais dificil dosear a travagem para não bloquear as rodas. E se numa travgem de emergencia tinheres tempo de fazer reduções então a travagem é de urgencia e não de emergencia.

                              Um carro que chegue aos 200 kmh tem um sistema de travagem capaz de parar o carro de forma conveniente quando circula a essas velocidades.
                              Uma vez já tive que fazer uma travagem de emergencia quando circulava acerca de 200 khm é assim fiz pé no travão e fé no ABS o sistema portou-se muito bem. E o carro não era nenhuma super maquina, era um simples Volvo 460 Turbo.
                              Editado pela última vez por ManuelBarbosa; 13 February 2010, 02:47.

                              Comentário


                                Então voçês carregam na embraiagem?

                                Se forem a 150 na AE e tiverem de travar a fundo, carregam na embraiagem para reduzir distancia de travagem

                                E se estiverem a 160 e tiverem de parar, carregam logo nos dois pedais "ad initium" Ficam com o carro "solto"? Não usam o 5º travão que é o motor?

                                Falam da aceleração que o motor tenta incutir naquela fase da travagem que o motor está no relanti... Experimentem circular em 4ª velocidade, por exemplo, ao relanti, e travar a fundo. Admirem o poder do motor a tentar lutar para sobreviver...... Cala-se logo...

                                E travar a fundo numa curva? Embraiagem?


                                Cumprimentos.
                                Editado pela última vez por Arturval; 12 February 2010, 18:47.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                  Desde quando é que discos perfurados e ranhurados aumentam a capacidade travagem?
                                  Serve para os ventilar, com todas as vantagens que daí advêm. Muito embora isso não aumente a sua capacidade de travagem, impede que deixem de travar antes do desejado.
                                  Editado pela última vez por Pauliteiro; 12 February 2010, 18:47.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                    Numa travagem de emergencia nos actuais (que são todos equipados com ABS) é muito simples fazer uma travagem de emergencia, dás uma "patada" no pedal e deixas a electronica fazer o trabalho todo. Quando muito carrgas na embraiagem quando o carro está quase parado para não deixar o motor ie abaixo.

                                    Reduzir durante uma travagem de emergencia só prejudica as distancias de travagem, exerce força contrarias nas rodas que dificultam o trabalho do ABS e caso seja um carro sem ABS vai ser mais dificil dosear a travagem para não bloquear as rodas. E se numa travgem de emergencia tinheres tempo de fazer reduções então a travagem é de urgencia e não de emergencia.

                                    Um carro que chegue aos 200 kmh tem um sistema de travagem capaz de parar o carro de forma conveniente quando circula a essas velocidades.
                                    Uma vez já tive que fazer uma travagem de emergencia quando circulava acerca de 200 khm é assim fiz pé no travão e fé no ABS o sistema portou-se muito bem. E o carro não era nenhuma super maquina, era um simples Volvo 460 Turbo.
                                    Ok, obrigado pela resposta, mais construtiva que a de alguns users

                                    Com ABS fica tudo mais fácil, é verdade, eu quando tinha colocado as condições de travagem a 180 estava a pensar num Corsa B por exemplo, sem ABS, mini discos à frente

                                    Quando pisaste o travao a fundo a 200kms/h o ABS desbloqueou logo as rodas? foi dando tacadas? Eu sinceramente não sei como se porta o ABS nessas condições, sentiste alguma fadiga nos travões aos fim de algum tempo durante a travagem?

                                    Eu estava a defender o meu ponto porque uma vez ia no meu antigo corsa a uns 160 e disseram-me de repente para virar na próxima saida da AE, não travei a fundo como é obvio, fui travando devagar e chegou a uma altura que o carro já não travava nada, daí afirmar que, pelo menos no meu caso, acho que reduzir com o motor era mais vantajoso.

                                    a ideia dos discos rasurados e/ou perfurados é o arrefecimento para evitar essa fadiga através da dissipação de calor/energia, estou certo?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                      Ok, obrigado pela resposta, mais construtiva que a de alguns users

                                      1 - Com ABS fica tudo mais fácil, é verdade, eu quando tinha colocado as condições de travagem a 180 estava a pensar num Corsa B por exemplo, sem ABS, mini discos à frente

                                      2 - Quando pisaste o travao a fundo a 200kms/h o ABS desbloqueou logo as rodas? foi dando tacadas? Eu sinceramente não sei como se porta o ABS nessas condições, sentiste alguma fadiga nos travões aos fim de algum tempo durante a travagem?

                                      3 - Eu estava a defender o meu ponto porque uma vez ia no meu antigo corsa a uns 160 e disseram-me de repente para virar na próxima saida da AE, não travei a fundo como é obvio, fui travando devagar e chegou a uma altura que o carro já não travava nada, daí afirmar que, pelo menos no meu caso, acho que reduzir com o motor era mais vantajoso.

                                      4 - a ideia dos discos rasurados e/ou perfurados é o arrefecimento para evitar essa fadiga através da dissipação de calor/energia, estou certo?
                                      1- O ABS é uma grande ajuda nessas situações, pois não tens que estar preocupado em dosear a travagem para não bloqueares as rodas. Duvido que um Corsa B ( salvo alguma versão mais desportiva) atinja 180 kmh reais, mas os carros têm os sistemas preparados para as perfomances que atingem.

                                      2- Quando pisei o travão o ABS foi dando "tacadas" cada vez com menos frequencia comforme o carro ia perdendo velocidade. E sim entrou em acção mal eu pisei o pedal a fundo e apartir daí só se ouvia os pneus a chiar e trabalhar do ABS e a trajectoria do carro foi sempre linear e perfeitamente contralada pela direcção.
                                      Não notei qualquer fadiga por parte do sistema de travagem e também muito mau era se o sistema cedia com uma unica travagem de emergencia.

                                      3 - Se isso aconteceu é porque o sistema de travagem do Corsa não estava em condições, e quando não se tem travões a funcionar como deve ser tem que se fazer como diz o ditado, " quem não tem cão, caça com gato". Não havendo travões usa-se o motor ou o travão, usa-se o que estiver a mão para reduzir o andamento, mas isso são sempre soluções de recurso.

                                      4 - Certo, os travões com esses tipo de disco mantêm a sua eficiencia durante mais tempo. Não me parece que se tenha vantagens em usa-los no dia a dia, a não ser que estejamos a falar de carros com muitas centenas de cavalos ou se tenha por habito ir fazer "rally" para a serra.
                                      Editado pela última vez por ManuelBarbosa; 12 February 2010, 19:42.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                        Pessoalmente em travagem normal ou de emergência, sem imobilização ou com imobilização, a baixa ou alta velocidade, num chaço com 25anos ou num carro novo, num ligeiro ou num "pesado" faço sempre com redução e travão. Em caso de emergência faço os possíveis para chegar perto do limite de entrade do ABS, mas não o activar (nos carro que o têm), ou seja travar o mais perto possível do limite do bloqueio das rodas...mas isto só é praticável em carros que ande regularmente.
                                        Fazes mal pois assim não tiras nenhum partido do ABS, a electronica é muito mais sensivel que o ser humano logo consegue gerir muito melhor o bloqueo das rodas, uma vez o Gerard Bergher disse " se alguém conseguir travar melhor que um ABS não significa que seja um grande piloto, significa apenas que o ABS está mal afinado".

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                          Fazes mal pois assim não tiras nenhum partido do ABS, a electronica é muito mais sensivel que o ser humano logo consegue gerir muito melhor o bloqueo das rodas, uma vez o Gerard Bergher disse " se alguém conseguir travar melhor que um ABS não significa que seja um grande piloto, significa apenas que o ABS está mal afinado".
                                          São opiniões. Segundo a minha experiência conhecendo o carro que conduzo travo mais depressa sem ABS perto do limite do que com ABS.

                                          Comentário


                                            idem! Faço minhas as palavras do xsaraman ;D
                                            Editado pela última vez por pedroxco; 12 February 2010, 22:32.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                              Então voçês carregam na embraiagem?

                                              Se forem a 150 na AE e tiverem de travar a fundo, carregam na embraiagem para reduzir distancia de travagem

                                              E se estiverem a 160 e tiverem de parar, carregam logo nos dois pedais "ad initium" Ficam com o carro "solto"? Não usam o 5º travão que é o motor?

                                              Falam da aceleração que o motor tenta incutir naquela fase da travagem que o motor está no relanti... Experimentem circular em 4ª velocidade, por exemplo, ao relanti, e travar a fundo. Admirem o poder do motor a tentar lutar para sobreviver...... Cala-se logo...

                                              E travar a fundo numa curva? Embraiagem?


                                              Cumprimentos.
                                              Se perceberes de fisica vais encontrar erros no que tentas dizer. Apenas isto Arturval

                                              Revê igualmente os conceitos de...travar, desacelerar e reduzir.


                                              Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                              Ok, obrigado pela resposta, mais construtiva que a de alguns users

                                              Com ABS fica tudo mais fácil, é verdade, eu quando tinha colocado as condições de travagem a 180 estava a pensar num Corsa B por exemplo, sem ABS, mini discos à frente

                                              Quando pisaste o travao a fundo a 200kms/h o ABS desbloqueou logo as rodas? foi dando tacadas? Eu sinceramente não sei como se porta o ABS nessas condições, sentiste alguma fadiga nos travões aos fim de algum tempo durante a travagem?

                                              Eu estava a defender o meu ponto porque uma vez ia no meu antigo corsa a uns 160 e disseram-me de repente para virar na próxima saida da AE, não travei a fundo como é obvio, fui travando devagar e chegou a uma altura que o carro já não travava nada, daí afirmar que, pelo menos no meu caso, acho que reduzir com o motor era mais vantajoso.

                                              a ideia dos discos rasurados e/ou perfurados é o arrefecimento para evitar essa fadiga através da dissipação de calor/energia, estou certo?
                                              Bla bla bla e não respondeste à única pergunta que te fiz...

                                              O que te aconteceu com o Corsa não teve nada a ver com os discos serem ou não ranhurados...já ouviste falar em tubos de malha de aço ?

                                              Sabes o que acontece aos tubos de óleo dos travões quando aquecem ?

                                              Sabes o porquê disso acontecer ?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                São opiniões. Segundo a minha experiência conhecendo o carro que conduzo travo mais depressa sem ABS perto do limite do que com ABS.
                                                É a tua opinião, mas todos os testes demonstram o contrario. A electrónica consegue ser muito mais sensível e gerir o bloqueio das rodas de forma muito mais eficaz. Quando os carros de DTM eram equipados com ABS os pilotos diziam que se tinham deixado de preocupar em dosear a travagem era chegar a curva dar uma patada do pedal e deixar a electrónica fazer o seu trabalho.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                  São opiniões. Segundo a minha experiência conhecendo o carro que conduzo travo mais depressa sem ABS perto do limite do que com ABS.
                                                  Grande piloto...Só nos ABS mais antigos isso seria possível, e mesmo assim, só em seco. Porque em molhado, não há cérebro melhor que o ABS.

                                                  Comentário


                                                    Está aqui uma grande discussão de uma travagem a 180...mas alguém que precise de fazer uma travagem de urgência a 180 vai usar reduções para travar o carro? Nem dali a 2 km parava

                                                    Neste caso os travões podem não ser eficientes e podem aquecer depressa, mas são sem dúvida a melhor hipótese.

                                                    Quanto ao resto, o fapoc já explicou como lhe ensinaram a travar em cursos de condução. Embraiagem a fundo. Não podia ser de outra forma.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                                      É a tua opinião, mas todos os testes demonstram o contrario. A electrónica consegue ser muito mais sensível e gerir o bloqueio das rodas de forma muito mais eficaz. Quando os carros de DTM eram equipados com ABS os pilotos diziam que se tinham deixado de preocupar em dosear a travagem era chegar a curva dar uma patada do pedal e deixar a electrónica fazer o seu trabalho.
                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      Grande piloto...Só nos ABS mais antigos isso seria possível, e mesmo assim, só em seco. Porque em molhado, não há cérebro melhor que o ABS.
                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      Está aqui uma grande discussão de uma travagem a 180...mas alguém que precise de fazer uma travagem de urgência a 180 vai usar reduções para travar o carro? Nem dali a 2 km parava

                                                      Neste caso os travões podem não ser eficientes e podem aquecer depressa, mas são sem dúvida a melhor hipótese.

                                                      Quanto ao resto, o fapoc já explicou como lhe ensinaram a travar em cursos de condução. Embraiagem a fundo. Não podia ser de outra forma.


                                                      Se há coisa que me faz impressão é o pessoal não reconhecer os avanços da tecnologia...não percebem, nem tentam perceber.

                                                      Dizer que se trava melhor e com mais eficácia sem ABS é ridiculo.

                                                      Uma dica importante para os que acham que não se deve embraiar numa travagem de emergência...sabem o que mantem o ABS a trabalhar ?

                                                      Se soubessem não diziam uma barbaridade dessas.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Arturval Ver Post

                                                        Falam da aceleração que o motor tenta incutir naquela fase da travagem que o motor está no relanti... Experimentem circular em 4ª velocidade, por exemplo, ao relanti, e travar a fundo. Admirem o poder do motor a tentar lutar para sobreviver...... Cala-se logo...
                                                        Boas

                                                        O problema é que depois sem motor não há servofreio...direcção assistida...nem sei mesmo se ABS.

                                                        Cumps.

                                                        PS: Aliás alguns os carros com ABS cortam o ABS quando a embraiagem não está pressionada.

                                                        Comentário


                                                          Boas

                                                          Normalmente quando uso os travões reduzo sempre, mas raramente esta mudança de velocidade é feita de uma forma consciente para ajudar a travagem, faço-a para "ter força" na aceleração a seguir a travagem, e já se tornou num processo mecânico... nem penso...
                                                          Sobre a outra discussão que andava para ai, as vezes tb "meto" primeira com o carro a andar mas quando o carro ja esta quase parado ou então numa subida íngreme... se tivesse um carro mais potente provavelmente não existiria esta necessidade.

                                                          PS: Ja fiz umas brincadeira numa pista de kart com um amigo meu num Mini (dos antigos) ,e nesse caso ele "metia" 1ªs para "ajudar" a travagem... até dava dó

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X